Prosa Poetica Vinicius de Moraes

Cerca de 30471 frases e pensamentos: Prosa Poetica Vinicius de Moraes

Hipérbole

Nos caminhos da imaginação
Onde as estradas dão curvas e se partem em duas
Onde a vida recomeça e se lança no impossível
Estou ali
Aqui
Bem próximo de mim mesmo
Mais próximo ainda de você
Do seu amor que gerado cria a vida de nós dois
Vitória de nossos sonhos
Das noites mal dormidas
Na espera incessante por nós dois

Nosso amor cresce dia a dia formado de uma substância ainda não conhecida.
Desconhecida por todos
Por muitos
O amor...
O amor que nos une
Dá-nos motivos de avançar
De ser eu e você, na luta constante desse amor que o Senhor nos deu.

As palavras são apenas palavras?

De nós fluímos nós mesmos
Parte de nossa esperança
Dessa nossa essência que cria nosso amor
Nosso amor
Ou simplesmente o que somos
Que o senhor fez

A história recomeça
Estendemos-nos no que geramos
Nós em nós mesmos
Mesmo que ainda em outra vida
Em outro sonho
Outro coração
Pois nosso sangue tem nome
Nosso amor.
A Vitória que geramos é mais que eu você,
Somos nós em um momento que nunca existiremos...

Mesmo que por onde as estrelas caminham
Onde os sonhos são tocados
O passo do caminheiro
Em estradas sem passos
Sem destinos ou marcas
Apenas nós naquele sonho que logo lembraremos
Do qual não resistiremos

Ao qual seremos levados pelos ventos da vida
Pelas lágrimas que correm em nossos rostos
À estrada onde a eternidade são nossas sandálias
Onde o fôlego que respiramos estinguirá.

Estarei
Mesmo de lá
Olhando onde olhos não existirão
Onde a distância nos separará
Somente Ela nessa dança
Onde o meu Guia me levanta e me acompanha na próxima música.

A vida que é mais que todos nós
Onde o Senhor amassa o Barro que quer e coloca-nos entre os mais preciosos
Mesmo quando não percebemos
Lá está a estrela que brilha mesmo pela manhã
O Lírio dos Vales
O Leão que nos cerca e protege.

Mais forte que Ele?
Mais alto que Ele?
Mais que Ele?

Estou aqui
Onde a aurora é eterna
E a noite jamais chega
Onde beijo os lábios do meu amor
A mulher amada que me ama
Inicio do que és
Madre que te gera
Da Vitória que és
Que sempre serás
Tens nela a primazia de si mesma
No sonho que logo acordarás para ter

Nesse caminho?

Onde as luzes fluem de onde não sei
Em que as escadas já não têm degraus
Onde a água não mata a sede
Só lá onde nem mesmo existimos
Vivemos nos arcos dos multicoloridos raios de luzes

Dos quais somos formados
Levados
Trazidos
Transformados
Exaltados
Pra sempre

Vejo nos seus olhos
Isto que carregas contigo
Trazes Daquele que não muda
Os sonhos dos sonhos que te fazes rir
Risos dos meus sonhos invisíveis
Irrepreensível é o que trazes contigo
Amor que flui do seu interior

Minha Linda Vitória de Amor...

