Ritos de Passagem
Somos Passagem...
E tem uma frase que define o que podemos "ser" enquanto almas vivente, "Flores em Vida". Quando falo de flores, não são buquês delas; mas o que elas representam no ciclo de vida. Harmoniosas e sublimes. Damos peso demais em certas circunstâncias a vida. Que possamos ser leve para nos aproximar mais uns dos outros, respeitando suas diferenças, afinal temos as nossas também. Não podemos "AMAR" fervorosamente porque é instinto do ser humano "ODIAR", mas, se pelo ou menos houver entendimento mútuo e um pouco de respeito dentro de cada um de nós para distribui-lo gratuitamente em gestos genuínos ao outro, saberemos conviver juntos e fraternos. Que sejamos leve na nossajornada!
A vida é breve!
Poesia
Uma passagem para a voz imprudente
A quebra das paredes morais,
ou a construção de um futuro mais moralista.
A vida é uma passagem, nada será eterno, estamos em um mundo de provas para evoluirmos, ninguém é perfeito, aprendemos mais com os erros do que com os acertos, não se culpe por ter defeitos, as vezes ter tantas qualidades não garantem que chegaremos no topo, pois a vida é feita de altos e baixos, não adianta você enfatizar suas qualidades e não reconhecer que aprendeu com os seus erros que são fundamentais para sua evolução.
O maior legado que deixamos
após nossa passagem no
mundo é a historia
que escrevemos
na linha do
tempoda memória
"Três verdades sobre o deserto: não é um lugar de
permanência, mas de passagem; não é para a morte, mas para manifestar a
vida; no deserto, você não está sozinho, Cristo está conosco.”
Eu não me importo com a morte
se ela é um fato real eu não ligo
se a vida é só uma passagem talvez a morte possa durar mais que a vida
e a vida dura menos e possa ser talvez melhor que a morte
mas a morte talvez seja um mal necessário
tanto quanto a vida possa ser de fato boa
se considerarmos que podemos alongar a vida
e que somos capazes de conviver com o fato de que é só uma outra página que não Lemos
enquanto isso podemos escrever nossa história de vida nas páginas que vivermos
Me empenho em fazer uma dramaturgia de passagem. Aquela que toca e destoca as pessoas. A que não tem a obrigação de ficar imóvel. A dramaturgia líquida do presente, dos assuntos presentes,a não oráculo.
TAPERA ESQUECIDA
De passagem no Sertão,
Eu parei pra contemplar
A tristeza de um lugar
Esquecido num grotão.
A palavra solidão
Não descreve uma tapera
Tão deserta que coopera
Com o vil termo ruína...
A Caatinga Nordestina
Dizimada não prospera!
Na tapera eu vi sentido
D’um celeiro de lembrança
E lembrei que fui criança
Num lugar bem parecido.
Senti-me desprotegido,
Órfão de identidade
Tomado pela saudade
Do meu tempo pueril...
Retomei o meu perfil
Com certa dificuldade!
No terreiro desolado,
Um grande mandacaru,
Ao longe pés de umbu,
Pinhão na cerca trançado
Que apesar de estar florado
Parecia mais alerta
Naquela cena deserta
Como um aflito recado
De um chão desertificado
Em decadência, na certa.
Apenas um solitário
Concriz catando no mato
Na calha de um regado
Seco compondo o cenário,
O pássaro qual relicário
Trouxe-me sinal de vida.
Apressei minha partida
Um tanto impressionado
Por ali ter contemplado
A tal tapera esquecida.
Estamos apenas de passagem nessa vida, por isso somos navios e não âncora. Pessoas entram e saem da nossa vida o tempo todo. Se o tempo levou é porque já te ensinou o que era preciso. Aceita e segue!
Se você não parar para tentar entender a vida e a razão por detrás dos fatos, sua passagem pelo mundo perde muito do seu sentido. De antemão, não me refiro a refletir sobre essa retórica ou após ouvir de qualquer outra pessoa sobre o assunto. Me refiro de você consigo mesmo a sós com seus próprios pensamentos. Se não fizer isso, provavelmente irá aceitar as ideias de terceiros como sua própria visão e verdade, quando o externo é o que deveria apenas complementar o que você já sente e entende por si mesmo. É muito natural vermos pessoas rotuladas e extintas com suas próprias marcas; uma fúnebre fila de ovelhas domadas seguindo seu pastor para o abate, assim comparo aos fanáticos religiosos, idólatras políticos e espectadores da mídia, que tão desenfreados deixam-se embriagar pela ilusão de uma verdade confortável comprada pro seu próprio sustento. Pior que o cego que não quer enxergar é aquele que sequer tem domínio da própria razão; se você não conseguir enxergar por si mesmo o que é certo pra si, outros irão te dizer o que enxergar e o que é adequado ou moral. E o mundo está cheio de cegos guiando cegos. Faça do que vem de fora um ponto de referência para tentar explicar o que você está sentindo, mas não faça disso uma doutrina. Ouça todos. Não siga ninguém.
"Enquanto houver existência, ainda haverá passagem.
Estar apto para atravessá-la requer coragem e sabedoria.
Atravesse."
Ela é segura, é decidida, é caminho sem volta, passagem só de ida. É passarinho que aprendeu a voar. Ela grita liberdade, ela é flor que não se cheira, poema que poucos interpretam, ela é música erudita, pra gostos peculiares, refinados. Ela é vinho caro, é uma menina de ouro, ela é presente de Deus, tem o maior valor do mundo, então valoriza, cuida, ela é tudo, nasceu pra ser feliz.
Às vezes, não permanecemos em lugares, espaços ou almas, mas deixamos na passagem, nosso perfume, nossa voz, nosso rastro, nosso ser.
(Edileine Priscila Hypoliti)
(Página: Edí escritora)
Concentração
Determinação
Foco no aqui e agora para sempre
Tudo passagem
Tudo passageiro
Tudo caminha
