Reflexões
Para Pensar 🧠
Sala Cerebral - Limpo de dentro para fora.
Por Kate Salomão
Parece fácil pensar, mas na verdade é bem mais difícil do que acreditamos ser.
Então, esgotados, entramos numa sala ampla, a que chamaremos figurativamente de " sala cerebral " e o fato é que nem sempre essa sala está limpa e organizada.
Às vezes deixamos a janela dos
" dizeres " aberta e quando menos esperamos uma forte ventania do que não precisamos, ou queríamos ouvir ou dizer, chega e põe tudo fora do lugar.
E nem sempre na verdade estamos com energia para organizar a grande bagunça e é ali que começa uma cansativa luta interna. Quando vemos estamos deitados no chão, jogados, no meio da
" sala cerebral ", rodeados por pensamentos, que diremos figurativamente novamente, serem papeis espalhados por toda parte.
E ali ficamos por horas, às vezes dias, esperando inspiração para ressurgimos com uma Fênix do meio da bagunça.
Um dia desses eu dormi no meio dessa bagunça e tive um sonho, um dos papéis preso parte em baixo de minha cabeça, balançava e o barulho do vento da janela dos dizeres, que estava escancarada, o balançava e o barulho do dançar do papel me fez abrir os olhos.
Foi então que deitada ali no meio da bagunça de papéis riscados, escritos e amassados, percebi que aquela era a única folha em branco.
Sentei-me, olhei com responsabilidade para folha e com um lápis comecei a escrever; fiz um rústico projeto da arrumação daquele ambiente bagunçado.
Criei coragem, primeiro levantei e fechei a janela e a ventania dos dizeres sumiu. Peguei uma das folhas espalhadas e li, resolvi guardá-la. Peguei outra, o pensamento escrito nela não era bom, então descartei. Assim fiz na sala toda, papel por papel, pensamento por pensamento, limpei tudo e organizei.
Na lareira da sala cerebral queimei os maus pensamentos, afinal pensamentos nocivos não devem ser compartilhados.
Acordei. Ainda meio zonza, ouvi meu próprio pensamento me lembrar a frase de Julien Green:
"O pensamento voa e as palavras vão a pé: eis o drama do escritor."
Olhei a enorme bagunça real e só então compreendi:
"Eu sou essa enorme bagunça". Mas também compreendi que sou a única que pode fechar a janela dos dizeres inúteis para que pensamentos fúteis não entrem, a sala cerebral é minha, então se entraram maus pensamentos, se ouvi maus conselhos, se nutri maus sentimentos, a culpa foi, e é minha.
E só eu que posso, ou não, arrumá-la.
Todo ser humano que vive distante do seu real propósito de vida perde brilho, resiliência, criatividade e o encanto pela vida.
Me parece que o mundo natural é a maior fonte de empolgação; a maior fonte de beleza visual; a maior fonte de interesse intelectual. É a maior fonte de tanta coisa na vida que faz a vida valer a pena.
Só tem o coração quebrado quem amou. Vida é risco, é janela aberta aberta pro infinito! Fechar-se garante um coração inteiro, mas também nos mantém reféns de uma vida morna, de uma existência sem emoção.
Você chegou do nada
e tornou-se tudo de repente.
Horas de trocas e risadas,
a inexplicável chama ardente.
Foi tão fácil perceber
a mudança interior.
Uma coisa inegável
as doses fortes de amor.
Do nada a coisa toda obscurecida,
a paixão em interrogação.
O corte na ponta da lâmina,
alterando totalmente a direção.
Um vácuo no chão aberto,
uma montanha tapando o infinito,
o arco-íris afastado do céu,
os tons de cinza esquisitos.
As fontes secas,
as flores sem coloração.
O que nos transformavam em um, nos quebrando em mais de um milhão.
A amargura se não tratada é como um câncer que aos poucos e sem perceber vai corroendo a alma da forma indolor até virar metástase.
Depois de enraizada só um milagre, uma profunda metanoia em que se decide perdoar e esquecer o passado e viver a vida longe das sombras da dor.
Quanto mais tempo, mais difícil pode ser.
Quanto antes entender o mal que se está alimentando dentro de si, menos penoso será o caminho de volta a sensatez de uma vida com paz interior, sem que lembranças do passado interviram no presente.
Ninguém morre no caminho na estrada DA vida, mas sim, no caminho da estrada PARA a vida. Vida esta... Eterna.
A pandemia nos oferece a oportunidade de refletir sobre a vida, seus acertos e seus erros. Neste momento de crise viva intensamente o novo com princípios, honestidade e muito respeito.
Declarar amor a Deus sem amor ao próximo é um engodo. Em outras palavras: devoção a Deus sem fé construtiva no bem de todos é corpo sem alma ✨
Nossas paixões nos movem intensamente por caminhos estreitos que outros, sem ela, nem desconfiam existir e ainda duvidam.
Sim, somos várias, no mesmo corpo, numa mesma alma.
Podemos ser lindas, poderosas, inteligentes, vaidosas...
Ricas, bem sucedidas, solteiras, místicas...
Curandeiras, trabalhadeiras, namoradeiras, caseiras....
Esposas, mães, atletas e festeiras...
Tudo ao mesmo tempo, sem ter que abrir mão de nada, sem ter que morrer na fogueira sendo apontada como “culpada”.
Foi o tempo que tínhamos que justificar nossas roupas curtas, onde a exposição da imagem era convite ao estupro e indicador de má conduta.
Somos uma força da natureza e nosso corpo é o canal por onde as emoções transbordam, vivemos uma nova realidade onde a opinião dos outros já não mais importa.
Então, não tente nos rotular e muito menos nos restringir, pois a nossa exposição é sinônimo de libertação e ninguém mais irá nos punir.
Hoje, nós nos despimos dos preconceitos, da vergonha, e dos grilhões, que por séculos e séculos conduziram nossas vidas e nossas decisões.
Sendo assim, ELA é o que ela quiser, e um homem sábio valoriza e se encanta com as mil facetas desta mulher.
Atravessei as tempestades da vida, mas mesmo que fosse corajoso, e meu coração fosse como a mais firme rocha, sem a Luz de Deus a me Guiar, teria naufragado no mar revolto desta vida.
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases inteligentes com lições inspiradoras e motivacionais
- Lutar pela Vida
- Nunca espere nada de ninguém
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
