Sempre Precisamos de um Amigo Brincalhao
Enquanto houver um fio de esperança
no seu coração.
Não tem ferida que não cure.
Não tem lágrima que não seque.
Não tem dor que não acabe.
Não tem choro que não cesse.
22/08/2019
Amo
Amo, porque às vezes me pego acordada no meio da noite pra te ver dormir;
Amo, porque percebo quando puxo o teu lençol sem querer, e te cubro devagar;
Amo, porque o "bom dia" que te dou vem do íntimo do meu ser;
Amo, porque me preocupo se você comeu direito, se escovou os dentes;
Amo, porque você é especial o bastante pra me fazer aventurar na cozinha e preparar um pavê de chocolate;
Amo, porque você dança como se ninguém estivesse olhando;
Amo, porque você é um homem com jeito de menino;
Amo, porque nos teus braços posso ser menina também;
Amo, porque guardo com carinho cada rosa que você me dá sem eu esperar;
Amo, porque não preciso te dar explicações de tudo a cada minuto;
Amo, porque esse sorriso que ilumina meu rosto não existia antes de você aqui;
Amo, porque o seu ciúme está dentro dos padrões normais da humanidade;
Amo, porque o seu senso de responsabilidade supera o de muitas pessoas;
Amo, porque você me mata de tanto rir;
Amo, porque você me lembra a todo instante o quanto eu sou especial;
Amo, porque você tem sido uma constante fonte de inspiração em minha vida;
Amo, porque sei que somos dois, mas às vezes parecemos um.
Voltar para o passado me faz pensar calado, me traz tantos pôr quês!
Por que com tanto tempo , deixamos sentimentos, paramos de viver?
Por que tem dois caminhos um livre outro de espinhos
Por que, tantos porquês?
Começar o ano com novas metas é muito bom! Mas já pararam pra pensar em agir? Ter atitudes novas enquanto você não mudar seus hábitos, pensamentos e modo de rever as coisas, talvez nunca atinja tais metas; não por não ter a capacidade, mas por não sair da zona de conforto! Seja ousada, seja capaz de lutar e correr atrás daquilo que lhe agrada, do que te torna melhor, que deixa você verdadeiramente feliz! Tenha coragem de deixar pra trás coisas, pessoas e pensamentos que te deixam esgotados, que lhe tiram o ânimo de viver. Ser feliz é ser quem você quer ser! Ser aquilo que lhe proporciona momentos felizes; ter tristezas e desapontamentos é normal; às vezes necessário para termos o impulso para levantar mais fortes e determinados! Deixo assim meu desejo de uma nova pessoa em 2019! Porque todo ano sabemos que o novo ano virá, quem faz dele ser um ano melhor e de realizações somos nós!
Como é bom e importante receber um “Bom Dia”, seja como for: presencial, telefônico, eletrônico, virtual e até sinal de fumaça. Vindo então da pessoa amada, instantaneamente, o dia fica mais colorido, o sorriso invade seu rosto e com certeza, feliz!
