Reflexão para Professor
A vida é uma escola; onde vez estamos professores, vez estamos alunos; ora aplicamos lições, ora nós que as fazemos. Não se esqueça da sua posição neste curso, pois na vida não se cábula aula.
A sabedoria de admitir nossas dúvidas potencializa nossa interação com mentores dispostos a nos ensinar.
Uma gestão escolar eficiente deve ser sensível às observações do seu contexto para identificar, exaltar e tornar padrão as boas práticas pedagógicas de sua equipe, bem como a excelência apresentada discreta e cotidianamente por seus alunos.
Simples é dizer quantas sementes existem dentro de um fruto. O difícil é saber quantos frutos existem dentro de uma semente.
A educação é o meio multiplicador do conhecimento, seu fruto gera novas sementes, que geram novos frutos, que por sua vez geram novas sementes, em uma repetição infinita e exponencial do saber.
Evidente que quando ensinamos compartilhamos o que aprendemos com alguém. Por outro lado, só se pode ensinar quando há uma iniciativa para multiplicação do que foi aprendido. Nesse sentido, ensinar é ser fruto, mas também é ser semente.
Assim vamos seguindo, as vezes tentando contabilizar quantas sementes são parte desse fruto, mas com a conciência de nunca sabermos quantos frutos fazem parte dessa semente.
A educação podemos dizer que é um "contraditório educador". Espaço do saber é livre, como é livre a instituição dizer ao contrário, mas jamais romper o limite da fala de um educador a sua atuação, ou a palavra correta seria ao seu sonho. Quem se viu como educador e não pensar que seria um sonho toda essa caminhada, se limita as fronteiras físicas do futuro, de se construir uma mudança criada primeiramente dentro de si, a colaborar com o outro em primeiro lugar com amor, e depois no sonho.
Só tem algo que supera a sensação de bem estar de ter o conhecimento, passar ele. Poder ensinar e desenvolver pessoas é algo maravilhoso.
Só uma situação supera a sensação de bem estar que traz o aprendizado adquirido, poder passar para outras pessoas.
Palavras são alimentos.
Precisam de rico preparo.
Cada mestre que se debruça
no planejamento...
Desbrava alunos lambendo os beiços,
Imersos no aprender pelo cheiro.
E com a leitura, no sabor do enlaço!
Não é o cidadão comum quem sequestra direitos desse cidadão comum, mas sim aqueles que hoje dizem defender esses mesmos direitos, o que é bastante suspeito ou falso. É apenas estratégia para não terem suas posições privilegiadas ameaçadas!
"Muito cedo aprendi que não conseguiria viver sem bradar contra as injustiças, me colocar à serviço do Estado de Direito, e o meu pouco conhecimento adquirido, dedicar à cátedra do ensino jurídico.
Ah, mas o que não imaginava.
E agora, quando já passadas mais de duas décadas nestas sagradas profissões de Advogado e Professor, descobri como uma certeza.
É que não é que não conseguiria viver sem tudo aquilo, exceto, que somente sendo aquilo para o que nasci, somente isso, é viver."
Para tentar encontrar
Qual a fórmula do amor,
Não precisa calcular
Achar denominador.
Faça experimentação,
Esqueça a equação
Da aula do professor!
Tenho aprendido ao longo da minha vida que por mais difícil que seja a dor, um dia ela fica mais amena e até passa, que por mais vazio que fique o seu coração atormentado pela saudade, um dia a angústia acalma, que a decepção é um professor muito aplicado na arte de ensinar, e a vida, ah... a vida... essa continua.
Primeiramente é direito do estudante de filmar ou gravar as aulas para rever conteúdo, além disso, um professor que conduz suas aulas com conhecimento técnico e ética profissional, não se incomoda com isso, pelo contrário, sente prazer pelo interesse dos estudantes diante de tal ação.
A vida é uma boa professora sim, mas nem todos os alunos estão no mesmo nível de aprendizado. Cada um tem o seu tempo e é normal que uns aprendam mais rápido que outros. O fato de você ter aprendido mais rápido não te dá o direito julgar ou cobrar de quem ainda não aprendeu.
28 de abril - Dia da Educação
Uma aliada da família na construção dos valores de um cidadão.
A conscientização do coletivo. A prática da cidadania, o crescimento pessoal. O conhecimento como ferramenta para ampliar a visão de justiça, limites e respeito às diferenças a fim de promover novas e saudáveis pespectivas de convivência. A boa formação no papel de antídoto da manipulação cruel do poder, bem como a qualidade de vida de uma sociedade como um todo passam pela educação.
Mais respeito e reconhecimento pelo papel fundamental dos educadores neste processo. Mais investimento na educação e na formação dos docentes.
Queremos um Brasil que respeita o professor. Queremos um país que democratize a boa qualidade do ensino.
Um país bem educado é um país evoluído. É uma nação respeitada.
Educar é acima de tudo participar, interagir e principalmente construir a ideia de parceria entre professor e aluno, onde ambos aprendem.
- Relacionados
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Frases de Ensinamento
- Frases sobre Avaliação Escolar
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
