Psicologia na Enfermagem
INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO
Introversão e Extroversão; ambiguidade para uma mesma tentativa, mecanismos de defesa do ego, estar dentro ou fora, ser tímido ou desenvolto, fechar-se ou abrir-se para o mundo: externo e interno?
Ambivalentes aspectos, desejos do inconsciente em busca do mesmo objetivo: o EU IDEAL, o self desejado, a luta constante entre razão e emoção.
Se você, assim como eu, é uma pessoa que adora pegar o papel e a caneta para traçar roteiros, metas, objetivos... e mais: fazendo uso de datas, quase que de forma (na sua compreensão) mediúnica, bem-vindo/a, este post é para você. A verdade é que, numa curva ou noutra, somos pegos/as de surpresa, à queima-roupa. Por vezes, desnudos/as - de respostas, soluções e, até, fôlego. Em dias assim, o que fazer? O inevitável "por que?". A indignação. A raiva. A tristeza. O cansaço. A taquicardia. O choro. O sono pesado. A resiliência. A crença no "não existe acaso... se é assim, algo maior está por trás disso". Mais um dia. E outro. E outro. Não necessariamente (ou sim) nessa ordem, a gente é forçado/a a lembrar que a vida é esse rio louco, que enche e esvazia de uma hora para a outra. Que é serenamente corrente, correntemente sereno, e exige de nós mais fé do que força (e não estou falando exatamente de religião). Mais calma que razão. Mais compreensão com a gente mesmo/a. Porque, tenho que lhe dizer: se você não respirar bem fundo, não abraçar a si mesmo/a, e não acolher a sua própria dor, não vai dar. Não vai dar mesmo. Então, para o que não foi planejado, eu lhe digo, em abraço e verdade: acolha-se, perdoe-se e fique bem. Tente o que der, como der e enquanto der. Pelo caminho, você vai encontrando as soluções. Ou, ao menos, os porquês.
Algumas vezes, basta ajustarmos as lentes de nossa percepção, que começaremos a ver melhor a realidade, e o que parecia ruim ou assustador, se torna até insignificante.
Muitas vezes, não encontramos o tipo de relacionamento que queremos com ninguém, pois não temos um relacionamento conosco mesmos neste nível que desejamos ter com o outro.
É preciso que aprendamos a nos respeitar para que sejamos respeitados, é preciso que aprendamos a amar a nós mesmos para que sintamos o amor dos demais sobre nós.
Assim como em medicina não se questiona os valores do paciente angustiante, e nem se comporta como juiz de suas ações, mas se assume o papel de lhe reconstituir sua saúde, assim devemos nós, sobre qualquer ser vivente neste planeta que esteja sofrendo, nos oferecer como apoio e ponte para que restauremos a sua dignidade humana.
O tempo de mudança é peculiar a cada indivíduo, e ninguém pode ou deve forçar uma transformação doutro ou noutro, mesmo ele verbalizando que assim o deseja.
O tripé da base da educação, o qual é formado pelo governo, professores e estudantes, deve compor uma sinfonia que realmente venha a ser agradável em se apreciar.
Não adianta perfilar o governo com as mais magistrais ideologias, se o que ele costuma fazer é pisar em seu povo.
A CRISE pode ser usada para justificar nossa limitação ou desejada desistência, mas pode ser a engrenagem impulsionante do empreendedor de fato.
Existe muita gente que condena as práticas carnavalescas, mas na sua vida pessoal, não descoberta pelo manto de uma suposta decência, esconde aberrações de diversas ordens, que deixariam ruborizados os mais agitados pierrôs.
- Relacionados
- Frases de enfermagem que promovem a empatia e o acolhimento
- 74 frases de formatura em enfermagem para encorajar o futuro
- 73 frases para profissionais da enfermagem que refletem vocação e força
- Frases Fim de Curso para Rir Enfermagem
- Discurso Fim de Curso Enfermagem
- Frases de enfermagem de Florence Nightingale
- Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
