Poemas e textos sobre psicologia que abordam a profissão da mente

⁠"O que é superficial não cria raízes no solo do coração. Assim, são as nossas ações. Elas devem ser embasadas no amor e na solidariedade. Com condutas superficias, não conseguiremos enfrentar as turbulências da vida com tranquilidade ".

Inserida por grigasbar

⁠"Talvez o seu problema em relação ao seu trabalho seja a visão de que todos devem ser maestros. Mas a questão é: quem irá compor a banda?"

Inserida por giopaollo

⁠"Cuidado com suas emoções, pois elas podem traí-lo no calor das tensões. Nesses momentos, procure agir com calma , com serenidade, com paciência e com sabedoria. Saiba administrar os problemas que surgem em sua vida. Assim agindo, você vai gerar um clima de paz, de alegria e de harmonia ".

Inserida por grigasbar

⁠As massas não precisam ser convencidas, apenas entretidas o suficiente para não questionarem quem as controla.

Inserida por darcicley

"Conhecimento é poder e o autoconhecimento é o exercício do poder"

Inserida por larissaraujo

⁠Ostentação é saúde mental, o resto é luxo ou lixo.

Inserida por ViniciusPorciuncula

⁠É atravessando a escuridão das dores que a gente abre portas para enxergar melhor o que tem do outro lado...

Inserida por lavinialins

⁠Estamos no apogeu da medicina e da psiquiatria, mas nunca estivemos tão doentes. (...)
Estamos no apogeu da indústria do lazer, mas nunca houve uma geração tão triste e depressiva como a nossa. Estamos na era do conhecimento, da democratização da informação, mas nunca produzimos tantos repetidores de informações em vez de pensadores.
E os paradoxos não param por aí. Por não termos investigado o fenômeno fundamental que nos torna seres pensantes, vivemos ainda hoje erros grosseiros e gravíssimos na sustentabilidade das relações humanas, inclusive na inserção social. Qual a diferença entre uma pessoa em surto psicótico e o intelectual? (...)
Quando estudamos o processo de construção de pensamentos, somos iluminados para entender que a loucura e a racionalidade são mais próximas uma da outra do que imaginamos. Por isso, uma pessoa inteligente jamais discrimina ou diminui os outros.

Augusto Cury
Ansiedade: como superar o mal do século. São Paulo: Saraiva, 2014.
Inserida por dominici01

⁠Quando falamos sobre o outro, revelamos mais sobre nós mesmos do que imaginamos. O amor e as relações são campos férteis para as projeções que fazemos, moldadas por nossas próprias percepções, sentimentos e vivências.

Inserida por anapaulamendesv

⁠Pensamentos criam sentimentos, os sentimentos geram comportamentos e esses comportamentos te limitam ou libertam.

Inserida por MarizaMattos

⁠Todo o processo terapêutico, seja ele qual for - para que possamos lidar melhor com nossas emoções - é baseado ou na palavra oral ou na escrita.

Inserida por CarlosNepo

⁠A gente sabe sobre o outro tão menos quanto o que não queremos saber sobre nós. Somos esse mix de incongruências difíceis de admitir. Somos o "x" da questão a que, nem sempre, "damos conta" de chegar...

Inserida por lavinialins

⁠Existem marcas que a vida nos impõe, existem outras que nós registramos intencionalmente, as marcas da vida não podemos remover, mas as marcas que registramos tem um preço para sair.

Inserida por douglasmadeira

⁠A gente acha que sabe muito sobre o outro, até perceber que, mesmo sobre nós, as notícias são remotas...

Inserida por lavinialins

⁠A gente quer atalhos. A gente quer fórmulas prontas. A gente sente uma necessidade quase que desenfreada e tentadora de acelerar o controle remoto da vida, só pra ter certeza do que vem depois.
Mas, não dá. Isso não está disponível. Nada disso está.
Se você quiser saber o que vem depois, vai ter que esperar. E, nem sempre, deitado ou sentado. Vai ter que entrar no jogo, dançar a música, se sujar. Vai ter que investir. Vai ter que fazer força. Suar. Chorar. Sofrer. Estar na vida implica sentir. Ninguém vai te "salvar" - não porque não haja quem pense ter esse poder, ou até mesmo quem não se coloque à disposição para tentar, ainda que isso seja "impossível". Ocorre que, como dizia Freud: "Não há regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico ele pode ser salvo”.
E a gente se salva tentando, ao menos tentando, querendo tentar, se salvar.
Não há nada pronto. Não há teoria que nos salve. Técnica. Métrica. Talvez, apenas talvez, cientes, ou tendo alguma notícia disso, que parte de nós não busque certos processos ou experiências - como até a da psicoterapia ou da análise -, ou sinta frustração, quando da tentativa mal sucedida nesses casos, em que, originalmente, buscava-se alguma "salvação" - ofertada a nós por um ser outro, mágico, poderoso.
É que não está nas coisas. Nas outras pessoas. Está em algo que, somente em você, pode ser construído. Numa possibilidade, mesmo que do tamanho de um grão de mostarda, que faz morada em algum lugar remoto em você. Ainda assim, em você.
Ninguém salva ninguém.
A gente que tem que descobrir, em nós, uma estrada, um traço, um risco, um rabisco, seja lá o que for, e, quem sabe, fazer disso um caminho para se salvar. É artesanal. E personalíssimo.

Inserida por lavinialins

⁠Um dos primeiros passos para o autoconhecimento é aceitar-se como é, sem se medir com a regra moral do outro.

Inserida por KeitedeJesusRoque

⁠Não seja inocente ou prepotente em acreditar que aquilo que consegue ver e entender se trata da realidade, pois geralmente não passa nem perto dela, sendo somente resultado de tua limitada capacidade de enxergar e de teu nível intelectual deveras questionável.

Inserida por carlos_alberto_hang

⁠A convivência nos revela traços de personalidade velados e surpreendentes.

Inserida por JaneSilvva

⁠- Eu terei que falar do meu passado? Perguntou o paciente.
- Somente daquilo que não passou. Respondeu o terapeuta.
Terapia é lugar de encontro de você com você mesmo(a).

Inserida por JaneSilvva

⁠Terapia é o tempo que você tira pra estudar a si mesmo e ir bem nas provas da vida.

Inserida por JaneSilvva