Procurar a Felicidade
O que é felicidade pra você?
Onde você espera encontrar a felicidade?
Qual o caminho pretende seguir até a felicidade?
Em que parte da sua caminhada você está em busca da felicidade?
Em sua jornada para a felicidade você está no início, no meio ou no fim?
Você é realmente feliz com o que conquistou?
A felicidade está no que você busca conquistar?
Você acha que a felicidade está nos títulos que possui ou nos que ainda irá possuir?
A felicidade plena, verdadeira e eterna está muito além do que se imagina, dos desejos, das fantasias e das conquistas materiais e carnais.
A felicidade é muito mais do que você vive nesse exato momento e bem maior do que você pretende encontrar.
Não existe segredo, chave, método para se encontrar a felicidade no amor, existe o amor próprio, e só deriva dele a sua capacidade de amar o outro.
Flávia Abib
Não é vivendo coisas superficiais que iremos encontrar a felicidade. O nome disso é prazer. O prazer é um momento. A felicidade é um estado.
“O segredo não está no que te falta para ser feliz. O segredo está em encontrar a felicidade no que você já tem.”
Seja no amor ou na amizade, só é possível encontrar a felicidade
quando houver sinceridade e reciprocidade no sentimento...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COM TOTAL SINCERIDADE NO AMOR
Marcial Salaverry
Mesmo considerando que se trata de algo quase em extinção, é preciso que se diga que a sinceridade é exigível em todo e qualquer tipo de relacionamento. Seja comercial, seja de amizade, e principalmente no amor.
Existe apenas um tipo de relacionamento onde a sinceridade é artigo perfeitamente descartável... É na política. Se alguém me apontar um político sincero, estarei diante de um mentiroso, pois as artimanhas políticas não permitem que haja alguém que queira ter uma conduta correta. Porém, meu objetivo não é deslindar as tramóias sórdidas que envolvem as maquinações tão normais entre políticos corruptos (será que existe algum que não o seja?), mas sim falar do relacionamento que exige uma sinceridade total e completa, O AMOR.
Um de meus alunos favoritos, um certo poetinha chamado Vinícius de Morais (alguém já ouviu falar dele? É um menino de futuro...), escreveu assim sobre o assunto:
" Falar ao coração não é jogar com as palavras.
É olhar dentro dele com olhos de sentimento.
Não é dizer "eu te amo" com a voz.
É dizer "eu te amo" com o próprio amor".
Lindas demais essas palavras... Obrigado poetinha, por mais esta jóia literária, e nosso querido Vinicius é um Mestre no assunto, com certeza...
Vinícius disse tudo. Quando se está falando de amor com alguém, estamos jogando com os sentimentos, que é a coisa mais sagrada da alma humana, e nesse caso, é preciso realmente falar com alma e coração, e não apenas com a voz...
A frase “eu te amo”, está simbolizando todo o amor que deve existir num relacionamento sincero. Não é simplesmente dizer “eu te amo”, é tudo o que implica no ato de se declarar amor ao parceiro (a). Sempre deve haver sinceridade.
Podemos espezinhar alguém fisicamente, podemos até machucar o corpo, porque isso tem conserto. Agora espezinhar os sentimentos de outra pessoa, é algo muito cruel. Por vezes causa danos irreversíveis. Pessoas entram “em parafuso” por causa disso.
Existem diversas situações em que se pode dizer “eu te amo”, sem que esteja envolvido o Amor propriamente dito, é quando falamos de nosso amor para uma filha, para um filho, para um pai, para um amigo muito íntimo. É amor de outro tipo, é amizade, e também só deve ser dito com sinceridade, eis que são situações que não aceitam mentiras.
