Romanos

Cerca de 234 frases e pensamentos: Romanos

aquém do esperado

Todos pecaram e carecem da glória de Deus. - Romanos 3:23

É absurdo pensar que podemos chegar ao céu por nossos próprios esforços. O ex-pastor e radialista de rádio J. Vernon McGee ilustrou essa verdade referindo-se à impossibilidade de pular do píer de Santa Mônica, na Califórnia, até a Ilha Catalina, que fica a 40 quilômetros de distância. McGee dizia: “Agora, até o presente, ninguém conseguiu. . . . Eu vejo algumas pessoas que eu tenho certeza que poderiam me superar. Mas vou lhe dizer, eles não vão fazer Catalina. Todos são curtos.

A Bíblia diz em Romanos 3:10: “Não há justo, nem sequer um.” Deus é santo e exige perfeição de todos os que viveriam em Sua presença. Até pessoas boas não cumprem o requisito de entrar no céu, porque não estão à altura dos padrões de Deus (3:23). Eles precisam de salvação tanto quanto aqueles que são exteriormente imorais. Somos todos pecadores. Se tentarmos, da nossa maneira, chegar ao céu, ficaremos aquém. Mas Cristo providenciou o caminho para chegarmos ao céu. Ele se tornou a ponte por Sua morte na cruz por nossos pecados. Todos os que confiam em Jesus como Salvador são perdoados, e Deus os vê como perfeitos por causa do que Jesus fez por eles.

Ninguém é capaz de pular de Santa Mônica para Catalina, mas podemos alcançar o céu da terra - através de Cristo.

Não é o trabalho das minhas mãos que
pode cumprir as exigências da tua lei;
Tudo pelo pecado não podia expiar;
Tu deves salvar e Tu sozinho. —Toplady

Somos salvos pela misericórdia de Deus, não pelo nosso mérito; pela morte de Cristo, não pela nossa ação. Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Aprendendo a Ver

Considerem-se mortos de fato para pecar, mas vivos para Deus. - Romanos 6:11

Em seu livro An Anthropologist on Mars, Oliver Sacks fala sobre um homem chamado Virgílio. Cego desde a infância, Virgil passou por uma cirurgia décadas depois e recuperou a capacidade de enxergar.

Mas, a princípio, como o cego curado por Jesus nos arredores de Betsaida (Marcos 8: 22-26), Virgílio teve dificuldade em ver. Embora ele pudesse discernir movimento e cor, ele não conseguia juntar imagens para entendê-las. Por um tempo, seu comportamento ainda era o mesmo de quando ele estava cego.

Sacks comenta: “É preciso morrer como pessoa cega para nascer de novo como pessoa que vê. É o interino, o limbo. . . isso é tão terrível. ”

Esse comentário ecoa os ensinamentos de Paulo sobre enterrar nosso velho e morto eu para andar em novidade de vida (Rom. 6: 4). É uma mudança espiritual dramática que pode trazer um tempo de difícil adaptação. Hábitos e atitudes enraizados podem permanecer como folhas murchas no outono.

Para vencer o pecado, devemos lembrar que ele não é mais nosso mestre (v.11), e devemos nos recusar a deixá-lo reinar em nossas vidas (v.12). Em vez disso, devemos nos oferecer a Deus como "vivos dentre os mortos" (v.13). Ao darmos esses passos, nossa cegueira espiritual se tornará uma coisa do passado e aprenderemos a ver Jesus mais claramente.

Graça maravilhosa! Que doce o som ...
Isso salvou um miserável como eu!
Uma vez eu estava perdido, mas agora fui encontrado,
Estava cego, mas agora vejo. - Newton

O pecado cega - mas a graça de Deus restaura a vista. Vernon Grounds

Inserida por 2019paodiario

Deus, burros e nós

Se Deus é por nós, quem será contra nós? - Romanos 8:31

O pastor Gumercindo monta em um burro enquanto viaja de vila em vila no Brasil e prega o evangelho. Segundo o autor Don Hare, o evangelista viajante adormeceu na sela ao voltar para casa depois de um dia cansativo. Algumas horas depois, ele foi rudemente despertado pela aspereza do passeio. Seu burro havia deixado a trilha e caminhava por um campo rochoso. A princípio, o pastor ficou zangado, mas se acalmou quando viu que eles estavam quase de volta à sua aldeia.

