Razão
Uma vida virtuosa engrandece o homem, tanto, quanto a falta da razão o deixa em pé de igualdade com os porcos.
Nada que você faça, pode mudar o sentido da verdade, a razão pela qual escolhemos nossos caminhos, é a certeza do sentido que devemos tomar.
Uma razão pela qual não crescemos em obediência humilde como deveríamos é porque temos amnésia; nos esquecemos que somos limpos de nossos pecados. Em outras palavras, o fracasso contínuo na santificação (o vagaroso processo de sermos conformados a Cristo) é o resultado direto da nossa falha em não nos lembramos do amor de Deus por nós no evangelho. Se nos faltam o conforto e a segurança que o amor e a purificação de Deus deveriam nos suprir, nossos fracassos irão nos acorrentar aos pecados do passado e não teremos fé ou coragem para lutar contra eles, ou o amor por Deus que deveria nos fortalecer nessa guerra. Se deixamos de nos lembrar da nossa justificação, redenção e reconciliação, teremos problemas na nossa santificação.
ha momentos na vida em que devemos tomar decisoes ouvindo a voz da razao e nao a força do coraçao!!!
"O fascismo é a sombra da razão quando ela se curva ao medo e ao ódio; combatê-lo não é apenas um ato político, mas um compromisso ético com a liberdade, a justiça e a dignidade de todos os seres humanos."
Às vezes, um homem deve fazer o que tem que ser feito. Razão e livre-arbítrio não são opostos, mas se conectam: a razão ilumina e o livre-arbítrio decide. É justamente nessa obediência à razão que o homem se torna verdadeiramente livre.
Uma religião que sem hesitar declara guerra à razão não resistirá contra ela a longo prazo.
A razão de sermos tão apegados a vida é que precisamos de alguém que precise de nós. Em tempos difíceis, enxergar o que habita no coração é a melhor parte do ser humano.
Geralmente pessoas fracas mentalmente ficam com raiva quando são apresentadas a razão, porque a verdade mostra que elas estão erradas e que não conseguem pensar, o que acaba causando irritação.. Afinal, nem todos querem realmente sair da caverna de Platão, a maioria prefere uma doce mentira que a dura realidade..
A necessidade de se usar o mal como expediente da razão pressupõe, como sua condição mais básica, a própria falha moral que contamina o tecido social.
A vida sempre segue em frente, mas a escolha que foi feita pela razão não pode agora ser desfeita pelo coração.
O sentido da vida se revela
quando o coração percebe
que Deus é o seu centro,
a razão e o destino final.
