Sabedoria Empirica
O conhecimento é reflexo da episteme de tempo, lugar e costumes, refletindo um momento da humanidade.
Já a sabedoria se funda em princípios que podem nortear nossas ideias e condutas, ontem, hoje e sempre.
Não se pode modificar ou alterar o visual, a paisagem de um pôr do sol, mas nem é necessário, pois a natureza é sábia.
"Viver é um constante ensaio que só no fim do dia nos certificamos que fomos aprovados então. No outro dia passaremos pelo mesmo ensaio; tudo é cíclico. O que acumulamos imperceptivelmente aos olhos dos outros é sabedoria e sabedoria; a responsabilidade é própria para difundi-la."
Quando o amor, a graça e a bondade de Deus se harmonizam, e se transformam no mover do seu Espirito Santo. Nada poderá nos separar Dele, e do seu amor em Cristo. Pois quando Ele profetiza algo a nosso respeito, a sua Palavra jamais voltará sozinha.
Quando a graça de Deus em Cristo, nos toca e faz de nós pessoas cada vez mais quebrantadas e voltada a sua perfeita vontade. Deixaremos de viver para nós mesmo, e viveremos no centro da sua vontade, sabendo Ele é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém vai ao Pai a não ser por Ele.
O segredo da alegria, e da felicidade está em viver a simplicidade e espontaneidade a cada momento. E encontra-se interiormente e assim aprender a amar a si mesmo, a Deus e as pessoas em uma harmonia perfeita.
Sucesso não é você ter um carrão, mansão, títulos, sucesso, é você envelhecer e ser alguém admirável, querido, sábio, respeitado, com paz e alegria no viver.
Viver a vida com seriedade, maturidade, crescimento e edificação, exige coragem, bom senso e sabedoria.
O auto conhecimento me transforma todo dia, me permite viver o presente sem medo das dores do passado, até porque nenhuma delas me incomodam, pelo contrário, provam que maturidade é ser capaz de carregar comigo apenas o que for bom e que tudo o que vivi, me fez ser quem sou hoje.
Oração à Deus
Ensina-me, ó Pai a me sentir digna do Seu Perdão e perdoar aqueles que não considero dignos de serem perdoados;
Ensina-me a amar aqueles que não merecem, pois os que merecem já recebem o meu amor;
Ensina-me a me distanciar dos maus e mesmo assim desejá-los o bem com o amor e verdade.
Ensina-me a orar por aqueles que me fizeram mal e que eu deseje a Sua Justiça e não a vingança;
Ensina-me a desejar ser e ter aquilo que te agrada, meu Pai;
Ensina-me a dar valor ao que tenho ainda que eu deseje muito mais;
Conceda-me a mansidão de coração em situações de conflito eque o bem querer e o querer o bem estejam acima dos meus julgamentos;
Me ensine a deixar de julgar o que não me cabe sequer opinar e
livra-me de ser ré de quem não está apto a me julgar;
Faça o meu coração misericordioso para que eu me compadeça daqueles que sofrem;
Ajuda-me a controlar a minha língua quando me surgir o desejo de dizer o que não devo;
Te peço, Meu Pai, que minha boca profira palavras que edificam
e que em minha mente reinem pensamentos positivos e ideias construtivas;
Que ouça tudo, mas que eu só escute e absorva o que agrada ao Senhor;
Mantenha, Senhor, a minha fé e perseverança em todas as circunstâncias, sejam elas de qualquer natureza;
Me conceda o perdão por não me arrepender de coisas que eu sei que deveria ter arrependimento, mas não consegui ter esse sentimento em meu coração;
Me permita ter a nobreza de conseguir me arrepender genuinamente do que não Te Agrada;
Me permita ser instrumento da Vossa Vontade acima da minha equando eu não tiver entendimento dos fatos, Te peço Sabedoria para lidar com as circunstâncias, pois a Bíblia diz que podemos pedir Sabedoria, "pois o Senhor nos dá deliberadamente". Assim seja, em Nome de Jesus!
O ápice da ignomínia não se encontra na falta de saber, mas na pretensa sensação de saber sem saber nada.
Somos e nos transformamos a cada dia no que sentimos, pensamos e desejamos a nós mesmos e aos outros. Pois as emoções, pensamentos, e desejos possuem vida e dão vida a tudo ao seu redor. E assim, se queremos ser melhores, e queremos que as pessoas sejam melhores e vivam em um mundo melhor. Devemos refletir as virtudes perfeitas de Deus em nós em primeiro lugar.
O segredo da felicidade, e da alegria perfeita, não está em ter tudo. Mas em tudo que se tem, saber como usufruir com harmonia e sabedoria dando graça sempre em tudo que se têm.
Saber ou não saber
Pra que tanto saber dentro de si se ele não te transforma de dentro pra fora?
Pra que tanto português empregado corretamente, o uso da sintaxe belamente aplicada, cheia de floreio, elegante com parecer intelectual, se o uso dele no seu dia a dia contradiz seu significado?
O saber realmente é importante?
O saber realmente te faz crescer?
Perguntas simples que devem ser respondidas de forma sábia, mas a sabedoria é característica dos humildes...
Todavia, a humildade tendo em sua simples definição: qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. Então se deve ter cuidado com o saber “grande,” cheio de certezas, cheio de mim, porque ele pode me levar à pobreza da superficialidade inata de cada pessoa.
O amor é loucura na medida que não pode ser compreendido pela razão humana, se perder nesta loucura é encontrar-se.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- Frases de malandro cheias de sabedoria e esperteza
- Sabedoria Oriental
