Poesias para um Futuro Papai
"Ainda" somos um país democrático, logo não é exatamente a má escolha política de um eleitor, na visão do outro, o que mais causa indignação ou desânimo, pois trata-se de um direito individual e constitucional. Porém, o que realmente frustra e promove a desesperança é o conforto, há décadas, das pessoas de se manterem no desconhecimento, é a facilidade de acreditarem nas mentiras que elegem covardes e desumanos para os poderes, pois estes sempre falam, sempre pregam, o que elas gostam de ouvir. É a facilidade delas caírem nas armadilhas, especialmente as materiais e de ralizações fantásticas, para desqualicar o intelecto delas e, pior, é a total falta de interesse das pessoas de procurarem se informar para qualificarem o seu conteúdo de conhecimento geral a fim de que este ajude nas suas escolhas quanto cidadãos eleitores.
Integrar-se com fidelidade irrestrita à grupos que seguem a mesma linha de pensamento é fazer a manutenção do aprisionamento do próprio intelecto, consequentemente é agir, reagir e repetir como um robô. Somente a diversidade de ideias exercita e expande a mente, e proporciona um alicerce mais eficiente na construção de um pensamento mais livre de impurezas como, por exemplo, a incoerência, bem como mais sólido no saber, o que nos leva a termos mais independência na interpretação dos fatos.
Se buscando a informação estamos sujeitos a erros, na ignorância é mais fácil ainda entregar o país nas mãos dos charlatões políticos e/ou nas mãos dos charlatões políticos religiosos.
Não terceirize a sua massa cinzenta. Defenda o que é seu começando pelo seu intelecto, pois é a partir dele que você realmente vai poder ajudar o país como um todo, e não o entregue de bandeja para quem depende da sua ignorância e da sua fragilidade emocional para se tornar, com a sua própria ajuda, o seu algoz.
Aspirante a Vilão
Berto se revoltou completamente ontem, um surto capaz de mudar toda a sua trajetória até então, mas ele não mudou. Era imutável, era fechado, era Berto. Pediu demissão de mais um emprego entre inúmeros no último ano, eremita insaciável, insatisfeito, inconsolado. Mandou seu superior pro inferno, engolia ofensas há meses, Berto não nasceu para se submeter, era insubmetível. Jogou uma caixa de arquivos na cara do canalha, que lhe ordenava ordens insensatas, um cretino munido de idiotices hierárquicas.
Berto virou um demônio e pediu a Deus que lhe desse discernimento, para não cometer ali uma atrocidade. Aquela saleta fedia uma loção barata e desodorante vencido, misturado com cheiro de banheiro e desinfetante caseiro. Divisórias mofas exerciam sua tarefa mal sucedida de serem repartições, isolando os ambientes, descumprindo a missão de ocultarem as conversas em voz alta e os berros exaltados de chefes e subordinados neuróticos e estressados.
Aquele bairro tinha se tornado uma grande privada satélite, anexada ao centro velho e abandonado da cidade, um território esquecido por seres civilizados, antro supremo das mais relevantes categorias do tráfico, drogas, armas, contrabandos e piratarias de todos os gêneros imagináveis, prostituição. O lar do crime rigorosamente organizado, refúgio de marginais, imigrantes, putas, travecos, ligeiras, minorias, desempregados, miseráveis e mais miseráreis, mas nenhum culpado.
Dizer que não é fácil ser honesto no paraíso dos corruptos seria inocência demais, honestidade e dignidade não existem, são basicamente impossíveis de serem praticadas, num lugar como este. O próprio ar em si é corrompível, as ruas não alimentam o crime, o crime alimenta as ruas, sem ele não há forma de vida aqui; e ninguém é culpado.
Não chore as pequenas delicadezas negadas por outros. As pessoas são o que são. E cada um oferece o que tem dentro de si. Faça uma prece. Não alimente sentimentos que possam aumentar o peso de suas dores.
Benditos os facilitadores de vidas alheias. Essas almas iluminadas que aliviam fardos, com pequenas atitudes ou palavras. Benditos sejam na terra e no céu.
Deus, ilumina Senhor, os que sofrem, os que auxiliam e os que dificultam. Cura cada um onde só o Senhor sabe.
Um simples Obrigado
Obrigado
Palavra de oito letras
Escrita em segundos
Sinônimo de gratidão
Seja por um elogio
Seja por uma felicitação
Seja por um gesto
Ou simplesmente por educação
Ela deve ser usada sempre
Usada com vontade, com alegria
Escreva um Obrigado
Em vez de uma curtida vazia
Lembre-se do que foi feito a você
Demonstre sua gratidão
Não custa nada escrever
Muito obrigado pela sua atenção
O velho sábio avisou para o poeta, que o um homem superaria um profeta.
Vários profetas e poetas em alertas e mentiras contando, enquanto o simples homem vivia filosofando.
No monte em que o sol nasceu, o mesmo escureceu, no rosto pardo de uma mãe a lágrima desceu, quando o simples homem esclareceu, que não queria o mundo, mas o que tinha nele ja era seu.
Autor: M.Cauã❤️
Um povo
Grande e orgulhoso pode ser amado,
Resignando-se a ser vencido,
Por qualquer outro povo inimigo,
Mas nunca a ser humilhado.
Pode-se induzir-se um povo.
A defender uma grande causa,
Ela pode ser feita sem uma pausa,
Unidos todos pelo seu todo.
Um povo domina-se mais facilmente,
Excitando as suas paixões,
Do que cuidando dos seus interesses.
Um povo nunca é fraco é valente,
Se tiver um comando mesmo sem galões,
Com a sua força não cai pelos revezes.
Em um mundo cheio de luxúrias, onde a arrogância e prepotência predominam, os verdadeiros valores estão sendo invertidos e o que realmente deveria ser importante é deixado de lado e as trevas tomam conta de mentes e corações...
Resista firme!
Siga a luz...
Seja a diferença!
"Oh, se traçarmos um círculo prematuro.
Sem dar atenção a lucro justo.
Cobiçosos de proveito imediato, certamente
má terá sido a nossa barganha! "
Amor perfeito...
Queria um amor perfeito
Com pétalas de algodão
Amor eu guardo no peito
Tem a cor da tua paixão
Ouve um dia que meu amor conversava comigo coisas aleatórias 😭
hoje sigo sozinha pelo caminho da solidão
o que será que ouve?
a realidade é turbulenta
hoje não ganho o primeiro bom dia do dia, será que se cansou da minha alegria matinal ?
o mundo em sua realidade assistida ou será virtual?
em vertentes da realidade conseguimos ver o sol em sua magnitude,
será eu com pouco trabalho, será ele com outros interesses, ou simplesmente trabalho demais ?
o trabalho é algo insano e totalmente contrario ao mundo
afinal, do que vale a vida se não dos momentos não trabalhados
ou será dessa linha infinita de descaso nosso como funcionário ? nunca saberemos.
Talvez em algum momento distante de nossa juventude, quando nossos cabelos brancos ao vento soprarem
trazendo grande acalento ou frio,
tudo seja resolvido com um lindo e simples desvio do destino.
Um grande império foi criado,
Com homens e caravelas,
Com coragem mastros e velas,
Pelo mar foi tudo navegado,
Descobrindo terras e gentios,
Com fortes marinheiros e doenças,
E dentro das almas suas crenças,
E nas velas o vento soprava aos assobios.
Pelos mares nunca dantes navegados,
Homens corajosos mandados por el-rei,
Foram descobrindo caminhos e greis,
Pelas onda do mar foram encorajados,
Aportando em tantas terras desconhecidas,
Conhecendo riquezas e gentios garbosos,
As caravelas ancoradas em lugares assombrosos,
E também pelas doenças se perderam tantas vidas.
Sendo terras suas onde os gentios habitavam,
Eram feitos escravos e vendidos como alimárias,
Em que às suas crenças eram contrárias,
E para nossas terras em trazidos e trabalhavam,
Como animais e com chicotes obrigados,
A servir o império hesitamos sem saber,
E no império todos trabalhavam até morrer,
E a língua portuguesa os professores ensinavam.
Neste país que se chama Portugal governavam el-reis,
Na época de tempos antanhos virado para o mar,
Foram colonizadas terras longínquas por desbravar,
E a religião deste país era ensinada aos infiéis,
Como eram chamados gentios trazidos de tão longe,
Que eles desconheciam e no mercado eram vendidos,
Que eram mais inimigos do que amigos,
E assim perdiam as esperanças do seu horizonte.
Que grande império pelos navegadores conquistado,
Hoje este lindo pais perdeu tudo e voltou a ser pequeno,
Nesta ponta de terra que só tinha olhos para o mar,
E ao fim de tantos anos de tudo foi espoliado,
E assim de grande império passou a pequena terra,
Tal como era no tempo dos descobrimentos,
E das colónias descobertas com tantos sofrimentos,
Passou a ser um pequeno pais, tal e qual como antes era
Perfeições Realmente são visíveis
Imperfeições quase imperceptíveis
Um coração cego
Luta o impossível
Decepção
Faz a gente imprevisível
Uma canção
Com a nota errada é infalível
Pro coração
Amargurado desse nível
Me diz
Porque tanta dor em mim
Se escrevo e me refaço sim
Me deitar em seus braços?
Não mais, não mais
Perfeições Realmente são visíveis
Imperfeições quase imperceptíveis
Perfeições Realmente são visíveis
Imperfeições quase imperceptíveis
Pior que o amor que eu sinto por você se quebrou
E me mostrou que sofrer
Não mais, não mais
Não espere que eu sinta rancor
Hoje só me resta amor
e com essa dor vou me refazer!
A Quantidade de Boas Ações
de um alguém influencia o
quantitativo e tipo de energia do Âmbito.
Se Alguém Não te Impulsiona,
Não Faz Gerar Admiração ao Caráter.
Não Diz Sobre Esperança, Não Transmite Confiança:
SE AFASTE
Minha lição de hoje é: tenha sempre gente que é feliz perto de você.
Um bom dia dado com um sorriso largo pode facilmente se desconstruir se alguém rebate com um “só se for para você”.
A alegria é simples, as pessoas que complicam demais. Acreditam que só vão ser felizes se um valor xis cair na conta, se fizerem aquela tão sonhada viagem para Los Angeles com direito a compras e mais compras num cartão black infinity. Acreditam que só vão abrir um sorriso às 6 da manhã quando acordarem numa mansão com pé direito alto, com uma Mercedes na garagem, com status, poder e sala do CEO ocupada por eles.
A verdade é que a felicidade, de tão linda que é, só pede uma coisa para acontecer: a simplicidade.
Ela está num sorriso que desarmou o dia ruim de alguém.
Ela está naquela xícara de café fresco e pão quentinho com manteiga.
Ela está numa anotação fofa de alguém que desenha um sorriso, estrelinha ou coração depois de assinar o nome.
Ela está no sol com uma brisa fresquinha que vem de encontro com o rosto da gente.
Ela está no elogio que você recebe pelo seu trabalho dedicado.
Ela está no áudio dos seus pais dizendo coisas no diminutivo, mesmo quando você já tem quase trinta anos.
Ela está no sabor de uma comidinha gostosa.
Ela está no término daquele exercício, quando você para pra respirar.
Ela está num fim de tarde de sol ou em um dia inteirinho de chuva.
Ela está num beijo na bochecha que você ganhou do neném da família.
Ela está na fila do supermercado quando você diz: “pode passar no meu lugar” e é retribuído por um “Deus lhe pague” de quem muito tem história para contar.
Ela está no suspiro que você dá depois de um dia ruim.
Ela está lá.
Ela só depende de você.
Enquanto ainda acharmos que estado nós servira um
banquete para nós comermos
O que sem ele não consagremos nós desenvolver
o que ele é corrupção mais forte que o desenvolvimento
Estaremos condenados a pedir a clamar pelo estado
e famintos em busca do pão amassado
Acreditando na suas línguas e seus disseres e não os questionando.
Um dia espero poder ver a luz da educação e da vontadevenha mudar nossa ilha de vera cruz
Ela se sente um mulherão, e isso não significa que ela tem o corpo perfeito ou que ela seja uma mulher linda.
Ela é um mulherão que se ama e se aceita mesmo com todas as suas imperfeições.
eterna
A mesma terra
opaca e triste
que agora toca
os seus pés um
dia já vislumbrou
o verde das florestas.
Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço. (C. Sagan)
...e se não conseguirmos encontrar-la, então a vida é um grande desperdício de existência. (J. Segalla)
A imagem que trago na memória
É um retrato fiel do meu passado
Naquele lugar que fui criado
Essa imagem conta a história
De uma vida de luta e vitória
Um jumento apita na matina
Retratando a vida nordestina
De um sertão de noite enluarada
Quando o sol aninha no crepúsculo
E o sertanejo repousa todo músculo
Pra depois acordar de madrugada
Se eu pudesse colocaria você em um vidro a prova de balas, a prova de decepções, desilusões e tristeza. Pois não consigo nem imaginar o que seria de mim sem você...
03/09/2020 (Dinha)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poesias de Amor de Vinícius de Moraes
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Poesias de Amor de Fernando Pessoa
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Poesias românticas
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado