Razão
Para Epicteto Deus está dentro de nós através da alma. Deus é a alma que está em nós e portanto nunca estamos sós, pois Deus está conosco. Deus é nosso pai e como tal devemos obediência a Ele. Foi Ele que nos deu a dádiva de existirmos e devemos a ele o reconhecimento dessa dádiva. Mas não precisamos para isso da religião, pois dependemos de Deus e não de outros homens. Podemos e devemos atingir a moral e a virtude através da razão em uma busca independente, pois podemos nos governar por nossas próprias leis. (Da filosofia de Epicteto)
O futuro é incerto, de nada sabemos, nossas certezas nunca serão absolutas, sempre haverá algo que nos distanciará da razão.
Ter fé não significa acreditar em tudo ou em qualquer coisa, isso se chama desespero.
A fé não nos isenta do uso da razão
LIberdade, escolha, pecado e virtude
Mas o homem foi criado livre e o que lhe confere a liberdade é a razão, pois através da razão é que os seres humanos vão poder diferenciar o bem do mal e fazer as suas escolhas. Se não existisse liberdade não existiria também pecado e a virtude, pois para que ambos existam é necessário que exista a capacidade e a liberdade de fazer as escolhas certas.
Quando a singeleza da proposta do cristianismo não é mais suficientemente rebuscada para os homens, mais notória se torna a sua denúncia, de que os homens são adoradores de si mesmos.
A mente procura a si mesma para exaltar.
Transgride os limites da objetividade simples.
Busca fronteiras de auto "envaidecimento".
E, ao final, se arroga de ter encontrado um jeito novo de evidenciar o quanto é grande.
O cristianismo é o repetitivo amor de Deus buscando o homem, e o convidando a um retorno à infância de quando éramos as crianças do eterno.
Razão por razão é afã de emancipação.
A verdadeira fé é a confissão da infinita dependência e da confiança na promessa daquele não pode mentir.
"Se vivêssemos em um mundo de certezas não teríamos a nescidade de pensar e a filosofia não existiria"
Um minuto pode ser decisivo em tua vida.
Ele pode ser a chave de todas as horas que viveste.
Nele podes encontrar a razão de tua existência.
Mas você é "louca":
E beijou... Com cheiro de suor, desarrumado, desarmado, com todos os sabores...Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre muito de razão na loucura.
Trabalhar, estudar, cuidar de casa e família não é fácil! Mais lembre-se o esforço de hoje reflete na sua vitória de amanhã. Mostre a você mesmo que é capaz que dos outros o seu sucesso toma de conta.
Quero te falar baixinho, algo do meu coração, assim como um passarinho, voando com grande emoção, assim estão meus pensamentos sem teto e sem chão, pois o que te falarei é de tamanha emoção já que estou louco de amor e perdendo a razão, só te peço não me deixe sem o teu simples e precioso coração.
Já pensou se não fosse a fé? Como a minha mãe se levantaria todos os dias para cuidar da minha irmã Aline que vive há 30 anos em cima de uma cama após um erro médico? Se não fosse a fé, como a minha vizinha teria fôlego para se recuperar diante da perda de um jovem filho em um fatídico acidente de moto? Só a fé abraça as mães que esperam o tempo passar em suas dores internas e invisíveis. Se não fosse a fé, como uma colega sobreviveria a um tratamento agressivo contra o câncer? E da fé tirava o riso e a certeza de que tudo ficaria bem um dia. Se não fosse a fé, como seria a vida da minha prima que, após anos de casada, precisou recomeçar a vida por dentro para sobreviver com o que restou na sua casa vazia. Se não fosse a fé, como a minha irmã Lucinha suportaria o luto pela perda do Geraldo após cinquenta anos de casada? Se não fosse a fé, como eu escreveria todos os dias? Como eu abraçaria os distantes corações doloridos de quem me alcança através das palavras? Como você chegaria até essa parte do texto, se não fosse a fé? Não digo a fé que lotam as igrejas, que lotam os bolsos dos que lucram com a fé alheia. Estou falando da fé destemida. A fé que enxergo ao olhar nos olhos da minha mãe. A fé que sinto na vida da minha irmã Aline sob a cama. Estou falando da fé. Simplesmente, fé.
.
Eis-me aqui, tantas fraquezas
Diante da Tua grandeza
O que se vê o coração sente
O corpo responde
Minha alma não mente
Sonda agora este coração
Veja, Senhor, se não tenho razão
A inteligência, é um conjunto de combinações complexas e extensas que, desenvolvem-se ao longo de nossa vida. Uma criança não pensa ou age como um adulto, seu cérebro não está preparado para tal, ela não está apta a raciocinar tendo como base a percepção da realidade e do mundo físico que a rodeia. A ausência de lógica na infância, e o caráter egocêntrico apresentado por indivíduos com esta faixa etária, são marcas registradas que provam a infantilidade ainda vigorante em uma inteligência em processo de formação. O saber comum é aquele que se adquire vivendo em comunidade, o conhecimento é algo, cuja agregação lhe é inputada ao longo da vida em qualquer lugar e momento, por fim, a inteligência é um fator não hereditário que, apresenta várias subcategorias, e é algo e exclusivo e característico do ser humano que, vai sendo lapidada ao longo do seu crescimento e desenvolvimento, destacando-se como o conjunto lógico, racional e distinguidor que possuímos.
A maturidade nos faz entender
que o radicalismo é uma forma
prepotente de enxergar o mundo,
que somos seres humanos imperfeitos
e que, por isto, nem sempre
estamos de posse da razão.
COISA DO DIREITO DE SER
Há tempos que se deve ser para outros,
O que elas querem que se seja, é acordo
É respeito, é por um tempo;
Sempre se é, o que se quer ser!
Será perda de energia se não for...
Calo-me para não desperdiçar-me;
Sou a resiliência, sou multiforme...
Discutem, discordam e insistem, logo se vão!
Volto sempre a ser eu, quando estou só;
Volto a ser eu quando estou pensando;
Volto sempre a ser o que gosto de ser.
Volto a ser eu quando encontro pessoas que amo;
Volto a ser eu , perto de quem sabe quem sou
Volto a ser eu, quando durmo, reinvento-me!
RESPEITO PELAS COISAS
Não me incomoda o incômodo;
Sei aonde é meu lugar no mundo.
Atiro-me só no que espero e quero,
E esmero-me para ser o melhor humano.
Se o meu lugar no mundo incomoda,
Peço, não se preocupe, a ocupação é breve.
Um tempo e já não sou...
Num estalar de dedos e já não estou.
A vida é breve...
O tempo corre e voa;
Muitas coisas passam, e já não voltam mais;
De outras que ficam, nada é demais.
Não me incomoda o incômodo;
Sei onde é o meu lugar ao sol...
Sei também aonde é o lugar das coisas
Pra ficar peço licença!