"Eu te amo", dito docemente, olhos nos olhos, sinceramente, é o ponto máximo, são as palavras que todos almejam ouvir estando ao lado da pessoa amada. Convenhamos que pode levar ao êxtase, à entrega total. Nesse momento, crianças, é indispensável que haja sinceridade. É indispensável que esse “Eu te amo”, seja dito com coração, com a alma. Se não houver a certeza plena, vale mais a pena dizer “Gosto de você”, tenho muita amizade, aprecio sua companhia, mas não é o Amor...
Mesmo que seja um amor de momento, uma aventura fugaz, tem que estar sentindo realmente que, seja amor, seja só paixão, ou apenas desejo, é algo sincero.
Já vi muitos relacionamentos terminarem, simplesmente porque descobriram que não se amam mais. Não se amam mais, ou nunca se amaram? O amor não acaba assim. O amor sempre permanece. Simplesmente acharam que se amavam e de repente quebrou o encanto, e descobriram a inutilidade de permanecerem juntos.
O triste, é quando um dos lados continua amando, e sofre muito quando descobre que o outro quis apenas se divertir às suas custas. O sentimento de frustração é muito forte. Foi por causa de casos assim, que o poetinha recomendou dizer-se “Eu te amo”, com a voz do amor, ficando claro que não devemos brincar com os sentimentos alheios...
Pode-se dizer eu te amo com o sentido de amizade, mas essa amizade deve ser real mesmo. Uma pessoa amiga saberá interpretar esse eu te amo, como uma declaração de carinho. E também nesses casos, deve ser dito com a “voz do amor”, já que amizade é um tipo de amor que também exige reciprocidade, e que pode se transformar em amor-amor também, sendo algo que depende do desenvolvimento das relações entre ambos.
Bem crianças, com toda a sinceridade da amizade que sempre tive, desejo a todos UM LINDO DIA, esperando de coração, que seja repetido a cada dia de vida...
Costumava me perguntar se havia felicidade maior do que a de encontrar um certo alguém... descobri, finalmente, que sim. Mudei um artigo indefinido (um) por um da mesma classe gramatical, todavia feminino e definido; Troquei um adjetivo definido masculino (certo) por um tão definido quanto mas feminino; também, oficioso que sou, transformei um pronome indefinido (alguém) por um substantivo próprio a não mais poder; para fechar este ímpeto, alterei a ordem canônica. Queres saber o que obtive? Eis aqui: A Helena certa!
Como podemos encontrar a felicidade, se na maioria das vezes não conseguimos nos desapegar de medos ou de sentimentos, que no fundo sabemos que nos trazem tristeza.
É preciso sair dessa condição de aceitar ou de se contentar com o pouco, é necessário procurar novos horizontes, pois o mundo é enorme e cheio de possibilidades.
Felicidade não é encontrar um par no dia dos namorados, mas é sempre saber reconhecer os verdadeiros amigos !
Viva a vida, procure a felicidade e ache-a em lugares que você jamais pensaria encontrar, seja grato por ser quem você é, e sempre que possível, procure melhorar. Acima de tudo, ame-se, até porque auto-estima não se compra em supermercado.
“Você não pode viver focado em encontrar felicidade como a grande maioria das pessoas no mundo; você precisa se focar no ENTUSIASMO, porque ele tem condições de abrir os canais para você ser mais feliz. O entusiasmo é que dispara a nossa energia. Ativa nossas percepções e as sensações mudam completamente.”
O amor é melhor chave para entrar num coração,
e encontrar a felicidade...
Com e por amor, faz-se milagres...
Osculos e amplexos,
Marcial
AMOR A CHAVE PARA A FELICIDADE
Marcial Salaverry
Para que o amor chegue ao coração e possa abri-lo, e assim encontrar a felicidade, é preciso entender que na realidade, a chave que começa a abrir o coração, chama-se Namoro, que é o ponto de partida para o amor. Pelo menos antigamente era assim, começava-se com o namoro, depois o noivado e assim chegava-se ao casamento. Tudo regido pelo amor.