UM POUCO DE MIM
Certa ocasião escrevi sobre a morte e reportei que a mesma era uma questão de opção. Na mesma senda, nossa vida também é repleta de oportunidades. Hoje, dia que para mim é como qualquer outro, apesar de estar encerrando mais um de tantos ciclos, reflito o que consegui conquistar e, sem qualquer sombra de dúvidas, primeiramente, a dignidade de estabelecer objetivos: escolares, familiares, fraternais, amorosos, de trabalho, projetos, enfim, aquilo que dependa de mim. Não me entendam como uma “mônada” isolada, que se julga capaz de conquistar o universo tateando sozinho na sua escuridão. Bem certo de que a solidão nos remete à reflexão, entretanto, as ações que mais nos permitem a evolução são aquelas que envolvem objetivos e ensinamentos coletivos. Apesar de ter o rótulo do filho mais folgado, nem sempre as coisas foram fáceis, ao que agradeço às orientações deixadas por meus pais, exemplos de superação, sonhos e realizações. Comparadas às provações que a vida lhes apresentou, deveria dizer que não tive sequer um grão de areia como obstáculo, em face do deserto pelo qual os mesmos tiveram que superar. Para tanto, família, trabalho, obstinação e amor, auxiliaram a matar a sede para a travessia. Aliás, quem caminha sedento e, a conta-gotas, com paciência e obstinação, vai buscando energias para chegar ao oásis, bem sabe que este é um caminho sem fim. Ao longo desse intervalo terreno, muitas situações inusitadas já passei. Várias “picadas” foram abertas nesse andar, muitas, deixando “grosseiras” provocadas por alguma aroeira no caminho. “Enxertos” desafiando as relações da própria natureza, como dar uma mãe (“Vaca Chaleira”) a um terneiro órfão (Takamanakira). Outro dia conto mais sobre isso, com detalhes. A tarefa diária, antes do “colégio”, não era lá das mais admiradas para um guri de parcos anos de idade – nem se fale nos dias de geada -, contudo, ao mesmo tempo, mostrava avanços inexplicáveis naquela relação que nasceu resistente, usando-se, inicialmente, a força de “acessórios” como cordas (sogas), maneias e palanques, até que um simples acompanhar daquele ritual mágico, se transformava em uma bela cena de total adaptação e, porque não dizer, evolução.
Afinal evolução de quem?
Nesse caminho vi nascer flores dos braços de minha mãe que, a malho, ferro e fogo, cortava e moldava arranjos que, mais tarde, eu via desfilar em bailes nas cabeças e vestidos de muitas “moçoilas” de minha geração. De alguma forma, eram “essas flores” que garantiam a minha presença em alguns desses eventos festivos. Muitas outras flores e projetos vi enfeitarem a vida dessa “jardineira”, o que daria um livro que não me atrevo a, sequer, principiar. O meu pai, por sua vez, altivo, nunca, jamais, me deixou sem amparo nos momentos mais difíceis que a adolescência insistia em “me aprontar”, mesmo acidentes que envolviam alguma “remontagem” material. Sabe-se lá se eu teria ou terei com meus filhos a mesma tolerância. Caso eu falhe, certamente, não estarei seguindo as diretrizes que me foram confiadas.
Seguimos lutando para vencer cada obstáculo!
Aos meus amados irmãos, agradeço a conjunção de esforços, de todas as formas: física, espiritual, material, emocional etc. Até mesmo às acaloradas brigas, onde sempre levava a pior, pois os “cascudos” vinham em cascata, dos maiores até o menor - no caso - eu mesmo! Aprendi muito e, como já ouvi dizer, vivi na “folga” em relação a muitos percalços ou carências que talvez tenham tido mais do que eu. De qualquer sorte, mais “liso” ou não, tenho a convicção de que fui “curtido” nessa santa troca de cumplicidade, desde as “pescarias” capitaneadas pelo pai, onde eram transformadas em “engenharias de aramados” que acabaram “tramando” homens de verdade! Obrigado a todos vocês: Pai, Mãe e meus Irmãos!
A lição disso tudo: “cultura”! Tanto a do cultivo da terra quanto do campo das letras; em ambas a arte da semeadura, da plantação, do cuidado, do controle das pragas e das rezas elevadas ao alto.
Graças aos exemplos que tive, sempre traduzo cultura como forma de comunicação, não só através de um modo eloquente e rebuscado, mas aquele em que se adapta ao meio onde estejamos, permitindo que haja entendimento: desde um diálogo com um heroico peão de estância, até o mais refinado desembargador em algum tribunal desse país.
Com essa “grande bagagem”, tive o alicerce seguro para sair de casa aos 14 anos, morar “sozinho” com meus irmãos, saindo dos braços de um lar, buscando um horizonte que dependesse somente de mim. Saído de uma escola onde a religiosidade era o mote central para a realidade de uma escola pública que, logo em seguida, emendei com o sonho de uma faculdade de direito, também pública.
Os amigos: onde teriam estado? Em tudo que me move! Os verdadeiros! Os de ocasião, nem os contaria!
Claro que nominá-los seria um desrespeito! Entretanto, a força motivadora desse laço extenso e infinito que se chama amizade é uma das insuperáveis demonstrações da presença de um Ente Supremo.
O mais incrível de tudo isso é que olho para as décadas que passaram e tenho a alegria de registrar que muitos amigos, de longa data, permanecem no meu convívio diário, que distância ou tempo nenhum separam. Outros tantos, agregaram-se nesse rol com uma intensidade que os coloca como partícipes das amizades que parecem transpor nossa própria existência terrena.
Até mesmo aqueles que partiram para o oriente eterno, tenho sempre vivas as lembranças boas e até passagens tragicômicas, que me fazem rir da vida quando ela nos apronta!
Acadêmicos, colegas de aula, colegas de especialização, de mestrado, colegas de trabalho etc. Nossos rastros ficaram vivos em cada lugar que passamos.
Aqueles que, eventualmente, não consegui agradar, tenham em mente que nunca tive como desiderato de vida fragilizar a vida dos outros, nem mesmo em pensamento.
Toda discussão que envolve rotular as pessoas procuro passar ao longe, pois sou adepto da discussão de ideias e não de preconceitos!
Porém, na lição de Confúcio, em os Anacletos, um aprendiz indagava ao mestre: uma injúria se paga com uma boa ação? Ao que o mestre respondeu: uma injúria se paga com retidão, afinal, com o que se pagaria, então, uma boa ação?
Nesse contexto, faço breve conexão sobre o perdão, que é algo salutar, em certa medida. Todavia, o perdão reiterado pode significar conivência, acabando por ceifar uma oportunidade daquele que necessita alguma evolução.
Aos meus filhos, não vou dedicar muito do que aqui escrevo, pois espero registrar a cada dia minha gratidão em gestos de amor e de carinho, que nos fortalecem para seguir empreendendo nessa aplicação Divina, cuja rentabilidade pode não dar inveja aos economistas mas me tornam uma pessoa repleta e muito rica: riquíssima!
Enfim, já plantei árvores, já escrevi livros e tenho meus amados filhos!
Com franqueza e escusas pelo lugar comum, minha maior ambição é a velha máxima popular de continuar agregando vida aos anos e não anos à vida!
Certa ocasião, em algum tempo dessas “décadas”, escrevi:
“Meu único amor
é amar ter muitos amores
este é o meu jeito de ser
‘eta’ jeitinho danado
me arrumou mais você”.
Clamo que não me entendam mal sobre o sentido de amor acima referido, pois deve ser entendido na plenitude que o amor merece.
Faz tempo que escutamos - e acreditamos - em “tempos modernos”, bem decifrados pelo poeta Lulu Santos. Contudo, se faz necessário impulsionar, na realidade, “um novo começo de era, de gente fina elegante e sincera, com habilidade pra dizer mais sim do que não...”.
Assim, com o “tempo voando e escorrendo pelas mãos”, vou encerrando esse pensar comigo mesmo, que ouso dividir com todos que me acompanham ao longo desses anos.
Espero, sinceramente, tenham servido para abrandar as arestas e imperfeições que tenho, nessa luta diuturna para tentar mitigá-las, para me tornar, cada vez mais, digno de conviver com pessoas tão especiais como vocês.
Obrigado a todos, TODOS MESMO, que me permitiram refletir para um sentido e para um sentimento, que ele seja: EVOLUÇÃO!
Alfredo Bochi Brum
Você
Sim, VOCÊ...
É a primeira maravilha
De DEUS
Aqui na terra.
Você
Acredite nisso:
É a primeira
Maravilha
Do nosso mundo
De todo o nosso universo.
A vida é um sopro.
Por isso deve ser vivida com sabedoria. Devemos ser gentis e humildes com os outros, valorizar nosso amigos, respeitar as pessoas...
Amanhã pode ser tarde demais, e teremos apenas arrependimentos para guardar em nossas lembranças!
Então aproxime-se de tudo o que te faz feliz e afaste-se de tudo que te deixa triste, pois a vida…
"a vida não espera você enxugar as lágrimas"
Gilson Castilho
Busque se inspirar naquilo que existe de melhor no mundo, que são as pessoas felizes, os sentimentos verdadeiros e, o amor.
