Prosa para Crianca
Quando morre uma criança, morre também o ser humano que há dentro da gente, pois o mundo fica com uma estrelinha a menos no céu da esperança, uma flor a menos no jardim da magia, um anjinho a menos no coração do mundo. Que Deus proteja imensamente as crianças, pois são eles a energia da vida.
Sempre fui muito atrapalhada,esquecida,relapsa .Era aquela criança que sempre que se levantava para ir ao banheiro esbarrava na mesa de todos os amiguinhos levando ao chão estojos,cadernos e algumas amizades(isso é sério rs). O caderno mais desorganizado sempre foi o meu e com relativa frequência era quase atropelada,acho que isso se deve ao fato de que realmente nunca estava 100% atenta a alguma coisa ou em algum lugar. Meu pai falava que era falta de atenção,minha mãe que era da idade e meus amigos ... Bem esses nunca tiveram coragem de falar nada E entre muitas quedas sem motivos,e mesas empurradas descobri primeiramente na sala de aula uma paixão:observar pessoas;sempre achei incrível a forma com que cada um se relacionava com o outro mas principalmente consigo. Comecei a ver beleza na singularidade e pluralidade que existem dentro de um só ser,e mais do que isso,perceber suas alternâncias é simplesmente incrível, e com essa paixão veio outra:escrever sobre essas pessoas. De início na minha vida sempre fui narradora em segunda pessoa,nunca deixei-me ser tocada por aquelas pessoas que carregavam dentro delas histórias incríveis,apenas observava,anotava mentalmente e caso a memória não me traísse passava para o papel,ahhhhh quantas histórias maravilhosas se perderam na minha mente antes de terem a chance de tomarem vida no papel,e agora você se pergunta:como tens certeza de que eram incríveis se as "esqueceu"? Excelente pergunta, e com ela entro na segunda fase da minha vida: as sensações Eu tenho certeza que eram incríveis histórias pelas simples e deliciosas sensações que deixaram em mim,cada texto meticulosamente planejado e não escrito ,apesar de quase esquecido,deixou-me com marcas de preenchimento e êxtase que nunca vou esquecer,e foi ai que entendi a permissividade de deixar o outro me tocar,marcar-me,as vezes fazer-me sofrer,porque uma vida não é completa sem marcas,meus textos ainda não eram pedaços de mim pelo simples fato de ainda não ter encontrado-me,porque me desculpe a maioria,a busca por si não é solitária,é acompanhada,assistida e participada. E quando dei-me a chance de viver sem medos das quedas,das frustrações que as pessoas nos causam e que são inevitáveis, de ser tocada,deixar minha alma e coração livres,realmente encontrei-me,tanto em mim quanto nos outros e tive a maior certeza da minha vida:Sou apaixonada por pessoas,e quero a cada dia me apaixonar mais por elas,cheias de defeitos,erros ,e quero que esses deixem marcas em mim. E hoje posso afirmar,nenhum texto mais há de se perder,porque ao sentar-me para escrever sou inundada pelas sensações dos momentos que vivi e essas me guiam,e escrevem
"A Vida é uma Criança pedindo colo e querendo andar com pressa sem carona. Bem ou mal somos mortais. pode ser loucura dizer tudo o que se pensa porque talvez isso iria frustrar algumas pessoas. Quem não te entende nunca pode tocar em sua mente ou chegar em sua imaginação porque sua Ideologia é algo Peculiar."
Gente, isso que vou falar é algo que penso desde criança.. sempre vi muita maldade no mundo,nos corações mesmo e mesmo assim, sempre persisti em acreditar, ter esperança nas pessoas, lembro de que na minha infância eu costumava fazer e desfazer amizades que pra mim poderiam ser eternas, mas para outras pessoas não, na adolescência, eu não era feia, mas acreditava em amizade entre homem e mulher e mulher com mulher mesmo, mas só o que percebi é que eu era a laranja no mundo dos espertos, realmente.. pra quem tem ganância, quer ter dinheiro, uma vida boa e confortável, o mundo esta certinho, mas quer saber?pra mim não..me sinto intrusa, ja quebrei a cara várias vezes mais insisto em querer amar as pessoas, querer contar, chorar oferecer ajuda..mas para pessoas erradas (então seriam todas elas que me cercam?)pois é, tenho esperança de um mundo onde você pode chegar a vontade no desconhecido e se tornar conhecido, porque é detestável quando você tem um amigo (chegou a conviver na infância ou adolescência juntos) e quando crescem passam por você e fingem que não conhecem,sinceramente? as pessoas não tem seu valor, ma também não é isso que estou procurando,, procuro essência, transparência e clareza,onde encontrei em um unico ser(espírito ou sei lá) Deus, seja ele como for.. sinto que encontro tudo que preciso nele..(que fique claro que não sou crente) sou agnóstica,acredito em um Deus mais não específico,numa fé, numa força que muda, transforma caráteres!haha, pra complementar.. o ser humano não tem o que o outro precisa..tem que encontrar dentro de si!o seu Eu é tudo o que você quer, merece e precisa!
Eu penso que tudo era mais fácil quando eu era criança, onde a minha maior preocupação era qual roupinha ficaria bem em minha boneca, qual sabor de sorvete escolher, se eu ia conseguir encontrar as pessoas no esconde-esconde, em fim coisas de criança. A adolescência chega e com ela a maturidade, para alguns é claro.
“Ainda trago comigo aquela sede de criança que acha água muito sem graça e finge que guaraná é cerveja. Metáforas e mais metáforas… Trago comigo a criança que vê tudo um pouco distorcido para ver além do visível, daquilo que se toca. A criança que vê o que se sente e transforma o mundo em volta e o deixa do seu jeitinho, mais colorido, menos humano e mais mágico. Porque se eu não for um pouco essa criança, é a minha parte adulta que fica sem fôlego.
Tudo o que eu queria quando criança era ter a felicidade que imaginava que teria. Imaginação pura de criança, onde não há o que repreender. Não há ambição nem falta riqueza. Ah, seu eu pudesse viver a beleza que era minha vida quando eu sonhava. As dores eram mais doces e até os mais altos gritos eram de amor. Minha casa era cheia de paz e alegria. Não sei mais se lembro os detalhes, mas sei que não passava batido nenhum. Se eu chorasse era por ter caído e até meu joelho ralado parecia sorrir. Saudades desse tempo que ainda não pude viver. Saudades dos segredos que a mim mesmo contava. Saudades das reuniões que só eu comparecia pra discutir sobre o meu futuro, e das vezes que até esqueci do sono esperando parar de rir.
Tem gente que usa a palavra de Deus igual criança levada usa o pai, sabe quando vc é pequeno e fica de propósito cutucando outra pessoa, e quando ela vem pra cima de vc, vc corre e se esconde atrás do seu pai com aquela cara de santo, e com um sorrisinho irônico na cara, e assim que o pai vira as costas, ta lá a peste infernizando a vida do outro de novo. Só que uma das diferenças entre Deus e seu pai carnal, é que Deus jamais vira as costas, ele vê que da sua boca só sai fofoca, intriga, ele vê o tanto que vc se preocupa com a vida alheia, ele vê que vc se preocupa tanto em fazer as pessoas acharem que vc tem a vida perfeita que pra isso tenta fazer os outros acreditarem que a vida delas é que não presta, onde vc passa vc deixa um rastro de veneno, briga confusão, exala arrogância e pretensão. E faz isso da pior maneira possível, faz isso como amigo, como aquela pessoa que vc sabe que sempre vai ter por perto, aquela pessoa que conhece sua família, conhece os tropeços. Faz vc acreditar que humildade é sinônimo do nome dela. Não que minha opinião te interesse, e nem que eu ache que vc irá mudar seu comportamento, mas de coração que vc use a palavra de Deus como escudo e não como lança pra ferir quem ta do seu lado. Hombridade, Honestidade e um pouco de Maturidade não faz mal a ninguém.
O crente é como a criança que não brinca de amarelinha por medo de cair no inferno e ser zombado pelos coleguinhas. É como a criança que leva bronca do pai e vai chorar no colo da mãe, sua santa protetora. O crente é uma criança mesmo, e como toda criança, ele acredita que um dia a fantasia mais absurda tornar-se-á real.
