Saber
Bonito na vida é isso: ser feliz com o que se tem, e saber tomar especial qualquer momento simples na vida.
As despedidas são sempre difíceis,
mas elas trazem a alegria de
saber que vamos rever aquele de que nos despedimos.
Existem coisas que o mundo inteiro deveria saber,
E uma dessas coisas é que existem, pessoas perfeitas,
Por isso não deveriam criticar as demais por cometerem erros,
Pois ninguém nunca acertou sem antes ter errado.
Não dá pra saber o que vem por aí. Mas isso faz parte da diversão, eu acho.
(Usopp)
Mãos de Sangue
Demétrio Sena - Magé
É tristonho saber quanta gente suspira
pelos tempos dos corpos marcados a brasa;
por mulheres levadas às piras e forcas,
porque tinham poder de pensar livremente...
Quanta gente suspira pela repressão;
pela volta das vozes caladas a tiros,
quando as artes mais livres eram condenadas;
vejo tantos suspiros pela ditadura...
Quando a simples poesia, só de ser poesia
era como heresia passível do inferno;
da cadeia e dos ferros e paus da tortura...
O pior é saber que tanta gente assim
canta e ora sem fim lá nos templos cristãos;
ergue mãos fervorosas desejando guerra...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Ao relatar a sua experiência com a luz do saber, na tentativa de ser ponte no mundo sombrio dos condenados... Louco seria! Após, morto seria! E em nenhum dos dois lados mais, viveria...
"Quando a nossa essência interior é lesado,
nunca mais quer saber mais de amar,
quanto mas perdoar depois de tantas decepções. Procuramos construir envolta um muro indestrutível.
Fortalecendo-nos da solidão na livre zona da vida Bandida."
"No desânimo com o teu desaparecimento,
o que me revigora!
É saber que você existe eternamente
dentro de mim."
"Não procure ver o sem antes observar,
e saber o quanto se rala para obter,
e enxergar a peleja para alcançar o máximo potencial."
Quero voltar pra África, mãe...
Quero voltar pra Mãe-África ...
Não quero mais saber de canavial,
Não quero mais saber,
De cana ou de engenho,
Não quero mais saber,
De presentes do senhorzinho...
Vi meu irmão no tronco,
Meu pai na plantação,
E meu irmão mais novo,
Tem olhos claros e cabelo louro...
Mãe, sinhá anda esquisita pro meu lado,
Senhorzinho deu-me de presente
Um cordão de ouro,
Ando sentindo enjoos,
Não sei do que se trata
Mas acho que não é coisa boa
Será que tem a ver com os banhos
Que tomo com o senhorzinho na lagoa?
Mãe o que é miscigenação?
Senhorzinho falou algo parecido,
tirou o meu vestido
E disse que era parecido com paixão...
o que penso que quero saber
é saber dessas coisas que nada sabem
porque florescem os cactos em meio a tantos espinhos
porque tulipas florescem tão próximo às urtigas
essas coisas que a gente pensa que nada sabem
e não sabemos que o sapo conquistou o universo
e ele nem quer saber como soletrar insetos
tem um jogo de língua, e se alimenta de asteróides
mas não quer saber...
saber como o peixe palhaço se caracterizou
mas imagina a sereia com aquela cauda
a fauna se apaixonou
e surgiram cavalos marinhos, peixes-bois
peixes leões, os bichos invadiram o fundo do mar...
mas quem quer saber disso
saber é o inverso do inverso do reverso da ignorância
saber saber é ignorar a ignorância...
a serpente rasteja, é cega e no paraíso enganou Adão e Eva
então se descobriram despidos...
sem saber que aquilo era paixão
mas o que eu penso que quero saber
é saber exatamente o que não quero
Sabe, não sou o que se sabe por aí...
melhor nem saber
mas se o mundo se acabar
eu vou me equilibrar na linha do horizonte
entre o absurdo e o navegável
como as ilusões...
Meu olhar buscou a lua
A vacilar no firmamento
Sem saber como flutua
Minhalma neste tormento
caminho triste e confuso
indiferente às estrelas
não sei o que quero ou procuro
não sei se desejo vê-las
SABER SE UMA PESSOA É CONFIÁVEL NÃO É UMA TAREFA FÁCIL!
No entanto, observando algumas atitudes é possível identificá-la. As pessoa não confiáveis apresentam diversos sinais como: inconsistência, parecem confiáveis, mas suas ações e palavras não se alinham, num dia a pessoa pode ser solidária e atenciosa, e no outro pode ser distante e desdenhosa, a pessoa é irresponsável e com tendência a culpar os demais por seus erros, mesmo que haja evidências que provem que ela está errada, consegue distorcer os fatos para que se encaixem em suas narrativas. Já uma pessoa confiável cumpre os seus compromissos, não mente e não faz nada que não seja baseado na verdade.
