Reflexão de Passado
Ser importante é determinado pelo que fazemos antes de nos tornarmos meros vultos em fotografias do passado
As cicatrizes são marcas impressas no corpo e na alma provocadas por traumas significativos revelando que o nosso passado é real.
Está comigo graças a Deus desde a minha formação no seu ventre, o meu início neste mundo até atualmente, uma das suas marcas além do seu incomparável amor, é a sua resiliência representanda pelo seu grande senso de humor por vê-la bem humorada na maioria dos dias.
Nem que seja muitas vezes pelo menos uma pequena amostra desta luz de alegria, sua tão valiosa qualidade diante de muitos empecilhos, sofrimentos, principalmente, em alguma parte do passado quando eu ainda era uma criança com pouco entendimento.
Ouvir seus risos foi e é muito significante para mim em vários aspectos, momentos difíceis, angustiantes, onde a solução não aparenta está por perto, testaram e testam a nossa fé, a nossa esperança no Senhor, certo que ri não ajuda a solucionar, mas rindo pode recuperar o vigor para lutar.
Chego a pensar que é bem possível que devido a sua pouca instrução, ela não consiga compreender exatamente o quão importante lição de vida que ela me deu mesmo sem intenção, que pode ser resumida da seguinte forma "O riso pode ser a força que você tanto precisa ou um forte indício de resiliência que você demonstra."
Por maior que seja nosso esforço, o dia de hoje se transformará em ontem. Agindo ou permanecendo parado, o presente se tornará em passado.
Se eu tivesse uma nova chance para tudo... Faria tudo de novo do mesmo jeito... Afinal, o meu presente representa cada detalhe que eu construí no passado.
O primeiro a pedir perdão é sábio, pois aceita sua humanidade.
O primeiro a perdoar é forte, pois transforma a dor em aprendizado.
O primeiro a esquecer é quem compreende que viver em paz supera qualquer ideal de felicidade.
Quem pede perdão demonstra lucidez,
Quem perdoa demonstra grandeza,
Quem esquece deixa de ser prisioneiro do passado.
Quem carrega a mágoa, adoece a alma.
Aquele que reconhece o erro e pede perdão aprendeu,
Aquele que perdoa dominou o ressentimento,
Aquele que esquece vive em paz.
Pedir perdão é aceitar a verdade,
Perdoar é abrir mão do controle,
Esquecer é abrir espaço para novas histórias.
O primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso.
O primeiro a perdoar é o mais sábio.
O primeiro a esquecer encontrou a paz.
As vezes preciso me lembrar de respirar um pouco, de desligar por um momento a minha mente perturbada, inquieta e me desconectar do mundo para poder descansar e dormir um pouco a noite sem pensar no caos do amanhã. As vezes preciso me lembrar que eu não posso mudar o passado, por mais que eu queira, nem trazer velhas relações de volta por sentir saudades. As vezes preciso me lembrar que sou humana e que preciso encontrar conforto em mim mesma, e então eu me pergunto par que serve a vida se a gente sofre tanto que dá vontade de sumir? Eu já estive a beira do precipício e ninguém me ajudou sair de lá. As vezes penso em ir embora.
E continuo caminhando
A um destino que sequer escolhi
Meus pedaços pelo caminho
Imagens de um passado imaginário
Cenas de um sonho que não vivi
A vida é curta, curta demais
para eu desperdiçar meu tempo na cia da soberba.
Assim como tão breve é o tempo,
que acompanha esse passear/passar da vida,
sem pena ou remorso.
Entre o passar de um segundo para o outro
de umponteiro de um relógio,
pequenas/grandes coisas acontecem!
E esse tempo todo é um aprendizado
e a soberba é inimiga do aprendiz!
Arrepender-se por fazer é carregar o peso de uma escolha. Arrepender-se por não fazer é carregar o peso de uma vida inteira. No fim, o coração sempre sabe o caminho, basta ter coragem para segui-lo.
Considero bastante salutar sermos motivados pelos outros, principalmente, por aqueles que temos proximidade, faz uma diferença e tanto, entretanto, nem sempre será desta forma, virão críticas desestimulantes, a indiferença, comentários desagradáveis, o que justifica muitas vezes a necessidade de sermos a nossa própria motivação, num comprometimento consigo, sem esquecer da razão pela qual está lutando, os sacrifícios que foram e os que ainda são necessários, reconhecendo e comerando por cada vitória, sendo grato ao Senhor em todas as fases, vivendo o agora, não se prendendo ao passado, muito menos ao futuro que talvez nem ocorra ou que possa acontecer bem diferente do que pensamos, sendo assim, precisamos ser uma das nossas principais fontes de força, a resiliência de quem está se amando.
