Poesias sobre Mae de Jose Saramago
Somos o que querem que sejamos, mesmo que ser, não é ser o que somos, e sendo não estamos vivendo, pois para viver não é preciso ser.
Enquanto a lua brilar, irei te amar. Irei te amar mesmo q n sejamos namorados, amigos ou qualquer outro tipo de coisa. Eu te amo daqui ate a lua. E se um dia ela parar de brilhar, nosso amor cairá. Por isso por meio desse texto eu entrego todo nosso amor para a lua. Se em algum momento sentir minha falta, observe pelas neblinas a grande e magnifica q ilumina. Estaremos longe, porem conectados pela lua.
Aqueles que escolhem "lados", sejam eles quais forem, são realmente estúpidos, pois não existem lados ou ideologias maiores do que a própria razão.
Admiro quem me olha com um olhar do futuro, me enxerga além do que sou hoje, tendo convicção de que nasci pra vencer.
Assim como a verdade, existem 3 versões sobre você, como o mundo te vê, como você se vê e como realmente você é.
Me pego a contemplar boquiaberto como que pela primeira vez, aquela que sempre esteve ao meu lado, alvo de poetas, de declarações de corações apaixonados, fotos, uma celebridade. E ao meu ver se torna cada vez mais bonita. Eu que fiz do silencio da escuridão e do frio da noite companheiros, que me tranco e fujo dos raios vividos do sol que ilumina os dias, tenho ela com parceira de estrada, obrigado lua por iluminar meus dias, ou noites como queira.
Sobe sobretudo o que diz São Paulo do Santíssimo e Poderosíssimo Nome de JESUS, a cujo suavíssimo eco o Inferno, a Terra e o Céu se humilham.
O mundo partirá nosso coração de todas as formas imagináveis. Garanto isso, mas não posso explica-lo, como também não sei explicar a confusão que carrego dentro de mim e nem a confusão que os outros levam dentro de si. A vida nunca é justa, mas deve se desviar dos golpes e seguir em frente. E quando tiver um coração quebrado terás que voltar à construi-lo e, não somente isso, terás que voltar a acreditar, ter ânimo e essa é a parte mais difícil. Apesar de tudo isso, mesmo que a vida rompa todo o seu ânimo e seus desejos que estão dentro de ti, segue mesmo assim, sonhando. Sabe porquê? Porque se não te animas, porque se não sonhas, porque se não amas, qual a qualidade de vida que está vivendo? Para que quer a vida se não a aproveita? Não podemos viver com medo por toda a vida. A vida é assim: caímos, levantamos, caímos novamente e levantamos em seguida. Mas se não te moves, não caminhas com medo de cair, na realidade, você já afundou.
Ao propor que o diagnóstico incida não exclusivamente sobre o sintoma, mas sobre a implicação do sujeito no sintoma, a psicanálise cria as condições para que a própria intervenção clínica vá mais-além.
Mãe, você aquela que sempre me amou e de mim cuidou. Desde que eu era pequena até que eu crescesse. Todos sabem que quando filho cresce cria asa e só quer voar, mas como eu não sou passarinho mesmo que o tempo passe ainda vou te amar e ao teu lado estar!
"Admito amar uma terra que não é a minha mãe,de fato existe uma relação harmoniosa entre a "Rainha da Borborema"e eu."
Ninguém fala das nossas filhas. Quando falam, é “prostituta”, “garota de programa”, nunca “mãe”, “filha”. O nosso dever é não deixar que essas garotas sejam esquecidas.
Na psicanálise, compreendemos que a relação com a mãe é fundamental para a formação da nossa psiquê, moldando nossa autoestima, padrões de relacionamento e até nossa visão de mundo. A figura materna é muitas vezes a primeira a nos ensinar sobre o amor, segurança e identidade.
A data de nascimento de uma Mãe acontece nove meses antes do nascimento do seu primeiro filho ou filha.
Mãe! Muitas Mães recebem o mesmo tratamento dedicado a Deus, ou seja: desrespeito, descaso, ingratidão e esquecimento.
Tá vendo todas essas pessoas? Todo mundo é filho de um monte de mãe e pai. A gente vem de tanta gente! É tudo meio-irmão. É tanto sonho que vai passando de um pro outro, que ninguém nunca vai tá sozinho.
Assim como as águas mansas do rio procura seu leito, meu coração ainda busca seu amor perdido na imensidão do tempo.
Prezado Professor, sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados. Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades. Assim tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e saber aritmética só são importantes se fizerem nossas crianças mais humanas.
"Eu tive muita raiva de ser a narradora de uma história que eu não controlava mais. Você podia ter me poupado da sua autonomia, mas saiu, no meio do parágrafo, atravessando as ruas, saltando minhas vírgulas, tropeçando minhas aspas, desrespeitando meus parênteses."
Os sentimentos são só sentimentos, estão na superfície; Mas as emoções são profundas, primitivas, se prolongam.