Mas as coisas evoluiram e o tempo mudou tudo, e assim, hoje em dia começa-se "ficando", mas nem sempre fica bem "ficar", então, ao invés de "ficar", fica-se namorando mesmo. Dessa maneira fica claro que o namoro evoluiu muito com o tempo. Já houve época em que a jovem ficava romanticamente na janela, e seu enamorado (lindo o termo) ficava fazendo lindas serenatas. Sem duvida, uma época essencialmente romântica, quando se amava platonicamente até o casamento. O namoro sempre era vigiado, pois não eram permitidas "certas liberdades" antes de se firmar o compromisso matrimonial (ou seja, o casamento).
A coisa era tão levada a sério, pois quando o rapaz conseguia tocar nas mãos da jovem, já era uma glória. O beijo vinha depois de algum tempo, quando já era namoro sério... Pelo menos "aquele" beijo de verdade, que costumava tirar o fôlego e despertava "aquele algo mais", que só podia ficar no desejo mesmo...
Depois, veio aquele namoro, em que já era permitido mão na mão, e até em outros lugares, e até se conseguia roubar um beijinho logo no inicio do namoro, o que era uma emoção suprema. Um beijinho à socapa, que delicia, que emoção, mas se o papai ou a mamãe visse, seria reprimenda na certa. Onde já se viu beijar se ainda nem se conheciam direito (depois de três anos namorando).
Com a evolução rápida do tempo, principalmente no após-guerra, houve uma mudança de costumes, e logo se chegou a um estágio mais avançado. Já se permitia que o romântico casalzinho saísse sem ter de levar o irmão menor para ir ao cinema. Ou mesmo um passeio diferente. Por exemplo, ao Zoológico. Ainda não existiam os motéis. Quando muito um drive-in onde alguns amassos podiam ser feitos.
Agora a coisa mudou um tanto. Quando um rapaz e uma moça se conhecem, ao dizer muito prazer, vem a pergunta, no meu ou no seu apartamento? E o romantismo, foi para o beleléu...
Contudo, se o modernismo acabou com o romantismo de antigamente, não acabou com o amor, e nem com o namoro, que continua sendo a chave que abre a porta, seja do coração, seja do quarto do motel, e na realidade o amor sempre será o principal objetivo de todos, sempre na procura da famosa alma gêmea, ou como se dizia antigamente, a "outra metade da laranja"
Para que o amor seja perfeito, é preciso haver reciprocidade nos sentimentos, será necessário que a mesma chave abra dois corações, permitindo uma interação perfeita entre ambos, consumando o que pode ser chamado de um amor perfeito, merecendo um lindo buquê de amor-perfeito...
Mas, se o namoro é a chave que abre a porta para o coração, é preciso que também abra a porta para o cérebro, pois a razão deverá controlar a paixão, ditando as normas necessárias para que o amor seja duradouro. Deve-se abrir também a porta para o entendimento, o diálogo, permitindo que haja harmonia nesse amor, que poderá até mesmo durar 20, 30, 40 50, e até 60 anos ou mais, principalmente quando vivido em clima de amor e amizade...
Vamos então namorar, mas com consciência, não apenas seguindo os impulsos do coração, cuja porta foi aberta e escancarada. É preciso controlar, usando bom senso, para que a porta não seja fechada com a chave da separação, portanto, para que essa chave seja bem usada, vamos controlar a abertura da porta, com entendimento, diálogo, respeito, amizade, e assim ela não será jamais trancada, e a chave deve ser feita com muito bom material, para que não se desgaste com o tempo.
E agora, vamos usar a chave que abre sempre a porta do mais lindo amor, que se chama AMIZADE, permitindo a entrada triunfante de mais UM LINDO DIA, que deverá encontrar essa porta aberta a cada dia de nossa vida...
Para encontrar a Paz e a Felicidade, nossas ações diárias devem ser norteadas na caridade e na misericórdia, para conosco e com o próximo.
É complicado encontrar a simplicidade
Mas ao encontrarmos esse caminho a felicidade estará sempre presente
Valorize os momentos que a vida nos oferece
Simples assim
Para uns a felicidade é dinheiro...
Para outros, é encontrar um grande amor...
Mas para outros é simplesmente aproveitar as pequenas coisas boas da vida, coisas que não percebemos,como o por do sol,o brilho da lua,uma manhã de céu azul, um passeio na praia.
Coisas pequenas, mas que fazem toda a diferença. Pois a felicidade está nas pequenas coisas!
Certo tempo, pensei...
Que poderia encontrar a felicidade
Busquei-a.
Andei, vaguei
Logo me deparei com o mundo da razão.
Perguntei onde poderia encontrar a felicidade?
A razão me deu um caminho.
- Dentro de um invólucro de matéria,
tem um algo desconhecido,
Aprofunde sua pergunta.
Sai sem rumo, sem entender a razão.
Parei em uma sombra e vi que, não via mais minha sombra
Foi retida por uma arvore
Vários galhos por cima
Demasiadamente barganharam o caminho que me levaria à felicidade.
Resolvi não mais sair daquela sombra.
Criei raízes e galhos nesta sombra.
Mas algo dentro de mim aguçava a busca á felicidade
Sem compreender, retomei minha busca
Perdi a razão, mas encontrei a alma.
Em um pequeno dialogo, ela me falou:
-o que busca?Respondi. A felicidade.
-Por que a busca? Respondi. Por que a perdi.
-Ela disse: impossível.
Fiquei sem entender a alma!
Por isso jamais encontrarei a felicidade.
Procura-se a felicidade
Para que se possa encontrar a felicidade, primeiro você deve saber o que afinal de contas é a felicidade. Se procurar no dicionário terá um significado, mas nem de longe ela explica o que é a felicidade, não expressa suas vertentes e ramificações. Explicar a felicidade é algo tão complicado que algumas pessoas passam uma vida tentando e em vão são seus esforços. Seria preciso uma vida para encontrar a felicidade e uma outra para que se pudesse explicar, felicidade são cinco sílabas, mais que isso, dez letras, que sozinhas não dizem nada, mas quando na ordem correta expressam um estado de ser e do ser. Segundo o dicionário é o ato ou efeito de ser feliz, uma explicação muito vaga, que gera ainda mais dúvidas. A felicidade é tão simples, mas ao mesmo tempo há tanto por fazer antes de consegui-la que muitos desistem antes de obtê-la. A frase está escrita da seguinte forma: “Não desista de algo que é felicidade para você”, isso significa que não há apenas uma forma de felicidade, mas, “Felicidade é sorrir?”, sim e não eu respondo, sim porque a felicidade é um motivo para se sorrir e não porque nem todas as pessoas felizes vivem a sorrir, algumas são mais sérias que outras, a felicidade por diversas vezes é confundida com o sorriso, é absolutamente normal, porém o sorriso nesse caso está ligado a diversão e não a felicidade.
No adeus não espere encontrar a felicidade, ela nunca está acompanhada da tristeza, a felicidade não é solitária nem se pode obtê-la plenamente sozinho, para que se encontre a felicidade, às vezes é preciso andar um ano, um mês, meio século e ainda assim não se tem a certeza de encontrá-la. Há pessoas que procuraram por diversos anos em vão, passaram por diversos lugares, conheceram milhares de pessoas e ainda assim não encontraram a felicidade, pelo menos não repararam, eles podiam ter resvalado com a felicidade uma porção de vezes e ainda assim não iriam ver, tamanha era a vontade de encontrá-la.
Felicidade pode ser uma pessoa, imagine a pessoa mais importante que você conhece, agora imagine essa pessoa vindo ao seu encontro depois de dez anos, isso também é a felicidade, a felicidade do reencontro, para que se consiga esse tipo de felicidade é essencial que haja saudade. Essa tal saudade só se obtém depois de ser feliz pelo menos uma vez.
Felicidade pode ser um lugar, mesmo o lugar mais horrendo do mundo é capaz de trazer a felicidade, a beleza do lugar nada tem a ver com a felicidade, basta que haja boas lembranças para que se tenha saudade e conseqüentemente a felicidade.
Felicidade em fazer o bem, também é uma forma de felicidade, uma das mais nobres que existem, ela se chama piedade, e por falta de outro tipo de felicidade, ajuda pessoas nessa difícil tarefa de encontrar a felicidade.
A felicidade dos outros também pode ser a nossa felicidade, mas se vivermos toda nossa felicidade em função da felicidade dos outros, por conseqüência não chegaremos a encontrar nossa felicidade plena.
Religião também é felicidade, uma felicidade que faz compreender, esse tipo de felicidade está presente nas grandes catedrais e nos pequenos salões. Geralmente quem procura essa felicidade por diversas vezes teve outros tipos de felicidade e agora busca a resposta para a felicidade, mas a felicidade não faz perguntas, não há porque procurar respostas quando não se têm perguntas.
O som da felicidade é mais um ruído que um som, quase que um suspiro, ele é tão baixo e mesmo assim tantos conseguem ouvir, o contrário também acontece por vezes a felicidade grita e ninguém consegue ouvir, é típico da felicidade fazer com que só aqueles dispostos a passar por suas provações possam vê-la e ouvi-la .
“Felicidade está à venda?” A felicidade é tão rara que se propusessem vendê-la, o estoque acabaria em menos de um minuto. Não se pode pagar pela felicidade, não sou hipócrita a ponto de dizer que o dinheiro não traz felicidade, ele traz, mas o período que essa felicidade dura é muito curto e a sensação de felicidade esvaem-se assim como o dinheiro que se gasta, essa felicidade é falsa.
Depois de dito tudo isso podemos chegar a conclusão que: para os que erram a felicidade é o perdão, para os que lembram é o esquecimento, para os que amam é a reciprocidade do sentimento pela pessoa amada, para os que têm sede de saber são os livros, para os que não gostam de onde moram é o começo em um novo lugar, para os insatisfeitos com seu trabalho é um novo emprego, para um pai é um filho, para os que não têm tempo é um minuto, para os que têm tempo de sobra é algo para se ocupar, para os campeões é a vitória, para os conquistadores é um sorriso, para os que padecem de alguma doença é a cura, para os pobres é uma moeda, para os ricos o sentimento que se compra, para os que se vendem felicidade não existe.
Depois de muito fazer é provável que você resvale com a felicidade pelo menos uma vez em sua vida, se isso acontecer ela segurará tão firme em sua mão que provavelmente nunca mais solte. Mas cuidado a felicidade não tolera todos os erros, ela é o perdão, mas não pode perdoar a tudo, ela é bonita até séria, a maior virtude da felicidade é que qualquer um pode tê-la, para isso é preciso procurar muito, se esforçar muito, trabalhar muito, aprender muito e sobretudo ensinar muito, se fizer isso a felicidade sorrirá pra você, e será sua eterna amiga. Mas é difícil ser amigo da felicidade, pois erramos, até eu erro, sempre quero mais da felicidade. Assim sendo, sempre estou a buscar a mesma amiga, a felicidade plena, que só os sábios encontram, e que pelo visto não vou encontrar tão cedo. E você, já encontrou a sua felicidade?
PRECISO DE TI
Preciso de ti para ir à felicidade,
para encontrar a alegria.
Preciso de ti para servir o mundo,
para saber valorizar o meu irmão.
Preciso de ti para socorrer os mais fracos,
para dar abrigo aos sofredores.
Preciso de ti para caminhar,
para dar passos firmes.
Preciso de ti para não tropeçar,
para erguer o olhar confiante.
