Poesias sobre Preconceito Racial
Apesar dos muitos anos transcorridos desde a abolição da escravidão, os praticantes de religiões Afro-brasileiras ainda enfrentam desafios para exercer sua fé livremente em um país onde a intolerância religiosa persiste. É imperativo questionar se as barreiras enfrentadas por essas comunidades seriam as mesmas se suas crenças tivessem raízes em tradições historicamente associadas à elite branca e burguesa. A liberdade religiosa é um direito fundamental, e a diversidade de crenças deve ser respeitada e protegida em todas as esferas da sociedade.
Uma das características mais marcantes de quem contrai o "vírus da ignorância" é a irresistível necessidade de opinar.
As lagartas têm a mesma beleza e importância da borboleta/mariposa. Humanos adoram falar em "metamorfose da borboleta", mas isso não passa de um preconceito estético e um pensamento estupidamente ignorante.
As pautas televisivas sobre preconceitos são superficiais e evasivas, gerando muita audiência e pouca consciência.
O autismo quando não acolhido se transforma em algo muito além da limitação, pois alimenta o preconceito daqueles que não veem as pessoas no espectro com uma perspectiva diferente e inclusiva.
O preconceituoso é antes de tudo, alguém vazio, sem empatia a causas e sem entendimento em muitas das vezes, aquilo que é o alvo e objeto de sua aversão, e às causas do preconceito são fáceis detectar o desconhecimento, a não compreensão de civilidade e educação preparatória e isso mostra a falência de parte dos seres humanos com o entendimento e também como a mesquinhez apossou o coração daqueles que não tem quase salvação alguma de suas pobres almas.
Gosto das pessoas que usam seus cérebros; elas não atacam pessoas, com opiniões diferentes, simplesmente, sabem que cada um tem sua história, seus conceitos e sua visão.
Homem com homem. Mulher com mulher. Homem com mulher. Bi com ht. Homo com bi. Lésbica com bi. Cis com trans. Trans com trans. Preto com preto. Branco com preto. Nordestino com paulista. Gordo com magro...Todo amor é possível e belo. A real é que o preconceituoso odeia o amor.
Enquanto não formos humanos conscientes da cor das nossas ações e das reações causadas em função delas, a cor da nossa pele continuará sendo importante
Você pode dizer qualquer coisa, sobre qualquer coisa, sem correr o risco de ser processado por qualquer coisa que seja. É só você passar raspando pelas coisas, tirando aquele fininho, sem jogar ninguém no chão.
Fico observando como algumas pessoas dão extrema importância às aparências exteriores. Eu nunca dei a mínima pros estereótipos e padrões estéticos. Eu vivo a minha vida, segundo meu próprio estilo, independentemente daquilo que os outros estão ditando por aí. O importante é me sentir livre e bem comigo mesma, e pronto.
Não importa a religião que seguimos desde que, usemos desses fundamentos para fazer o bem. É somente isso que importa!
Essa ditadura ainda não acabou no Brasil contra nós negros de periferia. Essa ditadura ainda é a regra e por ela não há grandes mobilizações já que se trata do país mais violento do mundo.
Todo desconhecido é um santo em potencial. Crer no pré-julgamento pode ser cômodo mas essa é a arma que tira a vida do inocente.
Pessoas temem o que desconhecem. Melhor para elas virar as costas, do que gastar energia escavando identidades.
Perceba que são poucos os fiéis que se expõe às ideias e discursos que contradizem os seus: eles discordam por exclusão, sem que conheçam aquilo que discordam. Pouco importa saber o que o outro tem a dizer quando se tem a verdade; é isso uma ignorância inofensiva e, agregada à agressividade: estupidez. A estupidez cristã é, portanto, a agressividade a qualquer coisa que tenha uma diferença abissal com a ótica teológica que conduz seu pensamento.
A unidade da igreja primitiva se dava entre: pobres e ricos, brancos e negros, judeus e gentios, homens e mulheres, livres e escravos, sãos e enfermos; todos uniddos em um só Espírito.
Seremos uma sociedade cada vez mais ignorantes se ignoramos o nosso próximo e, no entanto, se continuarmos a ter uma percepção negativa deste segmento da população, quanto o preconceito as pessoas com deficiência física nunca iremos evoluir como seres humanos.
Almas são incolores, por isso as verdadeiras cores que importam são aquelas que expressam a diversidade e a igualdade, transcendendo qualquer preconceito ou discriminação.
