Refletindo sobre a Vida
Água
Uma palavra tão comum...
O que é água? Instantaneamente pensaremos na palavra vida. E tantas outras coisas...
Substância sem cheiro, sem cor, sem gosto. Aprendemos na escola sua fórmula, toda simples e sem graça. Aprendemos a desenhá-la toda azul, aprendemos seus estados variados. Aprendemos que sem ela, a Terra não poderia ser um planeta habitado. Vemos na TV pessoas tentando encontrá-la poraí afora, em Marte. Aprendemos sobre sua força, fundamental para gerar energia.
Substância tão simples, tão equilibrada, tão comum pra quem mora no sudeste brasileiro. Ela sai no chuveiro, sai na torneira, a vemos nos rios e lagos e em todas as paisagens... a vemos no aquário, na praia, na garrafa, nas cachoeiras.
A sentimos ao tomar banho, ao mergulhar, ao lavar as mãos, ao preparar o almoço, ao fazer xixi, ao suar na academia, ao tomar banho de chuva. Lá está ela, protagonista absoluta da maioria das ações do dia a dia, fundamental em todos os seus estados, habitat para milhares de vidas estando sólida e gelada, líquida, gasosa, maior porção do nosso planeta. Em tudo, ela está. Por ser tão comum, se torna ás vezes, imperceptível. Tão cara e desejada é a informação se simplesmente irá chover ou não, para o mundo.
Eu, sendo de peixes, signo da água, deveria mergulhar em seus mistérios. Quase nasci no teu dia, 22 de março. Mas não sei por qual razão, até hoje te resisti. Água. Não sei se foi algum trauma, ou se foi por não ter cor ou sabor. Aprendi o quão importante você é para os alimentos, te reagi na química, te dei para os tomates que plantei na pesquisa, te usei para todas as soluções que prepararei. Mas não te dei a mim, e nem me entreguei a você. Sabia que, desde os 6 meses, o que eu mais precisaria era beber-te, pois tu me sanarias. Mas não o fiz. Os médicos diziam que deveria beber um rio por dia. Mas te olhava e te ignorava.
Como é difícil filtrar. Desde bebê, me sinto assim. Filtrar as palavras duras, a maldade, a ignorância, a violência. Por que o devemos fazer, sendo que é tão feio, tão ruim, tão errado? E quantas vezes fui magoada... e não sabia lidar. Assim, isso reflete na minha anatomia. O grande filtro das substâncias ruins não me funciona muito bem, porque não lhe dou o meio. A água. Resisto.
Isso me custa muitas infecções, idas ao médico, mal estar. Desde pequena, segurava até o fim a ida ao banheiro. Nunca foi confortável, para mim, filtrar. E deixar ir.
Pois é. Até que você veio me mostrar, com uma dor alucinante, o quanto você é importante. Te deixei tão alheia que você endureceu dentro de mim, virando milhares de pedrinhas. Tanto não queria te soltar, que você, por conta, resolveu mais não sair de mim. Tanto evitei o filtrar, que agora meu filtro, cansado, simplesmente acostumou-se. E disse que tudo bem se ele não trabalhar.
E assim, eu caí em mim. Depois da dor, do desespero, busquei soluções. E lá estava você. Aquela soberana protagonista do mundo, a qual eu, querendo viver negando a vida, me rendi. Sim.
Depois de tanto caminhar, 31 anos ou mais, te vendo como inimiga, hoje te dou as mãos... quero você dentro de mim, como é pra ser... para que eu saiba que viver é, sim, ter que conviver com coisas boas e coisas ruins... mas que podemos escolher o que fica e o que vai.
A partir de hoje e por toda a minha vida, ao te olhar dentro do copo ou em uma garrafa, irei me recordar de todos os ensinamentos que, à duras penas, aprendi... mas como você ainda existe, eu também posso existir.
Até hoje não descobrimos como te criar... pois você sendo tão simples, é ao mesmo tempo, tão complexa, tão misteriosa, tão magnífica e tão imponente. Se todo o mundo depende de ti, por que logo eu não dependeria? Quanta onipotência, quanta prepotência!
Eu agradeço, imensamente, por ouvir o ruído de você saindo de mim, e levando tudo que não é pra estar.
