Coleção pessoal de fernando_cesar_4

1 - 20 do total de 74 pensamentos na coleção de fernando_cesar_4

⁠⁠O único porto onde pode abrigar-se esta vida agitada e conturbada está em saber desprezar as casualidades, em mantermo-nos firmes, em estar preparados para receber em pleno peito os golpes da fortuna sem nos encolhermos nem virarmos as costas.

Sêneca

⁠Por que arrastas para ti mesmo essas coisas pelas quais não é responsável? Isso é causar problemas para si próprio!

Epicteto

⁠São postas diante de ti coisas adequadas às forças que possui. Tu contudo, neste momento, antes a pões de lado, quando deverias tê-la desperta e atenta.

Epicteto

⁠Se ignoras para que tens a capacidade de visão e fecha os olhos diante das cores que te são apresentadas, és desafortunado e infeliz.

Epicteto

⁠A grandeza da razão não é avaliada pelo tamanho, nem pela altura, mas pelas opiniões.

Epicteto

⁠Devemos usar da melhor maneira as coisas que estão sob nosso encargo e, quanto às outras, devemos nos servir delas como são por natureza.

Epicteto

⁠Respeita todas as coisas que foram expostas como se fossem leis; como se cometesses uma impiedade se as transgredisses. E se alguém falar algo de ti, não dês atenção, pois isso não é mais ação tua.

Epicteto

⁠Quando discernires que deves fazer alguma coisa, faz. Jamais evites ser visto fazendo-a, mesmo que a maioria suponha algo diferente sobre a ação.

Epicteto

⁠Caso uma tarefa extenuante se apresente, descobrirás a perseverança. Caso a injúria, a paciência. Habituando-te desse modo, as representações não te arrebatarão.

Epicteto

⁠Quando a cada uma das coisas que sucedem contigo, lembra, voltando a atenção para ti mesmo, de buscar alguma capacidade que sirva para cada um delas.

Epicteto

⁠É ação de quem não se educou acusar os outros pelas coisas que ele próprio faz erroneamente. De quem começou a se educar, acusar a si próprio. De quem já se educou, não acusar nem os outros nem a si próprio.

Epicteto

⁠Não cabe amizade onde há crueldade, onde há deslealdade, onde há injustiça. Quando os maus se reúnem, fazem-no para conspirar, não para travarem amizades. Não são amigos, são cúmplices.

Étienne de La Boétie

⁠O tirano submete uns por intermédio dos outros.

Étienne de La Boétie

⁠Era o próprio povo que formava as mentiras em que posteriormente acreditava.

Étienne de La Boétie

⁠Até os mesmos tiranos se espantavam com a forma como os homens podem suportar um homem que lhes faz mal; utilizavam por isso o disfarce da religião e, se possível, tomavam o aspecto de certas divindades, disso se servindo para proteger a má vida que levavam.

Étienne de La Boétie

⁠Atrair o pássaro com o apito ou o peixe com a isca do anzol é mais difícil que atrair o povo para a servidão, pois basta passar-lhes junto à boca um engodo insignificante.

Discurso da Servidão Voluntária

⁠Para sermos capazes de fazer frente a dor por onde ela nos ataca no corpo repita: "Estas lidando com um homem! Procura quem tu possas vencer!"

Cartas a Lucílio - Sêneca

⁠Tudo o que nos afigura terrível pode ser superado.

Sêneca

⁠Quem sofre antes do tempo sofre mais do que o devido.

Cartas a Lucílio - Sêneca

⁠Procura evitar as situações perigosas; procura prever tudo quanto seja previsível; procura conjecturar tudo o que pode ser-te nocivo muito antes de que te suceda, para assim o evitares.

Sêneca