Provas
Uma das provas mais linda do amor é dividir o tempo, porque o tempo é a coisa mais importante que temos, sim, e temos pouco tempo, dívida com quem você ama.
Muito estimo, disse Evangelista, não que tenhais passado por todas essas provas, mas que tenhais delas saído vencedores, e que, apesar das vossas muitas fraquezas, tenhais seguido por este caminho até o presente. E tanto me alegro por vós como por mim. Eu semeei, e vós tendes colhido, e o dia vem em que o que semeia e o que colhe gozarão juntos (João 4:36), isto é, se vos mantiverdes firmes, porque a seu tempo colhereis, se não houverdes desfalecido! (Gálatas 6:9). Diante de vós a coroa incorruptível; correi de maneira que a alcanceis (I Coríntios 9:24-27). Alguns há que se põem a caminho para alcançar esta coroa, mas depois de já irem muito adiantados, vem outro e arrebata-a. Retende, portanto, o que já tendes, para que ninguém vos tire a vossa coroa. Ainda não estais fora do alcance de satanás, ainda não tendes resistido até ao sangue, combatendo contra o pecado (Apocalipse 3:2; Hebreus 12:4). Tende sempre o reino diante dos vossos olhos, e crede firmemente nas coisas invisíveis. Não deixeis invadir o vosso coração pelas coisas do mundo, e velai principalmente pelos vossos corações e suas concupiscências, porque são enganosos sobre todas as coisas, e desesperadamente maus. Tendes a vosso lado todo o poder que há no céu e na terra.
(O Peregrino)
Uma amizade não se constrói da noite para o dia, demora muitos anos. Passa por muitas provas.
E depois de tudo, a distância dá mais uma prova de que nem o tempo e nem a saudade separam uma grande amizade.
São as pequenas coisas que revelam os capítulos do coração. São as pequenas atenções, os numerosos incidentes pequeninos e as simples cortesias da vida, que formam a soma da felicidade da existência.
Os aparentes atrasos de Deus não são provas de Seu desagrado, às vezes é possível que esconda Seu rosto dos santos que mais ama. Lhe agrada em extremo manter os Seus em oração, encontrá-los continuamente batendo na porta do céu. Pode ser, diz a alma, que o Senhor me prova, ou que Lhe agrada ouvir como lhe apresento, gemendo, a minha condição.
Contra todas as provas de seus sentidos, um homem que se ache enamorado declara que ‘eu’ e ‘tu’ são um só, e está preparado para se conduzir como se isso constituísse um fato.
O passado tem a função de nos ensinar, mas diariamente nos são submetidas as provas onde aplicamos as lições aprendidas.
Não espere a briga, para pedir perdão. Não espere provas, para demonstrar. Não espere ficar só, para compor uma nova canção. Não espere ser deixado, para se importar. Simplesmente, não espere a desistência, para então valorizar.
As coisas que eu faço longe de você são as maiores provas de amor. A saudade, o ciúmes, os pensamentos, a curiosidade, e o medo de te perder.
Nunca dialogue sobre política com um fanático. Mesmo você mostrando a realidade e provas concretas, ele continuará cego como uma mula ambulante e sempre se acharar o certo.
O melhor remédio é ignorar tal pessoa e seguir o rumo com outra conversa, pois o tempo desperdiçado não volta mais.
PASSANDO O BASTÃO
Nas provas de atletismo de Seul 1988, a equipe de revezamento 4×100 m
dos EUA era, sem dúvida, a melhor. Alguns até diziam que era a melhor da
história. Carl Lewi s e Calvin Smi th estavam entre os corredores mas foram
desclassificados. Um dos componentes entregou o bastão fora dos 20 m
destinados para tal fim. Nas corridas de revezamento, a maior parte do sucesso
não está em quem são os componentes da equipe — claro que isto é
importante, mas em passar o bastão corretamente.
A meditação de hoje poderia ser dedicada, em primeiro lugar, aos mais
velhos, mas creio que todos nós temos algo que aprender desta história. Em
muitos aspectos, a vida é como uma corrida de revezamento. Alguns já estão
correndo enquanto nós crescemos, e chega o dia em que nos passam o bastão
e nós começamos a correr, até que podemos passar o bastão à geração
seguinte. É assim em quase todos os aspectos da vida, e é assim também na
vida espiritual e na igreja.
Nós jovens devemos receber o bastão dos que estão correndo agora.
Não podemos ficar quietos enquanto eles perdem suas forças porque, no final,
talvez todos percamos a corrida. Cada um deve correr durante uma época
determinada da vida, e ninguém podem, nem deve se esconder. Você deve
começar a trabalhar já, deve começar a ser útil, deve começar a aquecer motores
para que possam passar-lhe o bastão no momento oportuno: se quando
chegar o momento, você estiver parado, vai custar muito ganhar a corrida.
Os mais velhos devem ajudar os mais jovens a pegar o bastão. Se você já
tem idade para passar o bastão, não prossiga correndo “em seu ritmo”; pense
que outros mais jovens podem correr mais que você. Você já trabalhou muito
tempo, já foi útil. Agora ajude alguém, para que este também possa correr!
Não fique parado, pensando que ninguém precisa de você somente porque
já entregou o seu bastão. Lembre-se que o jovem necessita de alguém
que corra os primeiros metros com ele. Alguém que lute com ele, chore com
ele, inclusive que cometa equívocos com ele, até que possa correr sozinho!
Esta é, também, a única forma de aprendermos a passar o bastão a outro:
sem a ajuda dos corredores mais experientes, é quase impossível.
Tantos e tantos revezamentos, tantas e tantas situações da vida nas
quais, necessitamos aprender as lições da corrida: no trabalho, na carreira, na
igreja, no serviço a Deus. Corra em equipe! Prepare-se para receber o bastão,
para correr e para dá-lo a outro! A vitória final depende de você. Jaime Fernández Garrido
Nosso ofício, falo de teatro, não nos deixa provas. A posteridade não nos conhecerá. Quando um ator pára o ato teatral, nada fica. A não ser a memória de quem o viu. E mesmo essa memória tem vida curta.
Honrado foi sempre o meu silêncio em todas as provas que passei sem ninguém saber. - Só Deus sabe disso!
TRAIÇÃO E PERDÃO
Uma das maiores provas de força que você pode demonstrar é perdoar. Quem te trai fica livre se pedir perdão, mas o estrago causado, é você quem precisa arrumar, as marcas da traição é você quem vai carregar, se libertar do passado será a sua missão. É preciso aceitar que seu dever é limpar todo o lixo que jogaram em você, pois em meio aos monturos é difícil recomeçar. Contudo, não estarás sozinho nessa empreitada, há um Deus fiel que se preocupa com os seus sentimentos e cura todos os traumas que te embaraçam. Aquilo que hoje te faz se sentir fraco e humilhado, te fará invencível; as cicatrizes que te causam vergonha, serão convertidas em honra. Ah, o mundo dá voltas! Quando olhares para trás de cabeça erguida e seguro de quem você se tornou, se convencerás de que, fraco foi quem traiu a sua confiança. Mas você, mesmo depois de provar o fel da ingratidão, fostes capaz de liberar perdão e dar a volta por cima.
— Jucelya McAllister
Vírgula
Escapei da ilusão que eu mesma criei, semeando palavras onde não ouvem, semeando provas onde ninguém as vê, pois buscam fato Onde a razão grita mais alto e está no topo.
Dia pós dia, lamentando a queixa, que é meramente ilusória, pois pra quem a deixaria tenha sido tão fácil demostrada, queixa de um tudo mas que tornara um monte de façanhas.
O tolo que vê o amanhã escurecer, ou o sábio que o vê ensolarado, inconpreendível vê-los assim, já que é um só amanhecer, mas o tolo um dia terá sua razão, pois é isso que virá. Ainda que o sábio saiba que o mundo visível é passageiro.
Vêem o Tudo que temos como frívolo e gritam por aquilo que desejam, planejando estrategicamente o amanhã... Não, o futuro, amanhã é somente um futuro próximo. Plantem, mas sejam cheios de fé, assim tudo que queres terá um rumo, não ao planejado por ti, afirmo, mas o planejado por Deus.
