Poesias sobre o Brasil

Cerca de 9730 poesias sobre o Brasil

⁠Quando leio ou escuto que sou de esquerda, centro ou de direita aqui no Brasil só me vem a seguinte frase na cabeça:

- Deixe de ser ridículo!

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ninguém se recorda
do poeta do Brasil,
Dele não me esqueço
e ainda me inspiro.

Ainda por enquanto
há lindas palmeiras
acariciando o anil,
a lucidez de muitos
tem andado por um fio.

Ainda sobrevivem
algumas aves,
Os sabiás resistem
as gaiolas do destino,
e tudo tem me dado calafrio,

As árvores são
as que sobraram,
e não é mentira
onde a ofensa
fixou de vez residência.

De ti Gonçalves Dias
eu ainda lembro,
Em mim tu está vivo
em teu movimento
neste coração latino e brasileiro;

Que pergunta pelas libertações
da tropa, e do General,
e ao mesmo tempo sabe agradecer
à Venezuela pelo generoso oxigênio.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Para o Brasil ter futuro é preciso que cultivemos um ambiente que proporcione pensamentos saudáveis
e uma convivência estável.
Não necessitamos de nada
o contrário.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Por muitos anos ensinaram a população a odiar o Brasil, implantaram a vergonha da nossa cultura e depois nos separaram por causa da política.

Se você tivesse que mudar do dia para noite o quê você levaria na sua memória para ensinar o quê é do Brasil? O quê você sabe de fazer de bonito que é extremamente brasileiro?

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A violência política no Brasil em 2022 me fez refletir o seguinte:
os políticos consagrados conquistaram os votos da gente batendo ou conversando? Por que vocês estão se matando entre si por causa de política? Não é mais fácil conversar do que se matar, larguem de ser bestas!

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Brasil foi vencido
pelo Camarões,
Um jogo que dos corações
foi bastante exigido.

Ainda há mais uma
chance para trazer
o Hexa para todos nós,
não vou parar de torcer!

O Hexa tá chegando,
eu acredito!
O Hexa vem bonito,
eu não duvido!

O Brasil vai ganhar
esta Copa no Catar,
você vai se surpreender,
pode acreditar!

O Hexa virá agora
e vai ser lindo,
O Hexa vem com tudo,
eu tenho fé e acredito!

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Boa tarde, meu Brasil Brasileiro!
Não permita que ninguém
destrua o seu sentimento
de país e expresse o seu
amor pela nossa Nação
pelo mundo inteiro.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Os brasileiros precisam aprender a voltar se apaixonar pelo Brasil de forma desatrelada da política e de qualquer discurso polarizante.
Todo o discurso polarizante nos coloca num caminho perigoso.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Cai a noite mansa
sobre a América do Sul,
O Ipê-Dourado poético
florescido no Sul do Brasil acena
para a chegada das estrelas,
e eu começo a pensar
quais serão os próximos poemas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O Brasil deveria utilizar quem for prestar serviço militar
obrigatório para implantar e colaborar na manutenção
de hortas comunitárias urbanas em cidades de todos
os portes como parte de uma estratégia de segurança
alimentar para proteger as populações carentes
e famílias que se encontram em dificuldades financeiras.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Nos últimos 20 anos, o Brasil não saiu do topo dos países mais perigosos para uma mulher viver, as minhas prezadas colegas feministas se sentem agredidas quando defendo o resgate do romantismo e os machistas inveterados o ignoram
como um caminho de pacificação desta guerra dos sexos que não está levando ninguém a lugar nenhum.

No romantismo muito diferentemente do machismo e do feminismo, não há apenas um lado, mas sim dois lados comprometidos com a satisfação de uma relação.

Estamos em plena pandemia e vejo pelas redes algumas adeptas ao feminismo e adeptos ao machismo investindo numa carga desnecessária num momento que homens e mulheres deveriam estar sendo motivados a buscar o fortalecimento do envolvimento e dos laços afetivos.

Neste momento muito ruim é que temos que buscar os mais altos valores morais para fortalecer os nossos sonhos, pois um Brasil mais respirável começa por nós.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O Brasil ainda é o Paraguai da escravidão

Só quem leu Nabuco ou

lê jornal sabe do que estou falando...



O abolicionismo é a Pátria

Moral sonhada e desenhada por Evaristo...



O Brasil ainda é na imensidão a terra dos ingênuos e dos escravos,

Só não admite quem é ardil e ao país não está respeitando...



O abolicionismo é a festa

Que ainda não aconteceu na terra...

O abolicionismo é um protesto que ainda resistirá aos séculos...,

E também aos partidos.



O Brasil ainda é o país da corrupção,

Só quem afirma é quem está passando pelo oceano de privação...



O abolicionismo é a esperança que

nos resta, mesmo entrando

pela fresta...



O abolicionismo ainda não aconteceu,

Ele não tocou o pensamento crítico.

Se ainda posso crer que existe a possibilidade da liberdade, que cada brasileiro pare de escravizar o irmão;

- e juntos promovamos a real abolição

Sob a alegação de que a reforma começa pelo ICMS– não é desculpa para realizar a Reforma Tributária completa

E do jeito que o povo brasileiro realmente merece.

Inserida por anna_flavia_schmitt

É vera a mancha de Caim,

Que o Brasil traz na fronte,

A consciência aos poucos

Vem sendo temperada...;

E, a escuridão dissipada.

Ninguém pode suportar,

Condenação tão dura assim...;

O Brasil ainda esconde...

O olhar está se abrindo

- aos poucos,

A alma ainda chagada,

Agonizando está a terra amada.



O grito gemente por liberdade,

Geme em todas as alturas,

No solo estão os sinais das torturas...



A Pátria é como uma Mãe

Que não suporta ver os filhos

abandonados à sorte e infelizes.

Ela espera com esperança,

Que os homens educados,

- sejam abolicionistas

E, libertem todos aqueles

que neste solo têm pisado.

Aspira o fim da degradação

- naturalmente humana -

E assim cultivemos juntos

uma Mátria de pessoas felizes.





A dor pungente na pele do escravo,

Perpassa os séculos e todas as cores,

Sangra o Brasil de partos e dores...



Até a utopia passa a ser tortura,

O nosso povo não sabe mais sonhar.

O gosto do cálice grudou na boca,

- a Repressão deixou tatuada,

Sou a filha desterrada,

- sou negra, sou branca, sou indígena

A herança é oriental,

- sou afrodescendente

Brasileira - sou caboclinha,

Em minha pele carrego um 'cado' de tudo,

- tenho a cor de todas as cores

Perante toda a América e todo o mundo,

Acredito que seremos um país de homens

e mulheres livres quando acordarmos do

falso sonho de independência e nos

tornarmos abolicionistas das

penas que nos foram [infligidas por

todos que tiveram poder sobre as nossas [vidas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠... no Brasilàs avessas,
a Verdade;somente a Verdade;
e nada mais do que a Verdade,
é acusada de autoritária, tendenciosa; e, sobretudo,
abstraída de qualquer
escrúpulo!

Inserida por maurotoledo

No Brasil é assim
Tem Justiça de rico e justiça de pobre
delegacia de rico e delegacia de pobre
Tribunal de rico e tribunal de pobre
Cadeia de rico e cadeia de pobre
Polícia de rico e polícia de pobre
Juiz de rico e juiz de pobre
Igreja de rico e igreja de pobre
Padre de rico e padre de pobre
Cemitério de rico e cemitério de pobre
Mas eu creio que se houver
Céu e inferno brasileiros
Eu acho que lá não vai ter "jeitinho"
Pois anjos não se corrompem
E nem o diabo consegue ser tão corrúpto.

Inserida por edsonricardopaiva

"O maior problema do Brasil não são os políticos corrúptos, mas a ignorância daqueles que os elegem"

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

"Meu Deus, me ensine a ser um imbecil; para assistir televisão domingo à tarde no Brasil "

Edson Ricardo Paiva

Inserida por edsonricardopaiva

No Brasil, os Três poderes funcionam assim:
O Legislativo faz as leis, portanto não as cumpre.
O Judiciário faz cumprir as leis, mas não faz.
E o executivo não faz e nem cumpre.

Inserida por edsonricardopaiva

⁠Verso para Terra,porque não?
O primeiro Neógeno aquiaconteceu
O Brasil foi o grande local.
Vieram,lagos,rios e metade da espécie atual !
Amazônica e Acreformaram floresta ....
e o pantanal :_E omar do Acre ,secou!
Surgiu a biodiversidadepor empurrão. Anotou,?!_Preste atenção!
Dos Andes na América do Sul,
do Himalaia Ásia e na Europa o Alpes
O mar virou floresta ,pelo verde do azul

Inserida por LuciahRodriguez12

⁠Em tempos de polarização, no Brasil e no mundo, tudo se divide — até o pensar.
De um lado, quem pensa. Do outro, quem acha que o faz.

Inserida por ATeodoro72