Ser Capaz de ser Feliz
Meu coração estremece, meu ser se inquieta, minha alma suspira por resultado do anseio por Ti existente, pela chegada de dias de paz, pelo encontrar Sua Presença, tudo em mim está a movimentar-se com grande furor em meu interior. Temo não alcançar tais maravilhas, não pela falta de Seu querer, mas pelas muitas situações tentarem me fazer perder a direção. Vivo meus dias como um pai aguarda apressadamente a chegada de seu filho, ansiosamente esperando Te encontrar e ver todo meu desespero acabar. Tu és o desejo mais profundo que minha alma clama, és a Luz que preciso para me ver livre de toda a escuridão, és meu Tudo.
Todas as pessoas importam,
Todos os sentimentos são importantes, e não devem ser esquecidos e nem deixados para lá...
Todo mundo é especial, porque carrega seus fardos e mesmo assim é capaz de sorrir...
Todo alguém têm suas lágrimas, suas dores e isso não é pouca coisa, é coisa que rui por dentro, despedaça, machuca...
Todo mundo merece um alguém para ouvi-lo, abraçá-lo, e estar disposto a curar... Todos nós podemos ser esse alguém...
É assim que espalhamos amor, e o mundo anda carente de afeto, de pessoas gentis, de olhos sensíveis que enxerguem a dor de alguém escondida, a alegria contida, a esperança amortecida, o amor que persiste no coração em todo e cada dia, apesar das dores...
Todo mundo tem sentimentos. Por isso, não é por acaso que todas as pessoas e todos os sentimentos importam...
O poder da Amizade!
Ser amigos é sobreviver aos maiores vendavais da vida na certeza de poder contar um com o outro.
Não digo todas às críticas, mas algumas devemserem aceites; podem ser necessárias para nos fazer crescer.
A perfeição é tarefa impossível ao ser humano, mas buscar sempre o melhor para cada trabalho que nos propusermos a fazer, é possível.
Todo o textoliterário por pior que seja ainda pode ser muito útil, tem a sua relevância pedagógica.
"Seja como Edward Mãos de tesoura. A sua história poderia ser de terror, mas é um belo conto de fadas."
Sobre os avós: um cuidado exagerado, não deixa de ser um cuidado, é amor; um abraço apertado é o melhor abrigo, é afeto puro; um olhar que é capaz de transmitir segurança, é um olhar que traz aconchego; um conselho sábio vale mais do que ouro, pois existem tesouros impagáveis... E os que transmitem tudo isso valem muito mais, merecem o melhor de nós e o terão para sempre...
Por isso, os avós serão sempre eternos em nós porque as lembranças doces e sublimes construídas no coração dos netos são tesouros que permanecem brilhando dia após dia... O amor nunca é esquecido, aquele que temos por nossos avós que nos cuidam (cuidaram) com tanto carinho será sempre eterno... A gratidão do coração é o amor que permanece, mesmo com a ausência...
Há quem não possa mais olhar, abraçar e sentir o carinho dos avós porque já se foram; outros não poderão porque a situação atual impede, mas que saibamos não economizar afeto para aqueles que nunca deixaram de se doar por nós...
Os detalhes importam: uma mensagem também é carinho; uma ligação transmite mais do que palavras, transmite amor; a atenção e o cuidado são o que mantém um laço firme, mantenha-o firme com os avós, aqueles que nos amam em tudo o que somos e com todo o amor que tem.
O tempo passa tão rápido, que saibamos amar e demonstrar que amamos nossos amados avós enquanto ainda temos tempo com eles... Feliz dia dos avós!
Ser pediatra é amparar um pequeno e frágil ser, ansioso por seu primeiro choro. É vê-lo crescer zelando pelo seu bem-estar na certeza que se tornará um adulto saudável. É muito mais do que acompanhar uma curva de crescimento e com os pais comemorar cada vitória. É amor, carinho e dedicação!
LARGA ESSE HOMEM
Por Nemilson Vieira (*)
O Galdino Caixa carregava a fama de ser preguiçoso, por não querer levantar uma palha. Estava difícil sobreviver na cidade daquela maneira…
Serviço havia, mas o homem não corria atrás do lucro.
Os filhos é a alegria da casa: primeiro veio Rita, Maria, José Caixinha como era conhecido.
Pelo jeito ia longe nessa procriação, mas havia de pisar no freio. Ainda moravam de favor numa casa velha arruinada, cedida por um conhecido, em Estrela do Indaiá.
A esposa Leonôra com dificuldades, segurava as despesas da casa como podia… Os meninos só ajudavam em alguns poucos serviços domésticos.
Até que Zé Sérgio, fazendeiro caridoso da Serra Boa, soube da vulnerabilidade social da família e se prontificou em ajudar. Convidou o Galdino a ser um caseiro seu, na fazenda.
Por lá poderiam criar os seus animais, plantar as suas lavouras… Tudo o que fizessem seriam da família.
