Poesias sobre o Brasil
Quando leio ou escuto que sou de esquerda, centro ou de direita aqui no Brasil só me vem a seguinte frase na cabeça:
- Deixe de ser ridículo!
Ninguém se recorda
do poeta do Brasil,
Dele não me esqueço
e ainda me inspiro.
Ainda por enquanto
há lindas palmeiras
acariciando o anil,
a lucidez de muitos
tem andado por um fio.
Ainda sobrevivem
algumas aves,
Os sabiás resistem
as gaiolas do destino,
e tudo tem me dado calafrio,
As árvores são
as que sobraram,
e não é mentira
onde a ofensa
fixou de vez residência.
De ti Gonçalves Dias
eu ainda lembro,
Em mim tu está vivo
em teu movimento
neste coração latino e brasileiro;
Que pergunta pelas libertações
da tropa, e do General,
e ao mesmo tempo sabe agradecer
à Venezuela pelo generoso oxigênio.
Para o Brasil ter futuro é preciso que cultivemos um ambiente que proporcione pensamentos saudáveis
e uma convivência estável.
Não necessitamos de nada
o contrário.
Por muitos anos ensinaram a população a odiar o Brasil, implantaram a vergonha da nossa cultura e depois nos separaram por causa da política.
Se você tivesse que mudar do dia para noite o quê você levaria na sua memória para ensinar o quê é do Brasil? O quê você sabe de fazer de bonito que é extremamente brasileiro?
A violência política no Brasil em 2022 me fez refletir o seguinte:
os políticos consagrados conquistaram os votos da gente batendo ou conversando? Por que vocês estão se matando entre si por causa de política? Não é mais fácil conversar do que se matar, larguem de ser bestas!
O Brasil foi vencido
pelo Camarões,
Um jogo que dos corações
foi bastante exigido.
Ainda há mais uma
chance para trazer
o Hexa para todos nós,
não vou parar de torcer!
O Hexa tá chegando,
eu acredito!
O Hexa vem bonito,
eu não duvido!
O Brasil vai ganhar
esta Copa no Catar,
você vai se surpreender,
pode acreditar!
O Hexa virá agora
e vai ser lindo,
O Hexa vem com tudo,
eu tenho fé e acredito!
Boa tarde, meu Brasil Brasileiro!
Não permita que ninguém
destrua o seu sentimento
de país e expresse o seu
amor pela nossa Nação
pelo mundo inteiro.
Os brasileiros precisam aprender a voltar se apaixonar pelo Brasil de forma desatrelada da política e de qualquer discurso polarizante.
Todo o discurso polarizante nos coloca num caminho perigoso.
Cai a noite mansa
sobre a América do Sul,
O Ipê-Dourado poético
florescido no Sul do Brasil acena
para a chegada das estrelas,
e eu começo a pensar
quais serão os próximos poemas.
O Brasil deveria utilizar quem for prestar serviço militar
obrigatório para implantar e colaborar na manutenção
de hortas comunitárias urbanas em cidades de todos
os portes como parte de uma estratégia de segurança
alimentar para proteger as populações carentes
e famílias que se encontram em dificuldades financeiras.
Nos últimos 20 anos, o Brasil não saiu do topo dos países mais perigosos para uma mulher viver, as minhas prezadas colegas feministas se sentem agredidas quando defendo o resgate do romantismo e os machistas inveterados o ignoram
como um caminho de pacificação desta guerra dos sexos que não está levando ninguém a lugar nenhum.
No romantismo muito diferentemente do machismo e do feminismo, não há apenas um lado, mas sim dois lados comprometidos com a satisfação de uma relação.
Estamos em plena pandemia e vejo pelas redes algumas adeptas ao feminismo e adeptos ao machismo investindo numa carga desnecessária num momento que homens e mulheres deveriam estar sendo motivados a buscar o fortalecimento do envolvimento e dos laços afetivos.
Neste momento muito ruim é que temos que buscar os mais altos valores morais para fortalecer os nossos sonhos, pois um Brasil mais respirável começa por nós.
O Brasil ainda é o Paraguai da escravidão
Só quem leu Nabuco ou
lê jornal sabe do que estou falando...
O abolicionismo é a Pátria
Moral sonhada e desenhada por Evaristo...
O Brasil ainda é na imensidão a terra dos ingênuos e dos escravos,
Só não admite quem é ardil e ao país não está respeitando...
O abolicionismo é a festa
Que ainda não aconteceu na terra...
O abolicionismo é um protesto que ainda resistirá aos séculos...,
E também aos partidos.
O Brasil ainda é o país da corrupção,
Só quem afirma é quem está passando pelo oceano de privação...
O abolicionismo é a esperança que
nos resta, mesmo entrando
pela fresta...
O abolicionismo ainda não aconteceu,
Ele não tocou o pensamento crítico.
Se ainda posso crer que existe a possibilidade da liberdade, que cada brasileiro pare de escravizar o irmão;
- e juntos promovamos a real abolição
Sob a alegação de que a reforma começa pelo ICMS– não é desculpa para realizar a Reforma Tributária completa
E do jeito que o povo brasileiro realmente merece.
É vera a mancha de Caim,
Que o Brasil traz na fronte,
A consciência aos poucos
Vem sendo temperada...;
E, a escuridão dissipada.
Ninguém pode suportar,
Condenação tão dura assim...;
O Brasil ainda esconde...
O olhar está se abrindo
- aos poucos,
A alma ainda chagada,
Agonizando está a terra amada.
O grito gemente por liberdade,
Geme em todas as alturas,
No solo estão os sinais das torturas...
A Pátria é como uma Mãe
Que não suporta ver os filhos
abandonados à sorte e infelizes.
Ela espera com esperança,
Que os homens educados,
- sejam abolicionistas
E, libertem todos aqueles
que neste solo têm pisado.
Aspira o fim da degradação
- naturalmente humana -
E assim cultivemos juntos
uma Mátria de pessoas felizes.
A dor pungente na pele do escravo,
Perpassa os séculos e todas as cores,
Sangra o Brasil de partos e dores...
Até a utopia passa a ser tortura,
O nosso povo não sabe mais sonhar.
O gosto do cálice grudou na boca,
- a Repressão deixou tatuada,
Sou a filha desterrada,
- sou negra, sou branca, sou indígena
A herança é oriental,
- sou afrodescendente
Brasileira - sou caboclinha,
Em minha pele carrego um 'cado' de tudo,
- tenho a cor de todas as cores
Perante toda a América e todo o mundo,
Acredito que seremos um país de homens
e mulheres livres quando acordarmos do
falso sonho de independência e nos
tornarmos abolicionistas das
penas que nos foram [infligidas por
todos que tiveram poder sobre as nossas [vidas.
... no Brasilàs avessas,
a Verdade;somente a Verdade;
e nada mais do que a Verdade,
é acusada de autoritária, tendenciosa; e, sobretudo,
abstraída de qualquer
escrúpulo!
No Brasil é assim
Tem Justiça de rico e justiça de pobre
delegacia de rico e delegacia de pobre
Tribunal de rico e tribunal de pobre
Cadeia de rico e cadeia de pobre
Polícia de rico e polícia de pobre
Juiz de rico e juiz de pobre
Igreja de rico e igreja de pobre
Padre de rico e padre de pobre
Cemitério de rico e cemitério de pobre
Mas eu creio que se houver
Céu e inferno brasileiros
Eu acho que lá não vai ter "jeitinho"
Pois anjos não se corrompem
E nem o diabo consegue ser tão corrúpto.
"O maior problema do Brasil não são os políticos corrúptos, mas a ignorância daqueles que os elegem"
Edson Ricardo Paiva
"Meu Deus, me ensine a ser um imbecil; para assistir televisão domingo à tarde no Brasil "
Edson Ricardo Paiva
No Brasil, os Três poderes funcionam assim:
O Legislativo faz as leis, portanto não as cumpre.
O Judiciário faz cumprir as leis, mas não faz.
E o executivo não faz e nem cumpre.
Verso para Terra,porque não?
O primeiro Neógeno aquiaconteceu
O Brasil foi o grande local.
Vieram,lagos,rios e metade da espécie atual !
Amazônica e Acreformaram floresta ....
e o pantanal :_E omar do Acre ,secou!
Surgiu a biodiversidadepor empurrão. Anotou,?!_Preste atenção!
Dos Andes na América do Sul,
do Himalaia Ásia e na Europa o Alpes
O mar virou floresta ,pelo verde do azul
Em tempos de polarização, no Brasil e no mundo, tudo se divide — até o pensar.
De um lado, quem pensa. Do outro, quem acha que o faz.
- Relacionados
- Frases de amor ao Brasil: orgulho de ser brasileiro
- Frases sobre o Brasil para se inspirar na grandeza do nosso país 🇧🇷
- Poemas sobre o Brasil
- Poemas sobre a pátria amada (versos de orgulho, reflexão e carinho)
- Minha Terra tem Palmeiras
- Frases sobre a fome no Brasil que retratam essa dura realidade
- Descobrimento do Brasil
- Poema sobre o Descobrimento do Brasil
