Poesias Infantil de Chico Buarque
O PODER DO COMPROMISSO
Um conselho que dou a todo pai, é que ele tenha uma ocupação oficial. Um emprego, se não for empresário ou profissional liberal estabelecido. Não servem biscates, porque biscates não são compromissos, e o termo biscateiro é algo bastante pejorativo: o desempregado que faz uma coisinha aqui, outra ali, para não pegar mal, mas quando não quer ir ao trabalho, não vai. Se ele tem um emprego “fácil”, daqueles que ocupam poucos dias ou poucas horas de seus dias, não importa: ter o compromisso fixo desses dias e horários dá dignidade. É um emprego; um compromisso formal que ele podechamar de seu.
E se você é pai empresário ou profissional liberal estabelecido (tem seu escritório, sua clientela, sua rotina de trabalho...), ou até mesmo um trabalhador informal desses que chamam de ambulante ou camelô, não faça de sua função uma brincadeira, deixando a responsabilidade para terceiros e se enfurnando em casa enquanto os outros trabalham por você e sua clientela não sabe o que está acontecendo. Vá trabalhar, cumprir seus compromissos, ser homem sério, devidamente ocupado. Seja digno do conforto e do descanso no aconchego do lar, nas horas certas, exatamente por ser um trabalhador regular. Que trabalha, duro ou não, mas regularmente; é comprometido com um emprego, um negócio, uma causa, e não falta ao dever.
Este conselho não é exatamente pelo bem do pai. Nem mesmo da mãe, que no fundo gosta (ou pensa gostar) de ter o marido sempre à mão. A preocupação maior deste artigo é com o filho, que cedo ou tarde, perderá o respeito pelo modelo precário de homem que tem em casa. Perderá também pela mãe, que não se respeita e dá suporte a esse homem. E acreditem: ter um filho que não admira, e consequentemente não respeita os pais, é algo muito triste.Com promessa de consequências futuras drásticas.
"O coração da mulher é assim, parece feito de palha, incendeia-se com facilidade, produz muita fumaça, mas em cinco minutos é tudo cinza que o mais leve sopro espalha e desvanece."
Amar não será nunca indiferença nem conivência, o tão comumente "respeito" que vocês utilizam para evitar serem cobrados de uma atitude. É correto que não pode haver cobrança mútua numa relação, mesmo de amizade, mas isso não implica em que amar signifique tolerar ou permitir desmandos, ou utilizar-se desta "liberdade" para agir sem culpa, permitindo evadir-se de algumas responsabilidades. O respeito é , no amor, a liberdade de aprender conjuntamente, a lealdade, o carinho, a oportunidade de ser um e o prazer de ser feliz. Para amar é necessário compreender o porquê de ser, de pensar, de sentir, e de precisar dos outros. Quem tiver a consciência de existir terá a alegria de ser o amor. O simples ato de ser consciente será a manifestação do mais puro e total amor encarnado, uma condição pura de oferta à procura de satisfazer qualquer necessidade. Sem uma mente clara, equilibrada e desimpedida para ver, sentir e compreender a extensão de um ato, dificilmente poderá chegar a amar conscientemente. Quem conhece a vida plenamente, conhece e vive o amor. Ser a vida e ser amor e amado..."
"Parece que fui sofrendo golpes de rompante e que o angulo espantoso e encantador se ausenta de algumas folhas do livro do meu tempo..."
" Eu nao procuro as letras, sao elas que me procuram a mim..." Mafalda de Albuquerque in Remoinho de Emoçoes
" Como o pai costuma dizer tu saiste uma boa lirica. És nada mais do que uma lunatica. Tens a palavra sonhos desenhada nos lábios."
À você que apenas sabe criticar o que está pronto, entenda que quem fez esse pouco, quando não tinha ninguém para fazê-lo, tem a humildade bastante, para receber também sugestões, para que possamos melhorar o que está feito. Porém, se você não tem nenhuma, recomendo calar-se e buscar a mesma humildade, para aprender a fazer o que já conquistamos.
Refazer os passos, repensar ações, reestruturar minha vida. Ter uma vida nova, apenas aprecia-la e VIVE-LA.
"A confiança é de um valor tão estimável, que deve ser guardado à sete chaves, qual não se pode perder uma única vez sequer, pois esta é irrecuperável."
"Atualmente nos foi vendida, erroneamente, a “tal resiliência”, que nada mais é; do que a forma original do corpo retornar, ao invés usarem a virtude da paciência, que é o ato ou efeito de saber esperar."
"Na estrada da vida, existem dois tipos de pessoas: Umas que vivem a história e, as outras que a fazem..."
Não consegui viajar para todos os lugares que desejei, contudo, através dos livros, descobri lugares fantásticos, sem sair do meu conforto.
Ame a si mesmo, fornecendo as outras pessoas, também esta possibilidade, mas lembre-se de respeitar as opções que lhes cabem.
Liberdade é poder fazer o gosta, a qualquer momento, respeitando outras pessoas, normas e leis, sem afronta, para que futuramente não tenha arrependimento, ou mesmo peso de consciência, pelos seus atos.
A violência, jamais poderá ser aceita, principalmente contra as mulheres e, atualmente está tão absurdamente sem noção, onde até parece que os agressores são filhos de chocadeiras.
Ao declarar o meu amor, tenho a intenção, não apenas de fazer com que a outra pessoa se lembre, mais do que isso, é fazer com que eu não me esqueça.
Se as pessoas utilizassem mais e melhor as suas capacidades cognitivas, associadas ao discernimento, somadas à paciência e ao bom senso, seria possível evitarmos a intolerância.
Talvez o uso da franqueza e da sinceridade, possa lhe fazer perder alguma coisa, mas estas também lhe livrarão de carregar peso de consciência.
