Preocupações
Refletir em excesso pode conduzir à depressão, já que a mente tende a fabricar preocupações inexistentes.
(...) Abra aquele sorriso, manda a tristeza embora,
agora é hora de ser FELIZ, preocupações volte
outro dia, hoje estou ocupada em ser feliz.
Há muita verdade nessa afirmação. Todos já viram alguém “envelhecer da noite para o dia” ao passar por uma crise financeira ou emocional.
O que é exatamente esse padrão de pensamentos a que chamamos preocupação, e que parece ter o poder de envenenar nossa existência?
É possível até mesmo afirmar que a preocupação causa o envelhecimento, pois ela acelera o tempo. A preocupação é obviamente um hábito. O hábito de se atormentar por coisas que já passaram ou pelas que ainda podem acontecer. Ela não tem nada a ver com o presente.
Analisemos primeiro o passado. Ainda não se conhece nenhum meio de mudar o que passou. O passado é irrevogável; o tempo anula todas as possibilidades de torná-lo diferente. Viver em meio aos enganos e mágoas do passado é totalmente improdutivo.
Além do mais, esse tipo de atitude é nocivo, pois libera no organismo substâncias tóxicas que aumentam a pressão arterial e sobrecarregam o coração. A melhor postura é reconhecer os erros passados, aprender com eles e deixá-los ficar em seu devido lugar, no passado.
Para dedicar toda a atenção ao presente é preciso a percepção sadia de que o passado se foi para sempre. A preocupação é a recusa psicológica de aceitar esse fato.
E o que a torna parte aparentemente inevitável da vida é o fato de os erros, as mágoas, os ressentimentos e as injustiças deixarem na mente vestígios que afetam o organismo através da conexão psicofisiológica.
Há um segundo tipo de preocupação que se ocupa de tentar evitar a dor pelo controle do futuro. Um de meus colegas me deu um bom exemplo desse modo de agir. Ele tratou uma paciente durante vinte anos, e, nesse período, ela o visitava duas vezes por ano para fazer exames físicos completos.
Sempre que aparecia, demonstrava grande preocupação com a possibilidade de ter um câncer. Embora não tivesse nenhum sintoma da doença, ela inventava uma série de queixas que obrigava o médico a pedir uma bateria de exames apenas para assegurá-la de que não tinha câncer. Essa cena se repetia ano após ano.
A cada consulta o médico fazia o que podia para convencê-la de que estava livre da doença, e todas as vezes ela perguntava: “Tem certeza?” Certa vez, porém, depois de analisar o resultado dos exames, o médico veio com más notícias.
Disse à paciente que ela tinha câncer. Ao que ela respondeu, com uma espécie de expressão de triunfo: “Não falei? Faz vinte anos que venho dizendo a mesma coisa!” Em sua preocupação, essa mulher imaginou uma doença que ela temia mais que tudo. De tanto dar atenção a esse medo, ele acabou se tornando realidade.
A consciência tem meios de alterar os fatos. Nosso subconsciente pode transformar aquilo que imaginamos em realidade. As pessoas que se preocupam se convenceram de que a preocupação é, de certo modo, o modelo correto de pensamento para evitar que coisas ruins aconteçam. Entretanto, atenção é atenção.
Se ficamos imaginando coisas que não queremos ver acontecer, é quase certo que o resultado será o oposto. Talvez algo “igualmente ruim” ocorra, o que dá no mesmo. Se queremos imaginar o futuro, que ele seja repleto de alegrias e coisas boas.
Mas as pessoas saudáveis não vivem nem no passado nem no futuro. Elas vivem no presente, no agora, que acaba tendo sempre o gosto da eternidade, pois nenhuma sombra paira sobre ele. Quando se presta atenção ao momento presente, ele se faz em toda a plenitude.
Ao vivermos apenas de momento em momento, o tempo deixa de ser nosso inimigo. Os efeitos nocivos da preocupação são eliminados através da valorização do que a vida nos oferece hoje.
Quando algum amigo se afastar e não retornar mais seus contatos, fique tranquilo, é sinal de que ele está bem.
Quando ele precisar de algo, virá te procurar.
A verdade é que, mais do que nunca, eu tenho me envolvido mais com o "círculo das influências", do que com o "círculo das preocupações". Acho que isso explica muita coisa que ocorre na minha vida, sem que eu me dê conta.
Nos últimos tempos, passei por "poucas e boas", tive várias decepções (amorosa, financeira, profissional, sentimental...), e algumas pessoas sabem um pouco disso, outras um pouco daquilo... e tem decepção que ninguém sabe. Algumas situações não foram nada fáceis de contornar. Tem umas inclusive, que ainda nem contornei, sendo bem sincera.
Mas, andei refletindo bastante sobre as coisas boas que me aconteceram, e posso afirmar que algumas delas, só aconteceram em virtude de ter passado por momentos ruins (mas, é claro que isso não é uma regra).
Diante disso tudo, eu poderia me colocar do "lado de fora" hoje, e observar o cenário (minha vida) de duas maneiras.
