Prosa Poetica Vinicius de Moraes
A humildade é a qualidade principal, encontrada em todo aquele que deseja servir. Entretanto, o servir nos torna grandes.
Todos podem aprender a servir, basta que assim o queira.
Quando se aprende a servir inibimos o conceito da arrogância e do egocentrismo a que rodeia todo ser humano..
Servir também é um ato de amor... que não requer nível de instrução, mas desprendimento, abnegação.
Toda pessoa que é gerada pelo amor, aprende a servir.
Desta forma todo aquele que desejar ser grande um dia, deve aprender servindo, pois a grandeza da alma se conquista pelo esforço do trabalho...
Sorrir significa aprovar, aceitar, felicitar. Então, abre um sorriso para aprovar o mundo que te quer oferecer o melhor. Com um sorriso no rosto, as pessoas terão as melhores impressões de ti; e tu estarás afirmando para ti mesmo, que estás "pronto“ para ser feliz. Trabalha, trabalha muito a teu favor. Para de esperar a felicidade sem esforços. Para de exigir das pessoas aquilo que nem tu conquistaste ainda.
Critica menos, trabalha mais. E, não te esqueças nunca de agradecer. Agradece tudo que está em tua vida neste momento, inclusive a dor.
Eu ainda posso fechar os meus olhos para tudo aquilo que me impede de sonhar...
Eu posso simplesmente me transportar em leveza, para um lugar só meu, onde a alegria e esperança me abraçam... onde a lágrima é unicamente por contentamento.
Eu posso fechar os meus olhos para as tristezas do mundo, só por um instante... porque apesar de meus pés estarem no chão, minha alma dança a música do amor em ritmo compassado, e assim eu flutuo de mãos dadas aos ventos ...
Eu posso fechar meus olhos por um momento e respirar bem fundo a brisa da paz que emana do silêncio, e me embriagar de toda sabedoria que se revela.
Posso, de olhos fechados, chorar a gratidão pela vida gentilmente doada a mim, regada com o perdão e renovada todos os dias em amor ... É.. eu posso!
É assim que eu vivo... sabendo que posso sempre fechar os meus olhos...
Você é abençoado(a), maravilhoso(a) e único(a)
Você pode conquistar qualquer coisa que você desejar em sua mente! Tudo está exatamente dentro de você!
Basta que você transponha os limites do ilimitado... Eu sei que você tem força!
Siga seus sonhos!
O universo conspira para garantir que todos eles se tornem realidade!
Encontrar alegria e felicidade nas coisas mais simples da vida, é coisa de gente de alma grande... que pensa e voa alto...
Ser feliz é um estado que ao vir acompanhado de leveza e simplicidade, traduz em nós o sentido da vida abundante.
O Belo, reside em olhos sonhadores condicionados á interpretar apenas almas. Olhos que aprenderam á ir além...
"No asilo que vou construir e que não terá esse nome, haverá quintal, jardins e árvores por todos os lados. As janelas estarão sempre abertas para o vento que vai entrar pelos cômodos, passear pelos cabelos dos idosos, levantar as saias e os chapéus, arejar os corações com o aroma das manhãs… Nada de bingo e orações em excesso. Os idosos da minha comunidade vão pintar sóis ao despertar de cada dia, com os próprios pés, que serão mergulhados em baldes de tinta. O ritual será como um escalda-pés de cores.
Vou ungir os velhos com a minha fé num mundo novo. No meu asilo, que definitivamente não terá esse nome, não permitirei capelas por todos os lados, como se os idosos já estivessem à beira da morte. Nada de missa demais, cânticos de qualquer igreja, com honrosa exceção para o canto gregoriano dos monges beneditinos, pois os idosos precisam de bancos ao ar livre e não de sepulcros”.
do livro "Envelhecer"
“A beleza ainda me emociona muito. Não só a beleza física, mas a beleza natural. Hoje, com quase oitenta e cinco anos, tenho uma visão da natureza muito mais rica do que eu tinha quando era jovem”.
( trecho da última entrevista. in: "O suplemento Idéias", do Jornal do Brasil, de 22 de agosto de 1987.)
Que hoje você sorria para a vida.
Que tudo que você queria para você seja um simples abraço.
Que seus pensamentos te levem bem longe, mas que seja ao lado de quem você ama.
Que seus pés corram ao encontro de seus sonhos.
Que suas mãos tenham a firmeza para concretizar suas ideias.
Mas sempre estando consciente que temos um Deus por nós!
Mãe
Mãe palavra meiga mas de valor profundo
Mãe que por ela veio a nascer o mundo
Mãe que se entrega que é feita de amor.
Mãe doar-se ao filho não lhe é penitência
Mãe que é escudo é força é persistência
Nos acolhe em seus braços faça frio ou calor.
Mãe pode ser Ana, Maria, Guiomar
Se nasceu rica ou simples do lar
Traz consigo a missão de amar e cuidar.
Mãe aquela que gera, educa e padece
Mãe a única que jamais se esquece.
DIA DAS MÃES!Amanhã todos naõ órfãos comemoram o dia das mães.Eu sou órfã de mãe viva!Nunca soube o que é ter um carinho espontâneo,um simples abraço,um simples beijo....mas amo com toda a minha alma meus dois filhos...um amor incondicional....FELIZ DIA DAS MÃES P/ TODOS QUE AMAM E SAÕ AMADOS!
maria de nazaré
"Benefícios do Abraço:O abraço sincero massageia dois corações.
Quando um coração está debilitado e o outro está bem equilibrado, o primeiro recebe as vibrações positivas do segundo, equilibrando-se.
Quando os dois corações estão debilitados, o desejo ardente de se abraçarem, eleva as vibrações de ambos causando um bem estar indizível.
Quando os dois corações estão sintonizados em faixas mais elevadas, há uma profusão de boas vibrações, que são emanadas para o Universo, contagiando outros corações."
Chuva na janela
Há quanto tempo esperava por você.
Chegou hoje, de repente.
Bateu na minha janela bem devagar...
Notei sua presença pelo seu aroma.
Bem característico, é difícil não notar.
Você me trouxe bons ares...
Senti um frescor no ar.
Que saudade de você minha querida ...
Vem minha noite refrescar.
Rega as plantas no jardim,
Lava a rua, limpe as calçadas...
Encha os rios e desça até o mar
Chove chuva, chove sem parar!
Exercícios de Silêncio
Só no silêncio podemos encontrrar Deus.
Há áreas em mim que precisam chegar ao silêncio:
• Silêncio da fantasia: Silenciam as emoções, silenciam as tristezas; silenciam as vãs ocupações dos pensamentos.
• Silêncio da memória: O passado, as queixas vãs, os azedumes silenciam. Lembrar apenas as provas da misericórdia de Deus.
• Silêncio do coração: Silenciam os desejos, as antipatias silenciam, o amor silencia em tudo o que tem de exagerado.
• Silêncio do amor próprio: Silencia o olhar para o próprio pecado, para a própria incapacidade. Silencia o autolouvor. Tudo o Eu humano silencia.
• Silêncio do espírito: Fazer silenciar os vãos pensamentos. Favor silenciarem as considerações sutis que enfraquecem a vontade e levam ao estiolamento do amor. Fazer silenciarem todas as buscas de anseios próprios.
• Silêncio do julgamento: Silêncio no tocante às outras pessoas: não julgar.
• Silêncio da vontade: Fazer silenciar as angústias do coração, as dores da alma. Fazer silenciarem os sentimentos de abandono.
• Silêncio consigo mesmo: Não escutar a si mesmo, não se queixar, nem se consolar a si mesmo, silenciar consigo mesmo, esquecer-se, libertar-se de si mesmo.
Introdução ao retiro na Comunidade de Taizé
Mãe!
O meu é papo secreto, Meu tempo está coberto... Em sentir tanta saudade... Por toda eternidade!
Geilda Souza de Carvalho 08/05/2016
me lembro de cada dança
-agradável seria
se o tempo voltasse
não há som na minha guitarra
e toda minha marra
se foi
não sou cowboy solitário
vivo fora do páreo
a milhas do meu lar
não existem super-heróis
repetir palavras é besteira
melhor ler
um livro em chinês
antes que eu me esqueça
arrumei um emprego
de ficcionista
e meu fusca 70
descansa num museu
Nostalgia
Agora que penso
ter encontrado o foco
procuro seu sorriso
procuro seus olhos
procuro sobretudo sua alma
essa canção é pra você
os arranjos - desconheço
as palavras - invento-as
essa canção é pra você
sem rima alguma
cheia de nostalgia
por isso
procuro seus olhos
procuro seu sorriso
procuro sobretudo sua alma
Caros amigos e cidadãos Cunhenses; sou Cunhense com muito orgulho e conhecedor de meus direitos, nascido aqui há algumas décadas e estou cansado de ver esta cidade patinar em uma esteira política calamitosa, que me indigna e envergonha. Como diria Odorico Paraguaçu, “Vamos botar de lado os entre tantos e partir para os finalmente”
Minha intenção é alertar os cidadãos e mostrar que se nós não fizermos nada estaremos fadados a padecer para sempre nas mãos destes políticos medíocres e incompetentes, que foram ungidos com o voto do povo e não correspondem as expectativas dessa gente que como eu está cansado de ver o interesse da coletividade cada dia mais distante, pois os nossos políticos só se preocupam com seus interesses pessoais e bolsos.
Começando pelo prefeito, um homem que parecia que iria resgatar a esperança perdida. Vindo do setor publico, engenheiro agrônomo que parecia ser uma pessoa bem sucedida de boa índole, aparentemente a pessoa ideal para assumir uma prefeitura destroçada nas mãos de inescrupulosos ex-prefeitos de outrora....
Pura decepção. Acreditei que o prefeito Engenheiro iria aprender ter ginga política e deixar de lado seu jeito de bonzinho (arrogante e perseguidor), mas não, embora possa ter méritos como pessoa segundo o povo alega, eu particularmente descordo, mesmo assim foi um fiasco.
Os nossos vereadores conseguiram me decepcionar 11 vezes mais que o prefeito. Da mesma forma que Abraão clamou a Deus antes de destruir Sodoma, para não arrasar a cidade onde havia justos, tenho que ser coerente que dessa “Sodoma” chamada Câmara Municipal de Cunha os vereadores são muitos bons para fazerem piadinhas com a situação caótica de nossa cidade e zombarem do caos que estamos vivenciando.
No mais, todos poderiam ser exterminados com toda ira de Deus.
Já vi muitos vereadores ruins, mas iguais aos dessa gestão funesta, nunca!
Todos ao entrar neste covil ficam hipnotizados pelo Prefeito, o vilão espertalhão que sempre manipula as marionetes do seu mundo encantado, o fabuloso reino dos bonecos do legislativo. Como não bastasse a manipulação externa, temos ainda compondo esse circo, atrações como pessoas se enriquecendo do dia para a noite. E o pior é que os vereadores marionetes por não terem números mais atrativos para a platéia (nós eleitores) aceitam fazer o patético espetáculo sendo coniventes e solidários com tudo.
Ficam em minha mente vários questionamentos:
Será que os vereadores marionetes estão só fingindo que são burros?
Senhores vereadores, integrantes desse circo também denominado de Câmara Municipal de Cunha, alguém aí nesse picadeiro já parou para pensar como vários cidadãos que estão ou trabalharam na prefeitura, e que outrora andavam de chinelinho de dedo vendendo sacos reciclados, ficaram milionários do dia para noite, cidadãos que entregavam carta nos correios de bermudinha hoje ostentam posse de grandes aplicadores em dólares e turismo estrangeiro, professorzinhos assalariados hoje grandes empresários e proprietários de mansões, proprietários de pousadas quebrados hoje ricos como se fosse milagre, etc, etc,etc ?
Como pode senhores vereadores pessoas usando postos de gasolinas e consumindo petróleo a nossas custas?
Como uma pessoa com tão baixo nível de instrução dita regra na prefeitura?
Senhores vereadores marionetes, enquanto vossas excelências dormem os vermes correm a democracia ,que corroem a esperança dos pobres; os vermes aplaudem o descaso e a covardia de vocês com as coisas que poderiam prejudicá-los.
Como vocês no futuro vão falar aos seus filhos e netos que colaboraram para o progresso de nossa cidade?
Vocês são o que há de pior na política, julgam-se inteligentes e astutos estrategistas, mas não passam de um bando de Maria vai com as outras que não têm noção do mal que estão fazendo a cidade de Cunha. Rezo todos os dias a Deus para que ele não permita que nem um dos onze vereadores sejam eleitos novamente.
Peço para as pessoas de bem de nossa cidade que reflitam sobre tudo que estou relatando.
Bertold Brecht, um influente dramaturgo e poeta alemão, disse: “Que continuemos a nos omitir da política é tudo que os malfeitores da vida pública mais querem”.
Vereadores de Cunha criem vergonha na cara e trabalhem com seriedade. Deixem de fazer espetáculos ridículos para este bando hienas famintas do PSDB, a final apenas este quadrilha aplaude seus shows decadentes de quinta categoria as segundas-feiras, que ainda tem o respaldo online do bobo da corte José Antonio Proprietário da Rádio FM Serrana, que alias trata-se de uma rádio comunitária que pertence ao povo.
Esta minha indignação manifestada neste pequeno discurso, é a tradução do grito calado de milhares de cidadãos que não tiveram coragem de mostrar o que pensam sobre os políticos de Cunha.
Não canso de dizer aos meus filhos “É a noite que é belo acreditar na luz”.
Ainda tenho esperança, que o nosso povo mude, mas mude radicalmente para melhor, ou seja, a esperança esta na reforma porque o novo ao menos trás esperanças de mudanças....
Nene policia
Estamos vivenciando tempos difíceis onde, em TODAS as religiões observamos alguém tentando se dar bem, usando até mesmo os nomes das divindades pra fazer valer sua pobreza de espírito e de caráter. Pessoas que não se importam em nenhum momento, em fazer feridas nas almas de pessoas que já estão extremamente danificadas.
Negar á uma pessoa o "verdadeiro conhecimento" é uma das piores crueldades que se pode praticar pois de todo engano, procedem as quedas dos homens. Quem sutilmente ajuda uma alma a se lançar no buraco da ignorância, por sua ganância, egocentrismo e inverdades ... não deveria também ignorar que a Roda Gira e que assim como é incerto o caminho do vento, de igual modo não se pode prever quando virá a próxima tempestade.
A Humildade é um dom que somente repousa em corações íntegros e generosos. O Saber não é algo que dominamos em sua totalidade, assim que, o processo evolutivo se dá em meio á constantes aprendizados...
Recebemos a oportunidade única de sermos instrumentos á serviço do bem, á serviço da Espiritualidade.
Amar o diferente não é tarefa para muitos, só para os que possuem visão privilegiada para enxergar a essência da alma e para cuidar de um ferido é preciso, no mínimo, sensibilidade.
Isso é ser de verdade! Isso é trabalho com amor, e dignificado!
Algumas coisas são " muito molho pra pouco angu."
A simplicidade ainda é o melhor caminho para uma vida de humildade e propósitos.
Que os Ancestrais nos presenteiem a cada dia com sua sabedoria e conhecimento!
Abençoados sejam.
Porque você é uma formiga
Adjetivar alguém como formiga deve ser entendido como um elogio do ponto de vista organizacional. Afinal, em todo o reino animal, é uma das espécies exemplares em harmonia social do trabalho.
A formiga é producente e efetiva por natureza, por sua própria simplicidade. Executa a contento cada uma de suas tarefas sem que haja a necessidade de “chefes” e “supervisores” verificando (melhor seria dizer, atrapalhando) o seu trabalho diário.
Ciente de suas responsabilidades e de sua importância para a sua colônia, age com discrição e competência, esbanjando solidariedade e amor aos seus colegas. Quem nunca viu uma formiguinha carregando ou arrastando uma colega na tentativa de garantir melhor sorte ao seu destino?
Trabalhando com determinação, não para diante do maior obstáculo que se ponha à sua frente. Pelo contrário, com a mesma simplicidade de sua essência e com a mesma maestria de seu senso de interação interpessoal no trabalho, divide seus desafios e sua carga, com o intuito de viabilizar o interesse comum de sua comunidade.
Todos deveriam aprender com a simplicidade e organicidade das formigas!
Obrigado por seu mais uma formiga importante em nossa colônia!
"É melhor conhecer o inimigo que se tem, do que confiar no amigo que não se conhece."
Nota: Comentário sobre a minha sentença publicado hoje, 12/05/2016 no Facebook às 14:13 Hrs
Sidney Poeta Dos Sonhos
Celso! Tua segundo assertiva é o perfil do presidente interino, em relação ao governo que hoje se retira. Quanto a primeira, a incompetência do Governo que sai não deixou que ele avistasse o inimigo que comia e dormia no mesmo Palácio. Abraços!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp