Ruth Rocha Amor
Vinícius Rocha-Brasil - Song before sunrise. fevereiro de 2015
Não consigo escrever mais nada,
só vejo um "anjos","anjos" de olhos castanhos
antes do amanhecer.
Cítaras e alaúdes,e o "anjos" vem caminhando
não sei se voa,se flutua,se sorri,ou me despreza.
Uma velha cadeira de balanço,
já funda de tantos problemas que jogo contra ela
através dos meus glúteos,range a cada movimento e é
a unica que me observa enquanto escrevo.
Não consigo escrever mais nada antes do amanhecer.
e são trompetes,e saxofones e uma batedeira de emoções
dentro de um vazio infinito que só o silêncio me propicia.
Um piano suspenso no meu hipotálamo,vai martelando "dós e fás" e vou caindo em completa solidão.
Não existe mais nada além de mim,
Um vazio inexistente,como se o universo fosse eu
Como se o anjo representa-se a
minha própria identidade espiritual
dentro desse mundo universal,preso em mim.
Tenho olhos fundos, e uma costa cansada.
Juntos com pés e mãos frios,e um ouvido pertinente.
Tenho me abastecido de fotos e sorrisos,
e tenho criado galaxias e paralelepípedos de outros mundos.
Mundos retilíneos, mundos triangulares.
Um universo todo de abscissas.
Tenho devido dinheiro.Devido a quem?
Se estou só,se o meu mundo é meu,
se sou imperador de minhas próprias dores.
Não consigo escrever mais nada antes do sol nascer.
To bêbado sem tomar.
Fiquei chapado sem cheirar.
Só por causa desse "anjos" de olhos castanhos
que na verdade sou eu;
ou uma transfiguração de mim.
ou solidão de devaneios.
To jazz hoje,
To matemático,
Multiplicando a solidão,subtraindo as funções do meu corpo.
Adquirindo problemas.
Não sendo nada exponencial.
Nem reduzido.
Sou fração de mim.
Não consigo parar de escrever antes do sol nascer,
hermeticamente ou não,vou me entendendo.
Então é melhor parar por aqui.
Obrigado "anjos",obrigado solidão,obrigado mim.
Agradeço a ti antes do sol nascer.
Vinicius Rocha-Brasil
Como o vento que sempre é constante na minha vida, como as águas do mar que se agitam entre as rochas é igual o meu amor por você
Como o vento que sempre é constante na minha vida, como as águas do mar que se agitam entre as rochas é igual o meu amor por você.
“E, se amanhã vieres,
Em pé na rocha dura
‘Starei cantando aos ares
A mal paga ternura…
Cantando me ouviras,
Chorando me acharás!… “
Sonhei contigo de novo, sonhei que estávamos em uma praia, em um fim de tarde, sentados numa rocha, abraçado, você rindo das minhas piadas e ficava olhando com teus olhos e parecia que a cada minuto brilhava cada vez mais, eles brilhavam mais que o brilho da lua ou das estrelas, você sorria pra mim, eu ficava totalmente perdido, eu ficava relembrando a cada momento contigo, não parecia apenas um sonho, mas realidade, eu e você, como queria que tudo aquilo fosse eterno, meu coração acelerava, cada toque eu dava na sua pele você estremecia, e ficava arrepiada, era engraçado é que você gostava, levantamos e fomos para beira do mar e eu te peguei no colo e fui andando ate o fim do oceano nadando e te segurando e eu dizia que não era pra você ter medo e você me falava que se estivesse comigo não tinha medo de nada porque sabia que eu sempre taria ali para de salvar, eu era o guerreiro que iria ta ali para a guerra que tiver, e eu sempre iria ta para poder guarda um coração, porque não poderia acontecer nada de pior, a não ser que acabe me apaixonando loucamente por você, eu darei um jeito para que esse sonho nunca acabe.
EVITANDO
Leia: 2 Samuel 22:26-37
O Senhor é o único Deus; somente Deus é a nossa rocha ( v.32 ).
Examine: Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece ( Salmo 55:22 ).
Considere: Como você lida com seus desafios e inimigos ? Para você, qual o significado de buscar a Deus e o Seu livramento hoje ?
Seria fácil para Teresa Clarke desanimar-se e abandonar os seus planos. Ela havia reprovado em seu teste para carteira de motorista 12 vezes nos últimos 27 anos - sem nunca conseguir obter sua licença. Durante este tempo havia gasto mais de 40 mil reais em 450 horas de instrução para dirigir. Mas Teresa dirigiu novamente no verão passado e passou na prova número 13!
Esta mulher inglesa finalmente pode dirigir para onde quiser.
No livro de 2 Samuel 22, lemos sobre Davi e como ele poderia ter desanimado devido aos "...seus inimigos" ( v.1 ).
Seus adversários eram muitos e variados. Alguns eram humanos ( Golias, Saul, Absalão, os filisteus ), outros eram seus conflitos pessoais ( recaídas, lascívia ). Ele havia falhado muitas vezes ( Salmo 51:3-4 ), mas sua esperança estava em um Deus fiel ( v.26 ) que poderia dissipar sua escuridão com luz santa ( v.29 ).
O cântico encontrado em 2 Samuel 22 ( apresentado também quase literalmente no Salmo18 ) destaca o caráter de Deus - quem Ele é. O rei de Israel poderia escrever estas palavras de vitória, pois o verdadeiro e Único Vitorioso havia provado ser um escudo ( v.31 ), rochedo ( v.32 ), fortaleza ( v.33 ) para ele e seu povo. Davi foi capaz de superar o desânimo porque tirou seus olhos de si mesmo e os focou naquele sobre quem escreveu, " O Senhor é o único Deus... " ( v.32 ). Esse mesmo Deus nos ajuda a superar inimigos e fracassos pessoais hoje e sempre. Como Paulo escreveu, " O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial " ( 2 Timóteo 4:18 ).
Teresa Clarke conhece esta verdade. Quando lhe perguntaram por que ela queria dirigir, suas primeiras palavras foram, " Estou ansiosa para poder levar pessoas à igreja. " Ela quer que mais pessoas conheçam aquele que " ...Tu não tens deixado quemeus inimigos me peguem... " ( v.37 ). - ajudando-os a livrar-se do desânimo. - Tom Felten
A sua atitude, diante das tribulações, mostra se a sua vida está fundamentada na areia ou na rocha!
A situação é um fato, a sua reação é uma escolha!
Desespero, ou serenidade, desânimo ou perseverança, medo ou fé, ...o que vai escolher?
Sem resposta
O Senhor é minha rocha e minha fortaleza e meu libertador. - Salmo 18: 2
Uma amiga da família foi abandonada pelo marido e deixou para cuidar sozinha de seus filhos pequenos. Eu me pergunto como ela vai conseguir.
Uma avó escreveu a "Radio Bible Class" pedindo oração pelos seus netos, que parecem estar jogando suas vidas nas coisas deste mundo. Eu sinto tristeza.
Minha filha adolescente falou sobre a pobreza que ela viu entre os crentes em um país que ela visitou em uma viagem missionária. Eu procuro respostas. Por que tais desigualdades?
Então olho para o Salmo 18. Davi tinha sua própria lista de problemas. Ele foi ameaçado pelos inimigos (v.3), cercado pelas “angústias da morte” e pelas “inundações da iniqüidade” (v.4).
Que esperança poderia haver em sua situação? A ajuda viria na forma de dinheiro, soldados, armas poderosas ou pessoas que viriam em seu auxílio? Não, a ajuda de Davi veio de uma fonte inesgotável - o Senhor, a quem Davi chamou de “minha rocha e minha fortaleza e meu libertador” (v.2).
Como todos nós, Davi enfrentou adversidades. Mas como o Salmo 18 indica, quando nossos problemas são colocados contra a força de nosso Senhor, não há competição.
Você está em perigo? Chame o Senhor. Ele sempre ouvirá sua voz.
Mesmo na minha hora mais sombria,
o Senhor me abençoará com o seu poder;
Sua graça amorosa certamente será abundante.
Em Seu doce cuidado, serei achado. —Brandt
Tudo não é desesperador quando sua esperança está em Deus. Dave Branon
Ela é mais forte do que pensa. Sábia, disciplinada e amiga. Ela é torre forte, luz no mundo, rocha inabalável.
Nossa rocha e nosso refúgio
Em Deus está minha salvação e minha glória; a rocha da minha força e meu refúgio estão em Deus. - Salmo 62: 7
Há um século, um transatlântico afundou na costa sudoeste da Inglaterra, levando muitas pessoas para baixo. Um menino de 16 anos de idade, que foi jogado ao longo da costa acidentada, sobreviveu agarrado a uma rocha a noite toda. Quando ele foi finalmente resgatado, ele foi perguntado: “Você não se abalou quando se agarrou a noite toda àquela pedra?” O menino respondeu: “Sim, claro. Mas a rocha nunca sacudiu uma vez.
Os antigos israelitas aprenderam com suas experiências no deserto que as rochas eram mais do que massas de pedra. Uma rocha poderia servir de abrigo contra uma tempestade repentina. Poderia fornecer uma sombra fresca do calor opressivo. Era uma fortaleza e um lugar de segurança dos inimigos (Sl 61: 2-3; 62: 1-2; Isaías 32: 2).
É por isso que significou muito quando Davi chamou o Senhor de “minha rocha e minha salvação” (Sl 62: 6) e “minha força e meu refúgio” (v.7). David sabia em primeira mão o quão importante uma rocha poderia ser em tempos de dificuldade.
Assim como os hebreus encontraram a rocha de sua salvação no Senhor que os tirou do Egito, encontramos nossa rocha de salvação naquele que, por meio de seu Filho, nos libertou da escravidão do pecado. Quando tempestades de problemas ameaçam nos dominar, podemos nos apegar a Ele com fé, gratos por nossa Rocha ser nosso refúgio inabalável.
Ó segura para a Rocha que é mais alta que eu
Minha alma em seus conflitos e tristezas voaria;
Tão pecaminosa, tão cansada - Tua, Tua eu serei:
Tu abençoa a "Rocha das Eras", estou me escondendo em Ti. -Cushing
Você pode tremer na Rocha das Eras, mas a Rocha nunca treme debaixo de você.
Vernon Grounds
Escondido de Davi
Seja minha rocha de refúgio, uma fortaleza de defesa para me salvar. - Salmo 31: 2
Proteção vem em muitas formas. Um coelho mergulha para o seu buraco. Um cervo corre para a densa cobertura de um pântano. Um menino de 2 anos corre para a perna da calça do pai. Um fuzileiro naval cava ao abrigo de uma artilharia de apoio. Mas o que um cristão faz? Onde ele se esconde quando cercado pelo perigo?
David sabia. Quando ele escreveu o Salmo 31, as coisas não estavam indo bem para ele. Ele estava cansado, fraco e sofrendo. Sua mente estava angustiada. Seu coração estava quebrado. Seus inimigos o perseguiam e seus amigos o decepcionaram. Ele estava em uma posição vulnerável, mas ele não estava indefeso. Ele sabia que Deus é a melhor fonte possível de segurança e que um relacionamento correto com Ele é a estratégia de defesa mais sábia. É onde ele encontrou sua segurança.
Assim como uma criança pequena encontra confiança em chamar seu irmão mais velho quando ameaçada por um valentão, Davi invocou o nome do Senhor. Porque ele estava vivendo em comunhão com Ele, ele se escondeu na segurança daquele que o havia ajudado tantas vezes antes, e que o amava com um amor infalível.
Somos tão rápidos em buscar essa mesma segurança? Deus pode ser confiável. Ele era um esconderijo seguro para Davi, e Ele também é Aquele a quem devemos nos apegar para nossa proteção.
Ele esconde minha alma na fenda da rocha
Que obscurece uma terra seca e sedenta;
Ele esconde a minha vida nas profundezas do seu amor,
e me cobre ali com a mão. —Crosby
A segurança não é encontrada na ausência de perigo, mas na presença de Deus. Mart DeHaan
Rocha de Registro
…temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas… —Hebreus 12:1
Em Idaho, no percurso da antiga trilha de Oregon, existe um marco — uma lava gigante conhecida na redondeza como a Rocha de Registro. Fica em um dos lugares favoritos em que os imigrantes, ao viajarem pela trilha rumo ao oeste, no século 19, acampavam durante a noite.
Muitas vezes, os viajantes escreviam seus nomes na rocha como um memorial de sua passagem. A Rocha de Registro permanece até hoje como um monumento à sua coragem e tenacidade.
Quando penso na Rocha de Registro, penso também nos peregrinos que passaram por nós em sua jornada. Hebreus 11 apresenta uma lista desses espíritos corajosos — Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, e Samuel, para falar de alguns.
Há, no entanto, outros peregrinos mais recentes: Minha mãe e pai, minha professora de Escola Dominical do quinto ano Sra. Lincoln, meu líder do grupo de jovens, João Richards, meus mentores Raimundo Stedman e Howard Hendricks, e inúmeros outros que poderia citar. Eles podem não ter gravado seus nomes em rochas, mas estão escritos em minha memória.
O autor de Hebreus quer que nos lembremos dos “peregrinos” que se foram antes de nós, especialmente aqueles que vos “pregaram a palavra de Deus”, e que consideremos “o fim da sua vida” (Hebreus 13:7). Mais importante que isso, ele nos encoraja a imitar a fé que eles tiveram.
Pessoas que seguem a Cristo guiam outros na direção certa. David H. Roper
“A pedra de gelo sempre quer se mostrar uma rocha, mas tão logo o fogo da verdade aquece, ela se dissolve e transparece sua verdadeira natureza líquida.”
Todas as vezes que nos apoiamos em Deus
Estamos na verdade amparados na única rocha firme, inabalável e infalível que há no mundo. Não existe outro igual refúgio .
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp