Religião Vida
O fogo do Espírito Santo precisa queimar em nossas vidas, estamos gelados pelas religiosidade, estamos frios pela falta de Deus, veja nossos cultos, pessoas entram e saem e nada acontece, pois Deus não estava ali, a presença de Deus não veio, e porque não veio?
Todo aquele que migra o curso de uma antiga amizade pela coloração esportiva, politica, religiosa, filosófica e comportamental, é por si só um " idiota contemporâneo " que passa pela vida mas sem ter aprendido a viver.
Precisamos destruir os bezerros de ouro que a religião moderna construiu em nossos corações. Quando entendemos que a morte de Jesus não foi para garantir uma vida confortável, louvável, bem sucedida nesta terra, mas à verdadeira vida com Ele, conseguimos atingir o nível de entendimento que Paulo teve ao dizer "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 1 Co 15.19". Miserável somos quando nos apoiamos em nossa espiritualidade para o nosso próprio prazer.
Parece que ser simplesmente cristão não basta, tem que ser um religioso sem noção!
Pr Erivaldo Lucena
A religião tem status, aparência e formosura!
O Cristo só tem a expressão do Pai!
Pr Erivaldo Lucena
Não sou religioso, más, confio mais em Deus que nas pessoas. Afinal, uma cobra mesmo com a pele trocada ainda sim, é uma cobra.
Eu não acredito na religião eu acredito em uma divindade.
Eu n acredito que alguém criou o homem e a mulher do nada.
Eu acredito em uma divindade que criou a vida , não vida homem , mas criou este planetas Terra , assim como podem ter outros planetas , outras vidas criadas sei la por quem .
Mas o meu Divino criou nosso Planeta para que possamos vivê-lo e o mesmo criou uma alma para qual um dia ela seja transposta a algum lugar depois de muito aprendizado .
E essa divindade eu a nomeio como Deus , mas n que os outros nomes sejam errados ou mentira , é apenas um nome . Seja Jah , oxalá, iemanjá ,javé todos passam de uma divindade.Foi apenas uma forma que eu encontrei de nomear uma força extraordinária.
E essa divindade nos deu a maior lei da vida, a Lei do Amor , é como um super poder , assim como extraterrestre podem possuir poderes . Nós seres terrestre ganhamos o poder do amor ,mas o humano ganhou um poder a mais , a racionalidade ,para que que possamos aprender como utilizar a força Amor ,mas isso n quer dizer que os resto dos seres n amam , todos amam ,animais , plantas qualquer outra coisa que exista a vida dentro de si.
E essa Lei é como a gravidade , nós não vemos mas a sentimos .
E o inferno ?
Eu creio q ele não exista como punição , mas que nós o criamos todos os dias ,com atitudes que nos fazem sentir culpados , ou que faça um mal a alguém ou a vc mesmo, como provocar uma morte , um preconceito , uma rivalidade ou qualquer coisa que invada ou prejudique o outro e assim o trazendo consequência desagradáveis, ou até mesmo algo q vá contra sua essência e lhe causa um mal que só vc pode entender, não um mal imposto pela sociedade ,mas algo que vc reconheça que te machuca e te traz um vazio .
E Jesus?
Claro que eu acredito em um nome que vive durante milênios , se ele n existisse nao seria falado até hj e com toda certeza ele nos ensinou a lei mais importante: Amar sempre ao próximo.
Mas eu n me esqueço que juntamente com o amor , outros sentimentos foram cultivados dentro da humanidade , devido a irracionalidade (por isso que nos foi dado a racionalidade para sabermos manusear com aquilo q n sabemos lidar ).
A religião dita pelos homens n passa de meros sentimentos para mim,sentimentos expressados pelos mesmo , como uma forma de se impor e explicar aquilo q n deve ser explicado e apenas agradecido e vivido.
Esse texto eu não dito como verdade nem nada e não quero impor a ngm é apenas um sentimento o qual eu expresso por essas palavras talvez seja irracional ou não, mas eu só quero que o amor reine sobre tudo e gratidão seja seu aliado .
Não existe religião perfeita, já que o homem é imperfeito. Apenas Deus é perfeito, enquanto houver discórdias entre religiões imperfeitas, estaremos longe da perfeição.
A religião é a forma de culpar o sujeito pela sua condição, sem considerar o meio em que ele vive ou às oportunidades.
Cristianismo não é religião!
Quando estive pela primeira vez em Israel uma das coisas que mais foram espantosas para uma teóloga especializada em Arqueologia Bíblica como eu foi o lugar onde o Messias começou o Seu Ministério: _ Às portas de um Templo de Baco!
****
Sim, um Templo ao deus Baco. O deus do vinho. Um típico lugar para deixar qualquer clube de swing do século XXI com as bochechas vermelhas. Mas foi num lugar assim, que Ele começou a espalhar uma palavra de Paz, Esperança, Fé e apresentar um Deus PAI. O que já cogitava em pena de morte na Lei Judaica _ Torá _.
****
Vamos entender o contexto da época. Um Israel invadido. Dominado por um povo duro e nada afeito a abstrabilidade do Deus dos Hebreus. Este povo de uma rígida Lei, inclusive em aspectos sanitários, tendo de conviver a força com estranhos em seu território. E ainda pagando impostos para viver em sua terra. Havia uma eclosão de indignação entre os judeus. E para continuar Roma tinha aberto suas estradas passando por Jerusalém. A cidade sagrada, passou a ser uma rota de comerciantes e de exércitos. O país já era helenizado, por causa de sucessivas invasões persas, gregas, etc. Os deuses gregos como a Filosofia Grega estavam lá. Os hebreus falavam o hebraico, o grego simples _ Kairós _ o grego formal, o aramaico e ainda o Latim dos romanos. Até que isso não mudou muito por lá, hoje eles falam no mínimo três línguas desde crianças.
****
Mas era uma época de revolta tanto a costumes estrangeiros, como ao abuso destes sobre o povo. Assim, antropologicamente, o amor, piedade e adoração a um Deus invisível; foi entrando na armadilha emocional da amargura social. A Lei foi deixada de lado em favor de um pragmatismo político-religioso. O importante era a libertação dos judeus de qualquer outro povo. E principalmente Roma. Talvez o mesmo sentimento de revolta que aos poucos vira amargura no brasileiro de 2016, tornando-o num povo doente. O Brasil hoje de acordo com a Organização Mundial de Saúde _OMS_ é o país que mais faz uso do Rivotril no mundo.
****
De repente aparece um Rei que vem do povo, que não era um homem bonito, porque a Bíblia relata que ele não seria um homem belo. Simples, mas de inteligência extrema com uma mensagem de libertação. Mas de libertação de conceitos e dogmas pessoais. Não um libertador com um exército que salvaria o povo das garras dos romanos. Nenhum homem branco, de olhos claros, alto e forte. Mas alguém provavelmente baixo, pardo e de feições nada agradáveis.
****
Uma coisa que chama a atenção nesse processo é que Deus não é concreto, por isso, era básico entender que o Libertador também viesse com uma mensagem nada concreta. Incluindo nisto todos os livros proféticos que relatavam como ele seria e que tipo de libertação ele traria.
****
Porém já era demasiado Jesus o Cristo, ter desafiado a Lei Judaica tornando-se Ele mesmo o porquê da Lei. O Próprio serviu-se de espelho para os políticos e poderosos em sua época. Ao apontar o dedo e chamá-los de hipócritas na frente de todos.
****
O sobrenatural é o que Ele trouxe. A GRAÇA. Um ensinamento simples, e olha que Eisten dizia que “fazer o simples é sempre mais difícil” , mas um ensinamento totalmente reflexivo. Em que o tempo todo nos coloca em xeque. Estou certa ou estou errada? Estou conseguindo me colocar no lugar da outra pessoa, ou estou pensando em mim? Eu posso julgar alguém? Passei o que ela passou? Vivi o que ela viveu? E ao julgar? Não estou tentando usurpar o lugar de Deus porque somente Ele é onisciente? Eu não vivi nem o que o meu pai ou minha mãe viveram, como posso me colocar no lugar do outro? E a resposta é de uma simplicidade aguda diante do universo que separa uma pessoa de outro ser. Vou deixar para o leitor busca-la.
****
E a Graça vai a um ponto que ultrapassa o natural, a nossa natureza de três dimensões. A Graça é algo que não merecemos, não temos direito e nem podemos reivindicar. Entretanto, recebemos até sem pedirmos. É a imortalidade da alma pela Lógica da Cruz , o Antigo Testamento aponta o tempo inteiro que “sem derramamento de sangue, não há expiação de pecados” . Porém se um homem totalmente sem erros. Ele se faz expiação . Abre-se um novo precedente. O salário do pecado é a morte, mas alguém sem pecado, não poderia morrer. Porém morre assassinado. Logo, foi quebrada a Lei, daí a rachadura na espessa cortina do Templo e o terremoto que abalou a Terra no momento da morte Dele.
****
A Lei estava errada?
****
_ Não! Ela era a preparação para a vinda da Era da Graça. Assim como essa Era que vivemos é a preparação para a próxima e muito próxima que está a vir.
****
A Lei foi uma Era, agora estamos sobre outra. E o Cristianismo está longe de ser uma religião, cheia de pragmatismo e dogmas. O cristão verdadeiro está sempre pronto para estar errado e para pedir perdão. Não tem o direito de ser melhor que ninguém porque admitiu ter recebido algo que não era de direito dele. A Graça de uma vida imaterial. Sempre será mais fácil personalidades insatisfeitas, questionadoras ou propensas a amar e compreender a dimensão invisível do cristianismo.
****
Houve uma abertura através de uma morte horrenda . Uma ligação para Deus direta, sem indulgências, sem sacrifícios, sem ofertas em dinheiro e outras coisas do tipo. Mas um estilo de vida onde o amor é o objetivo. Mais que um sentimento, ele é uma atitude de vida. Portanto, a Ética Cristã não é pragmática, muito menos dogmática, litúrgica ou cheia de rituais. É totalmente diferente. Por que não é a ética justamente um conjunto de ações? Como a Constituição Brasileira?
****
O cristianismo é uma prática de vida. Quando uma pessoa ora e sente a presença do Espírito de Deus. Quando alguém conversa com Deus e o chama de Pai. Quando um empresário da construção resolve não fazer um empreendimento porque este vai danificar uma parte da cidade. Quando se para ajudar um estranho. Quando nos colocamos no lugar da outra pessoa. Quando perdoamos e quando somos perdoados. Isso é cristianismo. O resto é invenção humana.
****
Para não dizer que fui muito “professoral” vou deixar uma facilidade: _Mostra-me a tua fé que eu te mostrarei as minhas obras. _ Livro de Tiago, capítulo 2, versículo 18.
04/08/2016
A opção desistir não se limita a alguns de uma certa classe social, de alguma raça, cor, religião etc... (The End) pode aparecer na mente de qualquer um, a qualquer momento, em qualquer hora. Pr Erivaldo Lucena
Minha mãe tinha se tornado uma obsessão para mim, uma religião, e apenas pensar em me referir a outra mulher como Mãe me parecia um sacrilégio, uma traição à mulher que abrira mão da própria vida por mim.
