Risco
Qual capa você veste para enfrentar as adversidades da vida? Corremos risco muito grande em vestir aquilo que não é nosso, pois sermos naturais é o melhor caminho, e esse nos levará para a vitória.
(Josi JL)
Eu sou uma idiota. Dom Quixote tinha uma chance melhor com seus moinhos de vento. E sem o risco de decapitação.
Sempre há um um risco na paixão
Mas ninguém mede consequências
É um jogo dominado pelo coração
E o amor fica às vezes de aparências.
Dar 4 mil passos de caminhada por dia pode reduzir o risco de doenças como câncer, alguns problemas cardiovasculares e demência.
O "especialista" em autismo corre o risco de merecer da Ciência, o mesmo crédito que alguém recebe da Literatura ao escrever sua autobiografia aos 25 anos.
"O Humano se perde muito fácil em suas buscas. Nada o faz não buscador, porém o risco de desviar-se dos propósitos é grande. Revisitar as próprias condições de andarilho é essencial para uma existência plena"
A vida é como uma caixa de tesouros, mas sem prioridades, corremos o risco de perder as joias mais valiosas que ela guarda.
Ao sujeitares
à inquietude e à pressa
essa tua busca por paz
e felicidade, corres o risco
de passares por elas,
sem ao menos
percebê-las!
♤ "O Risco da Paixão e a Dor da Omissão"
A paixão é uma força transcendente, uma chama que aquece nossos corações e nos faz sentir vivos. Ela é o combustível que impulsiona nossa jornada, e a vida ganha cores mais vibrantes quando estamos imersos nesse sentimento.
No entanto, a paixão também traz consigo o risco da dor. À medida que nos entregamos a ela, abrimos nossos corações para a possibilidade de feridas profundas. Mas é essa vulnerabilidade que torna o amor tão precioso e significativA Paixão
● A Dor da Omissão
Por outro lado, a omissão, o ato de evitar a paixão devido ao medo da dor, pode resultar em um vazio duradouro. Aqueles que se enclausuram em muralhas de proteção podem nunca experimentar a plenitude que o amor oferece. A dor da omissão é uma ferida silenciosa, que se manifesta na solidão e no arrependimento. É a dor de nunca ter tentado, de nunca ter arriscado, de nunca ter vivido plenamente.
● A Escolha Sábia
No final das contas, a escolha sábia é acreditar na paixão, apesar do risco da dor. É abraçar a paixão como parte fundamental da experiência humana, permitindo que ele nos molde, nos ensine e nos faça crescer. Pois, como diz o ditado, é melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado. É através da paixão e da aceitação do risco que encontramos significado e profundidade na jornada da vida.
E a beleza é valer o risco de não ter tempo para chorar as perguntas sem respostas, o passado sem futuro e o “mais” sem explicação.
Por conta e risco
Uns sonetos importunam, esganiçados
A sisudez da poética com descortesia
Ou por inquietas ufanias são poetados
Em poeirenta sensação, vã, seca e fria
É a arte que provoca, toca, uma poesia
Dando voz, hora e vez aos alucinados
Passados, na paleia que disseca e cria
Acutilando os sentimentos apunhalados
Não é agrado, nem alívio, mas suspiro
Que faz sangrar cada palavra, rabisco
Em cítricos versos em um acertado tiro
Cada feito é vida, por tal, não se doma
Cada um dos traços é apenas um risco
Quando quer no doce versar, o aroma!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
24 setembro, 2023, 10’45” – Araguari, MG
Ao sujeitarmos
à inquietude e à pressa
nossa busca por prazer e felicidade, corremos o risco
de passar por eles sem
percebê-los!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp