Saber
Ser educado não é saber falar bonito, é saber ouvir com humildade. Ser sábio não é conhecer tudo, é saber que sempre há algo a aprender.
Ayrton Senna foi piloto de autos de corrida, sem saber também foi filósofo.
O legado filosófico que Ayrton Senna nos deixou é pequeno, mas é tão forte e determinado, que ele já é imortal.
Para mim tanto faz se você está tirando a minha paz ou me trazendo calma o que importa é saber que você está comigo porque já sei que o resto se resolve.
Viver no mundo do Ser...
Saber falar pouco e contar ainda menos. Todos são muito amigos, deves ter em atenção que alguns falseiam.
Estar ciente de que, por estar a tratar com outro ser humano - racional como tu - um dia pode morder a mão que o alimenta.
Igualmente ter em conta que, como animais, uns são mais agressivos que outros - no entanto, uma parte pode ser considera pacífica.
Nota: Mesmo um animal racional pacífico, se provocado, pode se tornar violento quando agredido.
Socialmente, o ser possui qualidade inata de convívio em grupo, no entanto, ainda que dotado desta valência, alguns são tragados pelo egoísmo doentio, sendo afastado por outros elementos.
Inveja é outro quesito presente no ser racional. Pode ser benéfica se for "consumida" de forma que te impulsione a construir o seu próprio abrigo. Se for usada apenas para denigrir as conquistas do vizinho, torna-se daninha à alma e como doença grave deve ser tratada.
A passividade também pode ser encontrada em alguns seres desta espécie racional.
Ingenuidade e inocência pode ser facilmente encontrada em elementos mais jovens nos clãs. Com o passar dos anos, o crescimento força o ser racional a aprender que, pura ingenuidade, aliada a inocência é a receita exata para ser pisado pela sociedade racional. Ou, assim apresentada!
Ficar "em cima do muro" é um termo muito utilizado, seja na forma verbal ou factual. É como der mais jeito ao jeitoso!
O ser racional é movido por sentimentos na sua maioria racionais ou irracionais - depende do prisma de quem observa - todavia, na mescla de sentimentos, um ser pode. Esconder - abafar, ou - no limite, exterminar o outro. Seja por medo, inveja, frustração pessoal, enfim. Uma parafernália de sentimentos que, se em um determinado momento pode ser bom para o ser, num outro momento, o mesmo sentimento pode ser odre. Irracional, mas odre!
Bem-vindo ao mundo do ser humano!
Rodrigo Gael - Portugal
Ver o homem que o meu filho se tornou e saber que sou parte integrante desse processo espiritual tão complexo e bonito, enche-me de gratidão de tal forma que mesmo que tudo em minha vida tivesse dado errado, ainda assim eu sentiria-me plena e privilegiada por tê-lo tido como filho e compartilhar a vida com ele.
A gente sabe sobre o outro tão menos quanto o que não queremos saber sobre nós. Somos esse mix de incongruências difíceis de admitir. Somos o "x" da questão a que, nem sempre, "damos conta" de chegar...
Eu nunca amei verdadeiramente alguém, e agora que amo preferia não amar. Dói amar. Saber que a pessoa pode me amar da mesma forma mas que não tenha esperança em nós.
Mas quem sou eu?
...se não mais que um perambulante em solos fértil!
...mesmo sem saber de nada,
falo,
grito,
repito,
oque pode ser...
e, se não o é,
aquilo de mais inútil!
dá pena se despedir
de tudo o que poderia ser
e eu nunca hei de saber
formas outras de existir!
…
a pena é ter que morrer
e não conhecer o meu fim.
Não saber o que fazer é fácil, concreto, razão, ação, simplesmente não faça. Mas, não saber o que pensar, a que conclusão chegar é emoção, sentimento, saudade, abstrato, latente. Fica no silêncio.
Flávia Abib
"so sei que nada sei mais eis de saber"
essa frase é de um filosofo mais conhecido como socrates ele destacava a importancia da humildade intelectual reconhecendo que não sabia tudo e nem poderia saber e encorajava os outros a fazer o mesmo que ele fez
"Sorriso contagiante, onde a beleza se torna irreverente, linda como o mar, e eu sem saber nadar, querendo nessas águas navegar, correndo o risco de me afogar."
Saber de onde vem o som.
Distinguir os raios de luz.
Perder a razão que tange as memórias.
Não ter fome de boa.
Estar bem só.
São sentidos suplementares.
ÀS VEZES ….
Às vezes, precisamos fechar os olhos, para olharmos, para dentro de nós mesmos e sabermos quem somos.
Às vezes, precisamos fechar a nossa boca, para não proferimos palavras desgovernadas, que trazem sofrimentos a outrem.
Às vezes, precisamos tapar os nossos ouvidos, para não ouvimos reclamações e problemas, para ouvirmos a voz da solução.
Às vezes, precisamos estender nossos braços, para que alcancemos nossos irmãos, que se perdem nos caminhos .
Às vezes, precisamos levantar e esticar as nossas pernas, para que possamos caminhar, entre pedras e gravetos, ao rumo da esperança e luz.
Às vezes precisamos dobrar os joelhos no chão, para agradecer quão grande é o poder de Deus sobre nós.
Às vezes precisamos nos abraçarmos, e escutar o nosso coração, para esvaziar mágoas, ressentimentos, dores, sofrimentos e sentirmos as batidas do coração e acreditarmos que a paciência, o perdão, a gratidão são alimentos perfeitos para uma vida plena de felicidade.
Pois tudo é grandioso nossas lutas, nossos fracassos, nossos acertos e desacertos, nossos vai e vem, nossos ganhos e perdas.
Às vezes, precisamos olhar nos olhos dos nossos irmãos, para que neles enxergarmos a grandeza de Deus sobre todas as coisas.
Terapeuta MTCI
Natalirdes Botelho.