Trilhos

Ao chegarmos na vida não ganhamos muitos detalhes do que nossa trajetória irá nos trazer.
Até hoje não se sabe se nosso destino vem escrito ou se nossas escolhas o define. Gosto de pensar que sempre devemos dizer ao mundo, com todo carinho, nossas verdades mais latentes e que isso atrai o que a realmente queremos (ou achamos, neh?!).
Gosto de pensar que existe sim, um trilho, e por eles nos caminhamos. Ás vezes precisamos dar as mãos para não desequilibrar e em outras largar para passarmos sozinho, pois nem sempre no caminho dois podem passar na mesma hora. E é ai, nessa hora que corre o risco de alguém cair e se machucar. Dói! Ás vezes essa dor (que mal te deixa respirar), passam dias, horas, meses e até anos esperando cicatrizar.
A dor é tão forte que não conseguimos pedir ajuda a quem andava na nossa frente nos trilhos e nem olhar para trás e vê que quem estava a caminho está te estendendo o braço a todo momento.
Sim, existe um grande receio de confiar seu caminhar ao desconhecido, mas ás vezes é bom pensar que esse braço estendido cansa e existem outras pessoas precisando de ajuda. A sua antiga companhia tomou seu rumo, e isso faz parte da vida. As pessoas mudam, Deus não os afastou de você porque eles iriam te fazer mal e sim pelo simples motivo de não ser a pessoa mais adequada para ficar ao teu lado naquele determinado momento. As frequências são diferentes, existe por ai alguém que ainda te procura. (pense nisso).
Os trilhos sempre nos levam para diferentes locais o tempo todo e a primeira pessoa que te deu a mão muito provavelmente não será a mesma que estará contigo no final.
Não, ela não quis te magoar, mas uma hora ela também precisou deixar algo para trás da mesma forma que um dia você deixou. E você sofra somente o necessário por isso, se permita chorar todas as lágrimas possíveis para levar essa dor embora, ao invés de fazer uma pose de quem não está nem ai. A quem você está enganando?! A todos. Mas, principalmente a você mesmo. Ter fotos, festas e afins felizes são ótimos, mas seu coração tem que estar aberto, limpo!Não adianta ser estragado por dentro. Pois quando o amor for nele derramado irá se contaminar e o maior vetor foi você mesmo, foi quem você se tornou. Fria, amarga e com medo de tudo. Refugiando-se no: "Eu sou feliz assim!"
Não se culpe, não a culpe, você veio sozinho ao mundo e sua felicidade não depende de outra pessoa, depende apenas de você. Isso não quer dizer que é o fim e nunca mais você terá alguém. Muito pelo contrário, quer dizer que amenizar a caminhada com alguém que se dispôs a te dar a mão vale mais a pena do que a amargura de chorar por alguém que ainda te quer bem, mas resolveu seguir seu próprio caminho, e esse caminho não é com você. Por isso conforme-se e pratique o amor, liberte a pessoa que você ama para crescer e amadurecer diante do dia a dia, cresça junto. E se no fim for para vocês ficarem juntos, tenha paciência que Deus escreve certo por linhas certas.

O eterno feminino

Ela é tão bela, independentemente da sua forma! É divina em todos os sentidos! Mas sua vida é tão complexa, tanto que nenhum artista soube até hoje verdadeiramente lhe retratar, numa música, numa tela, numa poesia, acho que só Deus se atreveu a buscar a sua perfeição.
Esse “eterno feminino” é mulher, é mãe, amiga, companheira, amante, toda majestosa que com sua maravilha faz morada no coração dos homens. É nela que a semente da vida se transforma num ser, que ao nascer nos permite viver a esperança de um futuro melhor para a nossa humanidade.
É fato! Pouco fazemos no muito que nos cabe fazer neste planeta. A favor dela, ainda assim, é ela que nos põe para frente e nos faz vencer os obstáculos. Sem ela, seriamos apenas um projeto. Com ela, a realidade para nós se torna uma meta. E feliz é aquele cujo objetivo é ter no seu destino a presença desse eterno feminino.

O menino ia no mato
e a onça comeu ele.
Depois o caminhão passou por dentro do corpo do menino
e ele foi contar para a mãe.
A mãe disse: mas a onça comeu você, como é que o caminhão passou por dentro do seu corpo?
É que o caminhão só passou renteando o meu corpo e eu desviei depressa.
Olha mãe, eu só queria inventar uma poesia.
Eu não preciso de fazer razão.

”Formiga é um ser tão pequeno que não agüenta nem neblina. Bernardo me ensinou: Para infantilizar formigas é só pingar um pouquinho de água no coração delas. Achei fácil”.

(Extraído do "Livro Sobre Nada" (Arte de Infantilizar Formigas), Editora Record - Rio de Janeiro, 1996, pág – projeto releituras)

Olhe para si mesmo

Sempre haverá uma fração de você em mim.
Só o tempo sabe o quanto eu me dediquei ou o tanto que eu estimulei os meus pensamentos para poder olhar para o outro lado e enxergar as coisas de uma forma diferente, mas positiva, em busca da concentração necessária para encontrar a paz e descobrir um novo mundo. A dor é uma fera difícil de ser domada, ela é comum a todos, mas podemos através dela aprender e construir expectativas que nos levem a caminhos que nos realizem.
Quantas vezes eu caí, sofri e me agarrei com a solidão? Quantas vezes eu ignorei o meu coração, ou fiz escolhas erradas!
Olhe para si mesmo, levante a cabeça, encare a sua guerra interna com coragem, de vez em quando olhe para o antes, mas foque no depois, lute, conquiste, cuide, acredite e ame a si mesmo e a quem estiver do seu lado.

Aproveite as oportunidades que você tem todos os dias para ser feliz, pare de reclamar!

O multiverso está sorrindo para você, ele está esperando que você também o retribua com um sorriso de volta.

Ame mais, abrace mais, compartilhe mais, viva mais. Aproveite cada segundo maravilhoso que a vida está lhe dando, conecte-se com as boas energias do multiverso e seja feliz. Compartilhe todo esse amor que está dentro de você.

Meus pensamentos.

Tu és a esperança, a madrugada.
Nasceste nas tardes de setembro,
quando a luz é perfeita e mais dourada,
e há uma fonte crescendo no silêncio
da boca mais sombria e mais fechada.

Para ti criei palavras sem sentido,
inventei brumas, lagos densos,
e deixei no ar braços suspensos
ao encontro da luz que anda contigo.

Tu és a esperança onde deponho
meus versos que não podem ser mais nada.
Esperança minha, onde meus olhos bebem,
fundo, como quem bebe a madrugada.

Ninguém atrapalha ninguém de viver; as pessoas são livres para ficar onde querem estar.
Se escolhem permanecer ali é porque seu coração pede e o ser humano, sábio, sempre ouve o seu coração independente que a razão grite o contrário; afinal a razão não tem coração mais o coração sempre tem razão.
O que geralmente acontece é que as vezes insistimos em ouvir a razão pensando em estar fazendo o bem para o outro, quando na verdade faria bem a si se ouvisse o coração.
Autor ``anônimo``

MINHA SORTE
Minha sorte foi colher sementes do bem
Plantá-las dentro de cada coração
e aos poucos vê-las brotarem,
transformando-se em flores de AMOR.

Reguei-as com carinho,
às vezes com minhas próprias lágrimas.
Distribuí raios de luzes para que germinassem
e brotassem em cada coração.

Aos poucos percebi que cresciam
Multiplicando-se.
Conquistei amigos e os acolhi em meu campo.
Dividimos todos os momentos,
as tempestades e depois as calmarias.
Sorrimos e choramos
sempre juntos!

Para cada amigo brotou uma flor e
cada flor uma essência diferente
todas com o mesmo encanto,
o mesmo AMOR.
Pensando bem... pensando agora.
- Qual foi a minha sorte? Eu sei!
Minha sorte foi colher amigos como vocês
Transformando-me em AMOR!

Quem é ele que diz que conhece ela como ninguém?
Quem é ele que conhece seus corpo, seu coração, sua alma?
Ele é o Dono, não de algo, mas de alguém!
Ele é o Dono de seus desejos, de seus caminhos de sua vida.
Ela tem o desejo e ela a vontade de realizá-lo.
Ele tem os motivos e ela os meios de atendê-los.
Ele á a ordem, ela a obediência!
Ela é o violino e ele o que tira dela os melhores sons.
Ela e as pegadas e ele seus caminhos.
Ele a guia pelos caminhos e ela confia em seu guia.
Ele sabe das coisas que ela precisa e ela realiza seus desejos

Cegos pelos desejos, mas lúcidos pelas certeza. É assim a relação de um Dono e sua posse. O desejo os torna insanos, mas a certeza de que juntos podem chegar aonde ninguém mais chegou é os que os move. Quem sonos nós, meros mortais para entendermos realmente a beleza da entrega de uma submissa apaixonada pelo prazer de ver seu Dono feliz? Quem somos para entender que a cada chibata, a cada açoitada ele só deseja o bem de sua posse?

Não precisamos, entender... apenas precisamos ver a beleza da entrega que ela dá a ele e da recepção dele ao realizar nela seus mais profundos desejos. O dia que nós, meros mortais entendermos o quão belo é dar sem receber, entenderemos o amor de uma submissa ao servir seu Dono.

você chegou te reconheci já havia estado ali vc é a minha certeza
logo te gostei beijei a sua face até sentirmos o amor mais puro e perfeito desejei parar o tempo.
os segundos corriam de mim quase que te levando embora eu vivia_os como se durassem minutos,dias,horas sempre sempre?pra mim,sempre é tudo que agora se faz eterno.

Faxina pra ela chegar.


Ele estava la, sentado com seus milhões de idéias.
Com a cabeça encostada no tédio, de tanto que as coisas se repetiam.
De tanto que ele tava cansado, sem muita expectativa de novas surpresas.
Afinal, era todo mundo tão igual e previsivel.


E as coisas tao parecidamente identicas.
Como ver a Lagoa Azul, mais uma vez.
E ele se dopava de risos, whisk's, cigarros, e tanto mais.
Pra ver se ficava tudo menos chato.


Ae, quando ele tava lá, tão conformado com a chatice.
Com aquele cigarro acabando na mão, esgotando os pulmões,
esgotando o tédio, esgotando o tempo na internet e a paciência dele.

Ele olhou pro lado. Ele olhou pra ela.
Ae, ele sempre lirico, se deixou levar.
E por que não?
Se ela estava lá.
Aquela imponente presença de dedos longos e finos segurando,
um cigarro que parecia queimar a paciência dela e o tédio dela,
tanto quanto o dele.
Pessoas tão diferentes e ele via ali, tanta coisa em comum.

E agora, ele estava preso.
Ele que tanto falou em 'finalmente liberdade'.
Estava ali entregue, sem lutar, por vontade própria.
Ele estava ali, e tinha se esquecido do tédio, tinha se esquecido
de encostar a cabeça.
Ela havia trazido naqueles olhos vivos, a vontade da renovação.
E ele queria se renovar, queria mudar tudo, pra que quando ela
viesse pra vida dele, ela encontrasse tudo de alguma forma,
arrumado pra ela.

E agora, lá estava ele, faxinando tudo.
E esperando ela chegar.

De: Anônimo
Para: Corações sem Rumo

Fecha os olhos, inspire 3 vezes e sinta seu coração pulsar suavemente, e deixe rolar em sua fase a dor que ele carrega, deixa ele gritar através de cada lágrima, deixa ele sair desse aperto, deixaa ele respirar. Agora você sente? O vento tocar sua pele e seus corpo pulsar junto com o seu coração na perfeita harmonia. Eu sei ainda ta doendo, eu sei que o nó ainda ta ai só mas frouxo, eu sei.
Abra os olhos e veja o seu mundo cinza, se levante vá ate o espelho e veja o reflexo de um ser conhecido no entanto desconhecido, sente a dor nos olhos dele? E senti vulnerável, esta se questionando o que sera que deixou essa marca? Deixa eu te dizer você mesmo (a), e eu sei passo um filme em sua mente, eu sei porque as lagrimas voltaram a rolar em seu rosto.
Ei, para de forçar isso que acha ser um sorriso, seus olhos vão te denunciar, nao consegue falar porque o choro aumenta? Então chore poe pra fora, deita na sua cama e abrace seu travesseiro deixa o filme rolar, deixa a dor secessar.
Agora que viu que eu sei, me escuta um pouco. Quem disse pra você que ia ser facil? Quem disse que vc e o primeiro (a) ou o ultimo (a) a passar por isso? Eu sei, com vc e diferente e que cada um sente de uma forma, no entanto no fim sente não sente? Enfim...
Olha pra dentro de vc, veja ta adiantando essa alto piedade? Ta adiantando viver nesse passado ai e não ver seu presente? Pois bem pese bem pois se nao pode ser tarde de mas amanha

"Quem espera tempo bom é sertanejo"

Se tem uma coisa que não é legal nessa vida, sem dúvida, é a morosidade. Você não sabe o que é morosidade?
Pois bem; te explico agora mesmo: morosidade é quando tudo anda devagarzinho, melhor dizendo, quase parando. Você tem a impressão de que dá um passo para frente e trê para trás.
Isso acontece não por causa de macumba ou por causa de inveja dos outros. A morosidade ocorre por falta de coragem e iniciativa própria É que às vezes, ficamos acomodados e iludidos com dias melhores sem fazer por onde.
Tem gente, por exemplo, que não sai do lugar nem com reza brava. Vive à espera de um milagre. De um dia, quem sabe, tudo se resolva sozinho. Só que não.
Se este é o seu caso, vamos mudar essa situaçção agora mesmo?!
Que seja hoje o dia em que você vai sair de vez dessa morosidade. Chega de esperar o que nunca chega. A hora é agora. Pare de sonhar acordada e vamos à vida.
Regasse as mangas e vamos hoje resolver suas situações pendentes. Nada vai passar batido. Hoje vai ou racha. Afinal, você veio pra a esse mundo para aprender e ser feliz e não para sofrer desse jeito.
Tudo bem que o amanhã pode ser melhor, desde que o hoje também o seja.
Sua alma quer ação e seu coração aventura. Vamos andar?

Impassível diante do dragão

Há quanto tempo nos conhecemos?
Sei la...
Eu vinha, você ia... foi um encontro comum, casual.
Milhares já se encontraram assim,
Depois eu comecei a sentir algo,
Talvez uma saudade sem razão,
sei lá...
Não era tristeza, não era alegria,
Era uma indecisão de amar você,
E eu passava momentos, olhando para a frente,
Desligado, sem ver nada.
Engraçado! Olhava e não via!
Estava absorto, parado, consumido por mim:
Uma verdadeira estátua em introspecção!
Estava "Encucado"
"Encucado" com ausência que era presença.
E de repente, a interrogação indecisa foi evaporando,
E eu vi dentro de mim que era amor.
Você estava enquadrada no que eu queria,
Desde o sorriso até as lágrimas.
Você era o sim diante do altar,
Você era a mão certa na escada incerta
Você era o horizonte nítido...o agasalho...
Mas eu cometi um erro...
Não perguntei se eu também era tudo isso para você.
E a verdade é que não era.
Eu não estava enquadrado no que você queria,
Eu era o não
Não era sorriso, não era agasalho, não era nada....
Era um ser andante maravilhosamente invisível para você.
E de repente, a exclamação veio em "Closed"
E eu fiquei afirmando seus defeitos,
Fiquei procurando tudo o que você fazia de errado,
E você não fazia nada.
Fiquei torcendo para você me decepcionar.
Afundei-me como arqueólogo nas ruínas da sua imagem adorada,
E você permaneceu intacta.
Eu quis desmanchar a ilusão,
Quis vomitar um amor que me assentava bem,
E torci para você me decepcionar.
Eu queria tanto sentir raiva de você,
ódio!
No entanto, você se manteve a mesma,
Impassível diante do dragão no qual me transformei.
Então, me decepcionei comigo,
Porque não compensei o que queria
Com o que sentia.
E numa noite não muito longe,
Resolvi selar a carta da despedida.
Fechei os olhos,
As lágrimas pingaram uma a uma,
E eu adormeci, sonhando o sonho da aceitação!!!!

Estas são algumas maneiras que nós podemos praticar a humildade:

Falar o mínimo possível de si mesmo.

Mentalizar os seus próprios afazeres.

Não querer gerir a vida das outras pessoas.

Evitar curiosidade.

Aceitar contradições e correções alegremente.

Passar por cima dos erros dos outros.

Aceitar insultos e ferimentos.

Aceitar ser desprezado, esquecido e antipatizado.

Ser amável e gentil, mesmo sob provocação.

Nunca pisar na dignidade de alguém.

Escolher sempre o mais difícil.

"O amor supera todas as questões e manifestações perversas. Ama sempre e sofre com coragem, totalmente entregue a Deus, que vela por ti". Victor Hugo (espírito) / psicografia de Divaldo Franco. Livro: Os Diamantes Fatídicos

"O indivíduo consciente sabe que somente lhe acontece aquilo que é de melhor para o seu desenvolvimento espiritual." Joanna de Ângelis (espírito) / psicografia de Divaldo Franco. Livro: Libertação pelo Amor

"Todos anelamos a paz do mundo; no entanto, é imperioso não esquecer que a paz do mundo parte de nós.
Emmanuel (espírito) / psicografia de Chico Xavier / psicografia de Chico Xavier. Livro: Fonte Viva

"Muita falta faz à criatura humana uma saudável crença religiosa trabalhada em experiências pessoais, que lhe facultem uma visão global da vida, seus objetivos essenciais e secundários, fixada no futuro que cada qual elege para si mesmo através do comportamento que se permite.

Raiará, porém, oportunamente, nova aurora de fé, consubstanciada na vivência da realidade espiritual, quando a mediunidade dignificada e colocada a serviço do intercâmbio entre as duas faixas vibratórias da vida ensejará a compreensão da existência terrena dentro dos parâmetros enobrecedores e não mediante as ilusões dos sentidos sempre arbitrárias, dando a idéia falsa de uma perenidade que não existe, em razão da consumpção que ocorre com o organismo físico. Quando o ser humano conscientizar-se de que é essencialmente Espírito e não invólucro material, tomará a decisão de viver conforme os padrões elevados da justiça e da eqüidade, do amor e da caridade, desenovelando-se das paixões primevas para vivenciar as experiências iluminativas e libertadoras que lhe estão reservadas, em favor da sua incessante ascensão moral.

Ao Espiritismo cabe essa gloriosa tarefa, que vem sendo adiada em razão da indecisão de muitos dos seus adeptos que não introjetaram na conduta, conforme seria de desejar, os postulados libertadores de que a Doutrina se constitui".

Victor Hugo (espírito) / psicografia de Divaldo Franco. Livro: Os Diamantes Fatídicos

"A vida surpeende-nos a todos através do veículo da morte, que nos convida a outra dimensão de pensamento e vida, quando a consciência, livre dos impositivos cerebrais, desperta in totum para a compreensão do ser que somos. Felizes, portanto, aqueles que, diante da verdade, não procuram mecanismo escapistas nem formulações paliativas, mediante os quais fogem do enfrentamento com o dever, procurando a reabilitação que se faz indispensável. Ninguém, todavia, foge de si mesmo. Não é necessário prestar-se a satisfação aos outros, a respeito dos atos, nobres ou horrendos, porque o problema é interno, pessoal, intransferível. E graças a essa conduta dúplice - a interior, que é legítima, e a externa, que se apresenta como convencional, a da aparência - que incontáeis indivíduos derrapam nos transtornos neuróticos da depressão e de mais graves injunções psicóticas, exatamente por desejarem impedir o reflexo dos atos monstruosos que lhes constituem o caráter real.

Indiscutivelmente são bem aventurados aqueles que se encontram no eito das aflições transitórias, porque se lapidam para futuras experiências, resgatam as promissórias em débito, preparando-se para as inefáveis alegrias existencias e espirituais". Victor Hugo (espírito) / psicografia de Divaldo Franco. Livro: Os Diamantes Fatídicos

Quem observe a outrem que alcançou o topo no empreendimento encetado, não poderá fazer idéiados empecilhos que foram enfrentados. A existência humana enriquece-se, cada vez mais, na razão direta em que o indivíduo adiciona conhecimento e experiência, emoções e ações que o impulsionam para a frente.

Joanna de Ângelis (espírito) / psicografia de Divaldo Franco. Livro: Libertação pelo Amor

Você sabe mais do que ninguém o quanto eu te amo e o quão é imenso esse amor e carinho que sinto por você , .. Não nos conhecemos do nada e nem por acaso , .. Foi Deus que cruzou nossos caminhos fazendo com que nos encontrarsemos a fim de surgir essa amizade forte e pura que há entre nós , enfim ...

→ TEAMO' !

Me aguarde, estarei aí em pensamento. Deixa eu tocar sua alma com a superfície da palma da minha mão. Sou mulher, sou livramento, sou doce, sou lua, sou do mundo e sou tua. Sou anjo, sou guerreira, sou princesa, domo dragões, sou fada, sou bruxa, sou adulta e sou criança.
Sou entre flor e nuvem. Sou a calmaria duma tarde silenciosa, num tempo tão distante. Sou sorriso e sou lágrimas, sou amor e esperança. ( Eliani Oliveira )

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp