Racional
O sentimento maternal humano se expressa racional e instintivamente e perdura além da vida terrena. O sentimento maternal animal se expressa instintivamente e limita-se a alimentação e proteção da cria enquanto indefesa.
Conectei o emocional,
o sonho,
fora do racional,
para não tornar banal,
o ato sentimental,
consumado no prazer carnal.
A fé, quando racional, se abre para novas possibilidades; todavia, é imutável.
A fé irracional, nada aceita, e na sua própria ignorância é destruída.
Ser inteligente emocionalmente é lançar mão da capacidade racional para equilibrar os impulsos emocionais.
Não há medida temporal e lógica para a compreensão racional das coisas e dos sentimentos vividos, por isso não despreze a oportunidade de estar com aquelas pessoas que alimentam e aquecem sua alma, são instantes mágicos fazendo tudo ou nada, mas intensamente felizes pelo simples estar juntos.
O que de melhor tenho há oferecer...
As vezes gostaria de não ser tão racional, mas na maior parte do tempo é necessário para saber a diferença entre as pessoas e o que elas podem ser e fazer. Na minha vida, as vezes sou o condutor, outras vezes apenas passageiro, muitas vezes estou como um observador, muitas nem na foto da minha própria vida eu estou. Simples assim, não é necessário ser protagonista de nada, apenas viver, dedicar e nunca parar de lutar, e deixar acontecer o que estiver por vir. O que é destinado a mim há outro não caberá.
Marcelo Martins
Não existe um Sapiens desemocionado, ou “racional”, mas apenas alguém que está procurando gerenciar, da melhor forma possível, suas emoções.
“O homem, animal racional, começa a ser sábio quando entende que sem serenidade ele é apenas um animal”
Ney P. Batista
Aug/04/2021
"De acordo com Aristóteles 'o ser humano é um animal racional', tenho dúvidas, pois somos a única espécie que mata por dinheiro e se mata por amor."
Tudo o que tenho a dizer está dito em meu trabalho. Nunca planejei de modo racional as minhas formas; elas simplesmente surgiam.
3 lições para hoje:
1º - Não comece somente porque seu racional lhe implorou.
2º - Não prossiga apenas quando seu emocional diz que é o único jeito.
3º - Não pense em parar apenas quando atingir o seu limite.
"Começar, prosseguir e parar tem nada a ver com sofrimento,
mais sim, superação".
Cansei de ser racional, “agora vou viver feito animal”, vou sobreviver e viver pelo prazer pra preencher o meu vazio existencial. Olhares marcantes, livros que salvam almas solitários na estante. Sou cada instante, semblante. Guiado pelo o que acredito vou adiante. Fruto de nove meses de gestação, se minha vida não tiver sentido sou mais um filho do acaso, escapo do raso quando reflito. Tralhas são objetos em excesso ao qual não complementam o que sinto. Não se trata apenas de ter. Viver é aprender, se dedicar a cada dia que passa, olhando para erros e acertos, lealdade e trapaças, sorriso ou lágrimas, seja drama ou piada, a vida tem suas nuances. Clamo aos DEUSES por saúde, mas sei que pra um sorrir muitos tem que chorar. A vida tem dessas, só se ganha quando algo se perde, medimos cada passo depois de muitos tropeços. Somos falhos, vivemos daquilo que vemos ou ouvimos, sentimos medo do desconhecido, minha curiosidade é: “do que que vale ter autenticidade nesse mundo de vaidade que tudo gera disputa interpessoal”? Minha luta é pela vida real que vai além das aparências do que vivemos, quando sonho tenho a impressão que é realidade, tudo que penso é fruto da verdade, se erro sou pego; vivendo, aprendendo, querendo, absorvendo, clareza, beleza, imagem, prazeres… somos mais que afazeres, obrigações, cifrões - somos vivências esquecidas após deitar no caixão. Vou eternizar meu nome igual a Cristo, incentivar o cego a enxergar, o inválido a andar. O rancoroso a amar. Nossa vida é uma chama que está prestes a apagar. Somos flagrâncias que ficam no ar. A criança que questiona, o velho que aceita. O jovem que bate de frente, a pessoa que sente, a saudade que machuca, a saúde que ajuda, a maldade que nos julga, a bondade quer ajuda.
O ser humano, sendo um animal semi-racional e semi-irracional, não nasceu para ser monogâmico, mas apenas para procriar e encher o mundo com outros que carregam os mesmos problemas, assim como a maioria dos outros animais. Raras são as exceções.
Ser humano é ser alguém
supostamente racional,
que aqui está em prol do bem
ou veio ao mundo fazer mal.
A música é uma forma pré-racional ou "a"-racional de inimizade contra o caos. Filha rebelde mas combativa da ordem, criada para a infiltração e a sabotagem. Por isso você a ama, sem compreender direito a relação. Pois tal relação nasceu antes de você nascer.
