Problema

Cerca de 17667 frases e pensamentos: Problema

LIVRO DE JÓ

VERDADEIRA RELIGIÃO

Introdução

O tema central do livro de Jó não é o problema do mal, nem o sofrimento do justo e inocente, e muito menos o da "paciência de Jó". O autor desse drama apaixonante discute a questão mais profunda da religião: a natureza da relação entre o homem e Deus. O povo de Israel concebia a relação com Deus através do dogma da retribuição: Deus retribui o bem com o bem e o mal com o mal. Ao justo, Deus concede saúde, prosperidade e felicidade; ao injusto, ele castiga com desgraças e sofrimentos. Tal concepção arrisca produzir uma religião de comércio, onde o homem pensa poder assegurar a própria vida e até ditar normas para o próprio Deus. Contra isso, o autor mostra que a religião verdadeira é mistério de fé e graça: o homem se entrega livre e gratuitamente a Deus; e Deus, mistério insondável, volta-se para o homem gratuitamente, a fim de estabelecer com ele uma comunhão que o leva para a vida.

O livro provavelmente foi redigido, em sua maior parte, durante o exílio, no século VI a.C. Como Jó, o povo de Judá tinha perdido tudo: família, propriedades, instituições e a própria liberdade. Ora, tudo isso era garantido por uma concepção teológica vigente até esse tempo. E aqui entra a pergunta crucial feita por Satã: É possível ter uma relação gratuita com Deus, despojada de qualquer interesse? (cf. 1,9). Podemos dizer que todo o livro é uma busca para responder a essa questão. A resposta implica superar toda a teologia da retribuição, incapaz de responder à nova situação do povo, sem cair em absurdos. O povo estava vivendo uma nova experiência, e isso exigia uma nova forma de conceber Deus, o homem e as relações entre ambos.

Para conseguir sua intenção, o autor usa uma antiga lenda sobre a retribuição (1,1-2,13; 42,7-17), omitindo o final (42,7-17) e substituindo-o por uma série de debates que mostram o absurdo da teologia em voga, incapaz de atender à nova situação (3,1-42,6). Além de pretender condenar o homem para salvaguardar a justiça de Deus, essa teologia pode ser usada para condenar a Deus, a fim de salvaguardar a justiça do homem. Como sair desse impasse? A esta altura, percebemos que o livro de Jó é uma crítica de toda teologia que se pretenda definitiva e universal. Essa teologia pode se tornar um verdadeiro obstáculo para a própria experiência de Deus. E aqui o autor dá o seu recado: É preciso pensar a religião a partir da experiência de Deus e não de uma teoria a respeito dele.

Aspecto importante do livro é que Jó faz a sua experiência de Deus na pobreza e marginalização. Experiência que ultrapassa todas as explicações, tornando-se ponto de partida para uma nova história das relações entre os homens e deles com Deus. A confissão final de Jó - "Eu te conhecia só de ouvir. Agora, porém, meus olhos te vêem" (42,5) - é o ponto de chegada de todo o livro, transformando a vida do pobre em lugar da manifestação e experiência de Deus. A partir disso, podemos dizer que o livro de Jó é a proclamação de que somente o pobre é apto para fazer tal experiência e, por isso, é capaz de anunciar a presença e ação de Deus dentro da história.

O livro é um convite para nos libertar da prisão das idéias feitas e continuamente repetidas, a fim de entrar na trama da vida e da história, onde Deus se manifesta ao pobre e se dispõe a caminhar com ele para construir um mundo novo. Tal solidariedade de Deus se transforma em desafio: Estamos dispostos a abandonar nossas tradições teológicas para nos solidarizar com o pobre e fazer com ele a experiência de Deus?

Inserida por EmOutrasPalavras

Oque faço ou deixo de fazer é problema meu, oque penso ou deixo de pensar o problema é meu, oque eu não faço pode crê que eu penso, ninguém é perfeito.

Inserida por thisales

As vezes o problema tá na gente... e agente sai culpando a vida por um erro que começou na gente

Inserida por lucksalesoficial

Entra no cinema, presta a atenção na cena, segura na mão da pequena e esquece de qualquer problema, quem sabe depois do filme chego em casa e escrevo um poema!

Inserida por Augustolizzardi

Nascemos e morremos sozinhos, e muitas vezes até vivemos sozinhos. Qual o problema? Para mim e muitos, nenhum! mas... não é assim para maioria de "nós" mortais. Essa maioria não se suporta e se esconde no outro e, aí está o problema - medo de se ver só, e em própria companhia.

Mas a definição é simples para pessoas assim "Quem não gosta de sí mesmo , detesta ficar sozinho."

Inserida por mciafrino

O problema é que o cérebro não tem uma lixeira para deletar pessoas desnecessárias de nossa memória.

Inserida por cibelle19

Iceberg: Assim são as mentiras de perto pequenas, mais eles levam a um problema bem maior do que se mostram.

Inserida por sobrynhoo

“O clichê “o problema não é você, sou eu” nunca foi mais verdadeiro. O problema sou eu, que gosto de você. Você não fez nada.”

Inserida por ronneybarbosa

'' Aprenda: toda mulher é doce, meiga, sabe amar.
O problema: alguns homens são amargos, grossos, e não amam a si mesmo quem dirá a alguém.''

Inserida por vanessazabot

''Me assustas, me encantas, e me fascinas o único problema é você não saber disso e me faltar coragem pra te contar!''

Inserida por vanessazabot

O problema está: Na dificuldade de acreditar no que pode ser verdadeiro e na facilidade de acreditar no que é falso...by.fmayoral

Inserida por fmayoral

Às vezes o único problema dos sonhos é: acordar. Vida dupla.

Inserida por JonatasM

O grande problema de ser igual a todo mundo é que você nunca fará a diferença.

Inserida por Foux

Ícaro

Arrotar grandeza é um problema de indigestão
Não saber digerir a humildade da razão
Viver a vida sem saber de ante mão

Que as asas de Ícaro derreteram
Por querer voar ao sol, e de tão em tão
Ganhou em vez do céu o traiçoeiro Egeu

A magnitude da sabedoria se encontra
Na simplicidade de igualar a todos nós
Não entre espertos e tolos
Mas entre os olhares de cada mundo

Onde cada olhar guarda consigo um profundo saber
Que pode até ser equivocado,
Entretanto não há nada que não possua migalhas
Do escasso certo ou do gigante deserto errado.

Inserida por Gustavocavalcanti

Sou como um livro.
O "pequeno" problema é que ninguém sabe onde Fica o final, o meio ou o inicio. Por isso ninguem me entende!

Inserida por clarindo

O maior problema do mundo atual é não querer ouvir o que presta e ocupar o tempo ouvindo o que não presta e sem saber discernir nada.

Inserida por elissiqueira

Porque quem tem problema em casa , não se sente bem .

Inserida por Mcmaike

Quando adiados a solução de um problema não só estamos a agravar o problema como também a qualidade da solução.

Inserida por PauloCavaco

Talvez você seja o meu problema. Talvez eu não queira me livrar desse problema.

Inserida por CamiMoraes

O meu problema é que sempre fui movida pela razão, e não pelo coração. Esse modo sempre me manteve viva por enquanto, mais não completa.

legi4o

Inserida por barbaramendes