Recomeçar a Vida
Há aquela velha e boa fábula que conta a história do menino que sempre alarmava um falso ataque do lobo às brancas indefesas ovelhas. O Pastor, prestativo e atento, sempre acreditava nos falsos avisos do garoto. Quase sempre, um dia o Pastor se cansou. Justamente no dia em que o ataque era verdadeiro. O menino desesperado gritava pela ajuda do Pastor enquanto as ovelhas eram mortas.
Outra versão da fábula, mas com o mesmo efeito moralizante, é a do beija-flor que sempre dava enganosos alertas de incêndio na floresta. A inconsequente ave divertia-se ao ver toda a fauna mobilizar-se a fim apagar o que nunca existiu. Até que um certo dia... todos sabemos o que aconteceu.
Transpondo a fábula à realidade, apesar de não ser o garoto ou o beija-flor, por muito tempo emiti falsos sinais. Distribuí indícios e promessas de algo grandioso. Expressei, amiúde, (com uma dissimulação de fazer inveja a Capitu) sentimentos de bem-querer. Manifestei e fiz transparecer um amor sem começo nem fim.
Tal como o beija-flor ou o garoto, talvez tenha agido com o intuito de suprimir a pungente pequenez a que estava fadado. Fomos, eu e meus personagens, por muito tempo o centro das atenções. Nos divertíamos às custas da credulidade alheia. Crédulos que, por inocência ou ignorância, sempre guardavam na memória lembranças daquilo que, de fato, nunca existiu. Exceto em sonhos.
Hoje, por ironia do destino, minha história vai terminando como a de meus caros companheiros, o garoto e o beija-flor. Somos iguais em descrédito e desgraça. Hodiernamente, por mais sinceras e eloquentes sejam nossas palavras, ninguém mais dá ouvidos a elas. Eu não matei nenhuma ovelha. Quero, assim como o Pastor, cuidar do meu rebanho de um só exemplar. O que, no entanto e infelizmente, é impossível. Transformei-me no Lobo da história.
Eu tampouco quero apagar essa chama que sempre fantasiei ter, mas que só agora a conheço verdadeiramente. [Almejos sem meios. (Sonhos vãos). Não voltam.] O beija-flor que sempre fui, apesar de ter experimentado tantas rosas, apaixonou-se por uma flor intocável. Delicada demais para um lobo; grande demais para um pequeno e dissimulado beija-flor.
E o final dessa história... eu quero mudá-lo.
Nem todas as flores têm a mesma sorte: umas nascem para enfeitar a vida; outras, a morte.
A vida é feita de mudanças e desafios,
quando menos esperamos tudo muda, tudo se transforma.
Novos caminhos, novos planos.
Recomeçar, mudar, se adaptar, crescer.
Quando tudo se fizer novo, continue adiante, com fé, otimismo e determinação.
Assim como o Sol que nasce a cada manhã recomece quantas vezes for necessário,
com mais intensidade, com mais sabedoria e
com mais amor.
Me vejo nessa árvore que secou.
Me reconheço nessa natureza bonita e transformadora.
Galhos secos prontos para a chegada de novas folhas... Pronta para um novo verde.
A espera do olhar surpreso de lindos e bons pássaros a me visitar.
Respiro vida, mesmo quando tudo parece estranho. É inevitável!
Recomeçar pode ser ainda mais lindo, se visto com os olhos da alma.
Respire...
Viva...
Renove-se.
Ainda que o caldo entorne, que a vaca vá pro brejo, que a Inês esteja morta. Começo tudo outra vez. Sempre que necessário. Lutar faz parte de quem está vivo. E por incrível que pareça, lutamos para que a vida seja mais fácil de viver.
Em alguns momentos a vida não é sobre escrever e sim reescrever. É voltar e refazer a rota, percorrer outros caminhos, colher frutos do aprendizado, agir fora da curva, pensar fora da caixa... enquanto o capítulo não encerrou há tempo de fazer diferente e recomeçar! Então pare um instante! De atenção aos detalhes, recomece, tente outra vez, o sol dentro de você brilhará com mais nitidez...
Insta: @elidajeronimo
E se não der certo? Recomece quantas vezes forem necessárias, mas não esqueça de avaliar os erros e acertos que obteve.
Estou podando a minha vida, cortando os galhos velhos e cansados, eliminando o que não me serve para que possam nascer bons frutos.
@poetamarcosfernandes
"As pessoas perdem e se perdem no meio dessa caminhada chamada vida, e não fazem questão ou esforço para voltar atrás e recomeçar as coisas mal resolvidas, é necessário trilhar um caminho reto para ser feliz."
"...criar uma família, ter filhos, marido, carreira... equilibrar os pratinhos. Deixar cair e despedaçar. Colar tudo de novo, de um jeito novo, a cada despedaçar... desistir. recomeçar. e agora... eu só quero é viver um dia de cada vez!..."
Não acredito em falhas e sim
num novo recomeço.
Porque o erro faz parte da vida
e a vida tem por mérito,
a trajetória de um novo olhar,
que por fim nos faz recomeçar!
Cada dia...
É um recomeço!
Eu recomeço, agradecendo...
Agradecendo e celebrando:
Deus e a vida!
Tenho vida e Deus presente...
E isso é o suficiente!
Insta: @elidajeronimo
Viva Sem Medo
Não tema a vida, tema a possibilidade de não vivê-la plenamente. Os céus da existência são inevitavelmente pontuados por tempestades, e os caminhos, por acidentes inesperados. O pódio da realização é conquistado por aqueles que transformam derrotas em degraus para o sucesso. A verdadeira sabedoria é irrigada pelas lágrimas da experiência.
Na jornada da vida, os frágeis recorrem à força, enquanto os fortes aplicam a inteligência. Coisas ruins acontecem, pessoas que nos ferem cruzam nosso caminho. Não há como ter o controle de tudo o tempo todo. Enfrente o que há para enfrentar e siga em frente.
Torne-se um sonhador, mas entrelace seus sonhos com disciplina, pois é esta combinação que evita a frustração que nasce dos sonhos não realizados. Seja um ardente debatedor de ideias, defendendo apaixonadamente aquilo que ama. Assim, descobrirá a arte de viver sem medo, abraçando cada desafio como uma oportunidade de crescimento.
O setembro teve fim
E outubro começou
O inverno foi embora
A primavera chegou
É hora de despertar
De viver e caminhar
Vida que recomeçou
