Saudades de Quem Mora longe
Florescer no caos.
A força não é a ausência da dor que te feriu,
Mas o broto que nasce onde o medo ruiu.
É ver nos destroços um novo caminho,
E saber que, curado, ninguém está sozinho.
Hoje o coração sente a ausência, mas a fé nos lembra que o vínculo permanece diante de Deus.
Manuel Hermenegildo, nosso querido Dedeu, foi um amigo raro, presente que o Senhor nos confiou por um tempo, e que agora descansa na eternidade preparada pelo Pai.
A saudade existe, mas não vence a esperança do reencontro na vida eterna em Cristo Jesus. E até lá, guardamos o legado de amor, fé e amizade que Dedeu deixou entre nós.
“E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima; não haverá mais morte, nem tristeza, nem dor, pois as primeiras coisas já passaram.” Apocalipse 21:4.
Corrida de rua é sinônimo de liberdade plena; é contato com a natureza, pureza e distanciamento deste mundo hostil, agressivo e tóxico.
É na tristeza que aprendemos o verdadeiro valor da felicidade.
É na ausência que entendemos o quanto a presença era importante.
É preciso atravessar dias difíceis para reconhecermos a leveza dos dias tranquilos.
Nem toda ausência de previsão legal representa ausência de solução administrativa; porém, nem toda solução administrativa pode ser elevada à categoria de regra geral.
MEU RUMO
Ah, coração carente, sem ti perdido,
pela rua da saudade vai sozinho,
buscando em cada olhar algum carinho,
num sonho pela ausência consumido.
Quando estás longe, segue sem sentido,
meio sem prumo, procurando o caminho,
e a casa, em silêncio, faz seu ninho
num peito pela dor entristecido.
Mas ao te ver abrir a velha porta,
minha vida faz alegre reviravolta,
e o coração desperta para a emoção.
Rio fluente de aventura e esperança,
que ao mar dos sentimentos sempre avança,
levando até você meu coração.
Sandro Sansão da Silva Costa
Na maioria das vezes a melhor resposta é a distância
Se distancie daqueles que não apreciam sua presença e que sempre que podem te diminuem em seus discursos
Ainda não há um modo de nossa proximidade, mesmo que distante, não alterar a temperatura aqui dentro.
A Praça.
Hoje eu acordei com saudade de você
Beijei aquela foto que você me ofertou
Sentei naquele banco da pracinha só porque
Foi lá que começou o nosso amor
Senti que os passarinhos todos me reconheceram
Pois eles entenderam toda minha solidão
Ficaram tão tristonhos e até emudeceram
Aí então eu fiz esta canção
A mesma praça, o mesmo banco
As mesmas flores, o mesmo jardim
Tudo é igual, mas estou triste
Porque não tenho você perto de mim
Beijei aquela árvore tão linda onde eu
Com meu canivete um coração desenhei
Escrevi no coração meu nome junto ao teu
E meu grande amor então eu jurei
O guarda ainda é o mesmo que um dia me pegou
Roubando uma rosa amarela pra você
Ainda tem balanço, tem gangorra, meu amor
Crianças que não param de correr
Aquele bom velhinho pipoqueiro foi quem viu
Quando envergonhado de amor eu lhe falei
Ainda é o mesmo sorveteiro que assistiu
Ao primeiro beijo que lhe dei
A gente vai crescendo, vai crescendo e o tempo passa
E nunca esqueci a felicidade que encontrei
Sempre eu vou lembrar do nosso banco na praça
Foi lá que começou o nosso amor
Uma boa evidência e alerta é quando os próximos passam a ficar distantes: é o sintoma de que você virou um ‘chatão’. Aliás, que fique registrado: se os próximos não reclamaram e sumiram à ‘francesa’, nunca foram. Duas, uma: recorra à psicanálise ou ligue o ‘foda-se’, assuma o ‘chatão’ e saia do armário. Assim, quem sabe, seja realizado, feliz e passe a ter próximos, ou melhor, amigos de verdade.
"Mal falado, sigo vivo. Bem falado, estou distante da essência da vida. Os seres humanos amam mais a perda do que a própria existência."
2025/2026
Ateísmo versus teísmo: Além da dualidade moral.