Para Galdino o serviço de roça não lhe não dava ânimo…
Leonôra achou ser uma ótima proposta. De fome propriamente, não morreriam; disposição para o trabalho, não lhes faltava…
O Galdino para agradar à mulher e os filhos, não os ver em apertos, faria qualquer negócio… Aceitou a proposta.
Estabelecidos na propriedade, Leonôra logo deu de criar galinhas, porcos — coisa que não o fazia desde que fora morar na cidade.
Organizou um canteiro desativado que havia no quintal e começou a cultivar a sua hortinha caseira.
Logo já estava a morrer de saudade de Zé Caixinha, o seu único filho homem, que ficara a estudar em Estrela com a madrinha. Tempos depois, fora para a capital mineira; não havia mais estudos para ele no interior. A madrinha custeava os estudos e as despesas do garoto. — O tinha como um filho.
Galdino vivia num repouso quase
absoluto: a embalar-se numa cômoda rede armada na varanda da casa, o dia inteiro.
Leonôra não parava um só instante dos trabalhos domésticos. Cuidava das filhas, lavava as roupas, fazia o ‘mastigo’ do dia, num fogão velho de lenha. Ainda labutava na roça nas horas vagas.
Tudo dando certo conselheiros não faltavam à Leonora:
— Larga esse homem! Procure uma pessoa mais esforçada que lhe dê valor… Ainda tem homem bom no mundo…
Leonora só dizia:
— Sou feliz assim. Foi Deus que me deu ele; já temos três filhos maravilhosos. Às vezes ele arma umas arapucas, uns laços, e pega umas aves, umas caças, e nós comemos com os filhos e nos alegramos em volta da mesa. Serve para olhar a casa; vigiar a roça… Ainda me faz um carinho por vezes,…
Com as voltas que o mundo dá…
Galdino deu para fazer chapéus de cambaúba, uma taquara muito comum em mata de transição, abundante nos terrenos de Zé Sérgio. Aprendeu o ofício nem se sabe como!
Preguiçoso podia ser, mas, muito inteligente!
Fez o primeiro chapéu e o pendurou num prego na sala; aquilo era um sinal de respeito: havia um homem na casa.
Fez o segundo para o seu uso pessoal. Só o retirava da cabeça para dormir.
Outro para o dono da fazenda que o amou. Idealizou também versões femininas de chapéus, e as presenteou a esposa, as filhas, a patroa.
Gastava quatro dias para fazer um chapéu; que era vendido por dez cruzeiros na época.
Não parou mais com a sua fábrica de chapéus. A boa notícia espalhou-se por entorno da fazenda, distritos e cidades, estados. Além de uma beleza encantadora a durabilidade dos seus chapéus também eram algo extraordinário. Dizem que Galdino dava uma garantia de 40 anos ao freguês que lhe comprasse um chapéu. — Coisa nunca vista no mundo comercial.
Zé Sérgio dava-lhe toda a liberdade para que colhesse a matéria-prima necessária para a produção dos seus chapéus, nos seus terrenos. Os fregueses vinham de todos os lados para comprar e levar aquelas preciosidades.
Abriu pontos de vendas em algumas cidades e a demanda por seus produtos iam bem. Até dos outros Estados da Federação haviam encomendas.
O negócio crescia numa velocidade astronômica… O volume das vendas garantia-lhe uma boa receita.
A Rita filha mais velha do casal, não teve boa sorte: casou-se e foi-se para uma terra distante. Grávida do primeiro filho uma das paredes internas da sua residência, desabou sobre ela. — Numa briga do esposo com o sogro. Não resistiu os ferimentos e veio a falecer, com o seu bebê na barriga.
Maria aprendera a profissão com pai, e o ajudava na fabricação e vendas dos chapéus; no atacarejo na cidade.
José Caixinha graduou-se e passou a administrar os negócios da família.
Ao acompanhar o marido nos eventos que realizava Leonôra falava da garra, da determinação e da paciência que se deve ter com o esposo…
Se tivesse dado ouvidos aos conselhos de alguns, teria perdido um marido de ouro. — Dado com os burros, n’água.
*Nemilson Vieira
Acadêmico Literário
(15:06:17)
Fli e Lang
Texto baseado em fatos reais, com adendos do autor.
Não deixe a tristeza ser um obstáculo no seu caminho, transforme-a em uma motivação para ser melhor
"Ser pai é ter a honra de ser o espelho que reflete o amor incondicional e a dedicação infinita por seus filhos, tornando-se assim uma referência de vida."
"Ser uma referência para os filhos é como ser um espelho que reflete coragem, determinação e superação, inspirando-os a seguirem em frente e alcançarem seus sonhos."
"O maior orgulho de um pai é poder ser o reflexo de amor, apoio e sabedoria para seus filhos, tornando-se assim uma verdadeira referência de vida."
- Relacionados
- Mensagens de Feliz Aniversário
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Feliz Aniversário para Namorado
- Frases de feliz Ano Novo para começar 2026 com tudo
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