- A primeira delas, é mais comum, mais "fácil" e mais intuitiva talvez: me fazer de vítima das circunstâncias, me lamentar pelo que não tenho, pelo que perdi, pelo que deu errado, pelos motivos que tenho pra me jogar no chão e chorar feito criança...
- A segunda não muito fácil: pensar no que eu conquistei, no que sou capaz de criar, no que já deu certo, na família linda que Deus me deu, nos meus filhos lindos, saudáveis, inteligentes e amorosos, que me dão força todo dia pra continuar a lutar, na minha disposição pra continuar lutando...
Eu poderia achar tudo isso uma bobagem, ou nem pensar nisso. Poderia pensar que isso não é suficiente para me encorajar...
Mas eu escolhi a segunda maneira de ver as coisas. Eu escolhi continuar. Eu escolhi amar (mesmo depois de tantos motivos pra talvez odiar), eu escolhi sorrir (mesmo com tantos motivos pra chorar), eu escolhi viver.
(...) E ainda que possam me achar uma tola, eu não me canso de repetir: "La vie est belle!"
Cuidado com suas preocupações, dizem que dá ferida no estômago.
''Esqueci de preocupar com as preocupações. De me importar com as decepções. Deixei de lado. Do lado de fora da minha casa. De mim e da minha alma.''
A dívida tira o sono. Traz sérios conflitos familiares. Fermenta as preocupações e aumenta a ansiedade. Faz a pessoa andar em círculos. Impõe um fardo difícil de carregar. A dívida substitui a mesa farta pela escassez. João 6.1,14 revela como solucionar questões financeiras difíceis. Havia uma grande multidão e pouco recurso financeiro para alimenta-lo. O que fazer numa situação como essa? O que fazer quando as finanças se esgotam? Quando o que se ganha não é suficiente para pagar o que se deve? A historia revela que um garoto descobriu o segredo: entregue o que você tem nas de Jesus e o milagre ocorrerá. Jesus multiplicou os pães e os peixes. Salmos 37.5 diz: Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele e ele agirá e sempre ore: Jesus salva-me. Eu entrego minha vida em suas mãos. Amém!
Estimo que as flores se abram no meu peito,exalando felicidades.
Que as preocupações se percam em meio ao tempo,que Deus me abrace,que a paz me alcance,que as amizades me curem,que as esperanças me beijem,e que o céu acolha com carinho as estrelas sonhadoras dos meus pensamentos!
Senhor, abençoe nossa noite, que em nosso repouso possamos aquietar nossas preocupações e no silêncio de nossas almas possamos ouvir todas as respostas que precisamos.
Entrego a Deus as minhas preocupações,
Não murmuro,não esmureço.
Exalto e engradeço a exuberância dos céus.
Agradeço e adormeço na paz da sua terna e doce proteção!
O normal é que as pessoas vivam suas vidas de forma corajosa, obstinada, sem medo e sem preocupações. Mas o que fazer quando falta equilíbrio e controle para permanecer no caminho da evolução pessoal?
Fraquejar e se sentir incapaz também são virtudes humanas, pois esses sentimentos nos conectam com a descoberta do nosso mundo interior e nos fazem explorar nossos limites e potencialidades. Sentir fraco, falho e, por fim, humano nos conectam com pessoas com essas mesmas dificuldades de superação e, com isso, temos maiores condições de nos tornamos reciprocamente compassivos em acertar o ritmo de aprendizado das outras pessoas.
Somos mais tolerantes quando entendemos que cada pessoa é única e que possui seu próprio tempo de aprimoramento evolutivo.
Nunca acumule preocupações, pois podem te levar a altos patamares de frustração, acumule inteligência, pois te fará transitar quaisquer preocupações.
Talvez você, o seu mundo, as suas preocupaçoes mundanas, os animais em extinção, a mulher que você ama, o seu helicoptero ultima geração, a sua vontade de mudar o mundo (seu mundo), seu portão destrancado, seu planeta sendo destruído, um avião sumido, um jogo perdido, um outro vencido, um espionamento internacional, a divisão em países, as guerras, a paz, um boleto vencido, não sejam nada, comparado a tudo que possa existir no universo. São insignificantes à luz de tudo que pode existir. Mas você, seu tempo de vida e suas coisas são tudo para você mesmo. E com razão
Que Deus envie anjos
para velar o seu sono,
amenizar suas dores,
aliviar suas preocupações
e preparar um lindo amanhecer!
Ser livre não é estar só. Liberdade tem a ver com pensamento, sentimento e ausência de preocupações e culpas. Amar, sonhar e deixar-se levar pelas emoções que perseguem sua felicidade. Independentemente de ter ou não uma companhia.
Preocupações não solucionam os problemas que surgirão amanhã, mas rouba a paz do hoje. Por isso não tente resolver o que será resolvido por si só.
- Relacionados
- Frases de Preocupação
- Você se preocupa comigo
- Preocupado
