Religiosidade
Religiosidade
Percebo que na religião, há muita semelhança com mito da caverna de Platão, onde tentar mostrar a verdade pode custar a própria vida.
Quanto mais aprendemos de Deus, mais cremos em Jesus e menos na bíblia.
É mais provável um cristão se tornar ateu, do que conquistar um prosélito, estudando bibliologia.
Infelizmente, nem todos suportam a verdade, e apedrejar é mais fácil que quebrar paradigmas.
Fomos libertos para vivermos livres, mas nem todos conseguem viver com liberdade, necessitam de rédeas, e pessoas para guiá-los, e muitos se aproveitam disso.
“Não preciso de religiosidade, eu quero intimidade”
Essa música me faz refletir sobre o significado de religião, e eu de fato consigo perceber que religião é um conglomerado de crenças e ideias que seguimos ou acreditamos, e sim, existem muitas pessoas cheias de crenças e ideias, e até ficamos assustados com tantas pessoas cheias de boas ideias, no entanto enxergamos ,em sua vida diária, uma realidade distante entre o falar e o praticar. Nas boas ideias, enxergamos claramente a hipocrisia, no muito falar enxergamos claramente a mediocridade.
Por outro lado, eu consigo perceber que a intimidade com Deus, transforma caráter, transformar boas ideias em realidade.
Decidimos, então, que a religião não transforma ninguém, todavia a presença nos deixa, ainda mais , parecidos com Deus.
E você vai escolher a religiosidade ou a intimidade ?
O soberbo com a ignorância da sua religiosidade necessita tanto do arrependimento quanto o insensato na sua indiferença, caso contrário, ambos perecerão.
A religiosidade entupiu os ouvidos daqueles que poderiam mudar o mundo e sacrificou aqueles que enxergaram isso.
"A religiosidade vazia das igrejas me revolta, pois transforma o sagrado em ritual e esquece que a essência da fé está no amor e na verdade."
"Excesso de religiosidade afasta o homem do verdadeiro evangelho que se resumir a Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a te mesmo"
uma obsessão por práticas religiosas e regras, pode afastar o indivíduo da essência do Evangelho, que se resume ao amor a Deus e ao próximo. A verdadeira religiosidade, ou espiritualidade, não se limita a rituais, mas sim a uma vivência interior de amor e compaixão, refletida em ações e relações.
O Estado é laico e por isso mesmo todas expressões de religiosidade devem ser igualmente respeitadas, contudo não devem legislar sobre o coletivo e intervir na democracia.
A identidade do cristão não se resume em seguir uma igreja, isso ai se chama religiosidade, e religiosos não vão para o céu, a identidade do cristão se resume em seguir a Cristo e deixar Ele ser o centro e o dono de sua vida.
SOBRE A RELIGIOSIDADE
A Religião é uma Abstração.
Uma Subjetividade Intangível.
Um Engodo salutar que nos Alivia.
Religiões são Cheias de Incongruências e Mistérios criados pelo Homem que não se explicam sem o uso de Metáforas.
São Confusas e se perdem em seus ensinamentos por não poderem provar Nada.
O objetivo é Impressionar pelo fato de ser relacionado a algo que não entendemos nada mas nos causa Curiosidade e um certo Fascínio.
Viva a visão Pluralista!
Viva o Ecletismo!
A religiosidade afasta-nos de Deus, nos torna legalistas e presunçosos. Porém a fé em Cristo nos levar a reconhecer as nossas fraquezas e a total dependência da sua misericórdia.
A fé está acima de ser religioso.
A fé expande, a religiosidade aprisiona.
A Deus agrada aquilo que lhe é dado em verdade, e coração, e não oque lhe é ofertado por medo da repressão.
Ninguém é digno de salvação e nada que façamos nos fará sermos; dependemos única e exclusivamente da graça e amor de Deus.
"O Reino de Deus está dentro de vós."
Oque lhe aprisiona hoje? Seja verdadeiramente livre!
O auge da religiosidade é descobrir que nascemos com o inferno e o céu dentro de nós, cabe ver com qual convivemos e qual permanecerá.
A religiosidade, o fanatismo e a ignorância são as cadeias que mantém parte da humanidade afundadas e presas em seu abismo interior.
O patriotismo é um dos estágios mais baixos da cidadania, assim como a religiosidade é um dos estágios mais baixos da inteligência.
A alma anseia por liberdade, mas para sua desgraça depara-se com a religiosidade fanática e a liberdade é trocada por dogmas e rituais sem sentido. O que nasceu para dominar, acaba dominado.
