Reflexão para iniciar o dia
Já pensou, você todo dia com as pessoas que você ama, derrepente começar uma GUERRA e te afastar de todos, o sofrimento a dor da distância, das incertezas, então, aproveite cada momento, o fim pode chegar mais cedo que imaginamos e no final só restará saudades.
Se não for possível começarmos cada dia como árvores, que sejamos capazes de sermos sementes fecundas, para que o sonho da vida seja pleno de resiliência e amor.
Declaro que o que foi iniciado por Ti será fortalecido dia após dia,
e nenhuma força contrária poderá apagar o que o Teu Espírito selou.
Um futuro onde caminhamos lado a lado,
cheios de propósito, sendo um para o outro apoio e cobertura.
Quando começamos com delicadeza nosso dia...
O sol parece sorrir mais sereno,
e a alma se pinta em tom ameno.
O silêncio baila com a leveza,
e o coração não apressa, encontra a firmeza.
Pequenos gestos florescem em cor,
as falas surgem com mais ardor.
A vida se molda em doce canção,
quando há carinho na intenção.
E tudo se converte em poesia no compasso da emoção.
No sétimo dia do ano em Rodeio
No sétimo dia do ano
em Rodeio a vida começa
antes mesmo do Sol se erguer,
É assim o ano inteiro,
o povo dá tudo de si para vencer.
Toda a pena
tem um início,
e um dia acaba,
conte-me
essa história
dos Guevara?
Dr. Mayora
retornou
a missão,
conte-me
da falta de
compreensão?
Ramo Verde
com visitas
suspensas,
como estão
os Comissários?
Em azul e branco
o quê se passa
na Nicarágua?
Depois do Exército
a GNB é a força
que tem mais
militares
prisioneiros,
conte-me...
Rondônia
em chamas,
não se sabe
o destino
da Amazônia,
Viver nesta
América Latina
é morrer
de medo
e de insônia.
Não aprovo
o uso do nome
do General
como escudo
dos receios
e caprichos
pessoais,
Ele está
injustamente
preso;
Se eu tivesse
autoridade
para tal
só autorizaria
mesmo é
o uso poético,
e ponto final.
Bom dia é a saudação
mágica que a gente
se dá para iniciar o dia
mesmo que não esteja
nada parecido com poesia,
Boa tarde damos para que
assim prossiga quando
alcançamos a metade
do relógio e precisamos
continuar até o final do dia
com gentileza e energia.
Boa noite! O Sol recolheu
o dia e precisamos recarregar
a nossa energia para no dia
seguinte recomeçar com
disposição e o cortesia,
Não importa quão difícil
a situação que você esteja,
Aconteça o quê aconteça
nunca se esqueça de ter
estas saudações na ponta da língua
mesmo que a pessoa que
estiver diante de você não mereça.
20/02
A poesia começa
do dia sempre em você
mesmo que digam
que não será assim,
Você é a sua própria fonte
de inspiração sem fim.
Nem tudo a gente sabe
aonde é que se inicia
Porém, todo mundo sabe
Que tudo um dia chega ao fim
A vida te dá o que pedires
Pede então, a parte que te cabe
Peça o que houver
Lá no fim do Arco-íris
Pois antes que a vida se acabe
Muita coisa chega ao fim
Simples assim
Termina pra você
Excede também pra mim
Resta apenas a Luz da Lua
Iluminando a nosso casa
Que ficava no fim da rua
Hoje a gente nem mora mais lá
Chegamos ao fim do caminho
Hoje, estou aqui sozinho
Melhor que seja mesmo assim
Enfim, vou-me embora
do mesmo jeito que um dia vim
enfim
Tudo um dia chega ao fim.
Anoitece outra vez
Acaba mês, começa dia
Se eu conhecesse a verdade
Contava pra todo mundo
O valor de cada segundo corrente
Existente roda do tempo
Onde cada momento
Representa a uma ínfima engrenagem
Um fragmento de fração
Eu penso em nem pensar, mas penso
No silêncio do relógio, que tiquetaqueia
Permeando o bojo da vida
Fortalecendo o fraquejar da vontade
Que eu sei, haverão de ecoar
Por toda uma eternidade
Perdidas, irremediavelmente perdidas
Por detrás do vidro convexo
Que expõe pra todos nós
E ao mesmo tempo nos afasta
Dessa relógio gigante, chamado Universo.
Impedindo-nos de tocar nos ponteiros
E parar, nem que fosse por um único instante
O tempo que se vai ...e nos arrasta
Pra algum lugar muito além
de qualquer coisa que talvez
Alguém pense em chamar de fim
E enquanto isso
Amanhece outra vez.
Edson Ricardo Paiva.
Quando vir que o dia começa
Não se apresse em declarar-se grato
Pelo simples fato de viver ainda
Os pássaros e as flores demonstram gratidão
Sendo parte integrante da natureza
E o fazem com simplicidade
Sem mostrar ou demonstrar
Nem pressa e nem gritaria
Observe o silêncio do vagalume
Na nuvem de tempestade
Que se agiganta e encobre a montanha
A outra montanha, de altura tamanha
Cujo viço leva o cume a sobrepor-se à chuva
O som das águas na voz do rio que canta
A sombra sob a árvore
Onde a abelha faz colmeia
E a aranha monta e desmonta
Sua linda e complicada teia
Atravessando a sua breve vida
Em divina serenidade
Permeando a nossa, enquanto isso
Compromissada em viver
Sem compromisso e nem nada
A verdade perene
Eternamente equilibrada
Pois as grandes obras
Mesmo despercebidas
Estarão sempre lá
Pra quem ainda quiser aprender
Que reconhecer a tudo isso é, sim
Agradecer a Deus
Guardando em paz o coração
Enxergar a palavra
No silêncio das coisas que Ele faz
Exortar gratidão
Buscar a ciência e a justiça
Ler nas entrelinhas
Das coisas que estão invisíveis
Apesar de simples e cristalinas
Deus trabalha humildemente
No pulsar da maior estrela
e na forma da formiga
Que recolhe a folha morta
Por isso, se o dia amanhecer
Agradeça a vida em atos
Veja que a resposta estava junta
Muito antes do advento das palavras
Pensamentos ou perguntas
Onde o vento somente as multiplica
E assim como o dia começa
Enfim, toda vida termina
Culminando quase sempre
Em súplica que descreve
E apesar de tudo isso
Aquilo que não se via
Sempre esteve
E estava lá todo dia.
Edson Ricardo Paiva.
Felizes os que começam o dia dispostos a aprender a perdoar os outros! Estes, até o fim do dia, são alcançados pela Graça de Aprenderem a se Perdoar.
Antes que a noite se dispersa
E um dia comece faça uma transição entre seu eu de onte e o seu novo eu de agora
Nunca permita que o seu eu de onde ocupe o lugar do seu novo eu de agora.
A vida começa assim que o sol nasce no céu, a vida termina assim que o dia termina e a noite chega
Até muito cedo, quando os primeiros raios de sol aparecem, a vida renasce mais uma vez como um ciclo no qual estamos envolvidos sempre que a noite cai e o dia termina e sempre que o dia nasce novamente para continuar a vida.
Maribela era baixa
Tortos eram os seus dentes
Um dia ela foi subir escada
E tava toda contente
Uma coisa ela não esperava
Do cabra que lhe deu uma corrente
Quando ela abriu a porta
A roupa de outra ela viu
Seu coração se quebrou
E de seu olho uma lágrima caiu
Dele ela não queria explicação
E com isso a pirua indiscreta sorriu
"Mas o que é isso? "
Perguntou Maribela
A pirua do nada se levantou
E partiu pra cima dela
E quem se divertia com a cena era Jair
Parecia uma novela
A vida não termina no final do dia...ela se transforma para um novo amanhã... sempre tem um novo começo...
