Rural
Os três pilares do trabalho do Extensionista Rural: conhecimento, conexão entre pessoas e transformação social do meio rural.
PERNAMBUCO RURAL
Sempre que escuto o barulho dos guizos de um caboclo do maracatu, solitário entre as gentes modernas da cidade, caminhando de um jeito que só Euclides da Cunha saberia descrever; eu penso que aquele som, vindo dos antigos engenhos de cana-de-açúcar, é o som da cultura resistindo.
Para construir um desenvolvimento rural equitativo, é necessário reconhecer o trabalho da extensão rural.
Assim como um trabalhador rural afia a sua enxada para cortar o mato, nós cristãos afiamosa Espada do Espírito para cortar as ervas daninhas do mundo.
A função do extensionista rural, como a de todas as profissões, é compreender o que está nas entrelinhas para fortalecer os processos de desenvolvimento rural.
A juventude rural vive uma intensa mobilidade social, entre o ir e vir, sair e transitar entre o rural e o urbano de forma mais acentuada.
Ser Extensionista Rural, de fato, não é algo simples e fácil. Não é um trabalho para aplicar receitas. Cada família rural possui uma experiência diferente e uma particularidade distinta.
Ser Extensionista Rural é trabalhar para e com as pessoas. Compreender que você não sabe tudo e está disposto a aprender, cada dia um pouco. O Extensionista, na verdade, mais aprende do que ensina. Mas ele é um agente importante do desenvolvimento rural, pois ele conecta pessoas e experiências.
Ser Extensionista Rural é se tornar o porta-voz dos Agricultores. Um profissional que luta pelo desenvolvimento, que busca e leva demandas. Encaminha possíveis estratégias e soluções para conflitos familiares.
Ser Extensionista Rural é um papel para poucos! Não é qualquer pessoa que consegue ser protagonista de uma área tão importante para o desenvolvimento rural no mundo.
Na Extensão Rural nem sempre tudo precisa ser um sucesso, pois o erro faz parte do processo de aprendizagem.
A comprovação da atividade rural gera muito debate, pois substitui a carência exigida nos benefícios urbanos. Se, por um lado, a normatização facilita o acesso aos benefícios, sendo, por vezes, mais favorável ao segurado ( o que nem de longe significa dizer que todos os servidores cumprem essas normas), por outro, a Justiça tem criado uma interpretação própria - que ora é mais benéfica, ora mais restritiva - no que se refere à prova da condição de rurícola.
Asas
Porque a cidade me prende com laços de asas onde os pássaros moram
O rural me despe de cintos dourados e me enche de música
É no silencio do rio na turbulencia do mar
Que as raizes de formosas arvores me alimentam as palavras
Seiva da juventude em taças de corolas
Flores de campos coloridos que me invadem
Senta-se a cidade a meu lado
Inquietação no ajuste da escolha entre a pedra e a terra
O bulício e a quietude na pele que se quer sentida
E afago o olhar nas marés de trigo e choro a selva urbana onde moram os pássaros sem asas
03/11/2022
Reflexão
Um produtor rural
Antes de fazer sua plantação
Ele passa o arado sobre a terra
E logo após o preparo do solo
Semeia-se as sementes
Para poder colher bons frutos do que ele plantou
Resumindo
Plante boas sementes para colher seus bons frutos
