Sábio Hindu
Corrija, e ensine aquele que é sábio, e além de tornar-se seu amigo você ganhará um irmão. Mas, repreenda o estúpido e ele irá procurar por todos os caminhos a sua destruição.
O verdadeiro sábio, não é aquele que detêm toda a ciência, e conhecimento. Mas, aquele que faz da sabedoria o conhecimento vívido para assim viver a prosperidade, a honra que vêm somente dela.
O verdadeiro sábio, é aquele que ouve muito, fala pouco e medita demoradamente nas virtudes, e princípios que vêm de Deus através dos recursos da sua graça.
O sábio usa a sabedoria e todo o seu conhecimento, para crescer em graça e entendimento. Mas, o tolo e estúpido destrói seus valores e conceitos através da sua falta de entendimento.
Diga ao sábio para fazer algo, e ele vai fazer com excelência. Já o estúpido e tolo, sempre irá justificar a sua incompetência colocando a culpa nas pessoas e cirscunstâncias.
Sábio é aquele que na hora de resolver uma problema, ao invéz de criar outro, ele através da sabedoria baseada no amor e empatia, perde na discussão para ganhar a pessoa que era a raíz do problema.
Aquele que é sábio procura sempre andar sempre nos caminhos da sabedoria que vêm de Deus. E por isso, terá uma dupla honra que virá do seu temor Deus, e dos homens por viver em integridade diante deles.
Ser sábio, é deixar o amor e a bondade preencher todo nosso ser, para que elas mudem todo o contexto das nossas atitudes, pensamentos, sentimentos e palavras para essa realidade nos cure interiormente e também cure as pessoas as nossa volta.
O sábio planeja a cada dia o seu futuro, confiando na provisão e nos recursos da graça e do amor de Deus. Já o estúpido busca fundamentar-se no poder das riquezas, e nos favores das pessoas que um dia irão esquecê-lo, quando ele não for mais útil.
Aprender com os erros dos outros é mais prudente e sábio do que aprender com os próprios erros. Isso evitará que você prejudique o relacionamento consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Enquanto o sábio pondera cada atitude, pensamento e ação, o insensato age precipitadamente, sem buscar conhecimento e sabedoria, e isso se tornará sua própria ruína.
O sábio sempre escolhe ir pelo caminho do bem e da equidade, onde ele encontrará a paz, a prosperidade e a vida abundante. Sabendo, que esses princípios de vida vão dar a ele uma vida longa, saudável e honrada.
"O sábio busca, com excelência, conhecer as virtudes, princípios e valores que têm o poder de transformar sua vida, garantindo-lhe um futuro de honra e prosperidade.
Em contraste, o tolo semeia contenda e discórdia, mostrando sua inaptidão e falta de sabedoria em cada relacionamento."
"O sábio utiliza a sabedoria, seus princípios e valores em benefício próprio, tornando sua vida próspera, saudável e honrada. Já o tolo e estúpido resiste ao conhecimento e bate de frente com a verdadeira sabedoria, mantendo-se em seu ciclo vicioso de ignorância e futilidade."
O sábio pondera em cada palavra, cada pensamento, cada sentimento e desejo, levando eles cativos a vontade de Deus, para que ele possa viver em retidão e integridade em todo tempo.
O verdadeiro sábio, é aquele que decide amar e fazer o bem, independente das situações e adversidade da vida.
O verdadeiro sábio é aquele que aprendeu a ponderar cada pensamento, cada palavra, cada desejo e emoção, levando cada um deles cativo à vontade de Deus, para que Ele possa manifestar em nós a sua verdadeira sabedoria.
Melhor é um sábio que guarda para si a sua sabedoria e modera as suas palavras.
Do que um estúpido que fala sem discernimento e destrói tudo ao seu redor.
O que difere o sábio do tolo, é a capacidade de discernir o tempo e o modo de agir, em cada situação em suas vidas.
O sábio, tem como princípio e fundamento a sabedoria que Deus que o fazem prosperar sempre. já o tolo, faz da força do seu próprio braço a sua sabedoria, e isso será a sua ruína e destruição no tempo da sua adversidade.
Texto: O caminho para a verdadeira sabedoria.
Não basta apenas ter sabedoria, é preciso ser sábio em cada atitude que tomamos em nossas vidas.
Não basta ter apenas o conhecimento, é preciso aplicá-lo em nosso relacionamento conosco, e com as pessoas a nossa volta para vivermos em paz e harmonia.
Não basta ter apenas amor, é preciso amar de uma maneira incondicional, imparcial e totalmente afável.
Não basta apenas conhecer a verdade, é preciso viver os seus princípios para eles transformem a cada momento nossas vidas.
Não basta apenas ser humilde, é preciso deixar que a mansidão e domínio próprio nos conduza a excelência para termos sucesso e exito em tudo que fizermos.
Não basta apenas ter fé e resiliência, é preciso criar uma realidade interior tão convicta em nós, que nos liberte de todos os nossos medos, traumas e complexos.