Quando ele chegou à igreja, soube que amigos haviam se reunido para orar por sua segurança. Um fazendeiro que odiava o evangelho enviou alguns homens para atacá-lo numa curva da trilha. Eles agradeceram a Deus por fazer com que o burro levasse um atalho para casa.

Séculos atrás, Deus usou outro burro. Este falou milagrosamente e salvou a vida de Balaão, um profeta desobediente e faminto por dinheiro (Nm 22: 21-35). Deus chamou sua atenção e Balaão levou a mensagem do Senhor a Moabe.

Deus cuida de nós e Ele realizará Seus bons planos para nós, mesmo que tenha que usar animais e pessoas rebeldes para fazê-lo. Como Deus falou com você ou cuidou de você em circunstâncias incomuns? Que motivos você tem para louvá-Lo por Sua proteção e liderança?

Meus tempos estão nas mãos de meu pai;
Como eu poderia desejar ou pedir mais?
Pois Aquele que tem meu caminho planejado
Me guiará até o final da minha jornada. —Fraser

Porque Deus está conosco, não precisamos temer o que está à nossa frente. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

A lei no coração

[Eles] mostram a obra da lei escrita em seus corações. - Romanos 2:15

Marilyn Laszlo dedicou sua vida a dar ao povo hauna da Nova Guiné a Bíblia em seu próprio idioma. Enquanto trabalhava na tradução, ela veio à palavra "pecado". Quando Marilyn perguntou às pessoas o que elas achavam que era pecado, elas lhe disseram: "É quando você mente." "É quando você rouba." matar. ”“ É quando você pega a esposa de outro homem. ”

Marilyn ficou espantada. Eles estavam dando a ela os padrões de Deus, conforme estipulados nos Dez Mandamentos. "A lei de Deus está escrita no coração do homem", comentou mais tarde, ressaltando a verdade encontrada em Romanos 2: 14-15.

Que verificação notável da verdade bíblica! Nossa fé é fortalecida por relatos como este. Mas há algo mais. Se cada pessoa na terra está ciente do pecado (o que é verdade mesmo que alguns o neguem), precisamos garantir que todos ouçam o remédio. Jesus pagou a penalidade pelo pecado e oferece a todos os pecadores uma vida livre da escravidão.

Deus colocou Sua lei em nosso coração, mas nunca podemos cumprir suas exigências (Rm 3:23; Tg 2:10; 1 Jo 1: 8). A lei nos mostra como somos escravizados pelo pecado, mas a graça de Deus para nós através de Cristo traz liberdade. Se experimentamos esse perdão e liberdade, cabe a nós compartilhar as boas novas com outras pessoas.

A perfeita lei de Deus revela
o terrível estado em que estamos;
Mas quando colocamos nossa fé em Cristo,
somos purificados de todos os nossos pecados. —Sper

A lei de Deus nos mostra uma necessidade que somente a graça de Deus pode suprir. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Pratique o que você prega

Você que prega que um homem não deve roubar, você rouba. - Romanos 2:21

Há alguns anos, uma universidade foi acusada de plágio (o que significa pegar os escritos de outra pessoa e repassá-los como se fossem seus). O que a tornou tão incomum foi que a escola plagiou a seção sobre plágio do manual de outra universidade.

Uma reportagem dizia: “Um aluno de uma escola, que estava considerando o emprego de assistente de ensino na outra, estava lendo o manual da escola quando observou que a seção que alerta os alunos contra o plágio era idêntica à cautela no manual da outra. universidade. ”Outro aluno disse:“ O que mais me incomodou foi a hipocrisia ”.

Em Romanos 2, o apóstolo Paulo expôs a hipocrisia dos religiosos hipócritas. Ele disse: “Você que prega esse homem não deve roubar, você rouba?” (V.21). Paulo alertou que as pessoas que são rápidas em julgar os pecados dos outros são culpadas das mesmas coisas que condenam.

Eu acho que todos nós podemos nos identificar com essa tendência. Vemos um pecado na vida de outra pessoa e nos orgulhamos de corrigir essa pessoa. Mas se formos honestos conosco, podemos ver falhas semelhantes em nossa própria vida.

Tenha cuidado para se examinar antes de apontar as falhas dos outros. Pratique o que você prega!

Consistência! Quanto precisamos
Andar em um ritmo medido,
Para viver a vida da qual falamos,
E mostrar o amor e a graça de Deus. - Anon.

Você agrada a Deus quando sua caminhada corresponde à sua palestra. Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario

⁠Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.
A ele seja a glória para sempre! Amém. (ROMANOS 11:36)

Inserida por jhonescah

⁠Sobre os inacreditáveis episódios de ontem : "Nem os romanos deixaram tantas ruínas para os historiadores do futuro".

Inserida por samuelfortes

⁠⁠Após Jesus ser crucificado, os "romanos" lhe deram um tecido molhado com vinagre para beber, mas você sabe por que? Esse era o método na época de se limpar após fazer as necessidades. Veja o quanto Jesus foi humilhado para salvar nós!

Inserida por TiagoScheimann

⁠Na vida dos que foram chamados por Cristo não há nada que não seja propósito de Deus.
(Romanos 8.28)

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠As Autoridades e a Submissão a Elas
Romanos 13:1-14
Quais as Autoridades estabelecidas por Deus Devemos nos Submeter?

O Apóstolo Pedro estaria em contradição com o Apóstolo Paulo quando disse: "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens". (Atos 5.29)

O problema é sempre o mesmo; os palpiteiros tagarelam sobre aquilo que não sabem! Usam versículos isolados para tentar explicar o inexplicável. Umas das regras da exegese bíblica é que um versículo ou versículos não explica um capítulo; um capítulo não explica um livro e um livro não explica toda a Escritura. Temos sempre que observamos a sinoticidade bíblica e contexto anterior e posterior.

Agora, sobre Romanos 13 faço duas perguntas que o próprio texto bíblico responde; mas será necessário ler todo o capítulo 13 para entender o contexto. Vamos as perguntas:

1. Todas as autoridades são constituídas por Deus?
Se você crê na inspiração Divina da Bíblia você vai responder sim.

2. As autoridades são constituídas por Deus para que?
Você encontrará a resposta nos versículos 3 e 4.

As autoridades constituídas por Deus recebem a autoridade para: "não causar temor naqueles que fazem o que é certo, mas sim nos que fazem o que é errado" v3.
Observe que as autoridades são servas de Deus, para o BEM. Mas, se alguém estiver fazendo algo errado, é evidente que deve temer, pois elas têm o poder de punir, pois estão a serviço de Deus para castigar os que praticam o mal.

Portanto, usar apenas o v1 para justificar o injustificável é deturpar as Escrituras. Autoridades que perseguem as pessoas que fazem o BEM e protegem os bandidos e ladrões não são autoridades constituídas por Deus, mas permitidas por Deus.

Lembre-se: As autoridades são constituídas por Deus para proteger o cidadão de bem e punir quem pratica o mal. E isso inclui também as autoridades eclesiásticas que não andam conforme a Palavra de Deus.
Portanto, medite em todo capítulo 13 de Romanos e peça a Deus entendimento.

Pense nisso e ótimo fim de semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Fato Histórico:

A exegese que os teólogos calvinistas fazem do texto de Romanos 9 não é derivada do Apóstolo Paulo e nem da ortodoxia cristã até o 3º século antes da constatinização da igreja, mas do Bispo católico e ex-maniqueu Agostinho de Hipona.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A eleição que Paulo fala em Romanos 9,10 e 11 é em relação a Israel! Israel é o povo eleito, os gentios entram na eleição por meio de Cristo! Calvino erroneamente pegou os pronomes que Paulo usa em Efésios "NÓS” (judeus) e "VÓS” (gentios) e usou de forma particular. Romanos 9,10 e 11 está tratando justamente da eleição de Israel e o modo como Deus escolheu salvar não apenas os judeus mas também os gentios. Não conhecer ou fingir não conhecer o contexto original das Escrituras acaba gerando erros grotescos de exegese.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Diante do que Paulo afirmou em Romanos 3.23, todos nós temos o telhado de vidro!

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Quem são os vasos de ira de Romanos 9, na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus)
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro leva em conta as atitudes do “barro”, do povo. O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Quando o povo escolhe o mal, receberá o devido o juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo. Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que suas escolhas sejam consideradas.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Não adianta fazer exegese em 65 livros da Bíblia e isolar ela quando chega em Romanos 9.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Katērtismena e Proetoimazo
Romanos 9.22-23: E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados (κατηρτισμένα katērtismena) para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou (προετοιμαζω proetoimazo)...
A predestinação calvinista parte do princípio da teologia do Agostinho velho. O Agostinho velho dizia que por causa da queda, toda humanidade potencialmente se transformou numa massa de perdição, ou seja, todos estão perdidos, todos estão condenados. Então dessa massa de perdição, Deus escolhe alguns para salvação e abandona o restante. Para Agostinho, se Deus não fizesse nada, todos estariam perdidos, então Deus escolheu salvar alguns e ninguém tem condições de discutir com Deus, porque Ele é soberano e nós somos simples criaturas. Essa é a ideia base da predestinação calvinista e o texto favorito é Romanos 9.22-23.
Resposta:
Em Romanos 9.22-23, Paulo usa duas palavras diferentes:
- Versículo 22, Paulo usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, que é voz média para palavra perdição, ou seja, não é Deus que prepara as pessoas para perdição, mas são as pessoas deliberadamente que se preparam, tornando-se adequados para a perdição.
- Versículo 23, Paulo não usa a palavra grega κατηρτισμένα katērtismena, mas a palavra grega προετοιμαζω proetoimazo, que é voz ativa, ou seja, Deus que prepara.
A confusão ocorre porque no texto em português a palavra PREPAROU nos versículos 22 e 23 aparecem duas vezes sem distinção, mas no grego elas têm funções diferentes.
Outro problema é que no português não tem a voz media, mas no grego tem. No português eu promovo a ação ou eu recebo a ação (voz ativa, voz passiva e voz reflexiva), mas no grego a voz média é utilizada quando o sujeito pratica uma ação na qual ele tem interesse ou se empenha particularmente.
Versículo 22. κατηρτισμένα katērtismena, eles se tornaram adequados para vaso de ira. Não foi Deus quem os preparou, mas eles se tornaram adequados por seus corações obstinados, sempre rejeitando a oferta de salvação, assim a passagem entra em sinoticidade com toda a escritura e ortodoxia cristã. (Jeremias 18 e 2ª Timóteo 2.20-21).
Versículo 23. προετοιμαζω proetoimazo, voz ativa, ou seja, Deus quem prepara, e aqui para a salvação e não para perdição.
A predestinação é em Cristo, ou seja, todos que estão em Cristo estão predestinados para salvação.
Outra observação a ser feita é que o contexto dos capítulos 9,10 e 11, Paulo está abrindo um parêntese para tratar da eleição corporativa do povo de Israel.
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠As promessas de Deus e as Circunstâncias da Vida
Romanos 8.28: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Se todas às circunstâncias ruins que se apresentam em nossas vidas tiverem que ser mudadas por Deus, Ele vai ter sempre que mudar o que vivemos. Mas se Deus mudar quem somos, não importará mais as circunstâncias que vivemos.
- Deus permitiu que jogassem Daniel na cova dos leões, mas Deus impediu que os leões o devorassem;
- Deus permitiu que jogassem Hananias, Misael e Azarias na fornalha ardente, mas Deus impediu que o fogo os queimassem;
- Deus permitiu que Saul perseguisse a Davi, mas Deus impediu que Saul o matasse;
- Deus permitiu que os irmãos de José o vendessem como escravo, mas Deus impediu que a maldade dos irmãos destruísse os sonhos de José.
Em algumas situações da nossa caminhada de fé, Deus permite algumas circunstâncias para nos alinhar com Seu propósito (Romanos 8.28), mas Ele sempre nós protege nessas circunstâncias (Salmos 23.4; Isaías 43.1-2)!
A palavra de Deus não muda diante das circunstâncias, mas as circunstâncias mudam diante da palavra de Deus.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Vasos de Ira e Vasos de Honra
Quem são os vasos de ira de Romanos 9 na compreensão geral da Bíblia, e não com apenas "três" versículos.
Romanos 1.18-28 (não quiseram ouvir a Deus);
Romanos 2.5 (não foram predestinados à ira, mas segundo a dureza do próprio coração, estavam se fazendo vasos de ira), como explicado por Paulo em 2ª Timóteo 2.19-21.
Já em Jeremias 18, mostra que o trato do Senhor com o barro levam em conta as atitudes do “barro”, do povo.
O que essas passagens destacam é a inevitabilidade do trato de Deus. Assim como barro não pode resistir ao trato do oleiro, o homem não pode resistir ao juízo de Deus. Portanto, quando o povo escolhe o mal, receberá o devido juízo. Contudo, quando há arrependimento, Deus pode afastar o juízo. Assim como o oleiro quebra o vaso e o faz de novo, assim o Senhor pode mudar o que havia declarado sobre o seu povo.
Sendo assim, vasos de ira e vasos de misericórdia não são moldados sem que as suas escolhas sejam consideradas. Pois o desejo de Deus é que todos sejam salvos: “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual DESEJA QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”. 1º Timóteo 2:3-4.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Entendendo a Predestinação Bíblica e Ortodoxa
Romanos 8.29: Porquanto aos que de ANTEMÃO CONHECEU, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
1º Pedro 1.2: Eleitos, segundo a PRESCIÊNCIA de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
A pergunta é: quem são aqueles que Deus predestinou? A resposta é que são aqueles que Deus CONHECEU DE ANTEMÃO. Quem são os que Deus CONHECEU DE ANTEMÃO? São aqueles que Deus, por meio da Sua PRESCIÊNCIA, pré-conheceu na eternidade passada, e que não resistiriam à ação do Espírito Santo em seus corações (Atos 7.51); aqueles que não se apostatariam da fé (João 6.60-67; 2ª Pedro 2.1); aqueles que não negariam o seu salvador (Mt 10.33; João 3.18; 1º João 2.22-23; 1ª João 5.12); aqueles que não se envergonhariam de Seu Filho (Mc 8.38). A esses Deus PRÉ-CONHECEU mediante Sua PRESCIÊNCIA e os predestinou; a esses Deus guarda; a esses Deus protege; e a esses ninguém os arrebata de Suas mãos. A predestinação vem depois da PRESCIÊNCIA.
No Evangelho de João 15.16, o discípulo amado diz que foi Jesus que nós escolheu; e em 1ª João 4.19, João diz que foi Deus que nos amou primeiro. Para entendermos essas passagens precisamos compreender que na eternidade passada, Deus, por meio da sua presciência viu e pré-conheceu a nossa fé, resiliência e perseverança em meio as nossas fraquezas, falhas, erros, pecados, decisões erradas e dúvidas. Foi esse pré-conhecimento na eternidade passada da nossa resiliência em nos mantermos fieis na fé em Seu Filho Jesus, que faz com que Ele nos escolha e ame primeiro; pois Deus viu e pré-conheceu por meio da Sua presciência que seriamos fies até o fim, apesar de tudo.
A predestinação de uma pessoa é mediante a PRESCIÊNCIA (pré-conhecimento) de Deus na eternidade passada (atemporalidade), por como uma pessoa na linearidade do tempo (temporalidade) responderá ao convite de Jesus: “E eu vos digo que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus” (Lc 12.8).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pai, Marcelo Rissma.

Inserida por VerbosdoVerbo

Em substituição aos imperadores romanos, o trono de Satanás é também representado pela cidade de Roma, onde permanece a sede do papado, cujas aparências mantém o poder e o domínio político-religioso do homem do pecado.

Inserida por HelgirGirodo