Sentido da Vida

Cerca de 1328 frases e pensamentos: Sentido da Vida

⁠Quando não entendemos o sentido da vida ela nos chama atenção interrompendo a nossa corrida desenfreada

Inserida por Valdecir

⁠O sentido da vida é morrer.
Até lá, o que eu faço com isso?

Inserida por joaquimcesario

⁠Para alguns a vida só tem sentido quando estão por cima da carne seca e os outros por baixo.

Inserida por I004145959

"A vida é como uma estrada passeando com seu automóvel, no limite da velocidade em um dia feliz, vendo a paisagem perfeita. Sem perceber a poça de óleo, seu carro roda em círculos lhe colocando no acostamento, assustado, não quer mais seguir em frente. Uma só poça de óleo lhe tira do destino, quantas outras poças posso encontrar? Retome sua direção e volte a acelerar novamente, na vida sempre haverá poças para mudar a direção e sempre haverá uma estrada linda para seguir."

Inserida por DAmico


Quando digo que: "A grande inquietude do homem está na existência, em seu interior, do ser absoluto e do nada eterno", me refiro a uma grande dicotomia em meu interior, que preciso alaborar e entender para suavizar a minha estada. A minha visão dessa dicotomia, passo a expor:

Em minha jornada, descobri que a essência da inquietação humana reside na profunda interação entre aquilo que chamo de 'ser absoluto' e a sombra do 'nada eterna' que habita em meu próprio ser. O 'ser absoluto' representa meus anseios mais profundos: a busca por um significado que transcende as trivialidades do dia a dia, a ânsia por uma conexão com algo maior do que eu.É o faról que guia minha busca por propósito e compreensão em um mundo cheio de sentimentos e diversidades.
No entanto, a sombra do 'nada eterno' paira sobre mim, lembrando-me de que toda a jornada é efêmera, que o tempo é implacável e que eventualmente enfrentarei a transição para um estado desconhecido ou inexistente. Essa consciência da finitude traz uma melancolia silenciosa, uma sensação de urgência para dar significado ao tempo que tenho e para deixar um legado que perdure para além de mim. Me agrada o fato de que tenho conseguido. Se assim não o fosse, minha inquietude certamente ganharia mais volume.
Assim, esse fervor interior que experimento leva a uma ebulição constante entre esses dois elementos. A busca pelo 'ser absoluto' me motiva a explorar, a criar, a amar e a buscar conexões verdadeiras. Enquanto isso, a sombra do 'nada eterno' me lembra da importância de viver autenticamente, de apreciar cada momento e de enfrentar a inevitabilidade da mudança com coragem.
Minha jornada é moldada por essa dualidade, e é nesse encontro de forças que encontro a motivação para crescer, aprender e buscar uma harmonia entre a busca por um significado duradouro e aceito da impermanência. A inquietude é minha companheira constante, empurrando-me para além dos limites do conhecimento e da compreensão, rumo a uma maior conscientização de mim mesmo e do universo em meu entorno.

Inserida por MauricioCCantelli

"Qual o sentido da vida? E qual o significado se todos nós morremos no final? Faz sentido aprender? Ou nós nos esquecemos de tudo?"

Às vezes penso que não precisamos entender o sentido da vida, o objetivo de nossa existência. Creio que os sorrisos e os bons sentimentos que nos acompanham nesta jornada são suficientes para alimentar a vontade de querer viver mais, de querer respirar cada segundo de felicidade, sempre conduzido pelos sonhos irrealizáveis

“Apegue-se! Qual o sentido da vida se não se apegar?! Se apegar ao que te faz bem, ao que te faz feliz, ao que te faz sorrir; sejam seus amigos, seus familiares, seu relacionamento; sejam seus hobbies, seus lugares preferidos, seus planos... Ainda que o apego não dure pra sempre, ao menos você teve um motivo pra viver mais um dia.”

Talvez o amor

Talvez a vida não tenha mais sentido
Talvez o sentido da vida seja viver
Talvez tudo isso não passasse de um sonho
Sonho do qual eu não consigo esquecer!

Talvez faltasse-nos tempo
Talvez o tempo nos fosse eterno
Talvez? me pergunto neste momento
Cade você pra me livrar desse inferno?

Cá estou eu com minhas lembranças
Rindo sozinha, feito criança
Pensando em você à todo momento
Tornando poesia os meus sentimentos...

Talvez um dia eu ainda o encontre
Pelas andanças da vida, no céu, no horizonte
Talvez você queira ainda me amar
E tenha certeza, eu hei de esperar...

Mas talvez esse tempo já tenha passado...
Talvez você já esteja casado...
Mas levo comigo a amizade e a confiança,
Daquele tempo amigo...AH! eu tinha esperança...

Talvez um dia nos arrependamos
Talvez maior arrependimento fosse não tentar
Talvez minha vida tome outro rumo
Talvez um dia tenha que me ausentar...

Mas saiba querido não partirá de mim
Talvez tenha que ser assim
Talvez não! Certeza sim!
Meu amor por você não vai ter fim!

Caminho longo vida curta, vai entender esse sentido da vida sem sentido.

Numa idade em que as pessoas começam a procurar sentido da vida, se entregam com todo o seu ser a alguma coisa e formam o caráter, Albert já havia seguido o seu próprio caminho.

Se perguntassem para mim qual o sentido da vida, eu responderia:
A vida em si é algo realmente belo, complexo, mais superior do que os outros elementos, uma coisa que realmente mostra como nosso universo trabalhou duro durante bilhões de anos. Eu não tenho uma resposta objetiva e completa, a explicação que tenho é que a vida de fato tem sentido, tudo existe por algum motivo, porém a consciência é algo a se pensar como motivo para sermos criaturas tão desprezíveis.
A existência é algo que eu acho desnecessário, qual o motivo de termos tudo isso se nem ao menos não sabemos pensar fora do próprio cérebro? Acho que a parte errada da evolução foi a parte em que recebemos conhecimento, não somos merecedores de tamanha inteligência, todo ser que desenvolve inteligência pensa somente em si, o universo 25 é um exemplo disto. Nesse experimento os ratos tinham condições de viver tranquilamente e em perfeitas condições, porém ficaram egoístas, dominantes e violentos, promovendo assim a extinção de todos os ratos usados, esse é o retrato da humanidade, nos achamos melhores do que os outros animais, porém somos mais inferiores do que roedores de esgoto.
Talvez de fato eu tenha um pensamento bem próximo da misantropia, acho repugnantes os seres iguais a mim, andam sobre duas pernas, mas são piores do que os animais que rastejam, a racionalidade é a porta para decisões próprias, e justamente aquilo que você quer pra si pode não ser algo que agrade o outro, não somos capazes ainda de viver em sociedade, um pensamento intolerante ainda é padronizado na mente de cada um. Estamos ainda muito longe do altruísmo, talvez em uma outra vida onde não sejamos o topo da cadeia alimentar.
Conclusão: A vida tem sentido, mas não para a humanidade, essa se faz não merecedora de desprover tal complexidade.

Temos que buscar o sentido da vida e não a vida sem sentido.

livro "Pense nisso 1"

O sentido da vida... O sentido da vida é a morte
Muitos crêem em céu e inferno. Alguns acreditam que terão uma nova vida após a morte. E há outros que falam que a morte é o ponto final.
Mas é você acredita em que?

“Só um coração nobre conhece o caminho certo, para quem busca o sentido da vida. Só uma alma límpida conhece o caminho certo, para quem busca a divindade.”

Qual o sentido da vida, se não for acordar todos os dias para a morte?

Sabe qual o sentido da vida?

- Acho que não existe...

Vida é viver;
Viver é se permitir;
Se permitir é ter prazer,
E o meu prazer só depende de você!

O sentido da vida, está na maneira louca que se vive.

Ame para colheres amor, lute e venceras, bata e abriram-se-a portas, o sentido da vida também define-se pelas conquistas alcançadas!

Como um rio o sentido da vida é fluir e em tudo isso, essa é a unica coisa que faz sentido, ainda bem.