A vida acaba quando você para de sonhar. Sua idade não significa nada, quando existe um sonho dentro de você.
Cada um tem seu jeito e cada jeito tem seu um. Mas nem todo um é pra qualquer jeito, e nem todo jeito é pra qualquer um.
Um dia.
Quem sabe, um dia, não sentiremos mais a necessidade de sermos abraçados, ouvidos.
De sentarmos com alguém, alguém que olhe no fundo de nossos olhos e fale com profunda intensidade á ponto de tocar nossa alma.
Um dia, quem sabe!
A chave
Não consigo fechar
Não vou mais abrir
Se conseguir suportar
Até o final vou seguir
Te peço desculpas
Pela janela de noite
A porta da sala meio dia
Entrar eu queria
O vento é úmido
Enferrujado e perdido
Por outro lado ele é visto
Observado e sentido
Trancado e esquecido
Guardado e polido
Tenho um grande amor
Vivendo apenas comigo
Brasil, num país cheio de contradição, e sem identidade, não seria ambição e nem falsidade a procura por um herói!
Todavia o Brasil saíra da Monarquia, precisava de uma figura republicana, popular e sem covardia!
Não tardia,Tiradentes, Foi logo cogitado! O alferes que queria o Brasil livre e independente, morreu de forma indecente!
Nada mais que pertinente, resgatar a figura do mito do herói Tiradentes, olha que contundente o nosso inconfidente!
- Mas, e o boato de que Tiradentes era mulato?
Boato, é boato, nada comprovado! Vamos pintar nosso Tiradentes e trazer ele para o nosso lado!
E não ficou diferente, no quadro de Pedro Américo, O Inconfidente , deixou todos contente!
Num país carente e cristão, pintar Tiradentes como Jesus Cristo foi a solução!
Feito isto, este misto de metade humano e metade herói. Herói se constrói!
Isso nos dói, como dizia o poeta: ”- Miserável país aquele que precisa de heróis”. Cá entre nóis, essa reflexão de Bertold Brecht, não está na contra-mão!
Brecht, ainda nos dá uma brecha, que começa: - Podemos Ter, mas não depender! Deu pra entender?
Para não contradizer, vou dizer alguns tantos, que nem foram tão santo!
Tem o grande Airton Senna, que correu, correu e no final sua morte foi uma pena! Que dilema, perder sua vida numa corrida!
Pra quem gosta de futebol, tem o rei Pelé!
Jogou tanto, em cada canto com seu encanto que deixou todos lelé com seus dribles desconcertantes
e olés!
Pra quem gosta de música, temos o rei Roberto Carlos, Anita e inté Inezita, a moça da moda da " Marvada pinga!"
Você pensa que finda?Não ainda! Cá entre nóis,
tem heróis de montão!
Tem um cantor com muito tino, o representante nordestino, rei do baião , Luis Gonzaga com sua língua afiada!Parece piada ou falta de espaço, porque não lembrar da rainha do cangaço?
Maria Bonita, assim como Anita, brilham cada uma no seu espaço!
Tem heróis aos milhares, mas nenhum chega aos pés de Zumbi dos Palmares!
Zumbi, que lutou e morreu pela liberdade e igualdade dos povos!
Zumbi, por uma terra sem males!
Zumbi, por uma Consciência Negra, sem demência
e com decência!
Por Isso, nesse 20 de novembro, relembro Zumbi!
Zumbi dos Palmares, por uma terra sem males!
Salve Zumbi! E se depender de mim, o preconceito será sempre um fantasma, que só alarma, porém que pode deixar trauma!
Então, todos Juntos diga não ao preconceito, não somos perfeitos!
Viva Zumbi! Vive Zumbi, seus ideais nunca terá fim!
Dizem que a vida é um sopro, passa rápido demais como um carro veloz numa estrada boa.Engraçado é que essas mesmas pessoas jogam coisas pela janela do carro, em alta velocidade, e querem voltar para encontrar na estrada.
Acha não...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poesia de amigas para sempre
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte