Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente
Na rua todos loucos.Uma exibição espetacular de egos eivados do sentimento de que são únicos no mundo.
A vontade exagerada e a todo custo de possuir algo ou alguém pode ter sua raiz impulsionante num sentimento de frustração e insegurança pessoal oriundos de uma baixa autoestima.
Não basta que tenhamos metas, faz-se necessário que comunguemos com nossas metas e delas não percamos o foco até serem conquistadas de fato.
Se somente nos criticassem e se intrometessem em nossa vida aqueles que têm o intento de nos ajudar de fato, teríamos um mundo bem mais fácil para nós e para eles também.
Aquele que não consegue se sentir feliz e grato pelo pouco que já tem, provavelmente não conseguirá sentir gratidão e felicidade com o muito que poderá vir a ter.
Cada um de nós produz uma representação conceitual do mundo, das demais pessoas e dos acontecimentos conforme o conteúdo interno de cada qual.
No lugar de tentar conquistar para si, o invejoso gasta sua energia se torturando pelo que o outro tem ou é, bem como torcendo para que ele deixe de ter o que tem ou ser o que é, tudo isso numa tentativa de suportar e disfarçar seu sentimento de frustração e de incapacidade de vencer.
PRECE DO DIA
Pai, coloco-me à Tua inteira disposição
Faz de mim instrumento da Tua vontade
Que neste dia eu possa transformar todas as coisas
Ao dar novo significado aos meus sentimentos e emoções
Sob o olhar bondoso do Teu imenso amor
Tudo que tocar
Meus olhos além do que enxergo
Meus ouvidos além do que ouço
Meus lábios em cada palavra que proferir
E nos pensamentos que as precedem e alimento
Minhas mãos e todo meu Ser
Em cada sentir possa eu ser empático
E, assim, me colocando no lugar do outro
Saberei que também eu posso ferir
Mesmo sem intenção
E em cada dor sentida pelo que o outro me fez
Também saberei que não foi proposital
E sim pelas limitações que todos nós temos
Assim, Pai,
Desce sobre mim as Tuas bênçãos
E nesse instante honro a mim
E aos meus antepassados
Especialmente aos meus pais
Que me trouxeram à vida
Posso, finalmente, me sentir merecedor e livre
Para me perdoar e a todos
Pois não existe erro
E está tudo bem
Com profundo amor
E generosidade
Eu me amo e me aceito profunda e completamente
Sou grato
Eu posso
Eu quero
Eu mereço
Eu recebo
Eu consigo
Eu realizo
Gratidão, Gratidão
Minha mais profunda e sincera
Gratidão
Por Cris Oshiro
fb.com/omniterapia
@omniterapia
Se você está constantemente estimulando seu cérebro, pode estar perdendo a capacidade de pensar em problemas mais complexos.
INTROVERSÃO E EXTROVERSÃO
Introversão e Extroversão; ambiguidade para uma mesma tentativa, mecanismos de defesa do ego, estar dentro ou fora, ser tímido ou desenvolto, fechar-se ou abrir-se para o mundo: externo e interno?
Ambivalentes aspectos, desejos do inconsciente em busca do mesmo objetivo: o EU IDEAL, o self desejado, a luta constante entre razão e emoção.
Se você, assim como eu, é uma pessoa que adora pegar o papel e a caneta para traçar roteiros, metas, objetivos... e mais: fazendo uso de datas, quase que de forma (na sua compreensão) mediúnica, bem-vindo/a, este post é para você. A verdade é que, numa curva ou noutra, somos pegos/as de surpresa, à queima-roupa. Por vezes, desnudos/as - de respostas, soluções e, até, fôlego. Em dias assim, o que fazer? O inevitável "por que?". A indignação. A raiva. A tristeza. O cansaço. A taquicardia. O choro. O sono pesado. A resiliência. A crença no "não existe acaso... se é assim, algo maior está por trás disso". Mais um dia. E outro. E outro. Não necessariamente (ou sim) nessa ordem, a gente é forçado/a a lembrar que a vida é esse rio louco, que enche e esvazia de uma hora para a outra. Que é serenamente corrente, correntemente sereno, e exige de nós mais fé do que força (e não estou falando exatamente de religião). Mais calma que razão. Mais compreensão com a gente mesmo/a. Porque, tenho que lhe dizer: se você não respirar bem fundo, não abraçar a si mesmo/a, e não acolher a sua própria dor, não vai dar. Não vai dar mesmo. Então, para o que não foi planejado, eu lhe digo, em abraço e verdade: acolha-se, perdoe-se e fique bem. Tente o que der, como der e enquanto der. Pelo caminho, você vai encontrando as soluções. Ou, ao menos, os porquês.
"Pensar e escrever para fazer os outros pensarem são coisas muito distintas, uma está aqui e a outra talvez esteja lá."
ECO
Todas as noites são iguais: ela senta, pensa, levanta, bebe e, come - enquanto pensa - enquanto sente.
Todas as noite são iguais: os sonhos são perturbadores, as pernas não ficam quietas, há muita coisa para ser pensada e, ela pensa - enquanto sente.
Sente as dores no peito, as angústias do mundo, toma para si o sofrimento que não é seu. E ela teme: morrer, viver, sofrer, padecer e assim - ela vive.
Todas as manhãs são iguais: ela acorda - triste, angustiada, presa ao cansaço.
Às nove consegue apagar.
Mas, o que parece cedo já é tarde, porque ela precisaria: levantar, comer, rezar, falar, se esconder, aparecer, trabalhar.
E por mais que sobre tempo, nunca há tempo para ela, quando viu, lá se foi uma semana ou até mesmo um mês.
E ela sempre precisa: levantar, comer, sorrir e rezar...
Fantasmas são fatos do passado que precisam ser ressignificados, do contrário estarão sempre presentes; assombrando seu futuro, furtando as alegrias, sabotando novos horizontes, roubando oportunidades, aprisionando sua mente.
