Rios
Antes de uma empresa definir o que faz ou como o faz, precisa definir o motivo que deve dirigir todas as ações dos colaboradores. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Não basta a mera declaração do porquê. Se assim o fosse, todas as empresas que assim o quisessem seriam inovadoras. É necessário que cada ação sua seja o desdobramento de sua razão de ser. O porquê define a cultura de uma empresa. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Eu te pergunto, por que você não acorda todos os dias às 5h da manhã e corre por 20km? Você pode responder que não quer, mas a razão é que você não tem um motivo relevante para fazê-lo. Não há um porquê que lhe tira da sua cama quente e macia quando lá fora o inverno já chegou. Se seu médico lhe dissesse que deveria correr todos os dias às 5h da manhã e correr por 20km, senão você morreria em 6 meses, certamente o atleta que existe em você despertaria do coma. Agora você tem um porquê para tirá-lo de sua zona de conforto. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
É muito comum homens deslancharem em suas carreiras profissionais após terem filhos e se casarem, pois um porquê agora os impulsiona a prosperar. O ciclista pedala com uma força sobre-humana se um urso pardo persegui-lo durante uma subida morro acima. O filho preso embaixo de um carro, talvez consiga ser resgatado por sua mãe que levanta o automóvel com a ajuda de suas próprias forças físicas que até ela desconhecia. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O desejo ardente alicerçado em um firme propósito muda o jogo. Não adianta frases bonitinhas de missão, visão e valores estampadas na recepção da empresa, se as condutas da direção com clientes e colaboradores forem contraditórias à mensagem. É preciso coerência entre atos e palavras. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O desejo ardente alicerçado em um firme propósito muda o jogo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Propósito de conveniência é o começo do fim de qualquer empresa. De boas intenções o inferno está cheio. Quando os fins justificam os meios, melhor retornar ao ponto de partida, isto é, quando se desvia da rota, o melhor a fazer é recomeçar. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Você pode pensar, “o meu porquê e da maioria das pessoas é ganhar muito dinheiro para proporcionar uma vida muito boa para mim e para minha família”. Sim, o interesse próprio move a nossa sociedade. Porém, atingido esse objetivo, o que te fará continuar a levantar da cama todos os dias? Apenas manter a sua qualidade de vida? (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Só pelo dinheiro, mais cedo ou mais tarde não fará muita diferença quando atingir determinado patamar. Os seus sonhos podem ser definidos em cifrões? Um carro melhor, uma casa melhor, não ter mais que trabalhar? Claro que a primeira pessoa que você tem que ajudar é a si mesmo e as pessoas que você ama. Se não o fizer dessa forma, não conseguirá ajudar mais ninguém. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
As realizações são definidas primeiro pela crença de que é possível alcançá-las e, principalmente pelo o que você decididamente quer.
(Livro "Mentalidade Empreendedora")
Afinal, qual é o sentido da vida? A revelação a essa pergunta deve ser a bússola para sua vida e seus negócios. Cada pessoa tem ou não a sua resposta para essa pergunta. Na verdade, a grande maioria das pessoas acorda sem o norte que guia todas as suas ações. Para muita gente, o sentido da vida é ser feliz. Morar na roça, cultivar uma horta e criar umas vaquinhas, já seria o suficiente para muitas pessoas. Para outros, o sentido da vida é viver. Muito impreciso e sem direção. Deixa a vida me levar? Talvez não leve para onde você queira. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, já dizia o gato de Alice no país das maravilhas. Acredito que o sentido da vida é ajudar as pessoas. O mandamento maior de Jesus diz para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo (outro) como a você mesmo. Amar é ajudar, tornar a nossa própria vida e a do outro melhor. Mas atenção! É em equilíbrio que você se ajuda que deve ajudar o outro. Altruísmo e amor próprio na mesma medida. Se ajudar apenas a si próprio e não ao outro estará sendo egoísta. Se ajudar apenas aos outros e não se ajudar estará se desrespeitando, deixando com que os outros passem por cima de você. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Empreender é o instrumento mais poderoso do mundo para alcançar seus próprios objetivos e ajudar muita gente em sua trajetória, seja como dono de um negócio ou como colaborador que empreende dentro da própria empresa. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Vivemos em uma sociedade baseada na cooperação. Quem eu seria sem os outros? Nem existir, eu existiria. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Somos imensamente abençoados desde muito antes do nosso nascimento. Por nossos ancestrais que nos legaram a oportunidade de existir. Aos nossos pais e mães que cuidaram de nós, aos nossos irmãos e amigos que nos ensinaram a experiência vívida de lidar com o outro. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Recebemos tanto do mundo e das pessoas que cuidaram tanto de nós ao longo de nossa vida que é nosso dever devolver ao mundo as oportunidades e multiplicar os frutos que nos foram concedidos. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A circulação do dinheiro é a forma como ocorre a entrega de valor. O dinheiro recebido representa o quanto eu ajudei alguém que me pagou por um produto ou serviço. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A circulação do dinheiro é a forma como ocorre a entrega de valor. O dinheiro recebido representa o quanto eu ajudei alguém que me pagou por um produto ou serviço. Quantas pessoas me ajudam e te ajudam todos os dias a ter uma vida melhor? Por exemplo, o dono da loja de material de construção ajuda seus colaboradores pagando um salário a eles, que por outro lado me ajuda entregando materiais para a minha casa. Eu pago pelos materiais e dessa forma ajudo o dono da loja a pagar suas contas. Esse círculo virtuoso segue constantemente enquanto o dinheiro circula. Não tenho nem ideia como se faz um pão. Sou ignorante em relação a essa habilidade. Se não fosse o padeiro eu não comeria pão ou despenderia boa parte do meu tempo para fazê-lo, tempo esse que eu poderia me dedicar a outras atividades que o meu desempenho poderia ser muito melhor. O sistema capitalista mostra a todos nós que o nosso valor é proporcional ao valor que entregamos para a sociedade, proporcional ao impacto que conseguimos realizar na vida das pessoas. Quanto mais riquezas criamos para nós e para as outras pessoas, mais o ciclo de prosperidade avança. Tem que ser ganha-ganha. Sempre. Abra os olhos para a realidade. No final das contas, somos todos um. Quando eu ajudo o outro estou ajudando a mim mesmo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O sistema capitalista mostra a todos nós que o nosso valor é proporcional ao valor que entregamos para a sociedade, proporcional ao impacto que conseguimos realizar na vida das pessoas. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Quanto mais riquezas criamos para nós e para as outras pessoas, mais o ciclo de prosperidade avança. Tem que ser ganha-ganha. Sempre. Abra os olhos para a realidade. No final das contas, somos todos um. Quando eu ajudo o outro estou ajudando a mim mesmo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A lei do retorno é implacável. Voltemos à lição número 1 da pré-escola: Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp