Quanto Vale um Abraco

Cerca de 363450 frases e pensamentos: Quanto Vale um Abraco

DERROTADO E FELIZ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Depois de ler para Júlia, um clássico infantil que narra a história do pai coelho e seu filho, que trocam declarações de amor mensurando medidas e distâncias*, romântica e descaradamente resolvo plagiar: Digo para minha filha, que o meu amor por ela é maior do que o mundo. Não; do que o mundo, não. Na verdade, maior do que a via láctea.
Como que a incorporar o coelhinho da história, ela me olha pensativa. Orgulhosa, nem me pergunta o que é via láctea. Tira sua cabeça do conforto de meu colo, senta, e com voz tão doce como desafiadora, mostra quem manda nessa questão.
- Olha, pai; eu te amo mais do que o céu! Não, do que o céu, não! Eu te amo mais do que tudo aquilo que os coelhos disseram, e mais do que tudo isso que você ia dizer depois de mim!
Derrotado e feliz; tão feliz quanto aquele coelho pai, não falei mais nada. De fato, a minha filha me ama muito... E também é muito competitiva.

* Referência à fábula ADIVINHA O QUANTO TE AMO, de Sam Mc Bratney

Inserida por demetriosena

UM AMOR DE VERDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Na saúde ou na doença, não. Só na saúde. Na saúde afetiva daquele amor que vence as doenças e nem a morte o mata.
Na riqueza ou na pobreza, não. Só na riqueza. Na riqueza de um enlace que não se abate por privações. Que se autossustenta e permanece forte para superar qualquer fase.
Na alegria ou na tristeza, não. Só na alegria. Na alegria de se ter ao lado a pessoa que reluz. Que faz tudo valer a pena... transforma caos em sonho; medo em esperança.
Um amor de verdade não pode ser negativo... tem que ser tudo de bom... tem que ter dom de se renovar.

Inserida por demetriosena

REABRINDO AS ASAS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Neste momento, lanço mão de um direito que sempre foi sagrado para mim: permaneço quem sou e mantenho meus sins, meus nãos, quando quero. Devolvo-me a prerrogativa de manter ou pôr minha mão somente ao alcance do meu sonho. Da minha chance com fundo, equilíbrio, coerência e sentido.
Ao mesmo tempo, abro mão de abrir mão do meu canto sagrado; de seguir as razões e os instintos mais meus... ter sempre arbítrio guardado para quando quiser ser meu próprio deus, meu demônio, minha perdição e resgate. Abro mão de abrir mão dos meus poemas de amor sem endereço, das minhas manifestações livres e desimpedidas... bem a salvo dos guardiões ocasionais ou de sempre.
Manterei a rotina das verdades indeléveis, do silêncio e do grito que o meu coração julgar sensato e oportuno. Da clausura e dos jatos repentinos de minhas vontades equilibradas ou loucas... meus anseios de me livrar dos domínios da casca.
Lanço mão de manter para todo o sempre, ou pelo menos na finitude possível deste sempre, as amizades raras, fiéis e sinceras que me cercam. Para tanto, abro mão dos romances daninhos... das paixões e os enlaces com feras atentas ao que tenho nos olhos... nas ventas... nos passos... na vida pessoal... que manterei pessoal.

Inserida por demetriosena

POEMA COMPOSTO PRA NINGUÉM

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Se houver um carinho é bom expor;
tendo amor, se transforma num dever;
toda raiva contida exige o grito
e viver é viver; não é velar...
Acontece que a vida é sim ou não;
tem a mão que sustenta ou abandona,
que te arranha ou afaga; o meio termo
é apenas o medo de arriscar...
Sendo assim eu te risco desta folha
que não pode ser bolha protetora
das verdades escritas para o mundo...
Entre ser e não ser não há mais nada,
ou apenas o caos em que te deixo
até seres alguém que a mão alcança...

Inserida por demetriosena

SOCIEDADE INDIGESTA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Jamais me faça optar entre o seu afeto e um desafeto que você tenha, por questões pessoais... que são ou deveriam ser de foro íntimo. Saberei discernir questões de pessoas, sem deixar de lhe amar tanto quanto a quem lhe odeia. Ser seu amigo e do seu maior inimigo. Dar a vida por você e por quem deseja matá-lo, se ambos são meus amigos.
Compre as brigas desnecessárias que você quiser, mas não me torne seu sócio nesse consumismo emocional... nem tente revendê-las pra mim.

Inserida por demetriosena

REDICALISMO

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Tens um grito guardado
pro momento
em que tua reserva
de arrogância
não tiver argumento...
Há um soco espremido
entre os dedos,
para quando a bravata
já não camuflar
os teus medos...
Haverá sempre um tiro
na pistola
de quem já não sabe
tirar seus coelhos
da cartola.

Inserida por demetriosena

DEPRESSÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Um olhar de pedido, perdido no espaço;
expressão da pressão de quem tenta conter;
depressão que depressa o depreda por dentro
e faz traço por traço dar um nó no rosto...
Uma dor bem doída sem dor aparente
sob o nervo escondido no dente afetivo,
alma cheia de cáries que nada obtura
no vazio que oculta cada uma delas...
Quem será que será seu olheiro vital,
pra salvá-lo do vácuo dessa morte viva
ou ogiva de sonhos que há muito explodiram?
Nem há prece que apresse o já bem-vindo fim,
sim nem não, só a mão que segura o destino
e prolonga o seu nada que virou seu tudo...

Inserida por demetriosena

FLOR DO SONHO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Tenha um sonho que o tempo não possa roer
ou roubar sua essência na marcha dos anos;
risque um traço afetivo que leve ao destino
entre perdas e danos de qualquer caminho...
Faça ninho por dentro, pois o vento arrasta
o que só se mantém à fina flor-da-pele,
sele a vida e cavalgue por suas certezas
do que busca e deseja com sinceridade...
É no traço afetivo que surge o desenho;
um engenho do mundo sonhado pra si,
mesmo sendo preciso apagar muitas vezes...
Erre muito, mas erre agarrado ao projeto,
redesenhe seu mundo quantas vezes for,
seu amor pelo sonho cuidará do resto...

Inserida por demetriosena

SONHO E PROJETO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nenhum sonho de vida pode ser simplesmente um sonho. Ele tem que ser, também, um projeto. Sonhos não dotados desta composição não têm pés, mãos, direção e asas, pois o projeto é, por si só, esse conjunto que sugere ação. Atitude.
Quem sonha sem projeto apenas dorme, ainda que acordado. Com as janelas da cara visivelmente abertas, mas as da alma, totalmente fechadas para o perfeitamente viável, mesmo que difícil, como quase tudo que vale a pena.
Sonhar com projeto, é fazer; caminhar; voar; tomar atitude. Um resumo fiel e contundente do que significa, em sua essência, viver de verdade. Sonho só se funde com vida, quando se confunde perfeitamente com projeto.

Inserida por demetriosena

DIETA RADICAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Um dia o banjo
se viu obeso;
quis perder peso;
pesou a mão...
em pouco tempo
ficou em forma:
um violão!...
Não satisfeito
ou só de farra,
mudou de meta...
e fez dieta...
pra ser guitarra.

Inserida por demetriosena

VOCÊS UM

Para Rodrigo, Alice Lobo e elas

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Tudo vezes dois
pra vocês um:
emoção e certeza
do agora e depois,
da vida em comum...
Tudo vejam duplicado,
como quem bebeu;
e desta vez
"vós bebês"
do melhor vinho;
mais doce rum...
E a vida, o mundo
são de vocês...
quatro; três...
vocês um.

Inserida por demetriosena

PRAGA DE NATAL

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Um forte açoite
corta o silêncio mortal
e sangra os nervos da fé...
À meia noite
o espírito de Natal
vai te puxar pelo pé...

Inserida por demetriosena

ESCLARECIMENTO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O sujeito enegrecido
conhecia um bom bocado.
Batia bumbo e pandeiro,
tinha dom de curandeiro,
desfazia mau olhado.
Mas um dia ficou besta;
sabichão; bufão; metido.
Ostentou-se até que os seus
foram todos dando adeus
ao sujeito esclarecido.

Inserida por demetriosena

CIDADE SEM HONRA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A cidade onde vivo perdeu todo brio;
há um vulto sombrio sobre os nossos olhos;
um temor, uma fuga, um sonhar escondido
pra ninguém acordar e perceber-se gente...
Os algozes do povo comemoram dias
de fartura extraída em estoques alheios;
burlam nossos direitos, roubam nossos sonhos,
com a velha magia da doce mentira...
Nossa honra se cala, se deixa ruir,
não responde, não grita, não expõe seu basta;
quando pode ser livre refaz a senzala...
Os ladrões da cidade nos tomam de nós,
nosso veto recua no dia do voto
e da voz que mastiga nossa liberdade...

Inserida por demetriosena

CRIADORES DE DEUS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um Deus disponível pra cada esperança;
para cada criança que sempre será;
Ele mora no sonho de um mundo sem dor,
num andor que seduz as fraquezas humanas...
Deus reside na fé dos que desejam crer;
dos que temem perder alegrias dispostas,
querem prontas respostas pra suas angústias
e precisam voar, pois o chão tem espinhos...
Somos todos carentes do Ser Criador;
garimpeiros do amor, dos cuidados de alguém
que sublime os cuidados de seres comuns...
Cada um cria Deus como a sua expressão,
sua imagem, su´alma, seus olhos internos
ou infernos e céus de seus dias aqui...

Inserida por demetriosena

DEFINITIVO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Jamais acolhi um não como resposta enviezada e provisória de quem quer. Pode ser que seja; não sou doutor em humanidade, mas não acolho assim... como simples versão... tradução; estratégia do sim.
Para mim, um não se traduz como simplesmente um não. Aliás, ele não se traduz. É um não. É aquela semente que o meu chão acomoda, fertiliza e faz crescer sem medo; pausa; nenhum conflito.
Quem tem alguma intenção de me dizer sim, que o faça logo. Dos meus ouvidos ao coração, sim é sim. Sem sinônimo, homônimo, jogo e subterfúgio. Resposta esperada. Logo, facilmente aceita e absorvida.
Não há jogada plausível para engambelar uma pergunta ou proposta. Sendo assim, a resposta é não... se não for sim... se vier incompleta ou enigmática, "desenigmatizo" e decido assim: é sim ou fim.

Inserida por demetriosena

DESILUSÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Um dia ele percebeu que de ambos, era só ele quem propunha. Fora sempre assim. Nenhuma proposta era "de lá pra cá". Só de "cá pra lá". Nunca teve uma chance de responder. Dizer sim ou sim, como sempre seria, mas dizer. Ser solicitado por ela. Ficar envaidecido pela procura. Ter sua vez de ser cortejado.
Foi assim que outro dia resolveu trocar de margem. Remanejar os extremos. Ficar em silêncio e ver no que dava. Tinha esperança de que o silêncio faria "vir de lá" o que sempre "foi de cá". Jurava em seu íntimo que aquilo não era uma disputa, mas achava que ele mesmo nunca dera uma chance de ser o alvo; a caça. Era sempre o caçador.
O tempo se foi. Ele foi se deixando. Sua espera ganhou brio, quando percebeu que nunca "veio de lá" qualquer convite. Nenhuma proposta; solicitação. Ela não o amava; correspondia ao seu amor. Não o queria. Cedia generosamente ao seu querer. Até então, estava sempre ali. Provisoriamente ao seu alcance.
No fim das contas, ele não a tinha. Era tão somente contemplado pela preguiça do seu não... pela esmola do seu sim.

Inserida por demetriosena

IDADE URGENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um mundo pra lá do próprio mundo,
numa vida que o tempo não revela,
por mais fundo que o sonho fure a trama
da novela que mora em meus sentidos...
É por isso que faço do presente
o mais perto possível do infinito,
pelo quanto absorvo, imortalizo
fato e mito; momento após momento...
Tenho mundos bem meus e muitas vidas,
porque tenho que ter verdades próprias
com que possa iludir a realidade...
Minha idade requer essa tangente,
meu olhar ganhou lente prá distância
onde posso lançar meu pensamento.

Inserida por demetriosena

SÓ SÓ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Ser sozinho acompanhado
nos comprime; dá um um nó...
quero ser sozinho só.

Inserida por demetriosena

FEITO CÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Aquela família me tratou como se eu fosse um cão miserável; fétido; imundo; sarnento. Elevou minha autoestima, deu-me água e colônia, cuidou de minhas feridas... deu-me amor. Amor verdadeiro. Todo amor que um cão espera do humano.

Inserida por demetriosena

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp