Precisamos Mudar
Precisamos ser gratos nas pequenas coisas da vida. Pois quando vier as grandes não iremos corromper o nosso coração.
O mundo sempre dirá que você é outra coisa. Muito escuro, muito baixo, tanto faz. Precisamos mostrar que mulheres e homens negros são emotivos, fortes, espertos, intuitivos.
''Sem passado, ninguém chega ao futuro''
Para chegarmos a algum lugar precisamos ter nossas raízes, ter algum conhecimento adquirido, possuir bases. A nossa vida precisa ter um alicerce. Ao longo dos anos vamos construindo nosso futuro justamente em cima dessas bases.
E o nosso futuro nada mais é do que a soma dos nossos presentes que um dia se tornará passado. E muitas vezes queremos ignorar nosso passado e acelerar algumas etapas do presente para chegar no tão sonhado futuro, mas não podemos esquecer que se não plantarmos hoje não colheremos no amanhã.
Nosso futuro é feito de todos os aprendizados que já vivemos no passado, seja de experiências boas ou ruins. Sei que tem hora que queremos esquecer o nosso passado, passar uma borracha por cima de muitas coisas, mas são justamente essas coisas que nos tornaram o somos hoje, são essas experiências que nos fizeram amadurecer, evoluir, aprender todo o conhecimento que já temos.
Tem uma frase que gosto muito também que retrata bastante isso: Passado não é lixo!
Não vamos ignorar o nosso passado, as nossas experiências, condenar os nossos erros, devemos olhar para o passado como um professor, como algo que nos trouxe muitas lições ao longo da nossa vida. Que a gente possa utilizar da sabedoria adquirida ao longo do tempo para construir um futuro melhor para nós.
Muitas vezes para aprendermos a dizer o sim para nós, precisamos aprender a dizer o não para o outro.
Antes de nos indignarmos com as atitudes alheias, precisamos anteciparmo-nos com as nossas.
Se formos analisar nossos relacionamentos com todos, certamente iremos encontrar falhas de comunicações antes não percebidas.
Instintivamente, aliviamos nossas contrariedades descarregando-as sobre aqueles que nada têm a ver com tais situações.
Portanto, antes de dizermos qualquer coisa a alguém, nada mais justo seria uma análise prévia daquilo que iremos dizer.
Se mudarmos nossas próprias atitudes, certamente teremos um diálogo e uma interpretação diferentes daqueles que, involuntariamente, e injustamente, poderiam ser nossas vítimas.
(teorilang)
Nós somos seres individuais, únicos. Não precisamos procurar uma outra parte que nos complete, porque não existe outro que irá nos complementar. Fazer isso é perda de tempo. Estar ao lado de alguém e achar que irá acabar com o sentimento de solidão também é perda de tempo. Uma solidão jamais se encontra com outra e fundem-se. É algo que sempre permanecerá separado.
Precisamos sim molhar os pés para descobrirmos a profundidade da água, amor exige coragem, e coragem não é para qualquer um. Amor é para os fortes, para os que não tem medo.
A gente não conserta ninguém. Ninguém precisa ser consertado. Precisamos é aprender com as experiências, aprender a seguir adiante e conviver com a falta, talvez com algumas dores. Talvez o aprendizado maior seja aprender a aceitar o que nós somos. Precisamos aceitar a nossa humanidade. Você não foi feito para ser perfeito, para ser robô. Você foi feito para ser humano.
Muitas vezes a nossa cura está numa palavra chamada aceitação.
E querendo ou não, todos nós precisamos aprender a conviver com certos ''demônios'', tanto os internos como os externos. Querendo ou não, eles fazem parte da vida. Nós de alguma forma dependemos da existência deles para que possamos ter nossos aprendizados. Os demônios também têm um lado bom. Muitas vezes a intenção não é a de destruir mas de ensinar, de mostrar algo que nós ainda não tivemos a capacidade de ver.
A gente nunca sabe por onde os caminhos da vida irão nos levar, mas precisamos sempre seguir adiante, aprender com as adversidades e encontrar novas formas para viver, para ser feliz, para crescer. A nossa maior missão de vida é florescer. E no meio da estrada podemos sim mudar de o trajeto, ter outros objetivos e descobrir que está tudo certo do jeito que está.
Quando não conseguimos gerir o nosso mundo interno, precisamos deter o mundo externo e na pior das hipóteses, tiranicamente.
Chega um momento em que precisamos pegar pesado com a necessidade de afastar algumas pessoas e pegar mais leve com as expectativas que temos.
Para dizer adeus a algo que não nos faz bem, não precisamos nomear um culpado; isso só serve para aliviar o peso das nossas escolhas. Simplesmente deixe-o ir, sem criar vilões e mocinhos.
“Precisamos estar mais atentos ao que entregamos a quem está ao nosso lado. Qual foi o bem que você fez hoje a quem a ama?”
Muitos caminhos
Nos (e)levam até o céu
No entanto precisamos aprender
A semear enquanto caminhamos
A observar as paisagens
A abrir os portões da mente e do coração
Deixar o espaço livre para o amor
Oferecer as flores colhidas com carinho
E ofertar também a nossa companhia
Abrir um demorado sorriso de felicidade
E agradecer por todas as bênçãos
A nós destinados!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
