Quem Gosta de Ouvir Nao quer Falar
"Quando não dizemos o que sentimos, o outro pode ir embora sem saber que tinha motivos para ficar."
Mas eu persistia e repetia as palavras mais duras, as que não gostamos de ouvir, para mim mesma.
Você não ama uma pessoa por causa da aparência, das roupas ou do carro de luxo, mas porque ela canta uma música que só você pode ouvir.
Não merecemos troféus somente por ouvir nossos clientes, nossa obrigação é solucionar seus problemas e, após isso, encanta-los.
Mal vejo, mal ouço, me sonho inteira em silêncio.
E deixo a melodia embalar o que não é, o que está somente:
Meu sonho, meu ser particular, meu contentamento.
Porque mais que ouvir, ver e sonhar
Sou sentimento.
(Lori Damm)
O mundo não é perfeito, nunca seremos humanos perfeitos, mas, existem momentos que, podem ser perfeitos bem no meio desse mundo imperfeito e com humanos imperfeitos dentro de sua condição puramente humana. Quando existem ouvidos que compreendem, olhos que não julgam, corações que acolhem, e sorrisos que contagiam. Quando a fala é espontânea, sem filtros e sem medo. Quando existe a certeza da verdade. Quando a generosidade caminha junto dos gestos simples e humanos de seres que não pretendem-se perfeitos e aceitam toda a sua imperfeição
O mundo não vai te ouvir
Ele não vai te aclamar
Ele não vai teus olhos abrir
Te roubará a vontade de amar!
O mundo te dobrará nas trincheiras.
Ele trará a luz e o escuro da noite.
Ele te levará à guerra e as mentiras.
Te dará pouca paz e muito açoite!
Se você está ouvindo isto, ou é um perdedor que não paga a conta de telefone dos pais, ou sobreviveu ao Curs>r.
"As coisas mais lindas do mundo não podem ser vistas ou tocadas, são sentidas no coração." O Pequeno Príncipe.
Sempre digo que pra que as palavras sejam compreendidas, elas têm de ser sentidas. Entendimento é mais que um processo cognitivo intelectual.
Para que sintamos o que nos é dito, pra que realmente entendamos, é necessária a mais pura humildade. Pra que algo faça sentido, até mesmo sem lógica; porque o sentimento expresso não é razão; a comunicação tem de ser de coração pra coração. Ouvimos pouco com nossos ouvidos, porque estamos cheios de nós mesmos. Pra que ouçamos mais, devemos nos desarmar, despirmo-nos da couraça do egoísmo e nos tornarmos humanos outra vez.
Se você não viu, nem ouviu, não tem elementos suficientes para afirmar assunto algum. Se viu e ouviu, mas essa informação em nada acrescenta, continua calado.
Por que não consigo enxergar? Onde está Você, onde Você está? Sua voz soa como o vento, mas só aparece no silêncio. É preciso Te ouvir em meio às nações. Mas como calar a voz das multidões?
Meu desejo é entender, o que eu faço para servir Você? Se tenho um Dom, como posso usar? Para acalmar, acolher e edificar? Me responde Pai, por favor! O que faço para sentir o Seu amor?
Exílio
Preferiria ser exilado deste mundo vil
Que é cruel em não amar
E nem deixar se viverem bons sonhos
Preferiria que minhas palavras
Não ecoassem em vão e no vão morressem
Por falta de um ouvir sincero
Preferiria ficar sem insistir
Em provar que certo estou de mim
Que certo é o dom de amar sem fim
Preferiria então, exilar-me da vida sem ter que voltar e ver.
Que não se importam com o tom da paz e do céu azul.
Eu vivi tempo suficiente para perceber que minha vida foi determinada não só pela maldade das outras pessoas, mas também por sua bondade e disposição de ouvir.
O maior motivo das brigas é a falta de diálogo. Mas, não é que as pessoas não conversem. Numa briga, sempre palavras são ditas, sentimentos são expressos. Todos sabem porque brigam. Então, por que não há mudanças? Porque diálogo é a capacidade de se colocar no lugar do outro, é autotransformação, autocontrole, é mais que consciência, mas sentimento. Diálogo é ter a humildade e a sabedoria de calar a si mesmo e ouvir o outro, não com os ouvidos, mas com o coração. Diálogo é a submissão do Eu, por humildade, por amor. Amor ao próximo, amor à paz. O verdadeiro diálogo é o exercício do amor, é evolução.
"Não é possível ser gente, sem saber lidar com gente como gente que somos". Falei isso há alguns dias atrás para um grupo considerável de pessoas, e não mais esqueci das reações diversas naqueles rostos, que esperavam, eu creio, ouvir algo mais interessante. Mas então, me pergunto: o que pode ser mais interessante que gente? Cada um com suas peculiaridades e dilemas. Cada ser, uma caixinha de surpresas. Certamente, o conviver, o observar e ouvir as pessoas tem sido um exercício surpreendente. Falar tem sido algo cuidadoso e pontual para mim. No entanto, os fatores: a quem ouvir, e o filtrar serão sempre determinantes .
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de Quem Sou Eu
- Poemas que falam quem eu sou
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas Quem Sou Eu
- Frases de Raul Seixas para quem ama rock e poesia
- Frases de Amor Não Correspondido