Beba água, muita água. Sempre. Agradeça se você tem acesso fácil a ela. Agradeça se você tem os rins funcionando, a bexiga. E cuida bem. Principalmente, cuida bem dela. Da água do nosso planeta.
Como ela irá filtrar as substâncias nocivas se já estiver contaminada?
Deixa ela trabalhar. Em você, em mim, e em todos. Deixa ela como ela deve estar. Sim, simples, sem cor, sem cheiro, sem gosto, tão límpida, pura, translúcida, inocente, para levar as impurezas do mundo, e para lavar a alma que sente.
Acredito que amamos de verdade apenas uma vez na vida. Podemos até nos apaixonar novamente, mas nossa alma só vibra de forma especial uma única vez.
A terapia seria não pensar em você
E mudar a página da vida
Mas meu ser é desobediente
E só faz o que quer
Pensa em você o tempo todo
Enfim serei eu só
E você só
Dois conhecidos
Que queriam ser um só em desejos
Mas a vida disse que não
Abracei- me por um momento
E pude pensar
Que o mais importante
É viver
A vida
Que pulsa nas minhas veias
E que me diz
Que o valiosa
E eterna
Para mim mesma
Ter momentos de alegrias
É pensar no que é bom
É tentar sentir
A suavidade
Da vida
E das ações
Que envolvem
O coração
E desenvolvem
A paz interior no ser
Que luta contra a tristeza
Que penetra na alma às vezes
Sem perceber
Mas a distância
Entre a alegria e a tristeza
É a positividade
Que pode convencer
O ser
A deixar só as coisas
Boas fluírem dentro da alma
“Não quero que a minha vida seja uma eterna espera pela sexta-feira.”
(Do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser")
Ironia é alguém passar
a vida todo batendo numa parede
na esperança que ela se transforme em uma porta.
Te esperarei…
eu te esperarei,
mesmo que o tempo demore a passar,
mesmo que a vida tarde a te anunciar,
só para me ensinar…
a arte da paciência,
que vai ser preciso para o nosso
caminhar…
E eu te esperarei
e brincaremos na rua com os pés
no chão.
Andaremos na chuva, só para me
lembrar
o quanto esperei você.
Somente abrirei os braços para
abençoar…
Refletir é pensar sobre…
o que sentimos,
o porquê sentimos,
para entendermos
talvez como deveríamos ser,
fazer
e como viver enquanto esperar…
…Talvez eu passe a minha vida a te esperar,
mas eu te esperarei
até eu entender
ou talvez eu até tenha que aprender
o que ainda não sei.
Enquanto os longos dias passam,
o tempo,
a vida,
ainda acontecem
e ensinando que ainda é
feita de cada momento!
Eu te esperarei…
pois,
se o dia nasce, o sol se põe,
se a escuridão da noite vem,
é só para fazer me lembrar
que é somente assim que as estrelas
brilham, que é somente a espera que
traz a alegria da chegada…
somente a dor traz a cura,
somente a falta preenche o lugar, para
dar sentido à beleza do sentir!
A vida, porém, fria, convém ser parada, as estrelas cintilam, distantes encantavam.
Esperando um abraço na noite estrelada, um beijo escondido, sem saber que se amavam.
O dia vem vindo, adeus, já falava, o sol se abrindo, e eu sem mais nada.
Geraldo Neto
eita, Geraldo Rocha, como você faz falta, ah se eu fosse o homem que você foi em vida, minha esperança é reencontrá-lo e conversar tanta coisa...
Caetane-se,
pois a música fermenta mijando cerveja,
E da vida pensar o que se quer e o que menos deseja,
ouvir reiteradamente, a luz perfeita,
a luz de tieta,
e o que se pode prosperar,
bom de sal e de gosto,
é ouvir Cateano Veloso,
e que todos caetane-se
que tudo se ajeita.
Estude, trabalhe, cuide da sua família; vai ser alguém na vida. Depois você pensa no Corinthians, depois você pensa nos Gaviões!
- Relacionados
- Frases de saudades de quem morreu para manter viva a sua memória
- Frases para quem já se foi e deixou um vazio em seu peito
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Cartas de despedida de morte para quem deixa saudades
- Alegria: pensamentos e reflexões para uma vida mais leve
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases de acreditar na vida
