Respeite
BRIO PEDAGÓGICO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Respeite a solidão doentia de quem se amolda na sombra e tem profunda paixão por si mesmo. Se a pessoa não quer ser incomodada, não a incomode. Mas também não se acomode na espera daquele dia em que os caprichos e conveniências dessa pessoa intimem sua presença incômoda. Retire, uma vez ou outra, o cais de quem tem o vício do seu porto seguro. Isso não é cruel. É pedagógico.
Se eles ficarem atrás de você, os proteja. Se eles ficarem ao seu lado, os respeite. Se eles ficarem contra você, não mostre piedade.
Não respeite quem impõe medo ou atue induzindo você a sentir medo. Não permita que encham os seus ouvidos. Respeite quem convence que é de respeito e te trata com urbanidade não importa a situação que vocês se encontrem.
Parem com essa mania feia de chamar escritores e poetas de amadores. Não amamos dores. Nos respeitem. Somos escritores e poetas, e ponto final.
Redescobrindo a Sabedoria Ancestral
Respeite a opinião dos outros, mas se for apoiar uma ideia, busque saber se há coerência no que dizem... Desde as antigas tradições, sempre houve regras a serem cumpridas, e é aí que entra o erro, ou seja, o famoso "pecado, culpa". Estas palavras nos aprisionam, trazendo limitações e a perda das coisas mais fantásticas da vida: a beleza da diversidade e a alegria da liberdade, para vivermos de acordo com o que é melhor para cada um de nós.
Somos prisioneiros neste mundo até questionarmos o porquê das coisas. Por exemplo, o paganismo é um termo assustador por estar associado às bruxas, mas se origina do latim "paganus", que designava os camponeses e significa homem do campo. O cérebro recebe regras pré-concebidas que nos fazem seguir convenções sociais. É um pensamento automático: se a maioria age de determinada forma, é porque é correto agir assim.
As pessoas são convencidas pelas ações dos outros e nunca por uma experiência individual. As bruxas eram mulheres sábias, por isso eram poderosas e autossuficientes, não dependiam de outras pessoas e nem do sistema (conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, a que os indivíduos se subordinam). Então, foram tomadas medidas para denegrir sua imagem e punir com a morte na fogueira, servindo de exemplo para aqueles que desobedecessem o sistema.
Ser bruxa é buscar conexão, respostas para descobrir a verdade que liberta a mente das coisas que geram medo. Nosso cérebro tem instinto de sobrevivência e proteção programado; a matrix dita o que devemos fazer, o que vestir, trabalhar no que não gostamos para mostrar ao mundo o que não somos.
Ser bruxa é não depender de nada e de ninguém para se sentir bem. Ser uma bruxa é estar preparada para aceitar a responsabilidade perante a vida, a natureza e a retribuição justa dos próprios atos. Tornar-se uma bruxa é o mesmo que evoluir, subir os degraus na construção da alma, deixando morrer o próprio ego.
Resgatar o título de bruxa é resgatar a natureza interior que há muito tempo estava adormecida, desde que nos calaram na antiguidade. Usar o título de bruxa, para mim, é honrar a força ancestral que está dentro, para tomar posse dos meus direitos de viver neste mundo do meu jeito.
A bruxa é o ser que encontrou o portal da sabedoria ancestral e conquistou o direito à verdadeira felicidade. Nós, bruxas, somos pessoas evoluídas, conscientes do nosso lugar no universo e da necessidade de respeito à diversidade e acolhimento da individualidade de cada alma.
Obedecer ordens deve ir até o limite da fronteira, onde temos que escolher entre obediência e dignidade. Refaça o caminho, a direção é mais importante que o tempo e apresentará o firmamento em um mundo que tem muito mais a oferecer, além daquilo que se pode ver.
Reflexão Sobre Julgamentos
Ao apontar um defeito em alguém, automaticamente você se define como um ser perfeito. E se fosse desse jeito, já não estaria mais vivendo neste mundo de imperfeição. O erro que te desagrada no irmão pode ser uma qualidade em você, mas com certeza há outras qualidades nele que você também não tem.
Por isso, não convém criticar e nem comparar, e sim, compartilhar os aprendizados para somar tudo o que há de bom para a construção de nós mesmos. Dizer o que pensa a respeito da vida de alguém é fácil... Difícil é olhar para a própria vida desequilibrada e ser humilde o bastante para admitir que não é um exemplo para ninguém.
Reflexões sobre Vida, Saúde e Bem-Estar
Nós não fomos criados para viver escondidos em mentiras inventadas para nos controlar. Somos muito mais do que o sistema político e ideológico nos oferece, e cumprir ordens deve ir apenas até o limite onde temos que escolher entre obediência e dignidade. Por isso, antes de apoiar qualquer ideia, reflita muito para saber se há coerência no que dizem!
Amadurecer tem a ver com o que aprendemos com a vida ao longo dos ciclos, para viver com saúde e bem-estar neste novo ciclo. Se você não mudar os hábitos que os outros estão vivendo, você não terá outro resultado além daqueles que, ao envelhecer, estão sofrendo!
“Não compare sua inteligência, cada um tem uma velocidade de raciocínio e aprendizado, respeite a tartaruga e o coelho, e lembre-se que a tartaruga não é veloz, mas vive muito mais de 100 anos.”
Antes de ser respeitado, respeite, pois o que leva uma pessoa a lhe respeitar é o seu jeito de se expressar com ela.