Criança. A melhor idade entre todas. A mais divertida, sem dúvidas. Era tão fácil chegar no céu, quando brincávamos de amarelinha, tínhamos os joelhos ralados, mas que doíam bem menos do que nosso coração. Vivíamos sem medos, só queríamos ser felizes. As brigas, eram constantes, mas todas por -hoje seriam- motivos tolos, que não passavam além de 5 minutos, até que tudo voltasse ao normal. Sabíamos que se o tempo não parasse, nós o parávamos. Tempos de risos e sorrisos, maiores até do que a própria boca. Anos em que voávamos sem tirar os pés do chão. Época de abraços fáceis, atitudes generosas, pessoas verdadeiras, pensamentos leves, mentes puras, de brincar até cansar, de rir até doer a barriga, de imaginar desenhos nas nuvens, e imaginar que essas, eram feitas de açúcar, como algodões-doces. Agora crescemos, e esse bom tempo, virou apenas lembranças. Deixamos nossas vidas de lado, esquecemos de que na vida, o importante é o que você pensa sobre si, e que se isso está nos conformes, não há ninguém que possa mudar. Saudades daquele tempo, onde não sorríamos apenas para as fotos ou para fingir estarmos bem. Quando éramos felizes e não sabíamos, tempo em que só queríamos crescer, crescer depressa, porque imaginávamos esse mundo de gente grande, bem mais divertido do que é realmente. Onde éramos livres e felizes por poder brincarmos um pouco mais antes de entrar em casa, onde tínhamos o mundo no nosso quintal, agora temos tudo em nossas mãos, mas estamos presos e não sabemos como nos libertarmos. Fomos perdendo a simplicidade, onde se encontra amor, paz, felicidade e se não encontrássemos, inventávamos. Nunca mais teremos aquela vida perfeita novamente, melhores dias, melhores sorrisos, melhores anos, melhor tempo. Aquelas lágrimas que rolavam em sua face, por não poder brincar, por não ganhar um novo brinquedo, por não poder comer mais um pouco de chocolate. Infâncias que não sabiam o que é passar o dia em uma máquina chamada computador, não sabiam que você pode se divertir jogando, sem ter que sair de casa ou convidar alguém. Mesmo sem saber de tudo isso, éramos felizes, as brincadeiras surgiam conforme sua imaginação, você conquistava novos amigos, quando saia na rua para jogar uma partida de bola, ou pular corda. As infâncias de hoje, não podem ser consideradas "infâncias", porque não se tornam os melhores momentos de sua vida. Que pena, só descobrimos que ser grande é quando somos pequenos, pois quando crescemos, tudo cresce junto e nos tornamos pequeninos nas dimensões que o mundo coloca.
"Aprendi que não tem algo mais puro e verdadeiro que o sorriso de uma criança. E, que não é fácil observar está pureza entre os adultos. Analisando assim que, a autenticidade ENCONTRA-SE EM EXTINÇÃO. E, no entanto continua sendo a forma mais fascinante e, que "pode" está presente no SER HUMANO. E, porque não?. Já que a superficialidade nos torna vazios e medíocres.
Vivíamos em comunidades e éramos mais felizes. Lembro-me quando criança que os vizinhos se respeitavam mais e, eram quase que da mesma família. Caso o filho de um fizesse alguma travessura e fosse flagrado nela por qualquer vizinho a surra era certa, pois ele falava com os pais que lhe davam total credibilidade. Mais tarde, no começo da adolescência as paqueras eram muito bacanas. Todos se envolviam cheio de paixão, as conversas eram só a respeito da pessoa amada e nos domingos as peladas e os campeonatos de várzea, além é claro, dos grandes bailes de domingo à noite. Mas o tempo passa e tudo muda, hoje vivemos em sociedade e a tecnologia está mandando bem. As pessoas não se respeitam e não se consideram mais como antes, é tudo muito artificial em qualquer relacionamento. As ferramentas da Internet cada vez mais turbinadas afastam ainda mais as pessoas, e os vizinhos viraram meros estranhos. Até nos relacionamentos amorosos as coisas estão mais difíceis, uma pena! Acredito piamente que dois jovens ao nutrirem interesse um pelo outro nos dias de hoje, eles não tem a coragem de conversar olho no olho, preferem conversar pelo facebook, ali são mais despojados, mas ao se encontrarem mostram serem introvertidos por causa dessas parafernálias tecnológicas que os inutilizaram na questão do relacionamento de qualquer natureza. No inicio a humanidade se reunia em clãs, depois em pequenas comunidades dentro de suas nações, agora estamos em plena sociedade e pelo andar da carruagem desse mundo terminaremos como robôs, vivendo obesos e sem afeição para com o próximo, então chegará o fim, e sem motivação alguma para viver por aqui.
Muitas vezes somos igual a uma criança, não queremos desgrudar do nosso sonho realizado; ele passa ser a nossa morada, local prazeroso, que tomamos posse, fincamos a nossa bandeira de destemida desbravadora; pintamos todas as paredes, de diversas cores, frutos dos nossos devaneios, da nossa imaginação tão fértil; abrimos todas as janelas para o vento nos arrebatar, alegrar; fechamos a porta do porão dos nossos medos; somos audazes e vamos tomar sol lá no sótão, ambiente aconchegante, sempre nos inspirando a ler, mais um vez, o Livro da Vida, que tanto queremos nos aprimorar, pra ser uma exímia cativa moradora do nosso recanto, onde o amor é o alicerce, maior fundamento do nosso almejado lar.
Eu sou do tempo que carro de boi era algo para ir à porta para ver passar, criança dava a benção a pai e mãe, tendo professor como mestre, respeitando e amando, eu sou do tempo que brincar era algo muito bom e prazeroso, eu sou do tempo que quaresma era algo fino símbolo de luto e dor, eu sou do tempo que criança era simplesmente criança. Hoje não tem mais tempo nem de recordar o tempo que passou. Mas a certeza é que ele um dia passa e tudo fica apenas nas lembranças e nada muda, ele continua cumprindo o seu papel, percorrendo o curso da vida, onde todos ficam nas lembranças e o tempo continua a sua caminhada.
Quando criança, meu quartel general era uma grande jabuticabeira no meu quintal. Eu envelheci, cheguei aos sessenta e a minha jabuticabeira, onde vivi tantas horas de tantos dias, como um soldado atento, observando o mundo abaixo de mim, foi arrancada pela especulação imobiliária. Hoje aquele pomar de muitas árvores e inúmeros passarinhos, não passa de uma sem graça e sem vida mansão moderna, quase futurista. Minha poesia de criança morreu por um estúpido progresso, numa cidade que é grande e linda, mas que não tem mais minha jabuticabeira onde eu e as aranhas tecelãs brincávamos de observar um ao outro.
Sinto saudades, saudades dos tempos de criança em que eu brincava na rua... Saudades dos velhos amigos, os que sem motivo se afastaram e os que precisaram ir pra longe. Se saudades matasse, juro que já estaria morta. Mas não pode-se fazer nada, apenas ir vivendo, e o que realmente for de verdade sempre dá um jeito de nos reencontrar.
Quando eu era criança eu caia muito e ralava o meu joelho e eu saia chorando desesperada pra mostrar a minha mãe que sempre me falava, vai passar filha, e eu passava horas as vezes até dias com aquela dorzinha que eu chamava de dodói, mas acreditava que ia passar então aguentava caladinha, e acho que aprendi com isso talvez me acostumei, a dor não é boa mas aprendi pelos meus joelhos ralados que é preciso ser sentida e se tem alguém que terá que sentir essa dor será eu, e uma hora tudo vai passar, joelho ralados não duram para sempre as dores também não.
Meu pai me levou em seus braços quando criança e até hoje quando é preciso me pega pelas mãos e mostra o caminho, as vezes ele grita, mas é porque sou teimosa igual a ele rsrs, mas o importante, que quando ele precisar que alguem o carregue, eu vou estar lá...poque reciprocidade, vai ser a coisa mais justa no mundo...em relação a este amor e proteção que ganhei deste homem no decorrer da minha vida!
Eu quando era criança, sempre quis saber como era o mundo de adultos, como era viver como adulto, e o tempo foi passando e aquela vontade de viver o mundo de adulto foi se perdendo, por que eu via nos adultos, aquele olhar de ''Amanhã fazer a mesma coisa' aquele olhar me deixava perturbada, e eu fui crescendo, e eu vi que vida de adulto, é difícil, que as vezes caímos e demoramos para se alevantar, por medo, ou por não ter mais força, me leve de volta ao passado.
Você olha pra criança de chinelo suja na favela e vê nele um traficante.Como um conjunto de pessoas sem dinheiro se quer para uma alimentação adequada,pode abastecer drogas e armas milionárias que são vendidas nas favelas do brasil? o verdadeiro traficante está pedindo seu voto nessa eleição,ele que fala em segurança pública,ele quem abasteci as armas daqui,que muitas vezes é de uso exclusivo das forças armadas,ou segurança pública do estado.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp