Poesias sobre a Cultura Indigena
O Homem e Sua Luta
William Contraponto
No campo onde a terra sente o peso,
Pepe caminha, mas não pede perdão,
sua vida é mais que um simples recomeço,
é a luta viva contra a opressão.
Sem ouro, sem trono, seu olhar é franco,
com mãos calejadas, mas alma acesa,
na verdade que surge de um simples estanco,
sua liberdade não é uma mentira, é certeza.
Na prisão do corpo, ele se fez inteiro,
não cedeu ao luxo que corrompe o ser,
seu coração é campo, seu espírito é feitor,
na luta constante por um outro viver.
Ele diz: "a felicidade não é mercado",
não vive por nada que o poder decida,
seu país é a rua, seu exílio, o fardo,
onde a justiça nasce, na raiz da vida.
Mujica, a lição que jamais se apaga,
um homem que resiste além da dor,
e na memória do povo, sua chama nunca se apaga,
pois o verdadeiro poder está no amor.
Sobre algo, um acontecimento só podemos ser e dizer, quando da vivência própria ou testemunho do ato, seja ele qual for.
Em caso contrário, ou incertezas, nem devemos mensiona-lo pra não servir de errôneo exemplo.
Talvez uma idiotização do pensamento!
Esse imaginar "Liberdade!".
Ao que para solicitarmos ser livres, imagina-se enclausurado viver.
Aquela busca de algo ou alguém, para
concedê-la
Quão paradoxal é mesmo o imaginar viver e ter liberdade.
Percebe que não há liberdade nem mesmo no imaginar ser livre!
O nosso corpo pode até caminhar, mas nossa alma quer adormecer... Pois a saudade daqueles que foram arrancados de nós germina na dor.
Eu fico sem forças.
A sociedade é sempre uma manipuladora de livre árbitros!
Nunca quer que você faça algo e seja feliz independente "dela".
Se assumir é abrir os olhos e finalmente ter coragem pra viver a solidão que há muito tempo já existe. Mas a solidão só é ruim quando o nosso passado foi trilhado com olhos fechados e carregados de medo.
Se assumir é confrontar, é não ser mais covarde para você mesmo.
Se tem uma coisa que a sociedade em que vivemos odeia...são pessoas como nós, que mesmo todo mundo perseguindo, em momento algum desistimos de sermos autores da nossa própria felicidade.
Porque há um instinto sobre tudo em nós!
E quando falo "Se assumir" quero dizer de tudo que há nesta vida!
Seja capaz de viver, e não se reduzir apenas a sobrevivência!
@poeticainterstelar
"O preconceitolinguístico ocorre quando um falante utiliza-se do saber educacional de uma gramática culta para se sentir superior a outro falante que nãofalade acordo com estas normas."
Julgar essas coisas não nos traz nenhum benfeito. A melhor coisa é alfabetizar o coração independente da gramática.
(Mirla Cecília)
A minha conexão com você é tão forte quanto a imagem de um mundo
caindo aos pedaços em um cenário apocalíptico. Todavia, não é o mundo cinza e devastado que nos representa, é simplesmente aquela plantinha verde no centro de todos esses fins.
Talvez saibamos que todo fim é um começo, e estamos nos permitindo
durante todo esse caos, descobrir se seremos apenas mais uma parte no fim ou uma essencial no começo.
Apesar das minhas resistências, dividir os afetos com você tem se mostrado algo pré-existente em mim. Pura verdade, não obstante, dos apuros de ver destroços declinarem o nosso entorno, o medo de tudo isso nos perceber e nos encerrar, as vezes nos preocupa. No entanto, há beleza no ato de cair. Antes mesmo que o imaturo caminhe, ele se arrisca em algumas quedas, que para ele é repentino, mas para o mundo é calculável. Ali coincide um tombo. E lembramos das mãos, quase como se fosse uma extensão da nossa completa proteção. Essas mesmas mãos que resistem unidas diante desses escombros, que encontramos no meio da nossa coletividade.
Aquela planta lá do início, enquanto alguns fins se orquestram, simboliza as nossas mãos, a nossa conexão, e a nossa fé. Quando o assunto é “o amanhã” estamos sempre numa corda bamba; é a mais pura verdade. Então que seja esse o nosso destino, enquanto o presente não provar o contrário. Vamos apreciar as quedas durante o período do voo, pois voar é liberdade. Um dia crescemos e apesar dos declínios, depois, quem sabe, aprendemos
que a nossa natureza não precisa de construções que não possuam alma e vida. E no meio desse mundo cinza caindo aos pedaços, a única coisa viva, não importa o que aconteça, será sempre aquela planta entre o caule e as nossas mãos.
@poeticainterstelar
Amor no vasto campo do relacionamento há uma imensa lavoura ser plantada cabe a nós separamos cada cantinho desse Campo para semearmos um pouco de cada coisa que se constrói o amor em um canto colocamos a fidelidade em outro canto colocamos o respeito em outro canto colocamos a lealdade e a cumplicidade em outro canto colocamos o carinho a atenção e a percepção e assim por diante em todos os quadradinhos se semeia um pouco de cada coisa que se constrói o amor quando chegar ao fim da semeadura deixe sente-se debaixo da sombra da Esperança e fique sempre olhando ao Horizonte do amor esperando brotar tudo aquilo que você plantou.
Autor "CLODOALDO CORADINI "
É sobre ser cacto, resistente, valente, no meio de gente que resiste amar.
É sobre ser cacto e poder florescer quando o mundo quer te ver secar.
O que é a vida?
O que é a vida? — pergunta que ecoa,
No peito cansado, na mente que voa.
É brisa que passa, é chama que arde,
É dança de sonhos, tão doce e tão tarde.
Vivemos cercados por mil afazeres,
Repetem-se os dias, iguais os deveres.
Na roda do tempo, giramos sem ver
O tempo escapando sem a gente entender.
Esforços vazios, caminhos traçados,
São passos mecânicos, já programados.
Mas onde a mudança? Quem vem despertar
A alma que dorme sem se questionar?
Seremos eternos escravos da pressa,
Ou vamos enfim romper essa peça?
Quem somos no fundo? Quem vamos ser?
Se o mundo é espelho, por que não ver?
Talvez sejamos nós o vento que vira,
A mão que renega, a voz que inspira.
Pois se ninguém vem... então somos nós
Que temos a força, o grito, a voz.
O pensar
A arte do pensar sobre coisas inalcançáveis, talvez seja o ato de tampar o olhos para o mundo, oh mundo escuro.
Como a escuridão nos cerca como se fossemos os julgadores de algo inexistente, como nosso caminho só existisse rancor.
Pensar sobre a solidão, não te acolhe mas é a única que está mais perto como uma passagem de um vento frio.
Como uma passagem do inverno nos tempos tristes e depois vai embora junto a solidão, e começamos a ver o mundo como sempre foi, sombrio e escuro.
Quantas faces escondemos durante um dia?
Quantas tristezas há por trás de um sorriso?
Durante 24 horas, entre 90 e 100 mil batidas de seu coração, por quantas vezes e quantas pessoas conseguiram te matar devagarzinho, seja com falsas palavras, falsas promessas, amizades quebradas, traições de quem amamos...?
Agora, para mim, o mais importante: Diante de tudo isso, por quantas e quantas vezes você sobreviveu? Milhares, não é? Então, não será desta vez que você cairá. Levante-se mais uma vez e viva!
**Entre Véus e Destinos** 🏹
Os ventos da existência sussurram segredos inaudíveis, e eu, peregrino de um cosmos desajustado, estou à beira da renúncia.
Exaurido pelo jugo das exigências que me circundam, vejo-me ilhado entre espectros de compromissos que se acumulam sem oferenda de sentido. O fardo se agiganta, e a reciprocidade tornou-se uma miragem em desertos de ingratidão.
Ergui impérios de esperança sobre alicerces solitários, apenas para testemunhar a poeira do desencanto soterrá-los.
Agora, os sinais ocultos me conclamam a romper com o que já não vibra em sintonia com a minha essência. Chegaste o tempo, será o tempo de obliterar vínculos que me enclausuram e transcender esta tessitura de repetições infecundas.
O ciclo se esgota, e nas entrelinhas do destino, vislumbro a chance de ressignificar meu legado. Desfazer-me do obsoleto para atravessar os umbrais de uma nova existência.
Não mais um prisioneiro do que se impõe, mas o arquiteto de um sonho que, um dia, ousou existir apenas dentro de mim.
Que os astros conspirem, que os véus se rasguem. O despertar se aproxima.
Mas há algo no ar, um chamado ancestral que ressoa em um idioma que minha alma reconhece, mas minha mente ainda não decifra.
Como se forças ocultas já tivessem escrito este momento em um pergaminho invisível, aguardando apenas que eu enxergasse os símbolos ocultos.
Talvez a resposta esteja além do véu do ordinário, em uma fresta onde a realidade se dissolve e o destino se revela. Sinto que estou prestes a cruzar um limiar que não tem retorno, mas… e se esse sempre tivesse sido o caminho?
O silêncio me observa. Algo aguarda do outro lado.
🏹
"Dance como se estivesse sozinho e ame como se nunca fosse sofrer, e viva como se não houvesse o amanhã."
Aproveite a vida, porque o tempo
passa muito rápido, é como ver no relógio,ao ver às horas, vc percebe
que já é tarde demais...
Ribeirão, Ribeirão,
Acolhedora, cheia de Oportunidades e grande coração.
Ribeirão, Ribeirão,
Terra do Café, da Cana e do Chopp,
Que é destaque na região.
Espero que ela te conte histórias assim como eu te contava com a mesma intensidade e o calor das palavras.
Como o chá que eu preparei de manhã e você não tomou porque já havia uma névoa vindo sobre o nosso amor,a névoa foi tão forte que me fez ver que já não te amava foram longos dias.
As Histórias já não tinham o calor de antes,o chá tava frio e a névoa foi se estabelecendo cada vez mais.
O real sentido de Almas gêmeas vai muito além de dois corpos que se amam.
É o compromisso que duas almas assumem de aprenderem ao longo da eternidade as diversas categorias do saber amar
Meu Deus, hoje eu vejo, que mesmo diante tantas adversidades,
tudo conduz ao reajustamento com as leis divinas.
Houve momentos de muitas dificuldades e aflições, e ainda há,
mas seus ensinamentos há muito tempo deixados por Jesus Cristo
é uma bússola orientadora em meio às dúvidas, para o homem consiga assim, navegar em direção de seu próprio ser, fonte inesgotável de informação e encontrar os recursos necessários de sobrevivência para a vida.
Hoje consigo enxergar a joia mais preciosa, submersa em solos
ásperos para que o homem busque através do suor de seu próprio
esforço e desenvolva-se em total plenitude Intelectual, Moral e
Espiritualmente para que um dia possa pertencer ao reino das boas
aventuranças.
A força de um nome É a história que ele carrega São as memórias e a glória De quem o fez ecoar
Cléber Novais
QUERIDO EU!
Querido eu! Desculpe por nem sempre considerar seus esforços.
Desculpe por não levar em consideração suas emoções, ou não respeitar seus sentimentos.
Desculpe por sempre exigir muito de você, mas nunca cuidar quando necessário... Desculpe por faze-lo acreditar que não merece afeto.
Desculpe por negar a você... Tantos abraços, esperança e conforto.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp