Poesias sobre Mãe
*O que de fato vale a pena?*
Quem está ao teu lado quando a música pára?
Quando os risos se tornam silêncios?
Quem segura tua mão quando tu está num hospital?
Quem te acolhe quando dentro de ti não há paz?
Quem defende teu nome, quando tu não estás?
Quem seria teu escudo para não te ver sangrar?
Quem zelaria teu sono para a febre não aumentar?
Quem se faria presente quando tudo estivesse a acabar?
Quem te esperaria noutro plano com saudades a partilhar?
...
A Dádiva
Numa casa pobre,
onde o chão é frio
e a mesa tem mais remendos que pão,
uma mulher cozinha.
Não tem quase nada —
só dois filhos de olhos grandes
e um coração que lhe sobra no peito.
Então frita esse coração
como se fosse alimento.
Fá-lo sem pensar em sacrifício,
sem esperar glória,
sem procurar virtude.
Fá-lo porque é o que há a fazer.
E ao dar-se assim,
inteira,
sem palavras grandes
nem promessas de eternidade,
torna-se mais livre
do que todos os senhores do mundo.
Os filhos olham
e não sabem ainda
que assistem a um milagre:
não o da multiplicação dos pães,
mas o da multiplicação do amor.
Ela,
sem o saber,
ensinou-lhes tudo.
Volta, tempo
Volta, tempo, você não me esperou,
E eu fiquei para trás.
O tempo se foi,
E eu ainda estou aqui.
Mas tempo, volta aqui… ou não…
Então, ao menos, tenha a decência
De me devolver
O que, com o tempo, eu perdi.
Tempo… você levou
O que havia de mais importante em mim.
Levou ela,
E eu fiquei sozinha aqui.
Entre o passado e o presente,
Eu tento encontrar,
Mas o que mais me assola
É o futuro…
Porque sei que lá, ela não está.
De quem é a culpa?
Dela?
Ou do tempo,
Que se perdeu de mim
E sumiu com ela?
Agora, no vago do meu ser,
Em meio ao meu tempo,
Eu busco o pouco que há em mim dela.
Dela, só resta o passado.
Nem o presente eu tenho mais.
E a culpa…
A culpa é do tempo,
Que me levou
E deixou ela para trás.
Ela…
A razão do meu espaço-tempo.
Quem é ela?
A melodia e a canção
Que tocava na minha pequena
E antiga passarela.
Traz de volta ela, tempo…
Porque sem ela,
O passado vira lembrança,
O presente vira luto,
E o futuro…
Não se encontra.
PARA MEUS FILHOS
Pedacinho de Mim, hoje eu rezo por você.
Que Deus lhe conceda sabedoria em todas as suas decisões e clareza em seus pensamentos.
Que você encontre força para enfrentar desafios e coragem para seguir seu coração.
Que cada passo seu seja guiado por amor e compreensão, e que você sinta a luz divina iluminando seu caminho.
Estou aqui torcendo por você!
Diga Amém."
Espero que essa mensagem traga conforto e inspiração!
Sua Mãe 👩
Ao longo da minha vida, tive tantas mães que precisei criar um conceito próprio para entender e aceitar que "mãe é mãe". Há mães que assumem o papel de pai, pais que desempenham o papel de mãe, e mães que nunca tiveram filhos, mas dedicam suas vidas a cuidar dos filhos de outras mães que não puderam ou não souberam cuidar.
Existem mães tão mães, mas tão mães, que transcendem os limites do que é biológico ou esperado. Elas não apenas cuidam de seus próprios filhos, mas também acolhem e criam filhos de outras pessoas com o mesmo amor e dedicação.
O conceito de mãe, para mim, é algo difícil de contextualizar em um universo onde a maternidade é tão complexa, moldada pelas vivências únicas de cada pessoa. Com o passar do tempo, percebi que ser mãe não é apenas um papel imposto, mas uma construção viva, que se transforma com as experiências, os afetos e os desafios.
Ainda hoje, ao ouvir a palavra "mãe", me esforço para compreender o significado que ela carrega. E, curiosamente, é mais fácil entender as diferentes formas de maternidade que as pessoas constroem em seus universos do que fazê-las compreender a minha visão, moldada pelas muitas mães que tive — ou pela ausência de todas elas.
Novembro de 2024
Guarde as sensações…
Guarde as sensações…
É o que fica de tudo que vivemos.
Sensação de alegria, tristeza.
Mas a sensação de bem estar de um momento especial é tão boa, traz aquela lembrança com todo sentimento que foi sentido na hora.
Quando vejo uma foto sinto a sensação do momento em que ela foi tirada.
Hoje vi uma foto da minha mãe com o penteado que eu fiz nela.
A sensação é a de que eu tinha acabado de mexer no cabelo dela… tão ralo e tão lindo. Minha mãezinha tão linda… não consigo acreditar que ela já se foi.
Hoje dia 11 de Maio de 2025 é o Dia das Mães!
Eu chegando aos 80 anos, me veio a recordação da minha Mãe, já com idade avançada e com Diabetes tipo 2, tratando meu irmão mais novo aidético em estado terminal, sim, pois naquele tempo não existia nenhum remédio para manter um aidético vivo, nesse estado meu irmão teve inúmeras pneumonias, talvez até tuberculose, minha mãe nunca reclamou, tratou dele até sua morte!
Minha mãe, valente e guerreira, um feliz Dia das Mães onde você estiver!!!
Todos temos alguém que além de nos dar a vida,
dará a vida por nós, que nos dará amor sem medida,
incondicional. Gratidão eterna àquela que nos trouxe ao mundo.
Escolhida
Um ser divino escolhido por Deus, quem poderia amar incondicionalmente como Ele? Assim aconteceu ser escolhida para gerar e colocar no mundo o filho e filhos gerados por outros ventres sagrados. Assim podemos abençoar quem é mãe e também filha.
Esta que ama, ama simplesmente. Ama, briga, se apavora, chora, vibra, canta e conta as conquistas do seu rebento. Ser maravilhoso que Deus escolheu para ajudá-lo!
Mãe presente, mãe que partiu para junto do Pai e vive no coração, mãe que por situações adversas não pôde estar com seus filhos, mas nunca deixou de sê-lo. Presente ou ausente, não importa: o vínculo é sagrado. Escolhida e eternizada pelo Pai Maior. Simplesmente Mãe.
Feliz Dia das Mães,
Rica Almada
11/05/2025
Cinco minutos… Apenas cinco minutos…
Se eu pudesse, voltaria no tempo só para sentir mais uma vez o calor do seu abraço, ouvir sua voz dizendo que tudo vai ficar bem, olhar nos seus olhos e ver neles o infinito amor que sempre me guiou.
A emoção de estar contigo
Ver o sol amanhecer
E ver a vida acontecer
Como um dia de domingo…
O tempo, esse que sempre corre sem pedir licença, agora é meu maior desejo. Apenas um instante a mais, um último sorriso, uma última conversa despretensiosa que eu não sabia que seria a última.
Se eu soubesse que o tempo seria tão breve, teria segurado sua mão por mais tempo, teria dito mais vezes "eu te amo", teria deixado o mundo lá fora só para viver mais um dia ao seu lado.
Faz de conta que ainda é cedo
Tudo vai ficar por conta da emoção
Faz de conta que ainda é cedo
E deixa falar a voz do coração…
Para quem ainda tem esse presente ao seu lado, não espere, não adie, não deixe para amanhã. Ame hoje, abrace hoje, fale hoje. Porque o que agora parece tão natural, amanhã pode ser saudade.
E para nós, que seguimos carregando esse amor no peito, que Deus nos conforte e nos ensine que mãe nunca se vai… Ela vive em cada lembrança, em cada gesto, em cada estrela que brilha no céu.
Feliz Dia das Mães. 🌹
Autor: Roberto Ikeda
Feliz Dia das Mães!
Para todas as mamães:
Seja aquela avó que cria com tanto amor, aquela tia que oferece colo e cuidado, aquela que adotou com o coração aberto, seja o pai que, com dedicação, fez também o papel de mãe, tio ou avó. Um papel tão fundamental em nossas vidas.
*Definição de mãe: mulher que deu à luz, que cria ou criou um ou mais filhos.
Lembramos também de Mãe Maria, a mãe de Jesus, que, com fé e humildade, aceitou a mensagem do Arcanjo Gabriel a pedido de Deus, recebeu o Espírito Santo e concebeu Jesus, gerando o Filho de Deus sendo virgem.
Não consigo expressar em palavras a imensidão do amor que sinto pela minha mãe, e sei o quanto todas vocês se preocupam por seus filhos. Principalmente se eles são chamados por Deus antes do tempo "esperado", imagino que essa dor seja imensurável.
Vocês são TUDO para seus filhos.
Vocês são nossas RAINHAS.
Sintam-se abraçadas carinhosamente.
Tenham um bom domingo, e que Deus abençoe cada uma de vocês.
Não Deveria Existir Um Dia Das Mães.
Para Filhos e Filhas Concientes...
Dia Das Mães!
Deveria Ser Todos Os Dias... Pois Mãe., Não Deveria Ser Caso De Um Dia.
De Que Adianta Ser Lembrada Em Apenas Três Datas... Na Necessidade Dos Rebentos e Na Morte!?
Parabéns a todas as mães equilibristas,
Que nasceram com esse grande dom de se equilibrar...
Ser Mãe é muito mais que uma conquista,
É procurar dar ao mundo um ser, de que possa se orgulhar...
Feliz Dia das Mães a todas as mães!
Falar de nós, mães, é mergulhar em um universo complexo e poderoso. Somos um pouco de tudo — força, cuidado, abrigo, coragem. Estamos sempre prontas, até mesmo nos dias em que acordamos exaustas, cheias de preocupações, com a sensação de que não damos conta. Ainda assim, seguimos. Não podemos parar. Não conseguimos. Porque precisamos ser fortes… sempre.
Você já parou para pensar quantos papéis assumimos ao longo da vida? Quantos personagens vivemos, quantas versões de nós mesmas fomos moldando, dia após dia? Ser mãe é isso: é ser mil em uma. É ser suporte, escudo, colo e direção. E ainda assim, em meio a tantas entregas, tentar encontrar um pequeno espaço para ser feliz por si mesma.
Quantas vezes, no silêncio do cansaço, já quisemos largar tudo, fugir, desaparecer? Mas aí vem aquela lembrança… nossos filhos. Eles nos escolheram. Confiaram a nós suas vidas. E então voltamos. Respiramos fundo. Recolhemos os pedaços do que restou e seguimos. Porque entendemos que nossa missão é estar aqui — por eles — até o último segundo que a vida permitir.
Nosso maior medo? É partir e deixar nossos filhos aqui, sozinhos. Porque acreditamos, de todo o coração, que esse amor gigante que nos envolve também é uma proteção que os guarda do mundo.
Hoje é um dia de alegria para muitos… e de dor para tantos outros. Há quem daria tudo para poder abraçar sua mãe mais uma vez. E há quem a tenha por perto, mas não oferece nem um simples abraço. Triste inversão da vida…
Mas tudo bem. Nós, mães, seguimos. Sempre seguimos. Porque amar incondicionalmente é o que sabemos fazer de melhor.
Feliz Dia das Mães. Que nunca nos falte amor, coragem e esperança.
"Já percebeu que as palavras mais poderosas do Universo são as menores?
Exemplo:
Deus; Amor; Pai; Mãe..."
(12/05/25)
A cada passo a exaustão,
O seu peso já consigo sentir,
Já não sei se consigo segurar meu coração...
As forças se vão,
E o que mim resta então?
Dor, desespero, amargura de uma vida..
Será que somente isso é o que alcançarei?
Há se pudesse voltar ao tempo.
Faria diferente?
Não sei..
A única coisa que sei é que não posso parar.
Ainda tenho uma esperança,
Que tudo farei para algo melhor lhe proporcionar..
São tantos obstáculos que não conseguir falar:
Nem tudo é ruim.
Teu sorriso sorriso é o alívio minha dor,
Teus passos são descanso do meu cansaço,
Seu abraço é um renovo da minha força.
E Olhando pra vocês ,filhas, mim pergunto novamente:
E o que mim resta então?
O amor de um abraço,
A pureza de um sorriso,
A esperança,a persistência e a felicidade em cada conquista..
E mim lembro de outra pergunta:
Há se pudesse voltar o tempo. Será que faria diferente?
Não! Não faria.
Enfrentaria tudo só pra tê-las em meu abraço.
Obrigado por mim ter como mãe.
E obrigado minha rainha, minha doce mãezinha.
Hoje sei o quanto não é fácil ser mãe..
Mesmo assim a senhora não desistiu
Nessas simples palavras lhe dedico minha gratidão...
E assim vou encerrando lhe pedindo a benção minha mãe!
Te amo 💟
ROSA, ESPINHO E RAIZ
Rosa, teu nome é um verso antigo que o tempo não soube decifrar. Teu corpo, um mapa de cansaços dobrados em silêncio. Cada ruga, um caminho que não escolheste. Os dias te escorrem pelos dedos como areia grossa, e ainda assim, seguras o peso do mundo nas costas curvadas. Erraste como quem planta em terra seca, mas regaste com lágrimas o que a vida insistiu em queimar. Nada muda, mãe. Os anos passam e te deixam a mesma dor, só que mais quieta, mais funda, como um copo quebrado colado com saliva...
Os teus filhos - esses estranhos de teu próprio sangue - não veem que o desprezo é uma faca sem cabo: fere as mãos de quem a segura. Eles não sabem, Rosa, que um dia a solidão baterá à porta deles também, e trará o mesmo sabor amargo que tu engoles há décadas. Choras às escondidas, esfregando no avental manchado as lágrimas que ninguém merece ver. O espelho já não te devolve o rosto que um dia foi jardim; agora só mostra os espinhos que cresceram por dentro, enquanto teu sorriso murcha devagar, como flor esquecida no vaso...
Mas oh, mãe ferida, tua raiz ainda segura a terra. Mesmo quando o vento sopra forte e os frutos caem podres aos teus pés. Há uma luz trêmula em ti que nenhum abandono apagou. Talvez porque o amor, quando é de mãe, seja o único fogo que queima sem consumir. Rosa, eu te vejo. Se os outros não olham, eu escrevo teu nome na parede escura desta história. Não serás apenas a que sofreu. Serás a que resiste, mesmo quando o mundo te diz que já não há razão. E no teu peito partido, lateja um verso que ninguém ouviu: Eu era forte, e ninguém perguntou...
Carta aberta aos meus filhos,
Vocês não sabem, mas;
- Chorei no banheiro, porque me senti perdida, sem rumo e preocupada com vocês;
- Deixei de comer muitas vezes, para que depois não faltasse comida para vocês;
- Todas as vezes que vocês fazem escolhas erradas, meu coração queima, eu choro e eu não posso fazer nada a não ser orar;
- Oro todos os dias para vocês, peço proteção, prosperidade e maturidade nas suas escolhas;
- Peço para que vocês tenham consciência de qualquer maldição familiar, e oro para que a história não se repita;
- Sei que algumas escolhas ou atitudes são somente uma fase, vocês estão crescendo;
- Oro para que as escolhas e atitudes ruins passem logo, e que vocês cresçam como ser humano e como Homens;
Sinto que vocês são grandes, e estão no caminho da evolução;
Tenho a impressão que vocês não se importam com a tristeza, e a aflição que as suas escolhas ruins causam no meu coração;
Mas a minha parte já fiz, e ainda na medida do possível faço;
Queria que vocês sentissem o meu coração, quando fico triste com as suas escolhas ruins;
Mas quem sou eu para se indignar ou ficar triste?
Sou aquela que carregou vocês nove meses no ventre;
Sou aquela que na maternidade se entregou, mergulhada em um conjunto de sensações, sentimentos, emoções e desespero;
Sou aquela que quando vocês eram pequenos, lutei sozinha como uma leoa para defender o meu ninho;
Sou aquela que chorou, sorriu, gritou, amamentou, sofreu, alimentou e cuidou;
Sou aquela que errou e acertou;
Eu sou apenas um ser humano, uma Mulher, uma mãe!
"Quando criança eu deitava em seu colo
e descansava a cabeça sobre o peito
com deleite escutava o som do seu coração esse era o meu aconchego
era como se o meu coração estivesse batendo fora do meu peito
O tempo foi implacável, passou feito vento.
Um dia uma gota escorreu em meu rosto e molhou a minha barba
jamais imaginei que minha alma pudesse exprimir uma lágrima
Deitar novamente em seu colo é o meu único desejo
e poder sentir mais uma vez o meu coração batendo em seu peito
Dói na alma ao lembrar que nesse mundo já não te vejo."
A imagem era de um segurança fazendo sua refeição de pé encostado numa parede.
Então quem postou disse “honre seu pai e sua mãe, você não sabe o sacrifício que fez para levar o pão para casa”
Eu já vi cenas parecidas nos 40 anos que trabalho.
Quantas pessoas tem suas vidas tão duras, mas incrivelmente muitas nem reclamem e são capazes de devolver um sorriso!
#bysissym
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Textos para mãe: declarações emocionantes que tocam o coração
- Poemas para mãe que celebram e expressam amor
- Frases para mãe com reflexões emocionantes
- Frases de Mãe e Filha para Filha
- Lindas Poesias para Mamãe