A crença ou a ausência de crença em Deus não delineia o contorno entre o bem e o mal na conduta humana; tais categorias emergem de impulsos mais primordiais que qualquer dogma. O altruísmo, longe de ser mera preferência volitiva, revela-se como uma sinfonia neuroquímica dopamina e ocitocina tecendo laços de empatia no sulco temporal do cérebro, recompensando o ato generoso independentemente de recompensas divinas ou celestiais. Uma criança, moldada pela educação teísta, pode, contudo, ser tocada por uma reflexão neuroquímica profunda: discernindo a religião não como verdade ontológica absoluta, mas como construção beliefal humana - um véu mitopoético sobre o abismo da existência, ecoando Nietzsche ao proclamar que valores morais devem ser transmutados pelo homem livre, sem deuses decadentes.
A distância física é um mero detalhe geográfico; o mapa do meu coração permanece fixado em você. Mesmo longe, o silêncio absoluto do meu quarto reproduz a clareza dolorosa da sua voz doce e do seu abraço apertado, meu eterno porto seguro.Fecho os olhos e reencontro o seu olhar, aquela forma soberana que só você tinha de me ler por inteiro, sem pronunciar uma única palavra. Lembro exatamente da primeira vez que te vi pessoalmente. Guardo cada detalhe daquele dia na mente, como se fosse hoje. Você emanava uma luz tão pura que o resto do mundo simplesmente emudeceu ao redor. Sempre admirei como a sua presença animava o meu dia, a sua elegância e a dignidade bonita com que assume as suas verdades. Você possui uma inteligência sensível, daquelas que não precisam gritar para serem vistas, e uma generosidade que abraça até as dores alheias. Olhava para a sua postura diante da vida e sentia um orgulho miúdo, quase infantil, pelo privilégio de caminhar ao seu lado. Você me fazia querer ser um homem melhor só para conseguir acompanhar a grandeza da sua alma. Não sou perfeito, longe disso, mas guardo uma certeza absoluta: eu conheci o amor de verdade, e foi com você.Às vezes, a noite cai e me pega mergulhado em perguntas inquietantes, tentando entender os rumos que tomamos. Hoje, carrego o peso sufocante de saber que te perdi por besteira, por orgulho e por falhas puramente minhas. Fomos a sintonia mais bonita que o mundo já viu, e eu joguei tudo para o alto por imaturidade. Até no momento da nossa ruptura, a sua postura me desarmou. Enquanto eu me afogava em egoísmo, você manteve uma lucidez dolorosa, mas impecável. Nenhuma linha que eu escreva será capaz de alcançar a nobreza com que lidou com o meu desmoronamento. Lembro perfeitamente de quando brigamos uma vez e você me avisou que eu iria me arrepender. Estava coberta de razão. Eu ainda não me conformo com a minha própria estupidez.Chorei em muitas madrugadas em claro, admito o cansaço, mas recusei-me a deixar o tempo apagar o que fomos. Decidi transformar essa saudade no mais profundo respeito pela nossa história. Guardo cada palavra boa que me disse como um tesouro sagrado, inviolável e totalmente protegido da ausência. Hoje, olho de longe e continuo aplaudindo a mulher espetacular que você se torna a cada dia. Admiro a sua força mansa para recomeçar, a doçura que preservou intacta mesmo quando a vida foi dura, e essa capacidade quase divina de sorrir para o mundo. Você é a raridade que o destino só apresenta uma vez.Nossas almas foram afastadas pelas circunstâncias, mas continuam ligadas por um fio invisível de admiração. Eu nunca te esqueci. Sei, com toda a convicção da minha existência, que você também carrega um pedaço de mim. Amar você, mesmo neste isolamento, é a prova irrefutável de que vivi algo real, nobre e eterno.Sei que o tempo não para e que você está seguindo o seu caminho. Por mais que rasgue o meu peito e doa aceitar essa realidade, entendi que também preciso dar os meus passos. Mas caminhar para a frente não significa te apagar. Mesmo no futuro, mesmo que o destino me leve para longe, uma parte de mim estará guardada ali, naquele instante em que fomos nós dois contra o mundo.Onde quer que esteja agora, saiba que existe alguém aqui que torce pelo seu sorriso e que mantém viva a memória do nosso grande amor. Eu posso ter te perdido, mas o meu respeito por você jamais será desgastado pelo tempo. Você sempre terá um lugar sagrado na minha história; não como uma ferida, mas como o capítulo mais bonito de toda a minha vida.
- Relacionados
- Textos sobre morar longe da família que expressam saudades
- Saudade de quem Mora longe
- Mensagem para uma Pessoa Distante
- Mensagens de adeus para despedidas emocionantes
- Frases de saudades para status que te ajudam a desabafar
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases Bonitas sobre Saudades
