Pouco
Me entender não é fácil, falo pouco, mas falo o idioma do meu mundo, se eu disser (A) não precisam escrever (Z), basta soletrar, as metáforas não são tão importantes quando me conhecer é o bastante, saber minha história e trajetória, minhas teorias só servem para mim e de forma alguma quero que vivam o que eu penso, nem que vivam o que eu vivo, mas tirar o melhor do que escrevo pois isso sim faço para todos.
Despir-se dos preconceitos
E vestir o amor por todos os seres vivos
Nos faz um pouco melhor como ser humano !
Não se recorrer à negatividade te providência alívio, qual te liberta, de pouco em pouco, do peso da falta de energia.
Ei Sabe… às vezes é bom parar e pensar: quem realmente está do teu lado? No pouco… e no muito?
Porque quando tudo vai bem, é fácil atrair sorrisos, conversas, companhia. Mas é no silêncio das tuas lutas que você entende quem realmente caminha contigo.
Nem todo mundo que aparece é amigo. Nem toda presença é parceria. E tudo bem. A vida dos outros é deles. Mas a tua… precisa de verdade, não de plateia.
Valoriza quem fica quando não tem brilho, quando não tem festa, quando só tem você… e a realidade.
Porque no muito, qualquer um aparece. No pouco… só os de verdade permanecem.
Na real
Entre o muito e o pouco, ao me traduzir sou o óbvio inusitado! Minhas pretensões e perspectiva, estão no agora, no amanhã a certeza que não devo parar. O destino é o comprimento do meu proposito!
Bando de Rato !
Não posso ser deputado,
nem tão pouco vereador.
Porque não irei cumprir
com às promessas,
feitas ao meu eleitor.
Bom seria, se todos pensassem,
antes de sair candidato, para
pedir nosso voto, esse bando
de rato.
O povo neles acreditam, esperando
uma vida melhor,
mas quanto mais, o tempo passa,
às coisas ficam pior.
Sempre com às mesma desculpa,
que às coisas vão melhorar,
se vocês meus eleitores :
Seu voto a mim confiar.
Não adianta chorar !
Não adianta chorar,
Nem tão pouco sorrir,
Pois considero fiado,
Igual a dor de parir.
A mulher chora enquanto a
criança não sai.
Depois que dar a luz,
dá dor, nem se lembra mais.
Assim é quem compra fiado,
chora até conseguir,
depois que consegue,
não passa mais por aqui.
Ventos do espírito
As rajadas dos ventos da vida por pouco não despedaçam minha alma,
transpassam meu coração como espadas de dois gumes, perfuram minhas veias
infiltrando aço derretido.
Que espécie de ser sou eu? Que passos estou dando?
Em direção ao que? Porque que estou lutando?
Em matéria morta estou me tornando e logo morrerei a míngua
de quem pouco fez questão que eu existisse.
Pó, terra podre e morta é o que serei para os que com lágrimas de costume
bandido serei plantada e regada.
Enquanto aqui estiver, tratarei de me recompor, de sorrir pra vida
sem muito temor, de modo que todos visem o que de fato sou.
Ser humano com e sem valor, dependendo de com quem eu ando e com quem estou.
Não! Ser diferente pelo que fui criada e igual pelo que fui formada.
Com um sopro eu nasci, de um suspiro morrerei.
E no fim o que restará senão retalhos de uma vida reprimida,
revirada e definida por frangalhos de esperança ilusionista.
E o que de mim, aqui restar, será para retificação e continuação de uma história...
Apenas mais um capítulo bruto e lapidado ilustrado por mais uma atriz em relapsos na memória.
Eclipse
Estou assim...
Um pouco pra viver,
Um pouco pra sonhar,
E toda minha vida pra te amar...
Na linha do horizonte tão distante
Deita solitário o sol poente,
Dá lugar saudade sua
Em saudosos pensamentos.
Ando em meio à multidão
Como sendo eu só,
Já não há quem me resgate
De ingrata solidão,
Todo amor que eu tinha
A você eu entreguei...
E como a lua em noite de eclipse
Que se cobre de outra luz,
Eu desejo cobrir-me
Com a luz do teu amor.
Edney Valentim Araújo
1994 / 1996
Flash
Tudo passa
E quando passa
Um pouco mata,
Traz saudade
Em tristeza transformada,
Dura o tempo
De um sorriso
Numa lágrima
Em pensamentos.
Fica o flash
De uma vida
Num segundo transcorrida.
Uma vida
No tudo que eu te quero
Pouco tenho de você,
São lembranças
E pensamentos
Tão perdidos
Sem você...
Saudades
De um tempo
Em que era mais
Que um pensamento...
Dois olhares e um sonho,
E toda uma vida a se viver.
Edney Valentim Araújo
1994 / 2019
Pouco
Tanto esforço me foi nada
Procurar uma palavra
Pra falar a minha amada...
Dela é o meu coração
Que se encanta no suspiro
De minh’alma apaixonada...
Nada tinha pra esconder
Que não lhe fosse revelado
Por meus olhos confidentes...
Tanto esforço me foi nada
Encontrar uma palavra
Pra falar a minha amada...
Mas de tudo que pensei
E o “pouco” que falei,
O meu amor a ela confessei.
Edney Valentim Araújo
1994...
Em busca
Quando tudo é só um pouco
Do muito que me poderia ser,
Eu vejo quão pequeno sou
Distante desse amor...
Ventos que te tocam
Me trazem o teu perfume
Em tenros pensamentos.
O tempo passa só lá fora,
Aqui em mim, é só você e eu...
Tudo isso me ocupa algum espaço
E não preenche o coração.
A vida é longa
Quando a caminhada
Não nos leva a lugar algum...
Mas cada passo que eu dou
Ainda é em busca desse amor.
Edney Valentim Araújo
1994...
Ela é...
Ela é sempre assim...
Um pouco de tudo
Que falta em mim.
Um tanto fogo
Um tanto brasa,
No fim de tudo, amor sem fim...
Não me sobra
Não me falta,
Só me completa amá-la assim.
Oposto
.
Estou vivendo o que é certo
No incerto amor
De cada dia.
.
Nele eu busco
Um pouco de carinho
Que nos caiba num só ninho.
.
O amor é curva reta
Que se faz a conversão
Pra se abrigar num coração
.
É o oposto de tudo o que se entende
Compreendendo sem saber
Tudo que pode oferecer...
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Teu amor
.
O que mais desejaria eu
Do que ter o seu amor!!!
Melhor me seria
Que tivesse um pouco hoje
E outro tanto amanhã...
.
Só não deixe,
Nem por um pouquinho,
Que nos falte
O nosso amor.
.
Não sou teu
Por uma vida,
Somos nós
Por toda vida
Desse amor.
.
Se me queres,
Nesse tempo que é hoje,
Que eu encontre no amanhã que hoje vivo
Merecer o teu amor...
.
Edney Valentim Araújo
1994...
Pare um pouco e imagine. Melhor imagine-se. Imagine que você está caminhando em uma rua deserta, o dia está quente , muito quente. Você caminha a muitas horas e seu corpo pede repouso mas não há onde parar, não há abrigo , não há sombra, não há água. Você pensa em desistir, mas parar ali significaria a morte para você. Então mesmo cansado, mesmo não vendo perspectiva, você vai. Sua companheira a FÈ, sua força a ESPERANÇA, seu pensamento DEUS. Depois de algum tempo você encontra uma árvore frutífera para saciar-te, para te proteger do calor do sol, e ali você adormece. Quando acorda, não mais está debaixo da árvore, está deitado numa cama de uma casa simples, aconchegante e arejada. Enquanto dormia pessoas de luz te avistaram e te acolheram com carinho em sua casa. Assim é nossa vida e assim trabalha Deus nela. Se apesar de qualquer problema tivermos fé, não perdermos a esperança e focarmos o pensamento Nele , tudo vai se organizando e sem percebermos o quadro vai mudando, as coisas vão criando outro rumo e ele nos acolhe em sua tenda, nos coloca em seu colo, nos segura pela mão. Vamos confiar, vamos ter fé, vamos seguir sempre apesar de qualquer situação.Vamos agradecer !
_____Lene Dantas
Nem é preciso levar tudo a ferro e fogo,
Nem tão pouco um faz de conta...
Melhor mesmo é ser criança,
verdades e brincadeiras...
E não carregar nenhum peso em vão...
