Santo
Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na cruz.” (Luc. 2, 85-89)
Admoestação de Ambrósio ao Imperador Teodósio:
"Vejo que por desgraça, ó Imperador, não medes a gravidade do fato sanguinário ordenado por ti (...) Não acrescentes um novo crime ao que já te pesa. Retira-te e submete-te à penitência que Deus te impõe. Já que imitaste David no crime, imita-o também na penitência!"
Em sua célebre oração fúnebre, testemunhou o santo Bispo a respeito do imperador Teodósio a quem impôs severa penitência por crime cometido: "Eu amava este varão, porque lhe agradavam mais as repreensões que as adulações. Como Imperador, não se envergonhou da penitência pública, e depois chorou seu pecado todos os dias que lhe restaram".
À festa da Páscoa segue-se a festa de Pentecostes, para a qual nos preparamos, como de festa em festa, para celebrar o Espírito que já está conosco em Cristo Jesus.
Aqueles que amam uma coisa distinta da verdade quereriam que isso que amam fosse a verdade. No entanto, como não querem enganar-se, mas ao mesmo tempo também não querem reconhecer que estão enganados, odeiam a verdade por causa daquilo que amam em vez da verdade.
(Santo Agostinho, Confissões, 10, 23)
As pedras que lhe atirarem, recolha-as; atire flores.
- as flores murcharão...
- e com as pedras que recolheres, construirás o teu castelo.
Dos caminhos que encontrei, várias situações de emoção vivi, mas nada tão tocante na alma quanto você.
Se o ser humano fosse menos orgulhoso, menos maldoso e menos malicioso, não haveria tantas injustiças e muitos sofrimentos poderiam ser evitados - Santo Anhaya
Sinto-me forte e imbatível diante de qualquer adversidade, mas em momentos que imagino que pessoas que me amam e que eu amo possam estar triste, sinto perder as forças... Só queria ter um lugarzinho intocável para guardar e proteger do mal todas essas pessoinhas... (Santo Anhaya)
Quisera que os homens pensassem nesses três aspectos dentro de si mesmos. Os três são muito distintos daquela Trindade; mas digo para que aí se exerçam e provem e sintam quão longe estão. Ora, destes três aspectos falo: ser, conhecer e querer. Com efeito, sou, conheço e quero. Sou cognoscente e querente, conheço que sou e que quero e quero ser e conhecer. Logo, veja quem pode até que ponto há nesses três aspectos uma única vida inseparável e também uma única vida, uma única mente e uma única essência; até que ponto, enfim, há uma distinção inseparável e, no entanto, há uma distinção. Certamente está diante de si; atente dentro de si, veja e diga-me. Mas quando tiver encontrado algo neles e disser, não pense já ter encontrado aquilo que é imutável e que está acima deles, pois isto imutavelmente é, imutavelmente conhece e imutavelmente quer.
hoje estou em um barco mas paro porque não tenho força para remar, então deixo o remo. E resolvi tentar andar sobre o mar, mas logo percebo que não posso andar sobre o mar. Então tento nadar, e mais uma vez percebo que não sei nadar. Então deixou-me afundar pois pouco me importa só deixo o mar me puxar, pois estou cansada de lutar contra suas ondas.
