Resposta
Por maior que seja a vontade de responder uma ofensa não responda. Fatalmente ao responder você se iguala senão no verbo, mas certamente na moral.
Uma vez escrevi um pensamento: "O que fazem aqui?"
Hoje, depois de muito tempo, voltei para responder a mim mesmo.
O pensamento era que deveríamos fazer algo por alguém enquanto estivesse vivo; nada de ir ao cemitério.
Mas quando aconteceu comigo: Ter que devolver meu filho para Deus; então, pude entender o porquê da minha avó ir duas ou três vezes no cemitério visitar o túmulo do meu avô.
Porque faz bem este ir... Ir no cemitério é uma tarefa dolorosa, porém necessária na minha vida... Cada um tem seu luto.
Caminhar me fez refletir e rever o rumo da minha vida, e ador que é parte do meu dia a dia, age com espinho que machuca e faz lembrar do que aconteceu comigo.
TEU APARTE
Não repara nunca? pelo sonetear
Dores sussurradas na madrugada
Que cantam, suspiram, mais nada
E, nas rimas, aquele tom de amar
No entanto, a saudade neste lugar
Tenteia, deixando a emoção alada
Em uma sensação tão encantada
Amor que, às vezes, põe a chorar
Poética! emotiva. Frágeis sentidos
Sentimentais. Beijo-te! perdidos!
O soneto, então, assolador. Vem!
E as treitas, bem se importam elas
Continuam soneteando, tagarelas:
Assim, teu aparte, deve ser também.
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
08/09/2024, 05’39” – cerrado goiano
Procure respostas sempre dentro de si.
Quando vierem de fora, recebas e acolham.
Elas virarão, respostas precisas.
A dúvida é uma realidade legitima e comum a todos os seres humanos. Encarada, ou buscamos respostas por nossos próprios esforços, ou o fazemos buscando o auxílio de outros que capacitados sejam. A confusão de ideias, por sua vez, atinge a muitos. Quem a vive, costuma tomá-la como verdade, satisfazendo-se e acomodando-se a ela. Pior ainda é quando repassa tal confusão como se verdade fosse, pois se torna um mestre a fazer discípulos confusos e praticantes da confusão.
As perguntas são sempre verdadeiras, mas as respostas não e quando são tem prazo de validade indefinido.
As pessoas podem inserir mentiras nas respostas, mas impossível inserir mentiras nas perguntas, porquê a pergunta é uma parte da verdade.
“Quanto sentir que há muito barulho perto de você, silencie! Deixe Deus falar ao seu coração. O barulho do mundo incomoda e tira a paz! Para aquilo que não tem resposta, o silêncio é a melhor resposta!”
A vida, como o mar, é marcada por calmaria e tempestades. A preparação nos dias de bonança molda a nossa capacidade de navegar pelas tempestades. Ao fortalecermos nossas habilidades, construirmos relacionamentos sólidos e desenvolvermos uma mentalidade positiva, estamos investindo em nossa própria resiliência. Quando os desafios surgirem, estaremos mais preparados para enfrentá-los com sabedoria e determinação.
Eduardo Fernando de Souza
Sabemos que as respostas vinda dos homens, em geral são exatamente as mesmas. Só me pergunto, porque esperamos algo novo?
Eu não entendo, soltaram a minha mão no meu pior momento! Parece que todo mundo está seguindo em frente e eu fui a única que se perdeu no caminho, como se eu fosse a única perdedora, a única parada. Eu tento recomeçar mais não consigo. Eu sinto tudo deslizando, eu sinto o barco virando e não tem nada que eu possa fazer para evitar. Porque eu sou a única que não consegue? O que eu fiz de tão errado? tudo o que eu queria agora era poder voltar no exato momento da minha vida onde eu comecei a fazer tudo errado, não para fazer o certo, ou mudar as coisas, mais para eu ter uma resposta que me faça sentido. Só assim eu aceitaria que a vitória, a conquista, o topo não são pra mim. Só assim eu entenderia que a felicidade não é pra mim! Todo mundo espera que eu continue sorrindo mesmo com dor, e eu sorrio, mas lá no fundo fica cada vez mais difícil. Eu só preciso que essa dor vá embora.
Olhamos para lugares em crises e questionamos: "onde está Deus?". Mas, a verdade é que Deus olha para esses lugares em crise e pergunta: "onde estão os meus filhos?".
A Liberdade do Não-Destino
Só é livre quem não tem destino.
Liberdade é um fio invisível que o vento esquece de soprar,
quase brisa, quase nada.
Um voo de borboleta que não tem pressa de chegar,
basta o traço que corta o ar e some.
Só é livre quem não tem destino.
Quem não guarda os passos no chão como se fosse um mapa,
quem olha o céu sem querer achar respostas.
Quem escuta as palavras, mas não as quer traduzir.
Quem troca a certeza pelo talvez,
quem não se encaixa na jaula do exato.
Liberdade sem amarras é pleonasmo.
Só é livre quem não tem destino.
Quem, perdido, inventa um caminho,
e, ao inventar, encontra algo novo —
não o que procurava,
mas o que nunca imaginou que pudesse ser achado.
A melhor maneira de buscar respostas em Deus começa no silêncio. Nesse momento de quietude, nossos pensamentos cessam, e abrimos espaço para ouvir a voz divina. No silêncio, nos rendemos à soberania de Deus, reconhecendo que Ele tem uma agenda perfeita, que muitas vezes difere da nossa ansiedade e pressa.
Existem perguntas que não devem ser feitas, assim como há respostas que não devem ser ditas. Há distâncias que são necessárias e esquecimentos que precisam ser perpétuos.
Fuja de respostas confortáveis de quem prefere flutuar na superficialidade, sem se dispor a enfrentar com coragem o mergulho que exige profundidade
DESCONSIDERANDO
Aquele que nos Acusa Injustamente
É Mau Caráter
Ele não é digno de receber o nosso
Direito de Resposta.
